• Nenhum resultado encontrado

Condicionantes do futuro em relação ao desenvolvimento do tema

No documento Químic a verd e no Bra (páginas 73-75)

57 Bower, B.S Fusion proteins of an exocellobiohydrolase and an endoglucanase for use in the saccharification of cellulose and hemicellulose US patent 2005093073 2005.

1.6. Condicionantes do futuro em relação ao desenvolvimento do tema

Apontam-se nesta seção os principais condicionantes do futuro em relação ao desenvolvimento dos tópicos associados ao tema “biorrefinarias: rota bioquímica” no Brasil, na perspectiva de correla- cionar tais condicionantes, mais gerais, aos planos de ação de curto, médio e longo prazo que viabi- lização o desenvolvimento dos referidos tópicos nos respectivos períodos.

O Quadro 1.4 apresenta tais condicionantes no curto, médio e longo prazo. Para cada período, destaca-se um conjunto diferenciado de condicionantes por ordem de importância, em função do potencial da geração de novos conhecimentos e inovações no país e da identificação dos gargalos existentes e previstos nos próximos anos.

Construiu-se uma visão de futuro, no que se refere à geração de conhecimentos que permitirá o desenvolvimento tecnológico da plataforma bioquímica da biorrefinaria em nosso país. Neste con- texto, é fortemente recomendado que as idéias e ações aqui apresentadas sejam consideradas como prioridades na formulação de políticas, a fim de sejam criadas oportunidades para que o Brasil possa seguir a sua “vocação natural” para o uso das biomassas vegetais como matérias-primas.

Dado o estágio embrionário em que se encontra a maioria das tecnologias associadas ao tema no Brasil e sua intensidade em P,D&I, sinaliza-se para a necessidade imperiosa de formação de recursos humanos em nível graduado e, principalmente, pós-graduado durante todo o período considerado (2010-2030). Esses recursos humanos deverão se capacitar para incorporar inovações na temática, bem como operar plantas em nível de bancada, piloto e demonstrativo, visando concluir o escalo- namento dos processos produtivos inseridos neste contexto.

Quadro 1.4: Condicionantes do futuro do desenvolvimento do tema “biorrefinarias: rota bioquímica” no Brasil

Condicionantes do futuro do desenvolvimento do tema “biorrefinarias: rota bioquímica” no Brasil

2010 – 2015 2016 – 2025 2026 – 2030

Recursos humanos em nível técnico, graduado e pós-graduado;

Recursos humanos em nível técnico, graduado e pós-graduado;

Recursos humanos em nível técnico e graduado e pós-graduado;

Parcerias público-privadas; Legislação ambiental mais restritiva; Maior equilíbrio das desigualdades regionais;

Formação de arranjos cooperativos de pesquisa, como redes, clusters e sistemas locais de inovação;

Convergência Tecnológica Biotecnologia – Química Fina – Tecnologias de Produto;

Impactos da Química Verde e da Biotecnologia (estado-da-arte mundial);

Insumos básicos para P,D&I; Parcerias público-privadas; A agricultura dirigida ao mercado internacional com solicitação de tecnologias que maximizem o rendimento; Ênfase na adoção de mecanismos da

propriedade intelectual;

Exigência de escala de produção; Diminuição das barreiras técnicas;

Aquecimento global e seus impactos; Produção mais limpa; Uso de energias limpas; Difusão científica sobre sistemas e

processos biológicos;

Biossegurança (legislação, risk assessment institucionalizado);

Consumidores mais conscientes do ecologicamente correto.

Educação em todos os níveis. Percepção da sociedade quanto ao valor das tecnologias limpas.

Ao lado do reconhecimento da importância de recursos humanos altamente capacitados no pro- cesso de produção e difusão de conhecimentos e inovação, reconhece-se também que o Brasil já conseguiu desenvolver uma pós-graduação cuja qualidade, diversidade de áreas do conhecimento e quantidade de titulados têm crescido de maneira sistemática e acelerada. Por outro, lado verifica-se que o sistema de avaliação de programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes privilegia fun- damentalmente critérios acadêmicos, com ênfase na qualificação de pesquisadores e na produção de artigos científicos em periódicos com seletiva política editorial. Menor ênfase é dada a geração de patentes, considerado importante instrumento e indicador de inovação tecnológica. Neste sentido, mecanismos para se valorizar este importante instrumento da inovação necessitam ser incorpora- dos, principalmente no meio acadêmico.

Ações governamentais para o estímulo de parcerias público-privadas e para a formação de redes cooperativas de pesquisa, que suportarão esses desenvolvimentos, deverão também ser implemen- tadas no horizonte mais próximo (2010-2015). Felizmente, verifica-se que os especialistas em po- líticas científicas e tecnológicas já se convenceram de que a inovação depende de “uma rede de instituições públicas e privadas cujas atividades e interações iniciam, modificam e difundem novas tecnologias”.65 No entanto, ratifica-se a necessidade de uma formatação de rede cooperativa que es-

tabeleça um alto grau de sinergismo entre os seus participantes, diferentemente da forma com que vem sendo praticada em nosso país. Identificou-se, ainda, o requerimento de maior difusão sobre os sistemas e processos biológicos em outros segmentos industriais que também se beneficiarão desses desenvolvimentos, como, por exemplo, o químico e o de celulose e papel, que necessitarão incorporar mudanças em suas bases técnicas industriais.

Finalmente, mas não de menor importância, recomenda-se a formulação de políticas educacionais pró- ativas em todos os níveis com o intuito de se criar uma maior conscientização à população brasileira so- bre a necessidade de adoção de novas práticas de consumo inseridas no desenvolvimento sustentável.

Para o horizonte em médio prazo (2016-2025), estimou-se que as legislações ambientais estarão mais restritivas, o que conduzirá ao desenvolvimento/implantação de processos de produção mais limpa. Obviamente, as parcerias público-privadas devem continuar sendo fomentadas, vi- sando acelerar a concretização desses conceitos no setor produtivo, bem como definir a escala de produção necessária, à semelhança do vem acontecendo nos Estados Unidos da América do Norte, como mostrado anteriormente.

Outro condicionante de suma importância, neste período, refere-se à saudável convergência tecno- lógica que deverá existir entre a biotecnologia e a química para o desenvolvimento da plataforma bioquímica da biorrefinaria. O setor químico “emprestando” a sua vasta experiência industrial e a

No documento Químic a verd e no Bra (páginas 73-75)