• Nenhum resultado encontrado

O presente trabalho representa um a im portante contribuição para a segurança e qualidade do cuidado de enferm agem na m anutenção do cateter venoso central ( CVC) , sem cuff, não tunelizado, de curta perm anência, especialm ente no que concerne ao curativo, no paciente adulto hospitalizado.

Com base nesse entendim ento, o estudo realizou o diagnóstico situacional subsidiado nas observações, nas entrevistas grupais e individuais, que perm itiram descrever o conhecim ent o expresso dos enferm eiros correlato a diferentes aspectos do procedim ent o.

A aproxim ação com a realidade revelou não conform idades na execução propriam ente dit a do curat ivo, sej am elas de caráter teórico ou prático, o que nos dirige para a necessidade prem ente de rever conceitos inerentes à tem át ica, tanto com foco na form ação profissional do enferm eiro, com o na sua at ualização. Têm - se alguns itens que estiveram aquém do esperado, entre eles: higienização das m ãos, uso de luvas, técnica asséptica, t ipo de cobertura do CVC e o registro de enferm agem .

É oportuno m encionar que alguns fatores podem estar int erferindo na qualidade do cuidado prestado, entre eles o quadro de pessoal, dificuldade na uniform ização do procedim ento, bem com o, o caráter com que a sistem atização da assistência de enferm agem vem sendo realizada e, ainda, a dificuldade de participação dos profissionais nos processos educativos oferecidos.

Assim , o desem penho profissional na realização do referido curativo perm anece um tem a inquietante no contexto atual de assistência de enferm agem hospitalar, caracterizado por dificuldades e incertezas no plano da gestão de recursos hum anos e m ateriais.

Destaca- se que a com preensão do cenário e cotidiano nos quais a prática do curat ivo está inserida proporcionou a ponderação crítica desse

panoram a, que corroborou para o desenvolvim ento de um obj eto de aprendizagem , um vídeo educat ivo em form ato digital.

Torna- se im portant e com plem entar que o processo de elaboração e validação do roteiro e do vídeo educativo dem andaram tem po, apropriação teórica do tem a em questão e grande esforço por parte das pesquisadoras, cont udo, resultou num m aterial atual, de alta qualidade, baixo custo, adequado para o fim a que se destina, que conseguiu refletir fielm ente a situação da prát ica clínica.

O vídeo, com o obj eto de aprendizagem , foi validado por enferm eiros peritos, tendo elevada concordância nos diferentes aspectos, sej a na apresentação do roteiro, com índice superior a 97,2% , e 96,1% na versão final do vídeo. Assim , considera- se que o instrum ento desenvolvido está adequado para ser disponibilizado.

Alm ej a- se que sua utilização possibilite um ensino inovador do conteúdo trabalhado, a partir do uso de recursos da inform ática e de m etodologias at ivas, favorecendo o processo de aquisição e atualização do conhecim ento, independente do contexto ao qual estiver inserido. Depreende- se que a disponibilização deste recurso para as inst ituições de ensino e assistenciais, bem com o na I nternet, se faz necessária, entretanto, enfat iza- se nossa preocupação em definir critérios de reprodução e distribuição do m aterial.

Além disso, ressalta- se o intuito de aplicação e avaliação do obj eto digital construído e validado j unto aos usuários finais, o que j ust ifica o desenvolvim ento de estudos posteriores, tendo com o foco o im pacto no processo ensino- aprendizagem e retenção do conhecim ento por parte dos estudantes de graduação e enferm eiros, na utilização do vídeo educativo.

Diante do exposto, acredita- se que pesquisas acerca da prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada a CVC são relevantes no sentido de elucidar questionam entos ainda sem respostas, fornecer subsídios para nortear a prática clínica, auxiliar a tom ada de decisão frente às controvérsias, apoiar a adoção de estratégias educacionais pautadas no uso de novas tecnologias de inform ação e com unicação e a

sua aplicabilidade na prática, o que sem dúvida repercutirá na segurança e qualidade aos pacientes subm etidos à cateterização venosa central.

Acrescenta- se que algum as lim itações do estudo devem ser apontadas, entre elas: o núm ero lim itado de observações do procedim ento do curativo, dificuldade de participação efetiva dos m esm os enferm eiros em todas as etapas do estudo, ausência de instrum entos validados de avaliação do curat ivo do CVC, bem com o, de vídeos educativos, em consonância aos obj etivos propostos. Ainda, tivem os dificuldades na fase de validação do m aterial produzido, considerando a relevância da part icipação dos peritos que pudessem em it ir sugestões pertinentes à tem ática.

Por outro lado, há que se considerar que o m étodo de observação, com base em check- list, quando validado e subsidiado nas m elhores evidências poderá constit uir- se em um instrum ento valioso sej a na esfera educacional e/ ou assistencial em saúde.

Ao finalizar esta pesquisa, iniciaram - se reflexões m ais críticas e com partilhadas sobre o cuidado de enferm agem na m anutenção do curativo do CVC. Em bora com dificuldades, o hospital em estudo constitui- se em um a referência nacional e dispõe de um a estrutura organizacional, com com issões atuantes, com o: Controle de I nfecção Hospitalar, Educação Continuada em Enferm agem , Controle de Qualidade e Gerenciam ento de Resíduos de Serviços de Saúde, dentre outros, capazes de conj untam ente prom over a m elhoria de qualidade da assistência à saúde prestada à população.

Documentos relacionados