• Nenhum resultado encontrado

Criar e configurar bancos de dados adicionais

Terminada a configuração dos bancos de dados necessários para a Administração Central, conclua a implantação do farm criando e configurando os bancos de dados necessários para o conteúdo da Web e qualquer aplicativo de serviço que você queira utilizar.

O procedimento a seguir terá de ser executado uma vez para cada site de portal no farm.

1. [DBA] Crie o banco de dados de conteúdo do aplicativo Web do site do portal usando a sequência de agrupamento LATIN1_General_CI_AS_KS_WS e defina o proprietário do banco de dados (dbo) como a conta de usuário da Instalação.

2. [DBA] Usando o Microsoft SQL ServerManagement Studio, adicione a conta de processo do pool de aplicativos ao grupo de Usuários e à função db_owner do banco de dados de

Criar e configurar o banco de dados de pesquisa do SharePoint Foundation e iniciar o serviço de pesquisa

98 conteúdo do aplicativo Web.

3. [Setup] Abra a linha de comando e execute os cmdlets New-SPWebApplication e Get-

SPWebApplication para configurar o banco de dados de conteúdo do aplicativo Web para o

site de portal. Use o exemplo a seguir como guia.

New-SPWebApplication -Name "Contoso Internet Site" -Port 80 -URL "https://www.contoso.com" -ApplicationPool "ContosoAppPool" - ApplicationPoolAccount (Get-SPManagedAccount "DOMAIN\jdoe")

Get-SPWebApplication http://sitename | New-SPWebApplicationExtension -Name "ExtranetSite" -SecureSocketsLayer -Zone "Extranet"

Para obter mais informações, consulte New-SPWebApplication e Get-SPWebApplication.

Importante:

O cmdlet Get-SPWebApplication deve ser executado no computador que está executando o aplicativo Web. A combinação de nome do host e porta não deve descrever um aplicativo Web que já exista; caso contrário, ocorrerá um erro e o aplicativo Web não será criado.

Use o procedimento a seguir para criar e configurar o aplicativo Web do site do portal e seu banco de dados de conteúdo.

1. [DBA] Crie o banco de dados de conteúdo do aplicativo Web do site do portal usando a sequência de agrupamento LATIN1_General_CI_AS_KS_WS e defina o proprietário do banco de dados (dbo) como a conta de usuário da Instalação.

2. [DBA] Usando o SQL ServerManagement Studio, adicione a conta de serviço do aplicativo de serviço ao grupo Usuários e à função db_owner para o banco de dados de conteúdo do aplicativo Web do site de portal.

3. [Instalação] No Shell de Gerenciamento do SharePoint 2010, use os cmdlets New-

SPWebApplication e Get-SPWebApplication para configurar o banco de dados de conteúdo

do aplicativo Web para o site de portal. Use o exemplo a seguir como guia.

New-SPWebApplication -Name "Contoso Internet Site" -Port 80 -HostHeader

"http://sharepoint.contoso.com" -URL "https://www.contoso.com" -ApplicationPool "ContosoAppPool" -ApplicationPoolAccount (Get-SPManagedAccount "DOMAIN\jdoe") Get-SPWebApplication http://somesite | Set-SPWebApplication -Zone "Extranet" - HostHeader "http://www.contoso.com" - AllowAnonymousAccess

Para obter mais informações, consulte New-SPWebApplication e Get-SPWebApplication.

Importante:

Esse comando deve ser executado no mesmo computador que está executando o aplicativo Web. A combinação de nome do host e porta não deve descrever um

99 aplicativo Web que já exista; caso contrário, ocorrerá um erro e o aplicativo Web não será criado.

4. [Instalação] Em um prompt de comando, execute o comando a seguir para reiniciar o IIS:

100

Implantar em um ambiente virtual (SharePoint

Foundation 2010)

Esta seção contém artigos com diretrizes sobre como configurar máquinas virtuais para servidores Microsoft SharePoint Foundation 2010 em um ambiente virtual.

Nesta seção:

101

Diretrizes sobre máquina virtual (SharePoint

Foundation 2010)

Este artigo fornece as diretrizes de configuração de uma VM (máquina virtual) que use o Tecnologia Windows Server 2008 Hyper-V e que seja utilizada em um farm do Microsoft SharePoint Foundation 2010. Isso inclui servidores de farm na camada do servidor Web, na camada do servidor de aplicativos e na camada do servidor de banco de dados. Antes de configurar uma máquina virtual para um farm do SharePoint, é recomendável ler o guia de introdução ao Hyper-V

(http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=187754&clcid=0x416). Toda decisão de configuração tomada para uma máquina virtual ou sua respectiva infraestrutura tem um impacto no desempenho ou na funcionalidade (SharePoint Foundation 2010 e Hyper-V) e, por isso, é muito importante entender cada opção de configuração.

