• Nenhum resultado encontrado

Ao analisar a estratégia logística para operacionalização da vacinação contra a COVID-19 no Brasil, constatou-se em termos de planejamento, que possui requisitos essenciais para vacinação da população de forma eficaz.

Ao caracterizar o Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a COVID-19 do Governo Federal, verificou-se que, em termos gerais, o PNI é compatível com a realidade brasileira, sendo que abaixo das expectativas, tendo em vista, que alguns tópicos não realizavam abordagem de forma detalhada, em alguns tópicos, como as orientações gerais para os serviços de Saúde. Em suma, serviu de embasamento para os Estados do Brasil, pois o Plano Nacional do Governo Federal elaborou o Plano para que dar instruções de operacionalização da vacinação no Brasil.

No que tange à avaliação dos planos estaduais do RN e do Ceará para operacionalização da vacinação contra COVID-19 quanto ao alinhamento com a estratégia logística nacional, de forma geral, demonstram compatibilidade, evidenciando que os Estados pesquisados adotam como referência o plano nacional para aplicação de suas atuações nos respectivos Estados, bem como, permitiu acesso e análise de seu conteúdo do cronograma de distribuição de vacinas; esquema de vacinação; eixos prioritários; orientações gerais para os serviços de Saúde; fluxos de armazenamento e distribuição de imunobiológicos e insumos; rede de frio e; orientações quanto a realização da campanha de vacinação e a pandemia da COVID 19.

Como limitações do estudo, ressalta-se que busca da literatura não localizou trabalhos que abordam a temática de forma mais específica para o embasamento da presente pesquisa. Além da limitação do tempo, para realizar abordagem de mais ampla dos planos estaduais.

Por fim, como sugestão para trabalhos futuros sugere-se ampliar o universo de pesquisa, incluindo todos os Estados e DF, possibilitando conhecer a realidade de todo o País e como cada Unidade Federativa se planejou para combater ao COVID-19. Sugere-se ainda a comparação com os resultados abordados nesta pesquisa.

35

REFERÊNCIAS

ATTARAN, M.; ATTARAN, S. Collaborative supply chain management: the most promising practice for building efficient and sustainable supply chains. Business Process Management Journal, v. 13, n. 3, pp. 390-404, 2007.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4ª ed. Porto Alegre: Bookmann, 2006.

_______________. _______________/Logística Empresarial; 5ª Edição; tradução Raul Rubenich; Porto Alegre; Ed. Bookman; 2006.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logísica empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2004.

BRASIL, Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.

2020. Disponível em

<http://www.saude.pi.gov.br/uploads/warning_document/file/641/Plano_

Nacional_de_Vacina%C3%A7%C3%A3o_Covid19.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2021. BULGACOV, Sergio. Manual de gestão empresarial. 2ed. São Paulo, Atlas, 2006. CEALAG, Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão. Inquérito de Cobertura Vacinal nas Áreas Urbanas das Capitais do Brasil: Cobertura Vacinal

2007. Disponível em

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inquerito_cobertura_vacinal_urbanas.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2021.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Prenice Hall, 2003.

CHRISTOPHER, Martin. A Logística do marketing. São Paulo: Futura, 1999.

_______________. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 4 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Confederation of European Paper Industries (site). The Coalition for Epidemic Preparedness Innovations. CEPI welcomes UK Government’s funding and highlights need for $2 billion to develop a vaccine against COVID-19. The Confederation of European Paper Industries, 2020. Disponível em < https://cepi.net/news_cepi/2-billion-required-to-developa-vaccine-against-the-covid-19-virus/>. Acesso em 10 ago. 2021. COSTA, A.L. Sistema de compras públicas e privadas no Brasil. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 4, out./dez. 2000.

36

ESTEFANO, E. V. V. Satisfação dos recursos humanos no trabalho: um estudo de caso na biblioteca central da Universidade Federal de Santa Catarina. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. FERNANDES, A.C.G. Governo eletrônico e compras governamentais eletrônicas no Brasil: como funcionam os principais sistemas em operação. BNDES. Área de Assuntos

Fiscais e de Emprego. Infome-se. AFE n. 39. Disponível em: <www.federativo.bndes.

gov.br>. Acesso em:11 jul. 2021.

