• Nenhum resultado encontrado

A análise da qualidade de energia elétrica é considerada indispensável para garantir o funcionamento adequado de todo o Sistema Elétrico. Este estudo possibilita detectar as falhas e tomar medidas preventivas que possam prevenir os efeitos nefastos provocados pelas perturbações que prejudicam os equipamentos elétricos e assim prolongando a vida útil dos mesmos.

Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um equipamento de medição de grandezas elétricas de baixo custo, fácil instalação e que envie as medições para um sistema de armazenamento de dados e desta forma possibilitar a análise do comportamento do Sistema Elétrico.

A Bobina de Rogowski mostrou-se um sensor de corrente bastante eficaz, possuindo diversas vantagens em relação aos demais sensores encontrados no mercado, como por exemplo, isolação galvânica, boa resposta em altas frequências (medição de transitórios), não possui núcleo ferromagnético, resposta linear, capacidade de medição de grandes magnitudes de corrente e é segura, diferentemente do TC que pode proporcionar acidentes caso seu secundário fique em aberto. Além da fácil instalação sem interferir no sistema que é conectada.

Uma forma de diminuir o custo da Bobina de Rogowski foi a aquisição apenas do sensor, sem seu circuito de aquisição e assim projetar o circuito integrador, que se mostrou eficiente em relação a altas frequências e a linearidade, desta forma reduziu-se o custo em cerca 70%.

Assim como a Bobina de Rogowski, o sensor de efeito Hall possui isolação galvânica e boa resposta em altas frequências, mas é um sensor relativamente caro, dependendo das necessidades o divisor resistivo pode ser utilizado como alternativa eficiente e de menor custo.

O microcontrolador MSP430F47197 atendeu as necessidades do projeto, principalmente por possuir um A/D de 16 bits, amostras simultâneas dos canais A/D e por possuir a função Hardware Multiplier.

Os algoritmos embarcados no microcontrolador para o cálculo das grandezas elétricas foram validados através da comparação com o analisador de energia DRANETZ© do modelo PowerGuide 4400. Já o algoritmo para identificação dos distúrbios de tensão funcionou de maneira satisfatória, mas mesmo sendo um dos métodos que consomem menos processamento do microcontrolador, constatou-se que a sua utilização provocou perdas no

número de amostras devido ao elevado tempo de processamento, principalmente por ser utilizado a cada ciclo e por armazenados os dados em um vetor, que posteriormente é enviado a memória EEPROM externa e ao software supervisório. Mesmo assim, não comprometeu o projeto, mas diminuir a exatidão do sistema.

Em relação ao teste de campo, onde o sistema de medição foi instalado especificamente para as medições da corrente do primário de um transformador de uma subestação subterrânea da CEEE, pode-se comprovar a eficiência do todo o sistema, já que o protótipo esta em funcionamento a mais de seis meses sem apresentar problemas.

Como trabalhos futuros sugere-se a utilização de um microcontrolador com maior nível de processamento, para o desenvolvimento de algoritmos mais sofisticados para analise de QEE e para a eliminação do uso de um microcomputador, onde o próprio sistema de medição controlará a interface homem-máquina e armazenará as medições.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Álvaro Algusto, et al. Estudo e desenvolvimento de um protótipo de equipamento de medição baseado na bobina de Rogowski como alternativa aos TCs de medição convencionais. 2007, p. 7.

ALVES, Mário Fabiano. Tópicos Avançados em Engenharia Elétrica - Qualidade da Energia Elétrica. PUC. Belo Horizonte : s.n., 2011.

ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional - PRODIST - Módulo 1 - Introdução. [Online] 2012.

[Citado em: 15 de Fevereiro de 2013.]

http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/Modulo1_Revisao_6.pdf.

ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional - PRODIST - Módulo 8 - Qualidade da Energia Elétrica. [Online] 2012. [Citado em: 1 de Março de 2013.] http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/M%C3%B3dulo8_Revis%C3%A3o_4.pdf.

BOYLESTAD, Robert. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2004.

DELBEN, Guilherme Jurkevicz. Avaliação da resposta da bobina de Rogowski para aplicação em sensor de descargas elétricas em isoladores. Universidade Federal do Paraná. Curitiba : s.n., 2008. p. 78, Dissertação de Mestrado.

