• Nenhum resultado encontrado

Conjuntos funcionais do empreendimento

1. INTRODUÇÃO E GENERALIDADES

1.1. Contextualização e justificativa

1.2.1. Descrição e características gerais

1.2.1.3. Conjuntos funcionais do empreendimento

De acordo com Noronha (2008), a “Cidade da Música” é composta por quatro conjuntos funcionais com as características descritas a seguir. Nota-se que os objetivos principais concentram-se na descrição dos elementos constituintes do complexo cultural, não havendo a preocupação excessiva em suas respectivas localizações no interior do empreendimento.

Entretanto, a título de ilustração, apresenta-se a Figura 1.5, com a disposição dos principais conjuntos funcionais descritos na seqüência. As nomenclaturas dos conjuntos visualizados na figura encontram-se destacados em negrito e sublinhados na seqüência.

Figura 1.5 – Localização dos principais conjuntos funcionais da “Cidade da Música” (Fonte: BLANCAS, 2008, p. 36).

• Sala de música de câmara

Sala destinada para apresentações de música clássica acústica para até 500 pessoas, em audição frontal, e espetáculos com som amplificado (apresentações de MPB e Jazz) para até 800 pessoas, em forma de anfiteatro. A alteração do modelo de música clássica acústica para som amplificado da sala é realizada por meio de acionamento de disco giratório, invertendo o posicionamento da platéia e do palco. As figuras abaixo destacam as características desse conjunto.

Figura 1.6 - Perspectiva, obtida em maquete eletrônica, do acesso da laje esplanada (cota +9,97 m) à sala de música de câmara (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.7 - Perspectiva, obtida em maquete eletrônica, do interior da sala de música de câmara (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

• Sede da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), salas de ensaio, salas de aula e camarins

Conforme já descrito, o complexo cultural abriga a sede da Orquestra Sinfônica Brasileira, a OSB, e contará com sete salas de ensaio construídas com tratamento acústico específico e dez salas de aula a serem utilizadas no programa da OSB de formação de músicos. As figuras abaixo destacam as características desse conjunto.

Figura 1.8 – Perspectiva externa, obtida na maquete eletrônica, da sede da OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008)

Fotografia 11 – Fotografia externa de setembro de 2007 das obras do prédio sede da OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira (Fonte: PMRJ, 2008)

Figura 1.9 – Perspectiva externa, obtida na maquete eletrônica, do local onde se situam as salas de aula, de ensaio e administração do empreendimento (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Fotografia 12 – Fotografia de setembro de 2008 do local onde se situam as salas de aula, ensaio e administração do empreendimento (Fonte: PMRJ, 2008).

Fotografia 13 – Detalhe das obras das salas de ensaio, de aula e do prédio da administração do complexo e da grande sala (Fonte: Acervo pessoal, 13 de outubro de 2008).

Fotografia 14 – Outra vista das obras das salas de ensaio, de aula e do prédio da administração do complexo e da grande sala – à esquerda (Fonte: Acervo pessoal, 13 de outubro de 2008).

Fotografia 15 – Detalhe das obras do acesso às instalações da administração - “Ponte” (Fonte: Acervo pessoal, 13 de outubro de 2008).

Figura 1.10 - Perspectiva, obtida em maquete eletrônica, do interior de uma das salas de ensaio/sala de aula (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.11 - Perspectiva, obtida em maquete eletrônica, do interior de outra sala de ensaio (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.12 - Perspectiva, obtida em maquete eletrônica, de sala de ensaio de dança (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.13 – Perspectiva de maquete eletrônica do corredor de acesso aos camarins (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.14 – Perspectiva de maquete eletrônica do corredor de acesso aos camarins (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

• Cinemas, sala eletro-acústica, restaurante, lojas, cafeteria, midiateca e administração

A “Cidade da Música” possui três salas de cinema, com capacidade total de 1.500 lugares destinados à exibição de filmes internacionais e nacionais, além de sala eletro-acústica, que se destina à produção e apresentações de músicas experimentais eletrônicas e acústicas, obtidas a partir de pesquisas elaboradas, sendo a única desse gênero no Brasil.

Quanto aos serviços, destacam-se a presença de um restaurante, três lojas, uma cafeteria, uma midiateca com acervo de recursos audiovisuais, além das salas da administração, que constituem um conjunto de ambientes destinados à administração do complexo, localizando-se no último nível. As figuras abaixo destacam algumas das principais características desse conjunto.

