• Nenhum resultado encontrado

O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho funcional e muscular isocinético concêntrico em idosos com um período de pós-operatório variando entre oito meses e cinco anos de artroplastia total e unilateral de quadril em conseqüência de OA.

De acordo com os resultados, não foram observadas diferenças no desempenho muscular (pico de torque normalizado, trabalho máximo normalizado e potência média) do quadril e joelho entre membro sem prótese e com prótese no grupo ATQ. No entanto, quando os grupos ATQ e controle foram comparados, observou-se diferença significativa nos movimentos de abdução do quadril, extensão e flexão do joelho nas velocidades avaliadas.

A média da velocidade de marcha rápida foi superior no grupo controle (1,96 m/s, p=0,017). Na velocidade auto-selecionada os grupos foram homogêneos. O tempo de pós-operatório não influenciou na força muscular, representada pelo trabalho máximo normalizado.

Apesar dos cuidados metodológicos adotados no desenvolvimento deste estudo, algumas limitações devem ser consideradas como: a investigação superficial do nível de atividade física e da reabilitação no período pós-operatório; a não verificação do tempo médio de diagnóstico em anos da OA e o tipo de desenho deste estudo, não podendo inferir conclusões de causalidade.

No entanto, os resultados deste estudo fornecem informações consideráveis para a elaboração de protocolos de tratamentos específicos para idosos submetidos à ATQ, assim como medidas preventivas. É importante que o programa reabilitador seja eficaz para gerar integridade da musculatura, evitando que novos processos degenerativos acometam outras articulações. Futuros estudos são necessários para

esclarecer o efeito longitudinal da ATQ no desempenho muscular de indivíduos idosos.

Borges,V.S. Apêndices

APÊNDICE A: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO - MESTRADO

PROJETO DE PESQUISA:

Desempenho Muscular e Funcional em Idosos após Artroplastia Total de Quadril

RESPONSÁVEIS:

Pesquisadora: Viviane Santos Borges (37) 3241-2085; (37) 9938-7269. Orientador: Prof. Dr. João Marcos Domingues Dias (31) 3409-4783. Co-orientadora: Dra. Rosângela Corrêa Dias (31) 3409-4783.

ENDEREÇO:

Departamento de Fisioterapia: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 3º andar, Campus Pampulha. Fone: (31) 3409-4783; (31) 3409-4788. Comitê de Ética em Pesquisa: Avenida Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG. CEP: 31270-000. Fone: (31) 3409-4592.

Prezado (a) participante,

Obrigada por aceitar o convite de participar desse estudo. O objetivo dessa pesquisa é avaliar a força dos músculos do quadril e do joelho de idosos com osteoartrite (artrose)que colocaram prótese no quadril.

Procedimento do estudo:

O estudo constará de três etapas a serem realizadas em um dos laboratórios do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais em único encontro que deverá durar aproximadamente duas horas. É importante que você use roupas leves durante a realização do teste, que não impeçam os movimentos das pernas e do quadril, como por exemplo: calça de ginástica, short ou bermuda, camisa de malha ou de outro tecido que não faça sentir muito calor, e tênis confortável. Estas etapas encontram-se descritas a seguir na seqüência em que serão executadas.

Borges,V.S. Apêndices

1ª etapa:

Será composta de três questionários. O primeiro consta da avaliação de sua memória; o segundo referente aos seus dados pessoais, tempo e medidas do seu peso e altura; o terceiro e último você deverá relatar suas dificuldades com relação à dor, rigidez e limitações funcionais.

2ª etapa:

Solicitaremos que o (a) Sr.(a) caminhe em uma velocidade normal e rápida em em um tapete de aproximadamente 5 metros, para avaliar sua movimentação ao andar.

3ª etapa:

Em seguida você realizará um aquecimento como preparação para sua participação no teste. Este aquecimento será feito em uma esteira por 5 minutos em uma velocidade moderada. Após este aquecimento será realizado o teste propriamente dito. Ele ocorrerá em um aparelho que mede a força muscular exercida em cada movimento. Antes do teste no qual você deverá fazer o máximo de força possível, serão realizados alguns movimentos no aparelho para que você possa se acostumar com o movimento e com a velocidade do teste.