FALCÃO, Djalma M. Integração de tecnologias para viabilização da Smart Grid. Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. 2010.

FITZGERALD, A. E, Junior, C K e Umans, S D. Máquinas Elétricas. 6ª. São Paulo : Bookman®, 1975. p. 648.

GIACOMINI, Julian, et al. Monitoramento de uma Subestação Subterrânea de Distribuição de Energia Elétrica utilizando uma Rede de Sensores Inteligentes Híbrida e PLC (Power Line Communication). Congresso Brasileiro de Automatica. 2012.

GONÇALVES, Armando Albertazzi. Calibração de Sistemas de Medição. Labmetro, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis : s.n., 2006.

GOUNÊA, M R, et al. Desenvolvimento de Padrões para Redes Subterrâneas Híbridas. Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. [Online] 2011. [Citado em: 16 de Janeiro de 2013.] www.aneel.gov.br/biblioteca/downloads/livros/desen_redes.pdf.

HIGASHI, Eduardo Massahiko. Modelagem da bobina de Rogowski para medidas de pulsos de corrente elétrica. Universidade Federal do Paraná. Curitiba : s.n., 2006. p. 82, Dissertação de Mestrado.

JÚNIOR, A. P. Eletrônica Analógica, Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos. 6ª. s.l. : Bookman®, 2007. p. 308.

LATHI, B. P. Sinais e Sistemas Lineares. 2ª. s.l. : Bookman®, 2007. p. 856.

LEM. Datasheet. Datasheet Catalog. [Online] 2013. [Citado em: 12 de Janeiro de 2013.] http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/lem/LA10-PB.pdf.

LEM. Datasheet. Digikey. [Online] 2013. [Citado em: 3 de Janeiro de 2013.] http://media.digikey.com/pdf/Data%20Sheets/LEM%20USA%20PDFs/LV%2025-P.pdf.

MATANA, Gleison Melhado. Proposta de Equipamento para Medição dos Fenômenos Relativos à Qualidade da Energia Elétrica utilizando Conceitos de Instrumentos Virtuais. Universidade de São Paulo. São Carlos : s.n., 2008. p. 211, Dissertação de Mestrado.

MUKHI, Vijay, Shanbhag, Sandeep e Mukhi, Sonal. C# - Fundamentos. São Paulo : Makron Books, 2002. p. 400.

PEREIRA, Fábio. Microcontroladores MSP430 – Teoria e Prática. s.l. : Érica Ltda, 2005.

SANKARAN, C. Power Quality. London : CRC Press LLC, 2002.

SANTOS, Túlio Luiz. Desenvolvimento de um sistema embarcado para medição de corrente. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis : s.n., 2010. p. 102, Dissertação de Mestrado.

TEXAS INSTRUMENTS. Application report SLAA122. Current-Transformer phase-shift compensation and calibration. [Online] 2001. [Citado em: 2 de Janeiro de 2013.] http://www.ti.com/lit/an/slaa122/slaa122.pdf.

TEXAS INSTRUMENTS. MSP430x4xx - User's Guide. Texas Instruments. [Online] 2012. [Citado em: 30 de Janeiro de 2013.] http://www.ti.com/lit/ug/slau056k/slau056k.pdf.

XAVIER, Pedro Eduardo de Almeida. Analisador da qualidade de energia baseado em DSP. Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa : s.n., 2011. p. 130, Dissertação de Mestrado.

APENDICE A

Algoritmo desenvolvido para o cálculo da potência ativa em uma fase utilizando as funções “union” e “struct” da linguagem C e o Hardware Multiplier do MSP430F47197.

union _mem { struct _part{ int low:16; int high:16; } part; long int total; };

// Calculo da Potência Ativa na fase A union _mem memoria;

MPYS = Va; // Registrador que carrega o primeiro valor da multiplicação. OP2 = Ia; // Registrador que carrega o segundo valor da multiplicação. memoria.part.low = RESLO; // Parte menos significativa.

memoria.part.high = RESHI; // Parte mais significativa.

Pasoma += memoria.total; // Resultado da multiplicação e somatório N++;

// Timer B0 interrupt service routine

#pragma vector=TIMERB0_VECTOR // (Timer configurado em 1 segundo) __interrupt void Timer_B (void)

{

Pa = Pasoma / N; // Potência ativa = somatório dividido pelo // número de amostras (N)

... }

Documentos relacionados