• Nenhum resultado encontrado

De acordo com a literatura, a utilização da membrana polipropileno (PP) proporciona a diminuição dos defeitos no osso alveolar, bem como, aplicabilidade para reabilitação oral por meio de implantes imediatos. O presente trabalho analisou a prática de preservação de rebordo alveolar, pós exodontia com o uso da membrana de polipropileno na Regeneração Óssea Guiada.

No campo da odontologia e da medicina não existe um consenso dentre as diversas técnicas principalmente entre a RTG, ROG e biomateriais disponíveis. Esses procedimentos aparentam ter sua validade justificada pela literatura e demostram-se importantes vantagens que visam o cuidado do meio bucal.

Constatou-se a importância do rebordo alveolar e as práticas aplicadas na área de odontologia no combate as doenças na boca. A prática da exodontia, as técnicas da Regeneração Óssea Guiada apresentam os momentos primários para o uso da barreira de PP. É bem perceptível a enorme vantagem da aplicação da Membrana de Polipropileno para prevenção dos tecidos.

Nesse quadro, fica claro dizer que a Regeneração Óssea Guiada contribui na cicatrização alveolar através do uso do método da membrana de polipropileno. Ao mesmo tempo é bom destacar que, se por um lado as diversas membranas possuem suas características próprias. O Bone Heal é uma membrana não reabsorvíveis e apresenta efeitos positivos para o combate do rebordo alveolar na colocação de implantes dentários e são importantes nas práticas atuais para o profissional de odontologia no que se refere a integridade estrutural ao longo da colocação e a maior capacidade de manter espaços quando comparadas com as membranas reabsorvíveis.

Dentre as possíveis formas da utilização da Bone Heal é através do implante imediato. Salienta-se que o primeiro momento deve-se fazer a radiografia, depois a formação do coágulo e por último a implantação do implante. Segundo Salomão (2012), “numa experiência de 100 casos, apenas em um paciente não houve formação de coágulo. É necessário retirar o implante, curetar e deixar sangrar novamente para a aplicação do Bone Heal. Após os 90 dias foi feito o implante”.

Apesar das contradições das técnicas chega-se então a conclusão do sucesso a prática do ROG e têm se tornado uma importante opção na terapia clínica com implantes. A Revisão de Literatura apresentou taxas de sucesso na

regeneração do tecido ósseo em torno de implantes possibilitando uma reabilitação mais rápida, com menos etapas cirúrgicas, contribuindo para o conforto e estética do paciente.

Diante disso, o uso da membrana de polipropileno na Regeneração Óssea Guiada (ROG) é um procedimento seguro e previsível para a preservação de rebordo alveolar após a exodontia e a barreira de polipropileno contribuiu para a preservação do rebordo ósseo, viabilizando a indicação de instalação de implante osteointegrável.

É preciso que o odontólogo aumente seu campo de pesquisa referente a ROG através da aplicação do Bone Heal. De acordo com o especialista Munir Salomão existem poucos estudos encontrados na literatura. Por outro lado, constatou-se que as experiências feitas em clínicas mostraram a viabilidade da utilização dessas barreiras pós exodontias, reduzindo a morbidade e abrindo novas perspectivas nessa área na odontologia. Além disso, a barreira de Polipropileno (Bone Heal) é registrada na ANVISA, sendo seu uso legal no território brasileiro. Dessa forma, recomenda-se aos profissionais da área um maior número de pesquisa e publicação de experiência relacionado a preservação do rebordo alveolar, pós Exodontia: o uso da Membrana de Polipropileno na Regeneração Óssea Guiada.

REFERÊNCIAS.

AMLER, MH. The time sequence of tissue regeneration in human extraction wounds.

Oral Surg Oral Med Oral Pathol. V.27, n.3, p.309-18, 1969.

AMSTERDAM, M., ABRAMS, L. Periodontal prosthesis. In: GOLDMAN H., COHEN D. W. Periodontal therapy. 3.ed. St. Louis: Mosby, 1969. cap. 26, p. 762-813.

AMSTERDAM, M.: Periodontal prosthesis - 25 years in retrospect. Alpha Omegan, v.67, p.9-52, 1974.

ANDRADE-ACEVEDO, R; TRENTIN, MS; SHIBLIN, JA. Bases clínicas e biológicas da ROG associadas a barreiras ou membranas. Revista Brasileira Implantodont. Prótese implante. São Paulo, v. 11 n.43, p. 251-7, 2004.

ANDRADE, Pollyanna Tognolo de. Planejamento sobre Prótese Periodontal. 2015. 72 f. Monografia apresentada no Curso de Especialização da Faculdade de Odontologia da UFMG como requisito à obtenção do título de Especialista em

Prótese Dentária. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia, Belo Horizonte, 2011.

