• Nenhum resultado encontrado

3. PADRE FÁBIO DE MELO E A SINALIZAÇÃO DO NOVO

3.2. Conhecendo Fábio de Melo

Padre Fábio José de Melo Silva, nascido em Formiga, Minas Gerais, em 1971, atua como artista, escritor, professor universitário e apresentador de programa televisivo. Além disso, tornou-se cantor de músicas de cunho religioso e de formação espiritual, bem como de músicas voltadas ao resgate das tradições sertanejas.

Ordenado em 2001 como sacerdote da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, passou, a partir de 2008, a atuar na Diocese de Taubaté, interior do Estado de São Paulo, a fim de – segundo ele - ter mais liberdade em sua agenda para programar shows e pregações. Seminarista por dezoito anos, é mestre em Antropologia Teológica, tendo como comunicador um vasto trabalho que inclui 9 livros e 12 CDs que, juntos, venderam mais de 1,8 milhão de unidades.

Os discos e livros do Padre Fábio de Melo têm liderado sucessivos rankings31 de vendas e seus shows se espalham por todo o Brasil, sempre com significativo público. Paralelamente à produção de livros e discos e à apresentação do programa “Direção Espiritual”, ele também tem atuado nas esferas de turismo religioso como membro recorrente de viagens a locais considerados sagrados pelo mundo cristão – como a Terra Santa – e participado de recentes investidas de setores da Igreja, como o Primeiro Cruzeiro Católico (“Navegando com Nossa Senhora”), realizado em janeiro de 2010. O fato é que o monitoramento da comunidade, bem como as histórias de vida coletadas com os fiéis, o apontam como um expoente do catolicismo contemporâneo, o que justifica a atual reflexão a respeito de seu papel

31 Os livros de Fábio de Melo permaneceram entre os dez mais vendidos no ranking estabelecido pela Revista Veja por mais de um ano (entre 2008 e 2009).

na instituição. Na internet, são inúmeros32 os sites não só sobre ele, mas também a respeito de suas palestras e obras.

Uma das principais fontes para acompanhamento da produção de Fábio de Melo foi monitorar os principais blogs e sites33 que tratam dele, uma vez que, a partir deles, foi possível estabelecer novas redes de contato, bem como acompanhar os próximos eventos do padre e a repercussão de suas falas. Ademais, os sites podem ser considerados importantes veículos de reprogramação das condutas dos fiéis.

O blog “direcaoespiritual.blogspot.com”, de autor desconhecido, divulga o programa “Direção Espiritual” desde 2007. Semanalmente o autor publica os vídeos do programa, divididos por temas abordados, como Perdão, Amor, Matrimônio, Agressividade com os Filhos, etc. É possível pesquisar no site por data ou por tema. Além disso, o autor do blog oferece a possibilidade de venda de DVDs com os programas postados. Segundo informações do site, toda renda obtida com a venda é diretamente redirecionada para a Canção Nova. O autor também incentiva a compra direta no site da comunidade.

Outro blog analisado (http://www.cylenepadrefabiocartoes.blogger.com.br) também contribuiu para as informações colhidas a respeito do padre. A autora, Cylene França, é de Belém do Pará e organiza o blog desde 2007. Nele é possível encontrar todo tipo de informação sobre Fábio de Melo. Além de publicar constantemente textos lidos ou escritos por ele, publica sua agenda de shows e palestras pelo Brasil, bem como vídeos do programa Direção Espiritual, de programas na TV aberta de que ele participa e ainda de shows realizados pelo Brasil. É possível ainda pelo blog acessar o “livro de testemunhos” e registrar testemunhos de vida relacionados ao padre. Atualmente, o livro já conta com 182 registros, e o blog com mais de 35.000 visitas. A autora também posta cartões com mensagens do padre, como mostram os exemplos abaixo:

32 É válido ressaltar que há uma alternância no processo de hierarquização dos poderes no campo carismático e uma diversificação nos perfis dos adeptos, haja vista, ter sido comum ver apresentados aos leitores livros de vários agentes do campo católico, como padre Marcelo Rossi, padre Reginaldo Manzotti e padre Fábio de Melo, quando, ao final da pesquisa, foram percorridas renomadas livrarias de São Paulo.

33Dentre os sites acompanhados, destacam-se a) http://direcaoespiritual.blogspot.com; b) http://www.fabiodemelo.com.br; c) http://www.cylenepadrefabiocartoes.blogger.com.br.

Foto 18: Exemplo de Cartões com frases de Fábio de Melo.

Fonte: www.cartoefabiodemelo.blogger.com.br

Foto 19: Exemplo de Cartões com frases de Fábio de Melo.