Figura 1.15 – Perspectiva, obtida a partir da maquete eletrônica, do complexo das salas de cinema (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.16 – Nova perspectiva, obtida a partir da maquete eletrônica, do complexo das salas de cinema (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.17 – Perspectiva de maquete eletrônica da sala eletro-acústica: destinada à produção e apresentações de músicas eletrônicas (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

• Sala de filarmônica (Grande Sala) e foyer musical

O complexo cultural possui a maior sala de filarmônica da América Latina, intitulada de Grande Sala, com capacidade para 1800 pessoas para apresentações de orquestras sinfônicas com 10 torres de camarote, e 1300 pessoas para apresentações de Óperas com reversão de quatro das dez torres, dotadas de transportadores pneumáticos, além do palco com desnivelamento para nível inferior, constituindo uma área em planta igual a 2738 2

m . A estrutura cênica e de suporte da

Grande Sala é bastante complexa, destacando-se o urdimento, camarotes móveis (descritos anteriormente), palco e a vestimenta de palco, que possui cortina principal e cortina corta fogo.

O urdimento é o setor de apoio ao palco e contém: treliças metálicas, passarelas metálicas, patéia, varas e motores com capacidade de carga variando entre meia e uma tonelada. A estrutura referente ao palco é composta por base, assoalho, piso fixo, quarteladas, elevadores, estrutura móvel e o piso móvel. No entorno da Grande Sala há um Foyer Musical, situado à 10 m, que propicia uma vista panorâmica à sala sinfônica.

As fotografias e imagens abaixo e a Tabela 1.5 destacam as principais características da Grande Sala e do Foyer Musical do complexo da Cidade da Música.

Tabela 1.5 – Resumo das principais características da sala de filarmônica (Grande Sala) da Cidade da Música (Fonte: NORONHA, 2008).

Equipamento Unidade Valor Destinação e/ou descrição

Foyer un. 1

Foyer musical situado a 10 m de altura: vista panorâmica para a

grande sala

Grande Sala (Filarmônica)

lugares 1800 Orquestras sinfônicas

lugares 1300 Óperas

un. 10 Torres de camarotes com reversão para ópera

un. 4

Torres de camarotes e palco deslocáveis com desnivelamento para

nível inferior Área (m ) 2 2738 Área total em planta

Figura 1.18 – Perspectiva externa das instalações da Grande Sala e Foyer Musical, obtida a partir da maquete eletrônica (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Fotografia 16 – Vista externa da finalização das obras das instalações da Grande Sala e Foyer Musical (Fonte: Acervo pessoal, 13 de outubro de 2008).

Figura 1.19 – Perspectiva do acesso da laje esplanada (cota +9,97 m) ao Foyer Musical e à Grande Sala - maquete eletrônica (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.20 – Detalhe do acesso ao Foyer Musical - maquete eletrônica (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.21 – Perspectiva interna do Foyer Musical: passarelas e estruturas suspensas - maquete eletrônica (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.22 – Perspectiva frontal da Grande Sala preparada para apresentações sinfônicas: presença dos dez camarotes, incluindo os quatro móveis junto ao palco - maquete eletrônica (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.23 – Perspectiva posterior da Grande Sala - maquete eletrônica (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.24 – Detalhe da movimentação dos quatro camarotes junto ao palco: preparação da sala para apresentações de ópera (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.25 – Perspectiva frontal da Grande Sala preparada para apresentações de ópera (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Figura 1.26 – Vista do corte da Grande Sala: destaque aos elementos do urdimento e ao suporte das cortinas, iluminações e demais elementos de palco (Fonte: ESCRITÓRIO CHRISTIAN DE PORTZAMPARC, 2008).

Fotografia 17 – Vista interna da finalização das obras da Grande Sala (Fonte: Acervo pessoal, 13 de outubro de 2008).

Fotografia 18 – Vista da laje de cobertura do prédio de suporte aos elementos de apoio ao palco: cortinas e iluminação (Fonte: Acervo pessoal, 13 de outubro de 2008).

A Tabela 1.6 destaca um resumo geral com as características dos demais conjuntos funcionais do complexo cultural.

Tabela 1.6 – Resumo das principais características dos equipamentos inseridos na Cidade da Música (Fonte: NORONHA, 2008)

Equipamento Unidade Valor Descrição/Destinação

Música de câmara lugares 500 Músicas clássicas acústicas 800 Música popular e Jazz

Salas de ensaio un. 7 Salas de ensaio musical com

tratamento acústico

Salas de Aula un. 10 Salas de aula utilizadas pela OSB (programa de formação de músicos)

Serviços

un. 1 Cafeteria

un. 3 Lojas

un. 1 Restaurante

Tabela 1.6 - Continuação

Equipamento Unidade Valor Descrição/Destinação

Midiateca un. 1 Arquivos de recursos audiovisuais Sala eletroacústica un. 1 Produção/apresentação de música experimental eletrônica/acústicas Cinema

un. 3

Salas destinadas para exibições de filmes internacionais e nacionais

lugares

(por sala) 500

Documentos relacionados