• Nenhum resultado encontrado

6 .Í Conclusão.

Nesta dissertação +01proposta a possibilidade de implementação de um módulo do modelo de um Sistema Inteligente AuKiliado pelo Computador, orientado para uma disciplina espficí í ica í o desenho tét-Mico.

Apesar de o modelo EIAC proposto por Mielke (1991), ser teoricamente bem -formulado, ele -foi concebido apenas neste plano, sem que nenhum protótipo fosse desenvolvido.

Evidentemente que, para se desenvolver um protótipo deste sistema, que possui tantos módulos, cada qual exigindo conhecimentos tão específicos e de tecnologia tão recente, com muito campo a ser explorado, levar-se-ia muito mais tempo que o prazo disponível para uma dissertação de mestrado. Porém, mesmo que o módulo ora desenvolvido, Conjunto de Nodos, tenha suas limitações, pode-se, efetivamente, chegar às seguintes conclusões, no caso de se utilizá-lo no ensino do desenho técni co

1 0 1

a) 0 modelo proposto é viável e passível de ser implementado em todos os seus módulos.

b) 0 conhecimento deve ser dividido em elementos básicos (como propõe ..o autor), mas deve ser equilibrado, com nodos teóricas que evidenciem as conceitos -fundamentais do desenho e o grafismo que possibilita a compreensão imediata dos elementos codifiçadas na desenha.

c) Para a implementação do modelo, pode-se recorrer a bons programas que trabalham em ambiente hipertexto, desenvolvidos dentro de uma concepção ergonômica do "software", que facilite a interação com o usuário de maneira a permitir a construção dos diferentes módulos deste sistema ELAu.

d) Para facilitar a elaboração dos nodos gráficos pode-se utilizar o concurso da moderna tecnologia, como a utilizaçao do "scanner" na importação dos melhores desenhos dos arquivos para o módulo desejado, através de programa apropriado, sem precisar refazê-los.

e) Apesar do fato do desenho técnico ser uma forma de expressão gráfica bastante rígida, devido aos seus aspectos normativos, esta disciplina mostrou-se extremamente interessante na montagem do módulo Conjunto de Nodos do sistema EIAC, Por não apresentar o subjetivismo tão comum em outras disciplinas.

'i. 0

f ) 0 sucesso na construção de um sistema EIAC, via de rs9Tâi depende de como se concebe.uma boa interface ergonômica

com o usuário, já que o sistema poderá ser projetado por vários programadores. é necessário, então, a supervisão de um analista experiente, que -dê h o m o g einedade aos modos de diálogo cam a

máquina ( i nter-f aces) , que considere a lógica de utilizaçao e os erros que podem ser cometidos durante o uso do sistema.

g) Ainda no desenvolvimento das inter-faces, nao se pode descuidar da aplicaçao da psicologia cognitiva no que se refere ao tratamento da informação (memorizaçao e aprendizagem). 0

"software" deve ser concebido para ser mais flexível, pois os diversos tipos de usuários o utilizam de maneira diferente. A preocupação do programador deve ser mais voltada para a lógica de utilização do que para a lógica de funcionamento do computador.

h) Na elaboração dos nodos de ensino deve—se organizar o conteúdo disciplinar de modo que as tarefas prescritas evoluam em

grau de dificuldade mas não ultrapassem as atividades realmente realizáveis pelo usuário.

Por outro lado deve ser considerada, também, algumas limitações no desenvolvimento deste trabalho:

- As principais limitações estão relacionadas à implementação do modelo teórico proposto, devido aos recursos de "hardware" disponíveis (segundo Mielke, op.cit.), e as poucas e embrionárias pesquisas didáticas para o ensino informatizado.

- Da mesma forma, existe a dificuldade de ser elaborado um programa num ambiente hipertexto, dentro de uma perfeita interação entre o usuário e o programa, permitindo que o mesmo possa intervir diretamente na tela.

- Enfim, na implementação do módulo "Conjunto de Nodos , precisa-se do conhecimento de professores pedagogos especialistas

na área de representação gráfica. Este módulo, foi desenvolvido a partir do conhecimento empírico, sobre o procedimento de um aluno, que fará a aprendizagem do tópico desenho de conjunto, da

disciplina de desenho técnico mecânico.

6,2 Sugestão para Futuros Trabalhos.

A implementação ou a execução do modelo teorico proposto deve ser o objeto de sugestões no sentido de viabilizar e testar os demais módulos do sistema, visando especificamente a 3 p f*en d i 23 gsítí do dsssnho técnico.

