• Nenhum resultado encontrado

ESTUDOS ANTERIORES RELACIONADOS AO TEMA

GT3 – TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM CONTABILIDADE, FINANÇAS E GESTÃO

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

2.3 ESTUDOS ANTERIORES RELACIONADOS AO TEMA

Com o interesse de estudos pelo tema de perspectivas mercadológicas dos discentes voltados para o mercado de trabalho, muitos pesquisadores desenvolveram estudos voltados para selecionar diversos aspectos relacionados às perspectivas de atuação profissional. Para o presente trabalho foram selecionados alguns trabalhos que estão correlacionados com o tema em análise.

A pesquisa de Carvalho, Holanda e Silva (2006), teve como principal objetivo medir quais eram as perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho de uma instituição pública no estado do Rio Grande do Norte, analisando uma pesquisa com os formandos e chegaram ao resultado de que a maioria dos concluintes querem e tem interesse de atuar como profissional contábil, sendo que a maior área de interesse é a

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

181 contabilidade privada, porém a maioria acredita que ainda não possui a capacidade técnica para executar suas funções.

No estudo de Leal, Soares e Souza (2008) buscou-se analisar a definição atual dos profissionais dentro das organizações. O estudo trata das convergências entre o perfil dos formandos de ciências contábeis e o perfil dos empregadores na cidade de Uberlândia-MG. Os resultados demonstram as características comuns ao perfil do profissional contábil almejado pelos trabalhadores que exercem a profissão e também o perfil indicado pelos formandos de contábeis.

Já na pesquisa de Walter et al. (2009) realizou-se uma análise das inteligências múltiplas do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde relacionou vários cursos, dentro deles foram destacados e abrangidos os de administração, geografia, história e de letras e os resultados encontrados foram que os autores não encontraram diferenças estatisticamente em relação aos desenvolvimentos das inteligências múltiplas entre os gêneros, e chegaram a conclusão de que cada curso devem estimular e insistir no desenvolvimento para as inteligências múltiplas com atividades que envolvam resenhas, debates e seminários em sala de aula e o incentivo a leitura, pois através da leitura que o estudante sabe se sobressair melhor e também incentivar trabalhos que são desenvolvidos através de cálculos e análises e também dinâmicas.

É notório que a área da educação nos últimos anos tem se desenvolvido muito em pesquisas voltadas a contabilidade e com isso surgiu questões voltadas as perspectivas dos discentes, o que é preciso para se tornar um bom professor, as expectativas a cerca do curso de ciências contábeis o que o discentes esperam que o curso o proporcione, segundo Clayton (2012) estudos sobre as expectativas profissionais e sua associação com variáveis sócio ambientais faz com que contribua para que as partes envolvidas satisfaçam as necessidades para que através dos resultados da pesquisa venha melhorar, o objetivo principal desse estudo foi analisar as perspectivas profissionais dos estudantes de ciências contábeis de uma universidade privada de Minas Gerais chegando ao resultado que os alunos entrevistados responderam que a maior área de maior interesse são a auditoria e a perícia, e as de menor interesse foram as áreas de ensino e pesquisa e mercado de capitais.

Segundo Sorgetz et al. (2014), os autores realizaram a pesquisa que as áreas de contabilidade mais desejadas são estudo de caso dos acadêmicos de Ciências Contábeis

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

182 formados em 2014 no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), cujo objetivo era averiguar as áreas mais desejadas pelos estudantes de Ciências Contábeis. A pesquisa foi classificada como descritiva, estudo de caso e com abordagem quantitativa. Sendo aplicados questionários em uma amostra de 53 alunos (15% do total de alunos matriculados) do último período do curso de Ciências Contábeis e com isso chegaram aos resultados que 40% dos alunos participantes da amostra tem idade ate 24 anos, e que os outros 35% tem de 24 a 30 anos, sendo que 51% já trabalha na área contábil e que os outros em áreas afins, e a escolha do curso foi portanto devido as oportunidades de trabalho e afinidade e os entrevistados responderam que as áreas mais desejados e escolhidos foram os cargos públicos, analistas e auditor.

