• Nenhum resultado encontrado

Para dar uma resposta à indústria de construção mais sustentável, é necessário que o setor da construção, atue o mais rápido possível no sentido de reduzir os consumos de materiais e de outros recursos, minimizando os impactes ambientais. Tal poderá ser conseguido através da utilização de matérias-primas naturais abundantes.

Assim, neste sentido, a terra crua poderá ser uma possibilidade que agrupa diversas vantagens, pois para além de ser uma matéria-prima natural abundante, a sua utilização não necessita de processos de transformação dispendiosos em termos energéticos, apresenta um bom comportamento térmico, é reciclável e reutilizável, é incombustível e não é tóxica.

Como sistema ambientalmente sustentável, a construção em terra, possui vantagens competitivas face à maioria das soluções construtivas tradicionais no mercado nacional, prevendo-se assim um futuro promissor para esta solução. Contudo, será necessário ainda um reconhecimento institucional relativo à importância da construção em terra, bem como a sua regulamentação.

Importa referir, que a construção em BTC, no panorama nacional, ainda não se encontra consolidada ao nível do setor da construção civil, apenas em exemplos pontuais. No entanto, o aparecimento de uma dinâmica formativa e o interesse das novas gerações por este tipo de construção explica o crescente reconhecimento desta solução como detentora de uma maior sustentabilidade.

Ao nível da pesquisa e estudos técnicos e tecnológicos, caminha-se para responder ao desafio do ajuste do BTC, com vista à sua adaptação às tecnologias e exigências atuais de funcionalidade, de conforto e de segurança, evoluindo de uma utilização tradicional, para passarem a recorrer aos atuais meios tecnológicos, permitindo obter melhores resultados em termos de qualidade do produto final.

88

A construção é um setor claramente insustentável, sendo necessário incentivar os responsáveis da indústria da construção a investir em novas técnicas e matérias que visam atingir a sustentabilidade na construção. Torna-se assim necessário potenciar a utilização de materiais sustentáveis, como o BTC.

Ao longo da dissertação, pretendeu-se o estabelecimento de uma comparação económica entre a solução em BTC e as soluções utilizadas, nomeadamente no mercado nacional, com o intuito de observar as diferenças entre as referidas soluções.

Desta forma, constatou-se que, a solução convencional de parede não estrutural de alvenaria de tijolo, apresenta custos mais baixos devido ao conhecimento existente acerca desta solução na indústria da construção e à elevada oferta de material e a abundância de mão-de-obra qualificada. Atualmente, o custo referente às soluções sustentáveis é significativamente superior às soluções tradicionais. Um dos exemplos disso é o BTC que, em relação ao sistema convencional, o custo global da habitação é superior em 10% e 30%, em relação aos sistemas sustentáveis em Madeira e LSF, respetivamente. Contudo, o reajuste das soluções no sistema construtivo em BTC, possibilitou um custo global da habitação idêntico aos sistemas LSF e Madeira, sendo apenas 20% mais caro que a construção convencional. Assim, é necessário referir que o custo global pode variar devido a opções nas escolhas de materiais de revestimentos, isolamentos, e na definição das soluções construtivas referentes à cobertura, lajes e fundações. Pode afirmar-se que, não será por motivos económicos, que esta solução sustentável deixará de ser implementada.

Neste âmbito, a alvenaria de BTC apresenta-se como uma das atuais opções para substituir as técnicas tradicionais de alvenaria. Como referido neste trabalho, as paredes de BTC podem ser estruturais ou apenas de enchimento de estruturas reticuladas de betão armado ou estruturas metálicas. No futuro a solução em BTC pode substituir soluções de alvenaria resistentes e não resistentes, estruturas reticulares e alvenarias de enchimento que, em geral, utiliza uma quantidade considerável de recursos e energia na sua produção e um grande índice de desperdícios.

Em suma, pode considerar-se que, o BTC demonstra uma capacidade de adaptação à construção que visa responder às normas e políticas europeias direcionadas para a sustentabilidade. A União Europeia tem vindo a realizar esforços, com a elaboração de medidas e planos, acompanhados por Diretivas e Normas Europeias, com o objetivo de alcançar orientações no

89

sentido da sustentabilidade no setor da construção, visto que, este é responsável por elevados impactes no ambiente. Muitas dessas metas são bastante ambiciosas, onde se prevê a valorização de 70% dos resíduos provenientes da construção. Um dos materiais que visa responder a estas novas metas exigidas é o BTC, sendo uma material que pode ser reciclável e poder ser depositado de novo na natureza quando usado sem estabilizadores.

Ao mesmo tempo, o Regulamento de Produtos da Construção contempla uma nova abordagem aos requisitos básicos para as obras da construção, em maior sintonia com os princípios da sustentabilidade, nomeadamente o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando em particular a reutilização e reciclabilidade das obras de construção, a durabilidade dessas obras, entre outros.

No decorrer desta dissertação foi apresentado o material de construção em terra, descrevendo as suas particularidades, sendo facilmente compreendido que apresenta elevado grau de sustentabilidade, ao responder as exigências traçadas pelas entidades competentes e divulgadas no capítulo anterior. Assim sendo, esta solução construtiva surge como potencialmente utilizável no futuro da construção, com resposta as exigências traçadas para a construção sustentável.

Assim, a promoção desta técnica construtiva entre os diversos intervenientes do mercado da construção, nomeadamente os produtores de materiais, os projetistas, os engenheiros, construtores e os consumidores finais é fundamental para o seu sucesso.