ARAÚJO, MG; LINDHE, J. Ridge preservation with the use of Bio-Oss collagen: A 6- month study in the dog. Clin Oral Implants Res. v.5, n.20, p.433-40, 2005.

ARAÚJO, M; SUKEKAVA, F. Epidemiologia da doença periodontal na América Latina. Revista Periodontia, v.2, n.17, p. 7-13, 2007.

BARTEE BK. Extraction site reconstruction for alveolar ridge preservation. Part 1 & 2 J. Oral implantol 2001.

BORGES, Ana Paula Nogueira. Enxerto Ósseo Autógeno: Revisão de Literatura. 2014. 33.F. Monografia Do Curso De Especialização em Implantodontia da

Faculdade-FACSETE, com o objetivo de obtenção de Título em Implantodontia. Vitória da Conquista, 2014.

BOTTICELI, D; BERGLUNDH, T; BUSER, D; LI DHE, J. Apositional bone formation in marginal defectes at implants. Clín Oral Implants, v.1, n.14, p.1-9, 2013.

BOTTINO, C.M., et al. Recent advances in the development of GTR/GBR membranes for periodontal regeneration- A materials perspective, dental

materials, n.28, pp.703-721, 2012.

BUSER, D; DAHLING, C; SCHENK. RS. 20 anos de Regeneração Óssea Guiada

na Implantodontia. São Paulo: Quintessence, 2010.

BRANEMARK, P. L et al. O Prótesis tejido Integradas, Barcelona: Quintessence, 1987.

CAMBIACHI, Lucas. Avaliação comparativa dimensional longitudinal do rebordo

com dispositivo minimamente traumático. 2015. 114 f. Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, 2015.

CARNEVALLE, G; DI FEBO, G; FUZZI M. A retrospective analysis of the perio- prosthetic aspect of teeth re-prepared during periodontal surgery. Journal of

Clinical Periodontology, v.17, p.313-316, 1990.

CARRANZA, F. A. Periodontia Clínica de Glickman. 5.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 968p, 1983.

CARVALHO, Marcia. A. Regeneração Óssea Guiada após exodontia utilizando

Membrana de polipropileno – Bone Heal®. 2012. 39 f. Monografia apresentada à

FAPES, como requisito de conclusão do curso de especialização em Implantodontia. São Paulo, 2012.

CHIAPASCO, M; ROMEO, E. Reabilitação oral com prótese implanto suportada

para casos complexos. Livraria Santos Editora, 2007.

CUNHA, J. Regeneração óssea guiada com barreira de polipropileno

intencionalmente exposta ao meio bucal. Revista Catarinense de Implantodontia.

2012; 12(14):65-8.

DAHLIN, C. et al. Healing of bone defects by guided tissue regeneration. Plastic and

Reconstructive Surgery, 2000. v.81, n.5, p.672-676, May 2000.

DAVARPANAH, Mithridade et al. Manual de implantodontia clínica, 1 ed.São Paulo, editora Artmed.2003.

DIAS, Stephanie Botti Fernandes. Preservação de Rebordo para Terapia com

Implantes Dentários: Uma revisão da literatura. 2015. 39 f. Monografia apresentada

ao curso de Especialização em Periodontia da Faculdade de Odontologia de

Piracicaba, UNICAMP – Universidade de Campinas, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Periodontia. Piracicaba, 2015.

DOUGLASS, G.L. Alveolar ridge preservation at tooth extraction. J Calif Dent

Assoc. 2005; 33:223–231.

FERREIRA, C. R. A. Enxerto Ósseo Autógeno em Implantodontia. Pós.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, FUNORTE / SOEBRAS. Brasília, 2001. 43p. FIAMENGUI FILHO, JF. Avaliação de remodelação do rebordo alveolar após

exodontia minimamente traumática e utilização do enxerto xenógenos para a preservação alveolar. 2015, 111 f. Tese de Mestrado. Universidade de São Paulo.

Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, 2015.

FOSCHETTI, João Henrique Mesquita. Tratamento Restaurador Atraumático

Associado a medidas Preventivas na Saúde Pública Brasileira. 2010. 31 f.

Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) -Universidade Federal de Minas Gerais, Formigas, 2010.

FREEDMAN, I. Endodontic failures- An analysis based on clinical,

roentgenographic, and histologic findings (part I, II). Influence of fractured

instruments on the success rate of endodontic treatment. Dental Update. 2006. FUGAZZOTTO, P.A. Success and failure rates of osseintegrated implants in function in regenerated bone for 72 to 133 months. Int J Oral Maxillofac Implants, v.20, n.1, p.77-83, Jan/Feb 2005.

