• Nenhum resultado encontrado

Na atualidade, nota-se que a sociedade moderna está percebendo a importância da sustentabilidade na vida cotidiana, consumindo de forma mais consciente, economizando energia e construindo de forma sustentável. A certificação LEED é um exemplo de selo verde na construção civil que se iniciou em 1998 nos EUA e atualmente é a certificação mais respeitada mundialmente, aliando sustentabilidade e boas práticas de desenvolvimento humano e social.

A certificação LEED possui quatro categorias principais, que são novas construções (BD+C), design de interior e construção (ID+C), edifícios existentes (O+M) e bairros. Essa classificação separa as construções por finalidade, uso e características das edificações, tornando-se possível utilizar critérios comuns para sua classificação. Dentro das quatro tipologias, há nove áreas que são analisadas: processo integrado, localização e transporte, espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processo, e créditos de prioridade regional.

O selo LEED abrange todas as edificações, sendo assim possível seguir suas diretrizes, melhorando a qualidade da construção, reduzindo-se custos de construção e manutenção, aumentando-se a vida útil da estrutura, redução da degradação ambiental, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar aos ocupantes, além da integração social da comunidade em que a edificação está incluída. Consequentemente, torna-se cada vez mais necessário a construção de novas estruturas seguindo as diretrizes imposta pela certificação LEED.

No estudo de caso realizado, foi possível analisar os aspectos que tangem a construção do empreendimento, podendo-se assim determinar diversas ações positivas que a equipe projetista implantou in loco e nas fases de projeto, mostrando todo o viés ambiental que a edificação apresenta. Para a determinação desses parâmetros, utilizaram-se as diretrizes da certificação LEED advindas da ONG USGBC e GBC Brasil, juntamente com planilhas e tabelas da mesma fonte.

Em suma, a conquista do nível Platinum na categoria de novas construções e grandes reformas demonstra a preocupação ambiental por parte de toda a equipe projetista e dos colaboradores das instituições responsáveis pela execução da estrutura analisada no estudo de caso. Cria-se assim um empreendimento residencial com baixo impacto ambiental, confortável aos futuros moradores e que

trará redução no consumo de energia e água ao longo de toda a sua vida útil. Atende-se, dessa forma, aos anseios e expectativas da certificação LEED na preservação ambiental e no bem-estar social, incentivando assim a proliferação de projetos ecologicamente corretos no país.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABASCAL, Eunice Helena; SANTOS, Mariana Feres dos Santos. Certificação

LEED e arquitetura sustentável. Disponível em:

<http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.140/4126>. Acesso em 15 mar 2017.

AEC WEB. Museu do Amanhã. Disponível em:

<http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/museu-do-amanha-devera-receber-leed- ouro_13031_0_1>. Acesso em 9 mar 2017.

ALTERNATIVE ENERGY CONSTRUCTION. History Lesson: The U.S. Green

Building Council and the Beginning of LEED Certified Homes. Disponível em

<http://www.alternativeenergyconstructionllc.com/single-post/2016/12/22/History- Lesson-The-US-Green-Building-Council-and-the-Beginning-of-LEED-Certified- Homes>. Acesso em 16 mar 2017.

CLIC RBS. Sicredi conquista certificação inédita no Brasil por

sustentabilidade. Disponível em:

<http://wp.clicrbs.com.br/jardimdehelena/2016/11/29/sicredi-conquista-

certificacao-inedita-no-brasil-por-sustentabilidade/?topo=52>. Acesso em 19 mar 2017.

CONGRESSO NACIONAL DE EFICIÊNCIA EM EDIFÍCIOS. 76 Créditos do

LEED que você não pode ignorar para ser um expert em sustentabilidade.

Disponível em <http://www.conefec.com.br/leed/>. Acesso em 11 abr 2017. CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL. Aspectos da

Construção Sustentável no Brasil. Disponível em:

<http://www.cbcs.org.br/website/aspectos-construcao-sustentavel/show.asp>. Acesso em 28 mar 2017.

CSILLAG, D. Análise das práticas de sustentabilidade em projetos de

construção latino americanos. 2007. Dissertação de Mestrado (Engenharia de

Construção Civil e Urbana) – Universidade de São Paulo.

