• Nenhum resultado encontrado

Tema: Curso para professores da rede municipal de ensino fundamental de João Pessoa

4. CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Sugere-se que esta etapa do relatório seja discutida conjuntamente pelo grupo (tutores e alunos), de modo que as informações traduzam a compreensão de todos.

4.1. A carga horária mínima de oito horas semanais para orientação dos alunos e do grupo foi cumprida pelo(a) Tutor(a)?

(X) Integralmente ( ) Parcialmente ( ) Não foi cumprida

Justifique: Realiza-se uma reunião plenária semanal de acompanhamento e orientação com o grupo inteiro (que atualmente ocorre às sextas-feiras de 9:30 às 12:30), além de orientação individual de seis integrantes do PET que efetuam pesquisa sob orientação do tutor. Para cada um desses, há reuniões presenciais semanais de aproximadamente 30 minutos, totalizando aproximadamente 3h semanais.

O grupo utiliza intensamente as modernas tecnologias de comunicação (principalmente e-mail, por intermédio do grupo de discussão petccufpb@yahoogroups.com) para tirar dúvidas, relatar progressos e dificuldades, marcar encontros presenciais extraordinários, planejar atividades, elaborar artigos em co-autoria etc. O grupo petccufpb@yahoogroups.com contabilizou 5101 e-mails enviados de marco/2009 a fev/2010, o que caracteriza alta atividade. Esse número não contabiliza os e-mails trocados diretamente entre os membros do PET.Com, sem utilização do grupo petccufpb@yahoogroups.com.

Há também outras atividades de tempo variável, relativas ao grupo como um todo (elaboração de artigos científicos, preparação de palestras e seminários, organização de eventos, desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, seleção de novos integrantes, elaboração de relatórios e planejamentos etc) que tomam pelo menos 8 horas semanais, em média.

O tempo total semanal que o tutor dedica ao grupo não é inferior a 15 horas.

4.2. A carga horária de vinte horas semanais para cumprimento das atividades do PET foi cumprida pelos alunos bolsistas e não bolsistas?

(X) Integralmente ( ) Parcialmente ( ) Não foi cumprida

Justifique: Realiza-se uma reunião plenária semanal de acompanhamento e orientação com o grupo inteiro (que atualmente ocorre às sextas-feiras de 9:30 as 12:30). Cada aluno tem um orientador de

pesquisa com o qual realiza, semanalmente, reuniões individuais presenciais, que duram em torno de 30 a 45min.

Todos participam de atividades de extensão, ensino e pesquisa. Dada a alta variabilidade no tempo alocado a cada atividade semanalmente, é difícil quantificar precisamente uma média mas, como estimativa, cada aluno dedica aproximadamente quatro horas semanais a atividades de extensão, seis horas semanais a atividades de ensino e oito horas semanais a atividades de pesquisa, além do tempo dedicado a reuniões plenárias, resolução de pendências, gerenciamento de recursos computacionais e do Laboratório do PET, dentre outras atividades. Aqueles que ingressaram mais recentemente no grupo não estão totalmente envolvidos em pesquisa, mas compensam o fato com maior atuação em ensino e extensão.

O grupo utiliza intensamente as modernas tecnologias de comunicação (principalmente e-mail, por intermédio do grupo de discussão petccufpb@yahoogroups.com) para tirar dúvidas, relatar progressos e dificuldades, marcar encontros presenciais extraordinários, planejar atividades, elaborar artigos em co-autoria etc. O grupo petccufpb@yahoogroups.com contabilizou 5501 e-mails enviados de marco/2009 a fev/2010, o que caracteriza alta atividade. Esse número não contabiliza os e-mails trocados diretamente entre os membros do PET.Com, sem utilização do grupo petccufpb@yahoogroups.com.

O tempo total semanal que cada aluno dedica, em média, às atividades do PET não é inferior a 20 horas. Não se está computando nesse total o tempo de horas que os integrantes despendem com aulas de graduação (sempre superior a 20 horas/semana/aluno) e cursos extra-acadêmicos, mesmo considerando que estas atividades são também essenciaias para o trabalho no PET.

4.3. As atividades planejadas foram realizadas? ( ) Integralmente

(X) Parcialmente

( ) Não foram realizadas

Justifique: Foram integralizadas mais de 90% da atividades propostas no Planejamento. Algumas das atividades restantes foram parcialmente executas, sofreram atrasos ou foram substituídas. De fato, considerando as muitas atividades desenvolvidas entre março e dezembro de 2010 que não constavam no Planejamento original, pode-se afirmar que o número total de atividades realizadas ultrapassou largamente o total originalmente previsto no Planejamento.

Reajustes de percurso são aceitáveis, e até recomendáveis, para que o planejamento não constitua uma camisa-de-força que venha a tolher a flexibilidade do grupo e impedir o aproveitamento de novas oportunidades.