Fonte: www.cartoefabiodemelo.blogger.com.br

Entre as fãs de Fábio de Melo, esse é um dos blogs mais importantes para se obter informações sobre a agenda do padre e também para ter contato com frases e recentes produções. Muitas vezes, nos shows, as admiradoras ficam procurando por ela, pois todas admiram seu trabalho, sendo comum ouvir comentários sobre o “blog da Cy” até nas filas nas quais aguardam autógrafos ou compra de ingressos.

O último site acompanhado foi o oficial do padre Fábio (http://www.fabiodemelo.com.br). O topo da página faz constante anúncio da marca

de roupas Zinco, da agência de turismo “Koala Tours” – responsável pela organização das viagens de turismo religioso – e também da Talento Produções, sua produtora. Em seguida, segue faixa com divulgação do último CD lançado. É possível também no site acompanhar sua agenda do ano todo, bem como comprar seus produtos. Um dos pontos mais famosos do site refere-se ao link “Você na Foto”, onde é possível qualquer pessoa postar fotos próprias com o Padre Fábio em algum de seus shows ou viagens. Além destas, a organização do site posta fotos do padre em vários eventos, bem como vídeos de participações dele em programas televisivos. De vez em quando, Fábio de Melo coloca textos próprios nessa página no link “blog”. Ademais, ele mesmo conta sua história no site, em formato de vídeo.

A observação participante também foi constante durante a pesquisa, o que possibilitou o reconhecimento das tensões e fronteiras do campo religioso católico e a relação do padre Fábio nesse contexto. Além disso, foi possível identificar as interações mantidas por ele e seus fiéis.

Como apontado na introdução, a pesquisadora esteve presente nas noites de autógrafo de Fábio de Melo, como no lançamento do livro “Mulheres de Aço e de Flores” (2008), na Livraria Cultura do Shopping Vila Lobos (SP); no lançamento do livro “Cartas entre amigos: sobre medos contemporâneos” (2009), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP) e do livro “Cartas entre amigos: sobre perdas e ganhos” (2010), também na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP).

Procurei acompanhar toda a rotina de uma fã fiel, com vistas a identificar os processos de reprogramação de habitus. A começar pelas filas34, que começam a se formar cinco horas antes do horário marcado para o início dos autógrafos. Para os fãs (na maioria mulheres), a fila significa uma parte importante do acontecimento. Ter aquela atividade para frequentar no meio da semana significa alterar a rotina, encontrar com amigas conhecidas de outros shows e eventos do padre, conversar sobre suas músicas, livros e também sobre os problemas por que estavam passando. Conversando com as fãs/fiéis na fila foi possível identificar que a maioria havia conhecido a obra de Fábio de Melo depois de passar por alguma dificuldade: a perda de algum ente querido, uma separação, um conflito amoroso, um problema de saúde ou problema sério no trabalho. Ter contato com a sua obra e, naquele

34 A fila tornou-se, no decorrer dos trabalhos de campo, uma das principais fontes de conhecimento do campo pesquisado.

momento, com ele e com quem compartilha seu trabalho significa, aos poucos, retomar a vida.

Lembrando Thompson (1998), a proposta da Igreja Católica, mais uma vez, aposta nas interações dos indivíduos para melhor garantir sua inserção nos vários segmentos que compõem o campo católico. Essa nova atividade de produção das diversas formas simbólicas assumidas pelo catolicismo abre múltiplas modalidades de ações sociais de cunho religioso associadas à salvação, por meio de valores espirituais encontrados na atuação de Fábio de Melo tanto nos livros, como nos shows, CD’s e palestras.

Dentre essas novas formas de ação social, destacam-se os recursos das redes sociais de caráter virtual, como os sites, twitters, facebook, blogs e orkut, garantindo, assim, que tanto religiosos como fiéis interajam em ritmos acelerados, passando a impressão de crescimento da proximidade entre ambos e de acelerado processo de aprendizagem dos novos habitus de ser católico, nesse caso, ligados ao segmento Fábio de Melo. As filas são exemplos desse processo de reprogramação das condutas dos fiéis.

As horas na fila passam depressa para as seguidoras de Fábio de Melo: as “colegas de fé” falam sobre os maridos, sobre os filhos, o emprego, os problemas e contabilizam os eventos do padre que presenciaram. Depois, tornando-se parceiras nas redes sociais, trocam e-mails, telefones e endereços para continuar contato. E a rede se amplia: geralmente, um dia depois do evento onde se encontraram, já começam a adicionar os novos contatos às suas listas e a trocar mensagens, fotos e vídeos do padre. Geralmente, um dia após participar em alguma “fila”, as fãs dizem que já ampliam suas redes em, no mínimo, cinco novas “colegas de fé”.