Em um ambiente do Hyper-V, é possível especificar a configuração da rede virtual e a configuração de cada máquina virtual. Além disso, você pode configurar como a VM interage com o host de

virtualização e também o comportamento de parada e reinicialização da VM se o estado de execução da máquina virtual for interrompido.

Neste artigo:  Rede

 Adaptadores de rede

 Configuração da máquina virtual  Serviços de integração

 Uso de instantâneos

Rede

Você pode configurar a rede do Hyper-V antes de criar máquinas virtuais ou após criar uma ou mais VMs. Pode também criar mais de uma rede virtual para um host do Hyper-V.

Com o Gerenciador de Rede Virtual (acessado no Gerenciador Hyper-V), você pode escolher entre três tipos de redes virtuais. A tabela a seguir fornece um resumo dos tipos de rede e suas

características.

Tipo Descrição

Externa Use esse tipo quando quiser permitir que as VMs

se comuniquem com servidores localizados externamente e com o sistema operacional de gerenciamento (às vezes, mencionado como

102

Tipo Descrição

partição pai). Esse tipo também permite que as VMs no mesmo servidor físico se comuniquem entre si.

Interna Use esse tipo quando quiser permitir a

comunicação entre VMs localizadas no mesmo servidor físico e entre as VMs e o sistema operacional de gerenciamento. Uma rede virtual interna não está ligada a um adaptador físico de rede. É geralmente utilizada para criar um

ambiente de teste, onde você precisa se conectar às VMs usando o sistema operacional de

gerenciamento.

Privada Use esse tipo quando quiser permitir a

comunicação somente entre as VMs localizadas no mesmo servidor físico. Uma rede virtual privada não usa adaptador de rede virtual no sistema operacional de gerenciamento. As redes virtuais privadas geralmente são utilizadas quando se quer isolar as VMs do tráfego de rede no sistema operacional de gerenciamento e nas redes externas.

Use os requisitos de farm do SharePoint Foundation para determinar qual das três configurações de rede deve ser usada em um host de virtualização. Por exemplo, no artigo Início rápido: implantar um único servidor em um ambiente Hyper-V isolado (SharePoint Foundation 2010), usamos uma rede interna para isolar o ambiente de teste de um ambiente de produção.

Após determinar o tipo de rede a ser usado, você poderá especificar o intervalo de endereços MAC (controle de acesso à mídia) que serão atribuídos automaticamente aos adaptadores virtuais. A versão R2 do Microsoft Hyper-V Server 2008 permite que você forneça endereços MAC a um adaptador para evitar colisões na rede.

Sob a perspectiva de desempenho de rede, a capacidade de criar VLANs (redes locais virtuais) pode fornecer ganhos de desempenho. Máquinas virtuais na mesma VLAN podem se comunicar por meio do comutador virtual, o que significa que o tráfego de rede é mais rápido porque não usa o adaptador físico de rede. Outra vantagem de uma configuração de VLAN é que ela se baseia em software; os computadores podem ser facilmente movidos e ainda manterão suas configurações de rede.

Os links a seguir fornecem mais informações sobre os conceitos de rede virtual e como configurá-las.  Como a rede básica funciona no Hyper-V?

103  Hyper-V: quais são os usos dos diferentes tipos de rede virtual?

(http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=128085&clcid=0x416)

 Noções básicas sobre VLANs Hyper-V (http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=180709&clcid=0x416)  VLANs Hyper-V parte II (http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=18775&clcid=0x416)

 Configurando redes virtuais (http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=158767&clcid=0x416)

Adaptadores de rede

Dois tipos de adaptadores de rede podem ser anexados a uma máquina virtual: um adaptador de rede e um adaptador herdado. O adaptador de rede fornece melhor desempenho do que o adaptador herdado, que emula um adaptador PCI Fast Ethernet baseado no Intel 21140, resultando em transferências de dados mais lentas do que as obtidas com o adaptador de rede. Um adaptador de rede herdado também fornece suporte para instalações baseadas em rede porque inclui a capacidade de inicializar o PXE (Pre-Boot Execution Environment).

A menos que você precise usar um adaptador herdado até poder instalar o driver de máquina virtual, ou caso precise fazer uma inicialização de rede, é recomendável configurar a VM com um adaptador de rede.

Inicialmente, você pode usar o adaptador herdado para fazer uma inicialização de rede. Quando isso não for mais necessário, adicione um adaptador de rede e exclua o adaptador herdado.

Da mesma forma que nos servidores físicos, é possível instalar vários adaptadores em uma máquina virtual.