Deve-se realçar, contudo, que, além do cumprimento integral de praticamente todas as atividades propostas no Planejamento, o objetivo geral foi alcançado: “Em consonância com os objetivos do Programa de Educação Tutorial, o objetivo geral da presente proposta é formar um grupo de excelência acadêmica, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão altamente interdisciplinares, capazes de produzir um impacto positivo na comunidade acadêmica e na sociedade. As atividades do grupo devem ser estimulantes, desafiadoras e diversificadas, contemplando as dimensões técnicas e humanas e contribuindo para que os alunos de graduação recebam uma formação global de alta qualidade e para a aproximação da UFPB com a sociedade e com o setor produtivo. Os componentes do grupo PET.Com/UFPB terão estímulo contínuo para o desenvolvimento de espírito crítico, criatividade e postura ética, e da consciência da responsabilidade decorrente do papel central da computação no mundo moderno.”

4.4. Informe sobre a participação da IES em relação ao apoio institucional para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do grupo:

(X) Integral ( ) Parcial

( ) Não houve apoio

Justifique: O apoio institucional tem sido muito bom. Em agosto de 2008, o Departamento de Informática cedeu ao PET.Com uma sala de aproximadamente 26 m2, com ar-condicionado, bancadas e pontos de redes com acesso a Internet. A sala conta hoje com seis computadores desktop modernos. O espaço é adequado a um grupo com 12 bolsistas, mas, considerando a presença de voluntários, torna-se insuficiente para reuniões com a participação de todos. No entanto, dadas as restrições de espaço do Departamento de Informática e do próprio CCEN, a cessão da sala indica o comprometimento do CCEN e do Departamento de Informática com os objetivos do PET. Com a recente expansão do Departamento de Informática, que transformou-se em Centro de Informática e agora oferece três cursos de graduação (Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Matemática Computacional), inicia-se em 2011 a construção de um prédio, em uma expansão do Campus I, em que haverá possibilidade de ampliação do espaço reservado ao PET.Com.

4.5. Informe sobre a interação do grupo com o projeto pedagógico do curso de graduação ao qual está vinculado:

(X) Efetiva ( ) Parcial

( ) Não houve interação

Justifique: O grupo tem desenvolvido ações de ensino, pesquisa e extensão de impacto no ensino de graduação, bem como atuado no sentido de auxiliar na transição para o novo Projeto Político- Pedagógico (PPP). De fato, como estipulado na proposta original, de 2006, o planejamento do grupo PET.Com foi feito tendo-se em vista a concordância integral com o atual PPP, que na ocasião não havia sido efetivamente implantado. Essa sintonia foi facilitada porque o tutor do PET.Com foi um dos autores do atual PPP do Bacharelado em Ciência da Computação da UFPB.

O grupo efetua pesquisas sob orientação de muitos outros professores do Bacharelado e do PPGI, além do tutor, e interage rotineiramente com bolsistas PIBIC, alunos de pós-graduação e professores de outros cursos da UFPB e de outras instituições brasileiras.

As próprias atividades listadas são uma amostra das ações do PET.Com no âmbito do curso, que demonstram em seu amplo escopo a inserção e a influência do grupo sobre o curso. Algumas atividades relevantes não foram incluídas, devido à limitação de 12 atividades imposta na seção 3.1.

4.6. Informe sobre a atuação da SESu, considerando os aspectos de acompanhamento e gestão do PET:

( ) Excelente ( ) Regular

(X) Bom ( ) Ruim

Justifique: A filosofia e as diretrizes do PET são primorosas. Exatamente por isso a gestão e o acompanhamento revestem-se de uma responsabilidade especial. A gestão é competente, mas algumas providências poderiam transformá-la também em primorosa.

O principal problema percebido pelo PET.Com consiste no atraso no pagamento das bolsas, principalmente dos alunos. O atraso, que por vezes chega a quatro ou cinco meses, tem reflexos desastrosos na imagem do programa, especialmente porque as bolsas PIBIC não sofrem atrasos. Para

alguns alunos mais carentes, a bolsa ajuda na própria subsistência. O atraso na liberação das verbas de custeio também ocasiona transtornos operacionais que dificultam a rotina do grupo.

Parabeniza-se a SESu pelo retorno da possibilidade de utilização da verba de custeio para passagens e diárias, a partir de 2010.

4.7. Informe sobre a atuação do Comitê Local de Acompanhamento do PET quanto ao acompanhamento e orientação do grupo:

( ) Excelente ( ) Regular

(X) Bom ( ) Ruim

Justifique: O Comitê Local de Acompanhamento fornece, em geral, suporte ágil para todas as demandas do PET.Com. Contudo, o excesso de responsabilidades atribuídas à Coordenação De Estágio e Monitoria da UFPB (estágio, monitoria intercâmbio, PET), responsável pela interlocução junto ao MEC, dificulta a resolução de pendências menos triviais.

5. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

Documentos relacionados