Além de conversarem muito, na fila, também preparam cartas para o padre ou mostram às “colegas de fé” qual presente estão levando. São muitos os presentes: toalhas bordadas com o nome do padre, camisas, vestes sagradas, perfumes, sabonetes e até mesmo bolos e tortas. Inclusive, basta o padre comentar em shows ou programas sobre aquilo de que gosta ou algo que quer, para receber no dia seguinte, às vezes, centenas do referido produto. A mídia está bastante presente nas conversas, como mostra o depoimento abaixo, recolhido em um fila:

“Nunca fui de ir à igreja... nunca me liguei nisso, sabe? Um dia, estava em casa mudando os canais na TV, quando ouvi o padre Fábio fazendo uma pregação no canal da Canção Nova. O que ele falava me chamou muita atenção. Era uma palestra sobre ver os avessos dos problemas. Como gostei do que ele falava, deixei no canal para prestar atenção. Desde então quis descobrir tudo sobre ele e agora tenho tudo que ele escreveu, cantou, falou e frequento sempre seus eventos” (Flora, seguidora do padre Fábio de Melo).

O depoimento acima demonstra como a televisão, no interior dos lares, colabora para a incorporação e para a reprogramação de habitus nos fiéis. A entrevistada, diante da pluralidade de produtos midiáticos disponíveis, recebeu de maneira diferenciada as propostas de Fábio de Melo, o que a levou a seguir e aderir seu projeto.

As filas nos shows do padre funcionam da mesma forma que as filas de autógrafos: os espectadores chegam com antecedência e se põem a conversar sobre as últimas aparições do padre na mídia e suas expectativas para aquele show. Além disso, passam a procurar as colegas das redes sociais, uma vez que avisam umas às outras em quais lugares sentarão logo que compram os ingressos. Vale lembrar que as fãs viajam por todo o Brasil para assistirem a essas apresentações de Fábio de Melo, organizando caravanas e combinando caronas. Aquelas que são casadas recebem, na maioria das vezes, apoio e companhia dos maridos que acabam gostando também dos discursos do padre.

Fábio de Melo participa tanto de shows gratuitos, geralmente em festas relacionadas a padroeiros de cidades pelo Brasil ou organizados pela Canção Nova, quanto de shows em casas de espetáculo, que tendem a cobrar entre R$ 60,00 e R$ 250,00 por apresentação, dependendo da acomodação escolhida. Mesmo com valores altos, as redes de contato estabelecidas garantem a participação de todas as “colegas de fé”. Foi comum ouvir das participantes das filas que logo que os ingressos são colocados à venda, elas se comunicam e organizam as compras. Por exemplo, quando se trata de algum tipo de pré-venda exclusiva para clientes de determinado cartão de crédito, aquela que o possui compra para todas. Havendo no

grupo alguma colega com menores condições financeiras, há uma tendência de dividirem os valores para garantir a participação da amiga.

Ao término de cada show, filas quilométricas se instalam e as fãs chegam a aguardar até três horas pela saída do padre do camarim. Elas o seguem até o carro enquanto tiram fotos e recebem autógrafos. Por ocasião deste trabalho, foram acompanhados cinco shows em casas de São Paulo e do Rio de Janeiro e um outro a bordo do 1º Cruzeiro Católico - “Navegando com Nossa Senhora”, organizado pela CNS viagens religiosas.

O Cruzeiro ocorreu entre os dias 9 e 12 de fevereiro de 2010. Saiu de Santos (SP), com destino a Búzios (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). O início foi conturbado, pois, em virtude de forte chuva no porto de Santos, houve grande atraso no embarque. Logo na entrada todos assinaram um termo autorizando o uso da imagem para fins televisivos. No saguão de entrada muita gente: homens, crianças, mulheres – sozinhas ou em grupos.

Foto 20: Cartaz de divulgação do 1º Cruzeiro Católico – Navegando com Nossa Senhora (Santos/SP 2010).

Fonte: www.cruzeirocatolico.com

A cada grupo chamado para o embarque, um grito de alegria. Todos estavam eufóricos; ficaram admirados com o tamanho e a beleza do navio; afinal, para muitos

aquela era a primeira experiência em um Cruzeiro. Senhoras humildes fotografavam tudo, utilizando máquinas fotográficas antigas, com filme, ao mesmo tempo em que mulheres aparentando pertencer a classes sociais mais elevadas registravam tudo em câmeras digitais.

