• Nenhum resultado encontrado

Configurar o log de diagnóstico e a coleta de dados de integridade e uso

Depois de adicionar os servidores Web front-end, configure o log de diagnóstico inicial e a coleta de dados de integridade e uso do farm.

O log de diagnóstico é útil para identificar e isolar problemas à medida que eles ocorrem no farm de servidores. Preserve as definições padrão ao configurar o log em novas instalações. Posteriormente, quando surgirem problemas no farm, você poderá rever essas configurações e ajustá-las aos níveis adequados. Isso o ajudará a identificar as causas e a isolar os problemas. O relatório de integridade e uso pode ser usado para exibir onde as configurações do log de diagnóstico se desviaram dos valores padrão.

Para obter mais informações sobre o uso de diagnóstico e integridade, consulte:  Configure diagnostic logging (SharePoint Foundation 2010)

 Configure usage and health data collection (SharePoint Foundation 2010)

Use os procedimentos a seguir para executar a configuração inicial do log de diagnóstico e da coleta de dados de integridade e uso.

Como esta é uma implantação inicial de farm, sem dados de parâmetro de comparação, as configurações padrão serão preservadas, salvo quando indicado de outra forma.

1. Na home page da Administração Central, clique em Monitoramento. 2. Na seção Relatório, clique em Configurar log de diagnóstico.

3. Na página Log de Diagnóstico, verifique se Habilitar Proteção contra Inundação de Log de

Eventos está selecionado. Se for o caso, clique na caixa de seleção correspondente para

habilitar esse recurso.

4. O local padrão para o Log de Rastreamento é a unidade em que você instalou o SharePoint Foundation. Como prática recomendada, o log de rastreamento deve ser armazenado em uma unidade que não seja do sistema.

Importante:

Se você alterar o caminho do log de rastreamento para uma unidade que não seja a do sistema, tal local deverá existir em todos os servidores do farm. Os servidores, novos ou preexistentes, não poderão registrar dados em log se esse local não existir. Além disso, só será possível adicionar novos servidores quando eles contiverem esse

Observação:

80 caminho. Não será possível usar um compartilhamento de rede para fins de log.

5. Clique em OK para salvar suas alterações.

Ao concluir a configuração do log de diagnóstico, configure a coleta de dados de uso e integridade.

 Na página Monitoramento da Administração Central, clique em Configurar coleta de dados

de uso e integridade.

 Clique na caixa de seleção para ativar Coleta de Dados de Uso.

 Clique na caixa de seleção para habilitar Coleta de Dados de Integridade.  Clique em OK.

Configurar a Pesquisa do SharePoint Foundation

O serviço de Pesquisa do SharePoint Foundation é automaticamente instalado quando você instala o SharePoint Foundation. No entanto, o serviço de pesquisa não é iniciado, e é necessário configurar algumas opções.

Use o procedimento a seguir para configurar e iniciar a pesquisa para o farm do SharePoint Foundation.

1. Na home page da Administração Central, clique em Gerenciar serviços no servidor.

2. Na página Serviços no Servidor, clique em Pesquisa do SharePoint Foundation. Essa ação abrirá a página Definir Configurações do Serviço de Pesquisa do Microsoft SharePoint Foundation, em que você define as configurações a seguir.

3. Na seção Conta de Serviço, digite o Nome de usuário e a Senha.

4. Na seção Conta de Acesso a Conteúdo, digite o Nome de usuário e a Senha de uma conta que terá acesso somente leitura a todo o conteúdo.

noteDXDOC112778PADS Security Note

Não use uma conta com altos privilégios nem uma conta que possa modificar o conteúdo.

5. Clique em OK para salvar as alterações de configuração.

6. Na página Serviços no Servidor, clique em Iniciar para iniciar a Pesquisa do SharePoint Foundation.

Para configurar a coleta de dados de uso e integridade

81

Criar um site

Para criar um site nessa fase da implantação, crie um aplicativo Web e um conjunto de sites. Use os procedimentos a seguir para criar o aplicativo Web usando a Administração Central e crie um site de nível superior associado a tal aplicativo.

1. Na home page da Administração Central, na seção Gerenciamento de Aplicativos, clique em

Gerenciar aplicativos Web.

2. Na faixa de opções, clique em Novo.

3. Na seção Autenticação, na página Criar Novo Aplicativo Web, clique na caixa de seleção

Autenticação de Modo Clássico

4. Na seção Site do IIS, clique em Criar um novo site do IIS.

5. Preserve o valor padrão para Porta ou digite um novo número de porta. 6. Não altere o valor padrão na caixa Caminho.

7. Na seção Configuração de Segurança, escolha NTLM como o provedor de Autenticação. 8. Na seção Pool de Aplicativos, clique em Criar novo pool de aplicativos.

9. Clique em Configurável.

10. Selecione uma conta gerenciada na lista suspensa ou clique em Registrar nova conta

gerenciada.

