• Nenhum resultado encontrado

5.6 – Considerações finais do capítulo

Capítulo 6 Considerações Finais

O principal objetivo do trabalho em verificar se existem diferenças entre as condições de trabalho nas lavouras de café commodity e nas lavouras de café especial, na região produtora do sul de Minas Gerais, conforme proposto no projeto de pesquisa, pode ser considerado como plenamente atendido. O estudo sobre o agronegócio do café, as pesquisas realizadas nas fazendas produtoras de commodity e de especial, bem como a sistematização dessas informações viabilizaram a conclusão do trabalho.

Por meio do estudo do agronegócio do café, foi possível compreender a importância dessa cultura no Brasil e o seu papel no mercado externo, onde vários países produtores o comercializam para os mesmos poucos compradores. A pesquisa nas fazendas contribuiu não somente com os dados coletados, mas apontou para uma metodologia de sistematização das informações sobre processo produtivo e processo de trabalho.

Ao longo da pesquisa, a necessidade de analisar as diferenças encontradas entre os processos produtivos dos diferentes cafés tornou-se um objetivo secundário. Essa análise foi elaborada por meio da utilização da ferramenta de modelagem de processos de negócios, a qual permitiu que as diversas atividades tanto dos processos de produção, quanto dos processos de trabalho fossem detalhadas e comparadas.

O desmembramento dos processos, de produção e de trabalho, permitiu que ambos os aspectos fossem analisados passo a passo e descritos detalhadamente, ampliando a visão de cada uma das atividades da produção de café commodity e de café especial, bem como quais são as condições de trabalho dos trabalhadores envolvidos nessa lavoura. Para cada atividade produtiva detalhada tornou-se possível visualizar a relação de trabalho envolvida, e assim compreender as diferenças entre os produtos finais.

Por meio dessa análise, foi possível concluir que as lavouras de café especial são mais favoráveis aos trabalhadores do que as lavouras do commodity. Essa melhoria de condições vai ao encontro daquilo que é apontado como condições de vida e trabalho abordado no item 5.2 do capítulo quinto. É através da relação entre processo de trabalho e processo produtivo

que ocorre a reposição da força de trabalho do trabalhador, ou seja, é através da remuneração, das condições de trabalho, dos benefícios que são oferecidos ao trabalhador que são possíveis a reposição da força de trabalho e a sua realização como ser social.

A tabela abaixo reúne os macroprocessos produtivos tanto do café

commodity quanto do café especial, apontando as diferenças entre eles. Por

meio desse resumo, podemos perceber que a quantidade de atividades agregadas aos trabalhadores da lavoura de café especial é significativa.

Café Commodity Café Especial

Plantio a escolha das mudas tem como variáveis decisórias a produtividade da planta e a resistência às intempéries;

Plantio

a escolha das mudas está relacionada ao tipo de produto final exigido; é comum ocorrer o plantio de variedades distintas de cafeeiro; a separação em talhões está associada também à rastreabilidade do café especial.

Colheita arruação feita pelos colhedores e a derriça é feita no chão;

Colheita

arruação feita pelos funcionários fixos, alocação dos colhedores ao talhão com melhor maturação do café; derriça feita no pano;

Limpeza Separação

Terreiro

da lavoura para a moega do lavador e separador de café, separação dos diferentes tipos de café; terreiros separados;

Terreiro Secagem Mecânica

Tulha

da lavoura ao terreiro, sem lavagem e separação; secagem mecânica pode ser feita pelo proprietário ou por terceiros; descanso na tulha na propriedade;

Secagem Mecânica

Tulha

do terreiro para os secadores mecânicos limpos, sem misturar os tipos de café ; após a secagem direto para o descanso nas tulhas limpas;

Benefício

geralmente feito pelos maquinistas ou cooperativa; café pronto para comercialização;

Benefício

cada lote de café é beneficiado em separado; a cada lote ocorre a limpeza da máquina de benefício; após o benefício o lote é encaminhado ao armazém;

Armazenagem

catalogação do lote; retirada de amostra para classificação;