Riscos e desconfortos:

Os riscos de sua participação nesta pesquisa são mínimos. Pode ser que você sinta algum cansaço durante o teste, o mesmo tipo de cansaço que você sente quando realiza alguma atividade física (caminhada, ginástica, etc), mas este cansaço tende a desaparecer em algumas horas. Porém, caso ocorra algum prejuízo à sua saúde comprovadamente causado pelos procedimentos desta pesquisa, você será encaminhado a tratamento clínico adequado sem nenhum custo para você.

Para assegurar sua privacidade será colocado na sua ficha um número de identificação, sendo que seu nome nunca será revelado em nenhuma situação. Caso as informações obtidas com esta pesquisa sejam publicadas em alguma revista ou evento científico, você não será identificado, pois será representado com um número. Além disso, os dados publicados informarão sobre o comportamento do grupo de participantes como um todo, e não de um participante sozinho.

Informamos que o (a) Sr.(a) não receberá qualquer tipo de compensação financeira em função da sua participação neste estudo e que, no entanto, quaisquer

outros gastos adicionais serão absorvidos pela pesquisa e são de responsabilidade do pesquisador.

Benefícios:

Os benefícios que você terá com os procedimentos desta pesquisa inclue uma avaliação detalhada do desempenho dos músculos do seu quadril e joelho. Este estudo também fará com que os profissionais da área da saúde, principalmente da área de fisioterapia, gerontologia e reabilitação, compreendam melhor algumas mudanças que podem ocorrer no desempenho dos músculos dos idosos que colocam prótese no quadril, contribuindo para direcionar ações voltadas para a avaliação e o tratamento de pessoas que fazem esse tipo de cirurgia.

Recusa ou abandono:

Sua participação é inteiramente voluntária e caso não deseje mais participar do estudo, terá a liberdade de se retirar, sem que recaia sobre o(a) Sr.(a) nenhuma penalização. Os pesquisadores podem decidir sobre a sua exclusão do estudo por razões científicas, sobre as quais o(a) senhor(a) será devidamente informado. O Sr.(a) receberá uma cópia deste Termo de Consentimento e poderá consultar alguém de sua confiança, caso queira, antes de assiná-lo.

Depois de ter lido as informações acima, se for de sua vontade participar, por favor, preencha o consentimento abaixo.

CONSENTIMENTO

Declaro que li e entendi as informações contidas acima. Todas as minhas dúvidas foram esclarecidas e recebi uma cópia deste formulário de consentimento.

Assim, eu _____________________________________________, abaixo assinado, concordo em participar, de livre e espontânea vontade deste estudo.

Belo Horizonte, _____de ________________de ______.

_____________________ _______________________ Assinatura do participante Testemunha

Responsáveis:

_______________________ _________________________________ Viviane Santos Borges Prof. Dr. João Marcos Domingues Dias Pesquisadora Orientador

Borges,V.S. Apêndices

TERMO DE UTILIZAÇÃO DE IMAGEM

Eu, ______________________________________________________, autorizo a utilização de minha imagem, em filmes ou fotografias, em eventos tais como: congressos, simpósios, jornadas, salas de aula e em revistas científicas, com o estrito propósito de cunho científico.

Belo Horizonte, _____ de __________________________ de _______. ____________________________________________ Assinatura do Voluntário ____________________________________________ Testemunha ____________________________________________ Ft. Viviane Santos Borges

Pesquisadora

___________________________________________ Prof. Dr. João Marcos Domingues Dias

Borges,V.S. Anexos

ANEXO A – Aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais

Borges,V.S. Anexos

ANEXO B – Aprovação do Comitê de Ética do Hospital Governador Israel Pinheiro - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais HGIP-IPSEMG

ANEXO C – Mini-Exame do Estado Mental

ORIENTAÇÃO TEMPORAL Max. Pontuação

Que dia é hoje? 1

Em que mês estamos? 1

Em que ano estamos? 1

Em que dia da semana estamos? 1

Qual a hora aproximada? 1 Considere correta até 1h a mais ou a menos em relação à hora real.