Para esta finalidade específica sugerimos o seguinte:

a) Desenvolver uma didática especial para o desenho informatizado, que di maior flexibilidade a desses conhecimentos, dentro dos princípios da cogni ti va propostos no fTíodslo tsürico.

b) Desenvolver e testar protótipos de cada módulo do modelo, concebidos dentro de uma perfeita ergonomia de

i nterfaces.

í 03

ensino do aquisi ção psi cologia

c) A partir do modelo concretizado num protótipo, que pode

s e r implementado e testado com usuários, pode-se elaborar um

estudo comparativo entre o ensino auxiliado Por computador e o ensino tradicional. Pode-se então, avaliar as dificuldades individuais, tanto de natureza conceituai sobre a disciplina, como as dificuldades de interaçao com a máquina.

Assim sendo, pode-se verificar em qual dos processos (informatizado ou tradicional), os alunos obtem maior

HefRfsnce Link hap

l»Q61ll

L--C0023

-L00X3

< m ï > •LBBQ ■o q q

J—CBB73

C0BÖJ '

< 00Z> “ “C0I6Z: H i a m

-13123

- c e l a L— <0.H> - m n -<0.0Z> — U 1 4 J 1— <01 í> — L021J — <aaz> M 8i?:i — <0B7_> L - a r i a T— <0il> — L 0 2 D <— L0Z33 t - < a i i > — c o z a — < D 0 7 > — 0 3 2 7 J 1— < 0 Ü >

-10293

-C83.Ö3

P3JQ

-C001> -<B0Q>

-<0i3>

-<0i?>

-<021>

L ^ 0 2 5 >

£..Sanpïe text from Link 15. ï. Conj<.mto Mecânico: H E= 2£ Conceito^ S É o conjunto fo|

..il.;, y JA'-Lim :ia g-s»r;v'

Legend______

i et

§

-C00IJ

Reference Link 1

j

| -<&0I>

Looping Link to

1

|

I Selected Link

| — Selected Looping I

1 Link

1 Use Up/Doun Cursor Keys j I to noue through links.

g !

£: i

1 Press <F1> on selected

1 1 ink to activate. ;

| Tab Key

changes

Tunctions j 15.18. Desenho de detalhe da;

PeÇa 5 (Cabeça):

r'

___ Legend___________ I -

{M

I j Reference Link 1 -vBB.iD Looping Link to 1 :

100Ii Selected Link *001* Selected Looping

Link

! Use Up/Doun Cursor Keys to move through links. Press <F1> on selected

link to activate.

1 Tab Key changes functions

acoplamento de peças isoladas. E x : máquinas e dispositivos, como torno mecânico, -furadeira, f resadora etc. . .Um dispositivo é um exemplo de conjunto mecânico. Pode ter uma -função isolada ou pode ser colocado numa máquina para exercer uma determinada -função. Ex: cabeçote universal, mesa circular.

Nodo 5 . i - C o n j u n t o m e c â n i c o .

C o n c e i t o é o c o n j u n t o -formado p e l a j u s t a p o s i ç ã o ou

Nodo 5.2 - Desenho para execução. -

Conceito - é o desenho que fornece todas as informações necessárias para a execução do conjunto mecânico. 0 desenho para execução consta de de dois tipos de desenho:

— Desenho de montagem (ou desenho de conjunto). — Desenho de detalhe.

Nodo 5.3 - Desenho de montagem ou desenho de conjunto.

Conceito - é o desenho que mostra o conjunto mecânico montado. □ desenho de montagem pode aparecer de tres maneiras.

— Em perspectiva isométrica;

— perpectiva isométrica explodida;

em perspectiva isométrica com as pecas montadas e enumeradas (numerais dentro dos círculos).

A -figura 18 mostra o desenho de montagem do grampo fixo em perspectiva isométrica.

Nodo 5 . 4 - D es en h o de montagem em p e r s p e c t i v a i s o m é t r i c a .

C o n c e i t o - 0 c o n j u n t o m e c â n i c o é a p r e s e n t a d o em um d e s e n h o

FIGURA 18 - Desenho para execução do grampo fixo. FONTE - SENAI

Nodo 5.5 - Desenho de montagem em perspectiva explodida.

Conceito - Perspectiva explodida é a perspectiva que mostra as pecas separadas e enumeradas na posição em que serão montadas.

A -figura 2 mostra o desenho de montagem do mesmo grampo -fixo em. perspectiva isométrica explodida.

FIGURA 1 9 - Grampo - fix o em p e r s p e c t i v a e x p l o d i d a .

Documentos relacionados