• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 6 Considerações Finais

6.2 Considerações finais

De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que a avaliação da acessibilidade baseada unicamente em inspeção de conformidade a

130

partir de ferramentas automáticas não é, per si, suficientemente eficaz na detecção de diversas falhas de acessibilidade em websites.

Este fato é decorrente da limitação das ferramentas automáticas no tocante à verificação de possíveis erros relacionados à interface Web, tais como uso de cores e distribuição da informação.

Assim sendo, a adoção de enfoques clássicos empregados na avaliação da usabilidade de produtos complementou o processo de verificação de falhas de acessibilidade que não puderam ser detectadas automaticamente.

A confrontação das hipóteses formuladas com as considerações resultantes da análise dos resultados obtidos, apresentados no capítulo anterior, à luz do contexto de avaliação considerado, possibilitaram as seguintes conclusões:

Argumento 01: Se o número de erros cometidos pelos participantes, durante o processo de avaliação, tivesse sido menor, os indicadores objetivos, coletados a partir da mensuração do desempenho do usuário, teriam sido mais baixos. Desta forma, o desempenho dos usuários seria melhor e, como conseqüência, teríamos maior acessibilidade do website analisado.

Conclusão 01: A acessibilidade será tanto

maior quanto maior for o desempenho associado ao uso do produto (Hipótese nula

131

Argumento 02: A opinião do indivíduo acerca da acessibilidade de um produto é importante no tocante à sondagem do grau de satisfação da interação com o website em questão. Neste âmbito, pode- se afirmar que quanto menos barreiras forem impostas aos grupos de usuários, maior será o índice de satisfação subjetiva associado.

Conclusão 02: A acessibilidade será tanto

maior quanto maior for a satisfação subjetiva associada ao uso do produto

(Hipótese nula H2 aceita).

Argumento 03: A acessibilidade à Web pode ser parcialmente verificada mediante ferramentas automáticas que analisam o produto de acordo com diretrizes consensuais na área. Neste contexto, diversas métricas expostas no Capítulo 2 deste documento, atestam que quanto menor o número de falhas detectadas, menor o número de barreiras impostas a determinados grupos de usuários.

Conclusão 03: A acessibilidade será tanto

maior quanto maior for o grau de adequação do produto a padrões consensuais na área

132

Argumento 04: Na confrontação dos enfoques, apresentada no Apêndice T, pode-se verificar que a satisfação do usuário está diretamente ligada ao seu desempenho obtido durante o processo de avaliação do produto, e vice-versa. Os indivíduos que tiveram um bom desempenho, tenderam a dar respostas positivas no questionário. O mesmo comportamento foi observado no caso de um baixo desempenho. Conclusão 04: O desempenho será tanto

maior quanto maior for a satisfação subjetiva associada ao uso do produto

(Hipótese nula H4 aceita). Neste contexto, também conclui-se que a satisfação subjetiva

será tanto maior quanto maior for o desempenho associado ao uso do produto considerado (Hipótese nula H5

aceita).

Argumento 05: Ainda no tocante à confrontação dos enfoques, percebe-se que o número de erros cometidos pelos usuários está associado às barreiras de acessibilidade encontradas, muitas das quais

detectadas a partir da inspeção da

conformidade a padrões, mesmo que, em alguns casos, não tenha sido possível a comparação entre os enfoques, já que alguns

133

aspectos não puderam ser contemplados na mensuração do desempenho do usuário, como a comunicação com o website nas ações em geral em relação à linguagem apresentada, a compreensão das instruções e advertências do website, a compreensão das mensagens de erro apresentadas, dentre outros aspectos analisados (vide Apêndice T).

Conclusão 05: O desempenho será tanto

maior quanto mais

fundamentado em padrões consensuais da área for o desenvolvimento do produto considerado (Hipótese nula H6

aceita).

Argumento 06: Em relação ao confronto entre a inspeção da conformidade e a sondagem da satisfação do usuário, observa-se discrepância em alguns aspectos analisados. Por exemplo, a análise mediante diretrizes apontam para uma presença de imagens sem textos alternativos no website. Porém, a maioria dos usuários (76.66% dos

respondentes), concordou ou concordou

totalmente com a afirmação de que não havia no website figuras sem legendas.

Conclusão 06: A satisfação subjetiva NÃO

será tanto maior quanto mais fundamentado em padrões consensuais na área

134

for o desenvolvimento do

produto considerado

(Hipótese nula H7 rejeitada). Adicionalmente, realizou-se um estudo comparativo entre os três grupos de participantes classificados de acordo com a necessidade especial apresentada. Tal estudo mostrou não existir diferenças significativas entre os resultados obtidos a partir das avaliações dos participantes sem visão, com baixa visão e com visão normal.

Neste sentido, também foram analisadas as categorias dentro de cada grupo, classificadas de acordo com o nível de experiência dos participantes. Tal estudo mostrou não existir diferenças significativas entre os resultados obtidos a partir das avaliações dos participantes iniciantes e experientes.

Com relação à utilização de sistemas de gerenciamento de conteúdo na criação de websites, pode-se afirmar que a acessibilidade do produto final pode vir a ser prejudicada devido à manutenção do conteúdo não ser de responsabilidade do webmaster. Neste caso, o arcabouço de software mostrou-se ineficiente ao permitir que o gestor de conteúdos utilizasse figuras sem legendas, assim como links adjacentes.

Além disto, o template utilizado na construção do website é considerado acessível pelo Joomla, porém foi detectada a utilização de valores absolutos no CSS, tais como pt e px. Assim como o template, o módulo utilizado para a funcionalidade de autenticação também apresentou problemas ao não incluir caracteres pré-definidos de preenchimento nas caixas de edição e nas áreas de texto até que os navegadores tratassem corretamente os controles vazios.

135

websites criados e mantidos mediante o arcabouço de software Joomla é diretamente relacionada à acessibilidade dos módulos utilizados e também a forma de manutenção do conteúdo por parte dos gestores responsáveis

Portanto, a partir da aplicação da abordagem multidimensional, dos dados coletados e da análise realizada, conclui-se que a

abordagem multidimensional proposta nesta pesquisa se mostrou eficaz na detecção de problemas de acessibilidade em

websites.

Documentos relacionados