ORIENTAÇÃO ESPACIAL Max. Pontuação

Em que local nós estamos? 1 Perguntar apontando para o chão.

Que local é este aqui? 1 Apontar ao redor, em um sentido mais amplo.

Em que bairro nós estamos ou qual o nome de uma rua próxima?

1 Em que cidade nós estamos? 1 Em que Estado nós estamos? 1

MEMÓRIA IMEDIATA Max. Pontuação

Eu vou dizer três palavras e você irá repeti-las

a seguir: “carro, vaso, tijolo”. 3 Um ponto para cada palavra repetida acertadamente na 1ª vez. Repetir as palavras até três vezes para o aprendizado, se houver erros.

CÁLCULO Max. Pontuação

Subtração de setes seriadamente (100-7, 93- 7, 86-7, 79-7, 72-7, 65).

5 Se houver erro, corrija-o e prossiga. Considere correto se o examinado espontaneamente se auto-corrigir.

EVOCAÇÃO DE PALVRAS Max. Pontuação

Quais são as palavras que o (a) Sr. (a) acabou de repetir?

3 Um ponto para cada uma das três palavras evocadas.

NOMEAÇÃO Max. Pontuação

Nomear um relógio e uma caneta 2

REPETIÇÃO Max. Pontuação

Repetir a frase: “Nem aqui, nem ali, nem lá”. 1 Considerar somente se a repetição for perfeita.

COMANDO Max. Pontuação

Pegue este papel com a mão direita, dobre-o ao meio e coloque-o no chão.

3 Um ponto para cada etapa correta. Não dar dicas no meio da tarefa.

LEITURA Max. Pontuação

Mostre a frase “FECHE OS OLHOS” e peça para fazer o que está sendo mandado.

1 Deve realizar o comando.

FRASE Max. Pontuação

Pedir para escrever uma frase. 1 Se não compreender o significado, ajude com: alguma frase que tenha começo, meio e fim; alguma coisa que aconteceu hoje; alguma coisa que queira dizer. Não

considerar erros gramaticais ou ortográficos.

CÓPIA DO DESENHO

1 Peça para fazer o melhor possível.

Considere apenas se houver 2 pentágonos com uma interseção.

TOTAL 30

Referência: Brucki SMD, Nitrini R, Caramelli P, Bertolucci PHF. Sugestões para o uso do mini-exame do estado mental no Brasil. Arq Neuro-Psiquiatr 2003;61(3B):777-81.

Borges,V.S. Anexos

ANEXO D – Índice WOMAC para Osteoartrite

ANONIMATO E CONFIDENCIALIDADE

Toda informação que você fornecer será considerada estritamente confidencial e será apresentada apenas como estatística do grupo de indivíduos. Nenhum dado que identifique um indivíduo com uma resposta específica ou genérica será apresentado. Se você tem alguma pergunta ou comentários sobre esta pesquisa, por favor, sinta-se a vontade para escrever ou telefonar:

Ft. Viviane Santos Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

Avenida Antônio Carlos, n° 6627, Pampulha. Belo Horizonte – MG Cep: 31270-010 Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Departamento de Fisioterapia. Tel.: (31) 3409-4592. Telefone do Laboratório de Desempenho Motor e Funcional Humano (31) 3409-4788.

Residência:

Av. Dr. Dorinato Lima, nº 216, Lourdes – Itaúna MG Cep: 35680-188 Telefones: (37) 32412085 ou (37) 9991-6250

INSTRUÇÕES PARA OS PACIENTES

Nas seções A, B e C as perguntas serão feitas da seguinte forma e você deverá respondê-las colocando um “X” em um dos quadrados.

NOTA:

1. Se você colocar o ”X” no quadrado da extrema esquerda, ou seja:

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

Então você está indicando que você não tem dor.

