• Nenhum resultado encontrado

GT2 – CONTABILIDADE PARA USUÁRIOS INTERNOS

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a percepção do gestor da empresa Madicon Construtora sobre os indicadores de desempenho na construção civil, bem como observar se a mesma utiliza indicadores de desempenho. Para tanto, realizou-se uma entrevista semiestruturada com a gestora da empresa.

Com os resultados, constatou-se que a pesquisa realizada sobre os indicadores de desempenho na construção civil tem sua importância, pelo fato de que empresas que utilizam os indicadores como base para sua tomada de decisão estão menos expostas a custos e despesas desnecessárias.

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

56 A incessante busca pela gestão de desempenho e de qualidade vem sendo abordada cada vez mais no setor de construção civil, onde os indicadores de desempenho tornam-se uma importante ferramenta no controle gerencial da empresa. Objetivando dar maior clareza sobre a importância desses indicadores, o objetivo do estudo foi de verificar qual a percepção dos gestores de uma construtora da cidade de Mossoró, sobre os indicadores de desempenho, onde por meio de um questionário semiestruturado, pode-se revelar a real visão da empresa num cenário competitivo.

Durante a pesquisa verificou-se que a empresa objeto do estudo, realiza algumas práticas boas em sua gestão, quando revelou que faz orçamento, como também realiza comparações entre o real valor de custos com o orçado, e também a utilização de relatórios financeiros e não financeiros. Em contraponto as boas práticas de gestão, a empresa não tem uma missão definida, ela não expõe as medidas e objetivos estratégicos a todos os colaboradores, os dados são restritos apenas aos gestores.

É importante salientar sobre os resultados deste estudo, que a empresa tem 5 anos de atuação no mercado e conta com um quadro de 5 funcionários, onde o porte da empresa e o tempo de atuação no mercado é muito pouco.

Então a pesquisa realizada tem como relevância a contribuição acadêmica, tendo em vista que são poucos estudos realizados na área, e também sua contribuição prática, onde a empresa estudada poderá obter feedbacks positivos para a melhoria da sua gestão, como também outras empresas do mesmo setor podem desenvolver estudos com o mesmo modelo de gestão.

Os fatores que limitaram a pesquisa foram a questão do tempo de pesquisa, pois a gestora da empresa objeto do estudo tinha pouco tempo disponível no escritório da empresa. Outra dificuldade encontrada ao longo do estudo foi através de pesquisa única, com a gestora, onde poderia ser feito um aprofundamento da pesquisa através de entrevista com os funcionários que trabalham no setor operacional.

REFERÊNCIAS

BARROS, A. L. Indicadores de Desempenho na Construção Civil: uma análise nas empresas de construção civil na Região Norte de Portugal. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade) – Universidade do Minho. Braga. 2017.

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

57 BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70 ed. São Paulo, 2011.

BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. Administração. AMGH Editora, 2013.

CALÇADA, P. A. B. Estudo dos Processos Produtivos na Construção Civil Objetivando Ganhos de Produtividade e Qualidade. 2014. 90f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2014.

CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C.; MENDES, Eulino. Padrões de Uso de

Indicadores de Desempenho: Uma Abordagem Multivariada para Empresas Agroindustriais do Setor Avícola Localizadas no Estado de Pernambuco. LATIN AMERICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. São Paulo, v. 6, n. 2, p. 216-236, jan/jun., 2015.

CAMPOS, L. Indicadores de Desempenho para Organizações da Construção Civil com Adoção da IFRS 15. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília. Brasília. 2017.

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2004. 2ª Edição.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Bookman, 2005.

FORTE, S. H. A. C. Manual de elaboração de tese, dissertação e monografia. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2004.

GOSCH, S. S. Indicadores de Desempenho da Produção de Edifícios Residenciais Associados a uma Nota Final. 2012. 98 f. Monografia (MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios) – Universidade de São Paulo. São Paulo. 2012.

HOLANDA, F. M. A.; CAVALCANTE, P. R. N. Indicadores de Desempenho: Uma Análise nas Empresas de Construção Civil do Município de João Pessoa – PB. 2007. 106 f. Dissertação (Mestrado do Programa Multiinstitucional e InterRegional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) – UnB, UFPE, UFPB e UFRN.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. 12ª Impressão.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

58 SILVA, A. R.; CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C. Análise das relações entre o uso de indicadores de desempenho e fatores contingenciais de empresas do setor da construção civil. In: Congresso Brasileiro de Custos, 23., 2016, Pernambuco. Anais... Pernambuco, 2016.

SILVA, A. R. M.; NASCIMENTO, I. C. S. Gestão do Custo da Qualidade: análise em uma empresa produtora de melão no município de mossoró-RN. 2019. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Rio Grande do Norte. 2019.

TISAKA, M. Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. São Paulo: Editora Pini, 2006. 1ª Edição.

