• Nenhum resultado encontrado

Considerações Finais

Atualmente a Internet é imprescindível, pois muitos são os serviços proporcionados pela mesma. Assim sendo, várias foram as tecnologias que emergiram para usufruir dela. A VoIP, em especial, é a que tem despertado maior interesse, por propiciar comunicação de voz por meio da Internet, ou seja, utiliza as redes de dados para a transmissão de voz e, com isso, em contrapartida à PSTN, provê mobilidade e principalmente considerável redução de custos, o que lhe confere relevância na presente pesquisa. A VoIP tem-se disseminado gradativamente e está presente em aplicações de

Internet cotidianas, por exemplo, no MSN e no Skype [4] [17].

Com isso, a VoIP tem sido adotada por muitas instituições e empresas que gradativamente tem substituído os seus equipamentos de PABX por Soluções IP, como PBX VoIP. Desta forma, tem-se a possibilidade de direcionamento das chamadas aos respectivos destinos, quer pelo encaminhamento via rede de dados da própria instituição quer de operadoras VoIP [10].

Com a utilização de Soluções IP, a exemplo da VoIP, a disponibilização do serviço, bem como seu gerenciamento, podem ser realizados pela própria empresa ou instituição que disponibiliza a solução, sem a necessidade de terceirização. Com isto, ganha-se autonomia e funcionalidade, a exemplo da utilização de um Painel de Controle de Administração do sistema via web, o que não requer conhecimentos técnicos inerentes à sua manutenção, isto é, inclusão, exclusão, atualização, pelos usuários.

Ainda, pode-se aproveitar o corpo técnico para o desempenho de tarefas que venham a ser solicitadas [53].

Atualmente, num mundo globalizado, as empresas tem buscado novas soluções para redução de seus custos operacionais. Uma das soluções é a econômica e as características intrínsecas que a VoIP proporciona. Isto é, ao invés de usar a comunicação de voz via telefone convencional, por meio da PSTN, pode-se usar a rede de dados, por meio da Internet ou das Intranets.

Assim, o uso da comunicação de voz via rede de dados se faz com o uso da VoIP, em que, para tal, é necessário o uso de aplicativos do tipo softphone ou hardware do tipo Telefone IP em cada extremidade do enlace de comunicação. Uma chamada VoIP, quando estabelecida, necessariamente é uma comunicação que faz uso da VoIP, que em cada uma das extremidades faz-se necessária a codificação da voz, transformando-a em pacotes de áudio. Na sequência, estes pacotes são transmitidos a outra extremidade e então decodificados.

A codificação e decodificação é feita por meio de codecs. Os codecs servem principalmente para diminuir o uso da banda da rede de dados disponível para o serviço. Numa comunicação em que se usa VoIP, há a possibilidade de que não haja compatibilidade entre os codecs das extremidades do enlace da comunicação e, com isto, impossibilitando propriamente a comunicação, necessitando então recorrer aos

Media Gateways, que são responsáveis em fazer a transcodificação.

A necessidade de transcodificação de chamadas VoIP demanda consideráveis recursos de máquina, podendo exaurí-la em número elevado. Desta forma, pode ocasionar o descarte de chamadas, bem como a degradação da qualidade das chamadas em curso. Assim, num cenário VoIP, é ideal que se tenha vários Media Gateways, e que as chamadas sejam distribuídas entre eles de forma proporcional as suas capacidades de recursos.

Portanto, uma das principais contribuições desta pesquisa é o Módulo Balanceador de Chamadas, responsável por balancear as chamadas VoIP que necessitam de transcodificação, desde que não possuam o codec adequado em alguma das extremidades. Assim sendo, o balanceamento de chamadas VoIP a transcodificar é implementado por meio do Módulo Balanceador de Chamadas, composto pelos Sub- módulos Acionador, Atualizador, Indicador de MG e Verificador.

O Módulo Balanceador de Chamadas monitora os recursos dos Media Gateways usando as primitivas do protocolo SNMP. Esta concepção é prática, simples e funcional, pois o Módulo Balanceador de Chamadas e o Módulo Servidor de Sessão se encontram no Servidor de Chamadas, e todo o sistema pode ser implementado usando software livre, a exemplo do que foi usado na validação da proposta apresentada nesta dissertação.

Para a validação da proposta, foram implementados e usados um Servidor de Chamadas e dois Media Gateways. Os recursos relacionados a memória e processador de máquina foram usados para exemplificar os recursos monitoráveis dos Media

Gateways. A validação do Módulo Balanceador de Chamadas deu-se pela realização de

diferentes testes no ambiente VoIP, abordados no Capítulo 6.

Os testes levaram em consideração participantes possuindo codecs idênticos, distintos e dois Media Gateways. Tais testes demonstraram a eficácia do Módulo Balanceador de Chamadas, o que vai ao encontro do objetivo proposto nesta dissertação, ou seja, prover o balanceamento de chamadas VoIP a transcodificar.

Um outro ponto positivo do Módulo Balanceador de Chamadas é a viabilidade mercadológica, haja vista o vertiginoso emprego da VoIP, pois há um crescimento na migração das comunicações para Soluções IP, processo este irreversível, constituindo um campo promissor de pesquisas. Com isto, sua flexibilidade peculiar torna o Módulo Balanceador de Chamadas passível de customização a critério das necessidades [59] [76].

Para a VoIP, ainda não há padrões predominantes, isto inclui hardware, protocolos e virtualmente cada aspecto do sistema. No final, a VoIP é um grande avanço do sistema de telefonia atual em termos de eficiência, custo e flexibilidade. Como qualquer tecnologia emergente, alguns desafios precisam ser vencidos, mas está claro que será aprimorada a cada dia até que, futuramente, substitua o sistema de telefonia atual. Haja vista isto, é notório que, em curto prazo, o crescimento exponencial da Internet e a disseminação da VoIP, tornem imprescindível a utilização do Módulo Balanceador de Chamadas, concebido e desenvolvido nesta dissertação, que é a parte principal da solução ao balanceamento de chamadas VoIP a transcodificar.

diferentes configurações de Media Gateways, atentando-se principalmente as arquiteturas de processadores, memória e barramento de entrada/saída. Outra sugestão para melhorar o Módulo Balanceador de Chamadas é uma melhor definição da fórmula para o cálculo do VCB, considerando a normalização dos diversos recursos possíveis existentes, associado ao MOS dos codecs com o consumo de banda de rede.

Como trabalho futuro, é sugerido a implementação do Módulo Balanceador de Chamadas para aplicações multimídia, considerando a interatividade e todos os aspectos relacionados aos codecs de áudio e vídeo, bem como, a compactação de dados discretos.