As passagens do Cruzeiro custaram entre R$ 800,00 e R$ 3.000,00 por pessoa, dependendo da acomodação escolhida. Tal valor dava direito a todas as refeições e eventos do navio, com exceção da bebida. Antes de o navio partir, os padres que organizaram o evento realizaram a Consagração a Nossa Senhora na parte externa do navio, em cujo topo foi montado um palco e aí foram feitas as orações. Os fiéis receberam lenços brancos e azuis para participarem desse momento e cantaram veementemente a música composta especialmente para o Cruzeiro35. A imagem da santa passou entre todos, para que, segundo os padres, o evento fosse abençoado. Dessa forma, o espaço foi sacralizado, e o evento já poderia começar.

Todos os dias havia missas às 7 horas e confissões ao longo do dia. Além disso, palestras eram proferidas pelos membros da igreja, e o terço, rezado diariamente por Miriam Rios. As bebidas alcoólicas foram liberadas e os jogos do cassino permaneciam disponíveis em alguns horários.

Depois do jantar, aconteciam os shows. No primeiro dia, se apresentou Eros Biondini, membro da comunidade Canção Nova e atual deputado de Minas Gerais. Nem todos do Cruzeiro participaram do show; as roupas eram simples e não havia pressa para estar lá. Nele, os responsáveis pela organização do evento transmitiram o recado de que o padre Fábio entraria no navio no dia seguinte, mas que só ficaria até o final, se todos respeitassem sua presença. Ou seja, foi pedido ao público que tratassem Fábio com naturalidade, como uma pessoa “normal” do Cruzeiro, para que, sentindo-se à vontade, ficasse até o término. Portanto, todos foram alertados de que, caso ele fosse tratado com exageros, deixaria o navio no mesmo dia em que realizasse o show.

35 Letra da música tema do cruzeiro, composta por André Leono: "Sinto todo teu amor, sinto agora teu calor, no teu manto que aquece e ilumina meu caminho. Ó mãe, sempre a me guiar e me confortar nos meus momentos mais difíceis... Ó mãe, esse coração clama por ti mais uma vez. Vamos ser felizes, navegando com Nossa Senhora, tem milagre acontecendo agora nesse mar, nesse mar de amor”.

O dia mais aguardado do passeio foi o segundo, dia do show do Padre Fábio de Melo. A fila para entrar (mesmo com lugares marcados) era enorme. Todos muito mais arrumados do que no primeiro dia, mulheres com vestidos longos, maquiadas e com os cabelos arrumados. Muitas até perderam o jantar para ficar na fila.

O Padre se apresentou em dois espetáculos. Aqueles que haviam assistido ao primeiro, saíam pedindo para ficar e asseguravam aos que estavam na fila que a apresentação tinha sido maravilhosa. E no segundo show, Padre Fábio repetiu o feito e todos saíram extasiados. A expectativa era saber se no dia seguinte ele permaneceria no navio ou não. E ele não só permaneceu, mas também decidiu dar uma volta pela piscina, no período da manhã. O aviso dado pela organização no primeiro dia não surtiu efeito: um tumulto se formou, impedindo-o de caminhar com tranquilidade, pois era cercado por todos para tirar fotos e dar autógrafos. Durante a tarde, todos achavam que ele não apareceria mais. De repente, se espalhou uma notícia de que ele cantaria na piscina e, mesmo sem confirmação, todos se aglomeraram no local.

Realmente, por volta das 15 horas, ele se apresentou cantando ao redor da piscina, apenas com o acompanhamento de um violão, até o final da tarde, o que fez com que muitos passageiros perdessem o horário do jantar. Ninguém se importou, porque o que os fiéis não queriam era perder a oportunidade de estarem ao lado do padre.

Pessoas de todo o Brasil participaram do Cruzeiro e registraram aquele evento como algo marcante em suas vidas. Sem dúvida, a presença de Fábio de Melo foi essencial para angariar a adesão maciça dos católicos ao evento.

Fotos 21 e 22: Fotos da consagração a Nossa Senhora realizada no início do Cruzeiro

Foto 23: Padre Fábio cantando no 1º Cruzeiro Católico (Santos/SP 2010).

Fonte: www.fabiodemelo.com.br

A observação participante, em conjunto com o monitoramento dos sites e do programa televisivo de Fábio de Melo, permitiu que fosse traçado neste estudo um quadro amplo de sua atuação e de suas influências no público receptor. Além disso, tal processo foi essencial para demonstrar as disputas no interior do campo religioso católico e o diferencial de Fábio de Melo diante dos discursos propostos pelo movimento carismático e pela Canção Nova. A análise de sua obra, elaborada no próximo item do capítulo, visa contribuir para tal reflexão.

3.3. Produção Bibliográfica e Musical de Fábio de Melo: construindo uma nova