ECO BRASÍLIA. Relatório LEED de 2016 mostra crescimento da construção

sustentável no Brasil. Disponível em:

<http://www.ecobrasilia.com.br/2016/08/11/relatorio-leed-de-2016-mostra- crescimento-da-construcao-sustentavel-no-brasil/>. Acesso em 04 jun 2017. ESPAÇO LAR VERDE LAR. LEED V4. Disponível em:

<http://espaco.larverdelar.com.br/leed-v4/>. Acesso em 24 mar 2017. GBC BRASIL. Certificação LEED. Disponível em

<http://www.gbcbrasil.org.br/sobre-certificado.php>. Acesso em 17 mar 2017 GOVERNO DE SANTA CATARINA. Legislação Estadual. Disponível em: <http://server03.pge.sc.gov.br/LegislacaoEstadual/2009/014874-011-0-2009- 001.htm>. Acesso em 09 maio 2017.

INHABITAT. Dubai’s LEED Platinum Change Initiative Building Declared the “World’s Most Sustainable Commercial Building. Disponível em

<http://inhabitat.com/leed-platinum-change-initiative-building-in-dubai-declared- the-worlds-most-sustainable-commercial-building/the-change-initiative-store-3>. Acesso em 13 mar 2017.

LEED BD+C: NEW CONSTRUCTION. Enhanced acoustical performance - exterior noise control. Disponível em:

<http://www.usgbc.org/node/4561969?return=/credits/new-construction/v4/pilot- credits>. Acesso em 14 maio 2017.

LEED BD+C: NEW CONSTRUCTION. Legal Wood. Disponível em:

<http://www.usgbc.org/node/10146342?return=/credits/new-construction/v4/pilot- credits>. Acesso em 15 maio 2017.

LEED BD+C: NEW CONSTRUCTION. Local Food Production. Disponível em: <http://www.usgbc.org/node/4810565?return=/credits/new-construction/v4/pilot- credits>. Acesso em 15 maio 2017.

LEED EBOM. Learning Controls for Thermal Comfort. Disponível em:

<http://www.usgbc.org/node/10598761?return=/pilotcredits/all/all>. Acesso em 16 maio 2017.

MACEDO, E. Certificação LEED: o selo da construção sustentável. Site Sustentável.2014. Disponível em: <http://inst.sitesustentavel.com.br/certificacao- leed-selo-da-construcaosustentavel/>. Acesso em 17 maio 2017.

OPERSAN, Nova - Soluções Ambientais. O que é a Certificação LEED? Disponível em: <http://info.opersan.com.br/blog/bid/186878/O-que-%C3%A9-a- Certifica%C3%A7%C3%A3o-LEED>. Acesso em 16 maio 2017.

PARODE, MOEMA CRISTINA; GERHARDT, GABRIEL; HILGERT, FRANCIS; OLIVEIRA, TARCISIO DORN DE. Certificação LEED incentivando a

transformação de projetos arquitetônicos: o caso da arena Castelão. Artigo

para XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL. Acesso em 01 jun 2017.

SILVA, V. da. Avaliação da Sustentabilidade de Edifícios de Escritórios

Brasileiros: Diretrizes e Base Metodológica. Tese (Doutorado) – Escola

Politécnica da Universidade de São Paulo ,2003. Acesso em 26 maio 2017. SOLANO, Rosana B. Picoral. A importância da Arquitetura Sustentável na

redução do impacto ambiental. Disponível em

<http://www.usp.br/nutau/CD/28.pdf>. Acesso em 26 maio 2017.

THE AMERICAN INSTITUTE OF ARCHITECTS. Top Ten Projects -Gateway Center- SUNY-ESF. Disponível em: <http://www.aiatopten.org/node/336>. Acesso em 8 mar 2017.

USGBC. Projects- suny-esf-gateway-center. Disponível em:

<http://www.usgbc.org/projects/suny-esf-gateway-center>. Acesso em 7 mar 2017.

USGBC. Projects. Disponível em <http://www.usgbc.org/projects>. Acesso em 9 mar 2017.

USGBC. Projects-Administradora de Bens Sicredi Ltda. Disponível em: <http://www.usgbc.org/projects/administradora-de-bens-sicredi-ltda>. Acesso em 17 mar 2017.

WANICK, T. Construção Sustentável e Certificação LEED no Brasil. Disponível em: <http://iab-sc.org.br/concursofatmafapesc/wp-

content/uploads/2012/08/16.00h-Maria_Carolina_Fujihara.pdf>. Acesso em 25 maio 2017.

Documentos relacionados