2. Se você colocar o “X” no quadrado da extrema direita, ex.:

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

Então você está indicando que sua dor é muito intensa. 3. Por favor, observe:

a. Que quanto mais à direita você colocar o “X”, maior a dor que você está sentindo. b. Que quanto mais à esquerda você colocar o “X”, menor a dor que você está sentindo.

c. Favor não coloque o “X” fora dos quadrados. Você será solicitado a indicar neste tipo de escala a intensidade de dor, rigidez ou incapacidade que você está sentindo. Por favor lembre que quanto mais à direita você colocar o “X”, você está indicando que está sentindo maior dor, rigidez ou incapacidade.

SEÇÃO A

INSTRUÇÕES PARA OS PACIENTES

As perguntas a seguir se referem a intensidade da dor que você está atualmente sentindo devido a artrite de seu joelho. Para cada situação, por favor, coloque a intensidade da dor que sentiu nas últimas 72 horas (Por favor, marque suas respostas com um “X”).

Pergunta: Qual a intensidade da sua dor? 1-Caminhando em um lugar plano.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

2- Subindo ou descendo escadas.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

3- A noite deitado na cama.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

4-Sentando-se ou deitando-se.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

5- Ficando em pé.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

SEÇÃO B

INSTRUÇÕES PARA OS PACIENTES

As perguntas a seguir se referem a intensidade de rigidez nas juntas (não dor), que você está atualmente sentindo devido a artrite em seu joelho nas últimas 72 horas. Rigidez é uma sensação de restrição ou dificuldade para movimentar suas juntas (Por favor, marque suas respostas com um “X”).

1. Qual é a intensidade de sua rigidez logo após acordar de manhã?

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

2. Qual é a intensidade de sua rigidez após se sentar, se deitar ou repousar no decorrer do dia?

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

SEÇÃO C

INSTRUÇÕES PARA OS PACIENTES

As perguntas a seguir se referem a sua atividade física. Nós chamamos atividade física, sua capacidade de se movimentar e cuidar de você mesmo(a). Para cada uma das atividades a seguir, por favor, indique o grau de dificuldade que você está tendo devido à artrite em seu joelho durante as últimas 72 horas (Por favor, marque suas respostas com um “X”).

Pergunta: Qual o grau de dificuldade que você tem ao: 1 - Descer escadas.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

2- Subir escadas.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

3- Levantar-se estando sentada.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

4- Ficar em pé.

Borges,V.S. Anexos

5- Abaixar-se para pegar algo.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

6- Andar no plano.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

7- Entrar e sair do carro.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

8- Ir fazer compras.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

9- Colocar meias.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

10- Levantar-se da cama.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

11- Tirar as meias.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

12- Ficar deitado na cama.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

13- Entrar e sair do banho.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

14 - Se sentar.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

15- Sentar e levantar do vaso sanitário.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

16- Fazer tarefas domésticas pesadas.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

17- Fazer tarefas domésticas leves.

Nenhuma  Pouca  Moderada  Intensa  Muito intensa 

OBRIGADA POR RESPONDER ESTE QUESTIONÁRIO

Referência: FERNANDES,M.I.; FERRAZ,M.B.; CICONELLI,R.M.- Tradução e Validação do Questionário de Qualidade de Vida Específico para Osteoartrose (WOMAC) para a Língua Portuguesa. Rev Paul Reumatol, v. 10, p. 25, 2003.

ANEXO E – Normas para Publicação do Journal of Physiotherapy

Journal of Physiotherapy welcomes contributions that are relevant to the science or practice

of physiotherapy. The Editorial Board is committed to publishing excellent research and will consider the following types of papers:

 Systematic reviews  Clinical trials  Economic analyses  Experimental studies  Qualitative studies  Epidemiological studies  Observational studies  Case studies  Narrative reviews

The following types of studies are low priority:

 Studies of the reliability or validity of clinical measurement procedures  Surveys of physiotherapy students

 Surveys of physiotherapy practice

 Any survey with low response rates (< 70%)

Submission of these types of studies should be accompanied by a short (< 100 words) explanation of why the study would be of particular interest to readers of JoP. The Editorial Board will decide, on the basis of this explanation and the abstract, whether the manuscript should be considered for publication. If accepted, such studies will be published as papers of less than 2000 words with no more than one table or figure.