Oliveira e Oliveira (2016) apresentaram evidências de que os estilos de aprendizagem dos alunos (uma perspectiva cognitivista) têm resultado na forma como lidam com o processo de ensino-aprendizagem. Os mesmos buscaram afeiçoar-se a diversidade dos estilos cognitivos dos estudantes de contabilidade no Brasil. Por isso realizaram uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo levantamento e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em uma amostra de 420 alunos de três instituições de ensino (2 públicas e 1 privada) através do GEFT - teste Group Embedded Figures Test. Esse instrumento possibilita avaliar o nível de independência de campo podendo-se, pois, identificar as abordagens teóricas com maior expectativa de chances de aprovar ao objetivo do processo de ensino-aprendizagem.

O estudo de Santos, Moura e Almeida (2018) apresentaram como principal objetivo as intenções dos alunos relacionadas a profissão e consequentemente a sua carreira ao fazerem o curso de graduação em ciências contábeis, A proporcionalidade desse estudo foi investigar os fatores que influenciam a intenção comportamental dos alunos de todas as fases. Esse estudo foi realizado em uma Universidade Federal do sul do país para seguir carreira na área contábil e utilizaram na coleta de dados foi utilizado um questionário respondido por 302 alunos, e chegaram a conclusão de que os resultados obtidos enfatizaram que a relevância das opiniões de profissionais das áreas, amigos e namorado/ esposo para essa decisão os alunos não veem as carreiras da profissão contábil com reconhecimento de status, e que também não tem uma boa remuneração, e que não há boas oportunidades de emprego disponíveis no mercado.

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

183 Quanto aos objetivos, esta pesquisa classifica-se como descritiva, uma vez que de acordo com Raupp e Beuren (2008) tem a função de evidenciar e descrever os aspectos de um universo e amostra definida ou evento investigado, determinando correspondência por meio das variáveis sem nesse processo interferir. Segundo Appolinário (2012) esse tipo de pesquisa busca descrever uma realidade, sem nela interferir, pois tem por finalidade observar os fatos.

Dessa forma, a aplicação de abordagem descritiva se fez através de uma amostra aplicada com os discentes de uma IES pública – a Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN) e outra privada – a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), contribuindo para identificar as perspectivas mercadológicas dos concluintes do curso de ciências contábeis.

Em relação ao problema sua natureza caracteriza se como quantitativa pois utilizará de instrumentos estatísticos. Conforme Raupp e Beuren (2009) a pesquisa quantitativa é bastante comum em estudos de levantamento, porque o seu principal objetivo é entender por meio de uma amostra o comportamento de uma população, tornando-se relevante à medida por utilizar de dados estatísticos, ate a analise dos dados.

Enquanto aos seus procedimentos é um levantamento de dados do tipo Survey, que é uma forma de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de grupos de indivíduos com o propósito de se chegar a um resultado adquirido. De acordo com Gil (2008) através dos dados apurados acerca do problema, analisa-se para se chegar a um determinada conclusão.

Quanto à definição de amostras, a pesquisa utilizou-se da amostragem por acessibilidade ou conveniência, onde foi aplicado um questionário aos discentes para se chegar ao resultado principal em duas instituições. A abordagem se deu da seguinte forma: primeiramente foi solicitado aos professores a permissão para a aplicação do questionário; após o consentimento dos mesmos, ocorreu a aplicação do questionário junto aos discentes.

Para o alcance dos objetivos, utilizou-se de técnicas da estatística descritiva, com e Análise de Correspondência Simples. Segundo Fávero et al. (2009), essa última análise exibe as associações entre determinado conjunto de variáveis em um mapa perceptual, no qual se permite o exame da visualização de qualquer padrão nos dados. As análises foram processadas com o auxílio do software estatístico Statistic Package for Social Sciencies (SPSS) – versão 22.0.

Encontro de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Mossoró – RN, 18 a 20 de novembro de 2020

184 4 RESULTADOS