11. Em Nome e Autenticação do Banco de Dados, clique em Autenticação do Windows

(recomendada).

12. Em Conexões do Aplicativo de Serviço, abra a lista suspensa para Editar o seguinte grupo

de conexões, clique em [personalizado] e selecione Aplicativo do Serviço de Pesquisa.

13. Em Programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Usuário, clique em Sim. 14. Clique em OK.

1. Na home page da Administração Central, na seção Gerenciamento de Aplicativos, clique em

Criar conjuntos de sites.

2. Na seção Aplicativo Web, verifique se o nome exibido é o mesmo do aplicativo que você criou no procedimento anterior. Se não for, clique na seta ao lado da lista suspensa e selecione

Alterar aplicativo Web quando o menu aparecer.

3. Na página Selecionar Aplicativo Web, selecione o nome do aplicativo que você criou e clique em OK.

4. Na seção Título e Descrição, digite um título e uma descrição para o conjunto de sites: 5. Em Endereço do Site, digite uma barra (/), na lista suspensa URL, e selecione /sites/.

Para criar um aplicativo Web

82 6. Na seção Seleção do Modelo, clique na guia Colaboração e selecione Site de Equipe 7. Na seção Administrador Principal do Conjunto de Sites, digite o logon do usuário no

formato DOMÍNIO\nomedeusuário.

8. Em Administrador Secundário do Conjunto de Sites, digite o logon o usuário no formato

DOMÍNIO\nomedeusuário.

9. Na seção Modelo de Conta, preserve a configuração padrão. 10. Clique em OK.

Depois de criar o conjunto de sites, a página Êxito ao Criar Site de Nível Superior será exibida. Clique no link para o novo site. Se surgir uma caixa de diálogo de autenticação, digite o logon do

administrador do site no formato DOMÍNIO\nomedeusuário.

O novo site será implantado automaticamente para os servidores na camada da Web.

Etapas pós-instalação

Depois de instalar e configurar o SharePoint Foundation 2010, a janela do navegador abrirá exibindo a Administração Central do novo site do SharePoint. Embora seja possível adicionar conteúdo ao site ou personalizá-lo, é recomendado executar as seguintes tarefas administrativas primeiro, usando o site da Administração Central do SharePoint.

 Configurar email de saída É possível configurar o email de saída de modo que o servidor de

protocolo SMTP envie alertas por email aos usuários e notificações aos administradores do site. Configure os endereços de email do remetente e de resposta (exibido nos alertas de saída). Para obter informações adicionais, consulte Configurar emails de saída (SharePoint Foundation 2010).

Você pode configurar o email de entrada de modo que os sites do SharePoint aceitem e arquivem tais emails. No entanto, é recomendado executar essa tarefa após concluir a implantação e a configuração iniciais do farm. Para obter mais informações, consulte Configurar emails de entrada (SharePoint Foundation 2010).

 Configurar uma conta de celular Configure uma conta para que o SharePoint envie ao seu

celular ou aos celulares dos usuários do site alertas na forma de mensagens de texto (SMS). Para obter mais informações, consulte Configurar uma conta móvel (SharePoint Foundation 2010).

Observação:

83

Início rápido: implantar um único servidor em

um ambiente Hyper-V isolado (SharePoint

Foundation 2010)

Você pode usar uma máquina virtual Hyper-V isolada e segura para testar os recursos e o comportamento do SharePoint Foundation 2010. Essa abordagem usa o mínimo de recursos de hardware e permite isolar o sistema de teste do SharePoint Foundation 2010 de um ambiente de produção. O isolamento é recomendado para eliminar possíveis ameaças à segurança de um ambiente corporativo de servidor e rede.

Usando as etapas manuais ou os comandos do Windows PowerShell 2.0 fornecidos neste artigo, você pode implantar rapidamente o SharePoint Foundation 2010 em um servidor único que use um dos seguintes bancos de dados:

 O banco de dados interno do SQL Server 2008 Express e SQL Server 2008 R2 Express que é fornecido com o SharePoint Foundation

 Microsoft SQL Server 2005 com Service Pack 3 (SP3) e Atualização Cumulativa 3 instalados  Microsoft SQL Server 2008 com Service Pack 1 (SP1) e Atualização Cumulativa 2

A implantação de servidor único do SharePoint Foundation descrita neste artigo destina-se apenas a avaliação e teste, não devendo ser usada em um ambiente de produção.

Neste artigo:

 Requisitos e recomendações  Permissões necessárias  Tarefas de pré-implantação

 Implantar o SharePoint Foundation 2010 manualmente

 Implantar o SharePoint Foundation 2010 usando scripts do Windows PowerShell

Requisitos e recomendações

Os requisitos e as recomendações a seguir para o servidor de virtualização, a máquina virtual e o ambiente de implantação do Hyper-V somente se aplicam ao cenário de implantação de servidor único descrito neste artigo.