URZÊDO, L. G.; SERBETO, I. F. T.; MURAKAMI, R. R. E. Indicadores de Desempenho Operacional e Gerencial para Benchmarking entre Construtoras. 2017. 33 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Goiás. Goiás. 2017.

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

59 MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS: um estudo de caso em uma panificadora

localizada no município de Natal-RN

DANTAS, Cíntia Valéria Rodrigues Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (UNP) cintiarodriguesd@hotmail.com

CORDEIRO, Rute Kasserine de Albuquerque Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (UNP) rutealbuquerque123@hotmail.com

MORAIS, Ana Alícia Oliveira Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) ana.morais89301@alunos.ufersa.edu.br

QUIRINO, Márcio César de Oliveira Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) márcio.quirino@ufra.edu.br

MELO, Tomaz da Silva Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) tomaz.melo@alunos.ufersa.edu.br

RESUMO

A presente pesquisa aborda a importância da análise e mensuração de custos para a tomada de decisões, relacionadas principalmente às estratégias de custos, observando o custeio por absorção e o custeio variável. Com um estudo de caso em uma panificadora real, foram analisadas as informações da situação atual da empresa em questão, demonstrando que realmente a gestão eficiente das informações de custeio pode melhorar a tomada de decisão para definição de estratégias de aperfeiçoamento de custos. Com os resultados encontrados neste trabalho os gestores obtiveram uma melhor visualização do valor de seus produtos e o quanto estão lucrando com eles, assim adquirindo um bom posicionamento com relação ao mercado onde atuam.

Palavras-chave: Contabilidade de custos. Micro e pequenas empresas. Custeio variável. Custeio por absorção.

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

60 ABSTRACT

This research adresses the importance of cost analysis and measurement for decision making, mainly related to cost strategies, observing adsorption costing and variable costing. With a case study in a real bakery, they were analyzed as information on the current situation of the company in question, demonstrating that really eficiente management of costing information can improve decision making to define cost improvement. With the results found in this work, the managers obtained a better view of the value of the products and how much they are profiting from them, thus adquiring a good position in relation to the Market where they operate. Keywords: Cost accounting. Micro and small companies. Variable costing. Absorption costing.

1 INTRODUÇÃO

A falta de oportunidade no mercado de trabalho é algo crescente no Brasil, de modo a fazer com que as pessoas se arrisquem a empreender e a ter o seu próprio negócio, dos quais os principais geradores de empregos diretos e indiretos são os pequenos negócios.

Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2014), em 2012 às microempresas responderam por cerca de 98% do mercado brasileiro, representando 5 milhões de estabelecimentos e 56% dos empregos legais. No Rio Grande Norte as MPEs representam cerca de 99,7% dos empreendimentos que mais crescem no mercado. Porém, não é uma tarefa fácil para o novo empresário conduzir a sua empresa em um mercado tão competitivo.

Apesar de desde 2010 haver uma desaceleração nos números de faturamento do setor, os dados acima demonstram que em 2012 registrou-se o menor patamar dos últimos anos. O levantamento foi realizado pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), através de pesquisa em mais de 1.018 empresas de todo o país, abrangendo representantes do setor de todos os portes.

E segundo a ABIP (2016), as empresas do segmento de Panificação e Confeitaria brasileiras registraram um crescimento de 2,7%, com o faturamento chegando a R$ 84,7

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

61 bilhões, demonstrando assim, que o mercado de panificação no Brasil apresenta um grande potencial de crescimento.

Por isso, a utilização de sistemas de informações de custos que permitam a análise e mensuração dos resultados de uma empresa é de grande importância para o controle gerencial dos negócios. Visto que, para um empreendimento obter sucesso faz-se necessário conhecer todas as variáveis de rentabilidade final do negócio, dentre as quais se destacam as informações de custos e seus respectivos mecanismos de controle, de acordo com Elias (2013), quanto mais eficiente e relevante for a informação, mais rápida é a reação da tomada de decisão.

Cada organização possui estrutura diferente de custos e assim necessitam de ferramentas de controle e uma análise que se adequem a sua forma de administração. Os custos impactam em grande parte das decisões, sejam elas direta ou indiretamente ligadas à empresa, o qual implica grande importância e influência em vários campos organizacionais.

Desta forma, o objeto de estudo do presente trabalho é uma microempresa do setor de panificação da cidade Natal-RN e a questão norteadora da pesquisa é: as práticas de formação de preços adotados pela empresa estão adequadas a sua estrutura de custos?

Portanto, o objetivo geral da pesquisa empreendida foi compreender como um sistema de informações de custos auxiliaria na formação de preços de venda de produtos de panificação e consequente incremento dos resultados da organização.

Para tanto, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a formação de preço de venda à luz do referencial teórico levantado; (ii) descrever as etapas de produção dos produtos da padaria; (iii) apurar os custos de produção dos produtos e respectiva análise dos preços de venda, margens, volumes e resultados.