GABARDO, M.C.L et al. Microbiologia do insucesso do tratamento endodôntico.

Revista gestão & saúde, São Paulo, v. 1, n. 1, p.11-17, 2009.

GONÇALVES, Alaide. Periodonto de inserção. Atlas de histologia buco-dentaria. Unesp: Universidade Estadual Paulista, 2015.

HAMMERLE, C.H.F.; JUNG, R.E. Aumento de tecido ósseo por meio de membranas. J Periodontol. v.33, p.36-53. 2003.

HAMMERLE, C. H; CHEN, S. T; WILSON, T. G; JR. Consensus statements and recommended clinical procedures regarding the placement of implants in extraction sockets. Int J Oral Maxillofac Implants, v. 19 p. 26-8, 2004.

HOROWITZ, R. A review on alveolar ridge preservation following tooth extraction. J

Evid Based Dent Pract. 2012;12(3 Suppl):149-60.

KAN, J.Y; RUNGCHARASSAENG, K; LOZADA; J. Immediate placement and

provisionalization of maxillary anterior single implants: 1- year prospective study. Int

J Oral Maxillofac Implants, 2003; n.18, p.31–39.

KUBILIUS M, KUBILIUS R, GLEIZNYS A. The preservation of alveolar bone ridge

during tooth Extraction. Stomatologija, Baltic Dental and Maxillofacial Journal.

2012.

LENIER, Rejane et al, Abordagens cirúrgicas em implantodontia para otimização de resultados, Associação brasileira de odontologia, Departamento de implantodontia da Bahia, Anais – XVII CIOBA, 2014.< http://docplayer.com.br/16010673-

Implantodontia-anais-xvii-cioba-29-10-a-01-11-de-2014-centro-de-convencoes-da- bahia-salvador-bahia-brasil.html#show_full_text:> acesso:10/09/17.

LINDHE, J; KARRING, N; LANG, N.P. Tratado de Periodontia Clínica e

Implantologia Oral. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1999.

_______, JAN; THORKILD, K; LANG, N. Tratado de Periodontia Clínica e

Implantodologia Oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.

LORENZONI, M. et al. Treatment of peri-implantar defects with guided bone

regeneration: a comparative clinical study with various membranes and bone grafts.

Int J. Oral Maxillfac. Implants, v.13, p.639-646, 2000.

LUCKMANN, Guilherme. Etiologia dos tratamentos endodônticos. Vivências:

MALÓ, Paulo. Immediate and Early Function of Brånemark System® Implants Placed in the Esthetic Zone: a year Prospective Clinical Multicenter Study. Clinical

Implant Dentistry and Related Research, v. 5, 2003.

MAIOR, B. S. Enxerto ósseo autógeno em seio maxilar com implantes imediatos: uma alternativa terapêutica para maxilas atróficas. Estação cientifica. 2006. MARUNO, Luís Otávio Rocha. Reabilitação Unitária Anterior Imediata Pós

Exodontia: Relato De Caso Clínico. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso

como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araçatuba-SP, 2015.

MAYNARD, J. G. Jr.; WILSON, R. D. K. Physiologic dimensions of the periodontium significant to the restorative dentist. Journal of Clinical Periodontology, v.50. n.4, p.170-174, 1979.

MARZOLA, C. Fundamentos de Cirurgia Buco Maxilo Facial. São Paulo: Ed. Big Forms, 2008, 6 vs.

MELO, Eduardo et al. Biomateriais na preservação do rebordo alveolar pós-

exodontia,Implantnews,2011.disponivel>http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/ia h/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk& exprSearch=642526&indexSearch=ID#refine.

MISH C.E, SUZUKI J. B. Exodontia, enxerto de alvéolo e regeneração óssea com membrana. Implantes Dentais Contemporânea, São Paulo, v.37, p.870 – 904. 2008.

MORAES JÚNIOR, E. et al. Instalação de Implante Imediato Unitário na Região

anterior da maxila sem o descolamento de retalhos - Análise Clínica E Radiográfica. 114 f. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em

Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APACD), Bauru 2005.

NEWCOMB G. M. The relationship between the location of subgingival crown margins and gingival inflammation. Journal of Periodontology, v.45, n.3, p.151-4, 1974.

OGHLI A. A; STEVELING H. Ridge preservation following tooth extraction: a comparison between atraumatic extraction and socket seal surgery. Quintessence Int, 2010; 41:605-9.

OLIVEIRA, A.C. et al. Implante imediato unitário em função imediata –relato de caso.

RFO, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 70-74, janeiro/abril 2008.