FONSECA, D. G. O. A importância da logística no sistema de vacinação. 2016. Disponível em <https://www.saudebusiness.com/importancia-da-logistica-no-sistema-de-vacinacao/>. Acesso em: 18 fev. 2021.

LAPORTE, J.R.;TOGNONI, G.; ROZENFELD, S. Epidemiologia do medicamento: princípios gerais. Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1989. p. 264.

LIMA FILHO, G. D. de.; ALVES, G. B. Avaliação da aplicação da logística como instrumento na gestão de saúde pública no município de Sumé-PB. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVI, n. 81, mar. 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATIAS-PEREIRA, J. A governança corporativa aplicada no setor público brasileiro. Administração Pública e Gestão Social, v. 2, n. 1, p. 109-134, 2010.

MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

OLIVEIRA, R.; SCAVARDA, L. F. Logísica. In: LUSTOSA, L.; MESQUITA, M. A.; QUELHAS, O.; OLIVEIRA, R. Planejamento e controle da rodução. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 13-20.

PIRES, S.R.I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e caso. São Paulo: Atlas, 2004.

PONTE, C.F. Vacinação, controle de qualidade e produção de vacinas no Brasil a partir de 1960. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 10, n. 2, p. 619-653, 2003. RODRIGUES, A. K.S; JÚNIOR, L. B. O; VIEIRA, B. B; MIRANDA, C. R. Desafios da gestão de hospitais públicos brasileiros no cenário da pandemia COVID-19. HU REVISTA, Editorial. 2020.

SATO, A. P. S. (2015, July 10). National immunization program: Computerized system as a tool for new challenges. Revista de Saúde Pública, 49, 39.

SILVA FILHO, A.A. Comércio eletrônico: marketing, segurança, aspectos legais e logística. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

37

SCHMIDT, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0 275202037e200063.

SERIO, L. C., SAMPAIO, M., & PEREIRA, S. C. F. (2007). A evolução dos conceitos

de Logística: um estudo na cadeia automobilística no Brasil. Innovation and Management

Review, 4(1), 125-141.

VASCONCELLOS, P. P. de. Desenvolvimento de um modelo de avaliação da qualidade do serviço odontológico. 2002. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

VAZ, J. C.; LOTTA, G. S. A Contribuição da Logística Integrada às Decisões de Gestão das políticas Públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, vol. 45, n. 1, p. 107-139, jan./fev. 2011.

VIVALDINI, Mauro; SOUZA, Fernando Bernardi de; PIRES, Silvio R. I. O relacionamento colaborativo na cadeia de suprimentos do MCDONALD’S. Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, v. 03, n. 02: p. 28-44, 2006. ZHOU, G.; HUI, Y. V. e LIANG, L. Strategic alliance in freight consolidation. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 47, n.1, January, p.18-29, 2011.

APÊNDICE A – Protocolo de revisão da literatura. Objetivo da revisão

Identificar estudos para analisar as informações existentes sobre como se dá a estratégia logística para operacionalização da vacinação contra a COVID-19 no Brasil.

38

As fontes primárias foram os sites Google Acadêmico e o Portal do CAPES, para verificar se outros estudos já analisaram os planos de plano de operacionalização de vacinação da Covid-19, por meio de evidências documentais divulgadas no período de 2020 a 2021.

Strings de busca

As principais Strings de busca foram relacionadas em combinações como: Estratégia logística, plano de operacionalização e vacinação da Covid-19.

Critérios de inclusão

Para base teórica, a seleção dos artigos deu-se, primeiramente a partir do resumo e palavras chaves envolvendo a temática desta pesquisa. Após o atendimento deste critério, utilizou-se o período dos anos de 2019 a 2021. Em relação aos artigos científicos de autores estrangeiros, incluiu-se na busca na parte preliminar o abstract e keywords de assuntos relacionados ao tema pelo período de 2019 a 2021. Após o atendimento disso, foi realizada a tradução dos artigos para ter acesso às informações em idioma português.

39

APÊNDICE B-Estrutura da Planilha de dados

Plano Cronograma de distribuição Esquema de vacinação prioritários Eixos para os serviços de Orientações gerais Saúde Fluxos de armazenamento e distribuição de imunobiológicos e insumos. Rede de frio Orientações quanto a realização da campanha de vacinação e a pandemia da Covid 19. Nacional Estadual do Rio Grande no Norte Estado do Ceará

Documentos relacionados