Classificação

amostra indica classificação, execução da classificação do lote; registro das informações obtidas pela classificação;

Re-Benefício

determinação da configuração do re- benefício; limpeza das máquinas de re- benefício; re-benefício do lote de café;

Tabela 6.1 – Mapa dos macroprocessos produtivos do café commodity e do café especial comentado

Sob o aspecto produtivo, a diferença entre a produção de commodity e de especial que se dá na colheita, onde os colhedores, embora tenham o mesmo número de atividades, na lavoura do commodity devem fazer a arruação do cafezal; já na lavoura do café especial, os trabalhadores fixos

desempenham essa tarefa, em contrapartida os colhedores do especial devem fazer a colocação do pano sob o pé de café. Ambas as tarefas demandam tempo de trabalho que não estão relacionadas ao aumento da remuneração desses trabalhadores. Dessa forma, mesmo havendo uma diferença entre os processos produtivos, a remuneração, tanto na lavoura de café commodity quanto na lavoura de café especial, é a mesma.

Somente para concluir, há um grande aumento na quantidade de trabalho para se obter um café de qualidade superior. E ele é desempenhado pelos trabalhadores fixos da fazenda, que são mais bem remunerados nos períodos de alta da safra, conforme explicitado no item 4.4.1.

A análise dos processos de trabalho nos dá a informação de que a lavoura de café especial propicia melhores condições aos seus trabalhadores, embora tal melhoria não seja em forma de salário, mas, sim, em benefícios agregados ao cumprimento da legislação trabalhista.

Café Commodity Café Especial

Registro em CTPS Não Sim

Salário equivalente equivalente

13º salário Não Sim

Férias Não Sim

in itinerè Não Sim

Benefícios

i - Assistência Médica Não Sim

ii - Assistência Odontológica Não Sim

Uso de EPIs Não Sim

Transporte Adequado Não Sim

Tabela 6.2 – Diferenças entre o café commodity e o especial

O cumprimento da legislação trabalhista é uma exigência do mercado internacional dos cafés especiais, bem como das certificações existentes. Portanto, embora não ocorra uma melhora significativa na remuneração em forma de salário, há a melhoria devido ao cumprimento da legislação trabalhista, agregando os benefícios nela composta.

Para que fosse possível atingir o objetivo proposto, foi utilizado o método da modelagem de processos de negócios, através da elaboração dos fluxos de

Assim, a ferramenta permite que, utilizando-se de um grupo de aspectos para cada cultura a ser analisada, seja utilizada para a análise de culturas distintas, porém com macroprocessos semelhantes. O ganho adicional se dá pelo detalhamento das atividades, o que permite ações corretivas e de melhoria nos processos de produção, como identificar as deficiências do processo de trabalho analisado e, unindo ambos os argumentos, buscar a eficiência do processo todo.

Como continuidade ao presente trabalho, novas pesquisas podem ser iniciadas, inclusive a contagem do tempo das atividades de colheita, a fim de comparar cada uma das tarefas para a análise da quantidade de trabalho envolvido e, assim, concluir qual lavoura demanda mais trabalho. E ainda, utilizando-se a ferramenta apresentada, pode-se fazer uma análise nas diferentes lavouras de café robusta, localizadas no Espírito Santo e Rondônia, uma vez que o presente trabalho abordou apenas o café arábica.

Um outro trabalho seria analisar quais são as diferenças de processo de produção e de trabalho do café que está sendo produzido na Bahia nos últimos 5 ou 10 anos, questão que pode indicar uma tendência da cafeicultura brasileira. Da mesma maneira, podem-se abordar as diferentes culturas de cafés, como, por exemplo, os cafés orgânicos, a agricultura biodinâmica, entre outras. Há, ainda, a possibilidade de estender a utilização da modelagem de processos de negócios para o estudo de outras lavouras, ou seja, através da utilização dessa modelagem pode-se criar uma metodologia uniforme para a análise de culturas agrícolas, bem como para outros processos de produção.

Um outro aspecto que pode ser pesquisado está relacionado com os processos produtivos relevantes para a produção de cafés superiores.