PAGNI, G; PELLEGRINI, G; GIANNOBILE, WV; RASPERINI G. Postextraction

alveolar ridge preservation: biological basis and treatments. Int J Dent. 2012;

PERES, Marco Aurélio, BARBATO, Paulo Roberto et al, Revista Saúde Pública 2013. < www.scielo.br/pdf/rsp/v47s3/00034-8910_rsp47supl3-00078pdf> acesso: 10/08/17.

PINHEIRO, Romulo et al, Ciência e arte na obtenção de resultados: cirurgia

reconstrutiva, Associação brasileira de odontologia. Departamento de implantodontia da Bahia, Anais – XVII CIOBA, 2014<http://docplayer.com.br/16010673-

Implantodontia-anais-xvii-cioba-29-10-a-01-11-de-2014-centro-de-convencoes-da- bahia-salvador-bahia-brasil.html#show_full_text:>acesso:10/09/17.

QUEIROZ, Fabiano Tadeu da Silva Alves de. Técnicas de preservação alveolar

após exodontia. Monografia apresentada ao colegiado do Programa de Pós-

Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Implantodontia. Belo Horizonte, 2015.

REVISTA BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA, Fundamentos de Cirurgia Buco

Maxilo, 2013.

ROSA, J. C. et al. Restauração dento alveolar imediata pós-exodontia com implante platform switching e enxertia. Revista Implant News, Campinas, v. 6, v. 5, p. 551- 558, set/out. 2009.

SALOMÃO M. Preservação do rebordo alveolar após exodontia devido fratura radicular utilizando uma nova barreira para regeneração óssea guiada – Revista da

APCD – Santana Ed. 16 – set a dez - 2009.

________, M, SIQUEIRA JTT. Recuperação do rebordo alveolar através de

barreira exposta ao meio bucal. Novo Paradigma:

http://boneheal.inpbiomedical.com; 02 out 2010.

_________, Munir. Regeneração Óssea Guiada com barreira de polipropileno intencionalmente exposta ao meio bucal. Revista Catarinense de Implantodontia, Florianópolis, v.1, n.14, p.65-68, 2012.

_________, M; SIQUEIRA, JTT; JR, CL. Mudança e Paradigma de Regeneração

Guiada – Ver Assoc. Paul. Cir. Dent. – JP. 2010.

SCHROPP, L. et al. Bone healing and soft tissue contour changes following single- tooth extraction: a clinical and radiographic 12-month prospective study. Int J of Oral

Maxillofacial Implants. v.18, p.189-199, 2003.

SCHWARTZ-ARAD D. & CHAUSHU G. Placement of implants into fresh

extraction sites: 4 to 7 years retrospective evaluation of 95 immediate implants.

Journal of Periodontology. 2005.

SERAFIM, Helena Alexandra Pinto de Borja. As causas de extração dentária na

Clínica Pedagógica de Medicina Dentária da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. 2012. 51 f. Dissertação (Mestrado em Medicina

Dentária). Universidade Fernando Pessoa. Faculdade de Ciências da Saúde, Porto, 2012.

SGROTT, Emerson. Anatomia aplicada a implantodontia, 2º edição. São Paulo. Editora Santos. 2013.

SOCIEDADE EUROPEIA DE ODOTONLOGIA, 2006.

SOUZA, André Luiz. O uso de barreira de Polipropileno (Bone Heal) - relato de cinco casos clínicos. 2015. 47 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu -

Especialização em Implantodontia). Faculdade Meridional/IMED, Belo Horizonte, 2015.

TELES, Daniel. Protese total, convencionais e sobre implantes, 1ed. São Paulo, Santos editora, 2010.

TOMLIN EM, NELSON, SJ; ROSSMANN, JA. Ridge preservation for implant therapy: a review of the literature. Open Dent J. n.8, p.66-76, 2014

WANG, H.L. et al. Socket augmentation: rationali and technique. Implant Dent, v.13, n.4, p.286-296, Dec. 2004.

______, RE; LANG, NP. Ridge preservation after tooth extraction. Clin Oral

Implants Res. V.23, n.6, p.147-56, 2012.

VIEIRA, R.; CAPELARI, M. M; MARZOLA, C.; TOLEDO FILHO, J. L.; PASTORI, C. M.; ZORZETTO, D. L. G.; TOLEDO, G. L.; OLIVEIRA, M. Implantes ósseo

integráveis com carga imediata. Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas

Regional de Bauru/ 2003.

XAVIER, D. A. S. Autógenos x Implantes Zigomáticos: Os Desafios na

Reabilitação de Maxilas Atróficas. Instituto de Estudos da Saúde (IES), 8p. Pos. Belo Horizonte, 2011.

Documentos relacionados