Manuscript length (not including title page, abstract, references, tables or figure legends) depends on the type of study:

 Systematic reviews up to 5000 words

 Clinical trials, experimental and qualitative studies up to 3500 words  Observational studies up to 2500 words

Authors may be invited, or in some cases required, to place important supplementary material as electronic addenda (eAddenda) on the JoP web site.

Presentation

Research manuscripts should consist of a title page, abstract, text, references, tables, and figures. Manuscripts should be prepared with 2.5 cm margins and a footer containing an abbreviated title, the first author’s family name, page number and date. The abstract, introduction, method, results, and discussion should be 1.5 line-spaced, but all other text should be single-spaced. Put a double return between paragraphs.

Title Page

The title of the manuscript should not be more than 25 words and should be in two parts. Give the main results of the study followed by a colon and the method used, eg, ‘A resource- efficient exercise program after discharge from rehabilitation improves standing ability in people after stroke: a placebo-controlled, randomised trial’. Then, list all authors and their degrees, positions, institutions, country, and email address. Nominate a corresponding author for the review who is authorised to negotiate and approve editorial revisions, provide his/her

Borges,V.S. Anexos title (Professor, Dr, etc) and give contact details (telephone number, mobile number, fax number, and email address). You may nominate a different corresponding author for publication; provide his/her title (Professor, Dr, etc) and short contact details (department/institution, postal address and email address). Provide a running head of up to six words. Next, for indexing purposes, select up to eight key words from the Index Medicus Medical Subject Headings (MeSH). MeSH Headings can be found on the PubMed MeSH browser at www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html. List the word count for the abstract and the body of the text, as well as the number of references, tables, and figures. Lastly, list the Ethics Committee(s) that approved the study and the procedures for gaining consent, source(s) of support, acknowledgements, and any competing interests. Acknowledgments should include statements of important contributions which do not justify authorship. The nature of the contribution should be specified. It is customary to seek permission of people named in the acknowledgments.

Abstract

An abstract of no more than 250 words is required for all submissions using the headings: Question, Design, Participants, Intervention, Outcome measures, Results, Conclusion, Trial registration as appropriate. The results should include estimates of effect sizes and their confidence intervals rather than p values. Abstracts should not contain references.

Introduction

The introduction should justify the aims of the manuscript. Only references essential to understanding the aims of the manuscript should be included. Introductions rarely need be longer than three paragraphs. At the end of the introduction, list the research questions explicitly.

Method

Use the subheadings: Design, Participants therapists centres, Intervention, Outcome measures, Data analysis as appropriate to the design of the study. Restrict headings to no more than two levels of importance (ie, avoid sub-subheadings). Where aspects of the method have been described in other widely-available publications, a reference to those publications may suffice whereas newly-developed procedures should be described in more detail. In the Design section, describe the overall design, especially the timing of intervention and measurement and any randomisation or blinding procedures. In the Participants, therapists, centres section, outline the recruitment procedures and the inclusion and exclusion criteria for eligibility of participants, therapists, and centres. In the Intervention section, put as much detail as possible, using the eAddenda option of JoP as necessary. In the Outcome measures section, state the impairment/activity limitation/participation restriction being collected (eg, walking) and its measurement with units (eg, velocity during 10 m Walk Test in m/s). Other examples are: strength measured as peak isometric elbow extensor torque using hand-held dynamometry in Nm, or pain measured as intensity at rest on a 10-cm VAS in cm. It can be useful to divide outcome measures into those examining impairments vs activity limitations vs participation restrictions. It is only necessary to refer to manufacturers’ information for equipment when the precise specifications could be important to interpretation of the study. Information should be placed in a footnote at the end of the text, coded using consecutive, superscripted lower case letters in brackets.In the Data analysis section, outline any a priori power analysis carried out to determine the number of participants needed for the study. Outline any calculation done to the data. Explain how the research questions are answered by the interpretive tests but do not name the statistical package used if it is widely available.

Results

The first subheading should be Flow of participants, therapsits, and centres through the

study where the numbers at each point in the study are presented as well as baseline

characteristics. The remainder of the results should only report the data that answer the

Documentos relacionados