• Nenhum resultado encontrado

A

proposta de oficina pedagógica aqui apresentada teve como objetivo possibilitar aos discentes do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFNMG a reflexão sobre a sua responsabilidade ética, estimulando o reconhecimento crítico-reflexivo de seus próprios valores, em confronto com as situações apresentadas no diálogo e a formação de uma consciência crítica. A partir da nossa experiência de implementação deste produto educacional com a turma do 2º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFNMG, compreende-se que houve um alinhamento entre os objetivos e a intervenção proposta, ao criar um espaço de diálogo e participação ativa, partindo

dos participantes consideraram o tema da oficina interessante, contextualizado e relevante para os estudantes.

100%

dos participantes consideraram a oficina como método de trabalho apropriado para abordar o tema.

91,7%

dos participantes consideraram que sua participação na oficina contribuiu para aumentar a compreensão a respeito do tema “ética” e das virtudes de respeito, justiça e solidariedade.

100%

dos participantes consideraram que os objetivos da oficina foram alcançados satisfatoriamente

91,7%

“Uma ótima experiência, com eixo temático social, que nos faz pensar sobre nossas atitudes como pertencentes à mesma sociedade, abrindo nossos olhos para os problemas e nos incentivando a pensar sobre formas possíveis de contribuirmos para que essas adversidades diminuam gradativamente” (PARTICIPANTE 11).

“Acredito que foi de extrema importância, tanto para minha vida pessoal, quanto para minha vida profissional. Os temas escolhidos e abordados são fundamentais para a construção de um ser humano melhor. Estou super satisfeita em ter feito parte e ajudado de alguma forma. Incrível! Acredito que essa palavra resuma bem o que achei da oficina” (PARTICIPANTE 5).

“A oficina contribuiu para a reavaliação de conceitos, reflexão sobre assuntos presentes na sociedade e que nem sempre percebemos. Também contribuiu para observarmos diferentes pontos de vista sobre um mesmo problema, foi uma forma de conscientização para problemas sociais” (PARTICIPANTE 10).

dos conhecimentos prévios e das vivências dos estudantes, respeitando a sua autonomia e promovendo atividades estimuladoras da reflexão, da investigação e da autoavaliação.

Destacamos algumas das avaliações feitas pelos participantes da oficina:

Parecer do avaliador I1

Fernando Mota Ribeiro

Também contribuíram para a avaliação deste Guia três profissionais cujas avaliações apontaram que:

Julgo que este produto pedagógico é de grande relevância para a formação ética de nossos alunos e contempla o proposto em nosso Projeto Pedagógico de Curso. As ideias e propostas apresentadas neste Guia são de ótima qualidade e aplicabilidade. Sugiro que este Guia faça parte dos planos de curso do IFNMG, pois este trabalho em muito contribui para a formação de profissionais aos quais acreditamos fazer diferença no mercado e no mundo do trabalho.

1 Fernando Mota Ribeiro possui graduação em Engenharia Química e mestrado em Físico-Química. É coordenador do

Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFNMG campus Montes Claros.

2 Maria Lúcia Miranda Afonso possui graduação em Psicologia e doutorado em Educação. É autora/organizadora do livro

O Guia para a realização da Oficina Pedagógica traz uma contribuição inestimável para a formação dos estudantes no ensino médio, seguindo as diretrizes para uma educação crítica e integral. A Oficina Pedagógica aqui proposta se apoia em correntes teóricas consolidadas da educação crítica. Aborda as virtudes do respeito, da justiça e da solidariedade, promovendo uma reflexão sobre os aspectos éticos no contexto de vida dos estudantes, trazendo-lhes a oportunidade de pensar, sentir e agir diante de diversos aspectos desse contexto. A Oficina é embasada em uma perspectiva de humanização e transformação do ser humano para uma sociedade mais justa e solidária. Nessa perspectiva, elege o diálogo e as metodologias ativas e participativas como instrumentais para promover o pensamento crítico, inclusive criando ocasião para que os estudantes possam elaborar formas de ação e intervenção em seu contexto, praticando a cidadania. Também junto aos educadores, a Oficina abre um espaço para acolhimento, oferecendo uma linha de base para criar seus próprios projetos a partir do exemplo aqui construído. A proposta da Oficina Pedagógica aqui apresentada vem, portanto, fortalecer os esforços de construção de novos caminhos e procedimentos para efetivar uma educação ao mesmo tempo competente do ponto de vista técnico e reflexiva do ponto de vista ético, contribuindo para a formação integral dos alunos, para a valorização dos docentes e da educação junto à sociedade.

Parecer da avaliadora II2

Maria Lúcia Miranda Afonso

Percebe-se, ao longo de todo o material apresentado, a preocupação em relacionar a proposta da oficina aos objetivos e documentos oficiais que norteiam o trabalho na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Deve-se ressaltar a excelente qualidade do Guia de apresentação da oficina, no qual o conteúdo é trabalhado de forma atraente e interativa, adequada ao perfil dos participantes. Outro aspecto relevante nesse sentido é a avaliação final da oficina pelo estudante, que traz questões relevantes e condizentes com os objetivos propostos, além de promover a reflexão sobre os temas trabalhados.

Parecer da avaliadora III3

Maria das Dores de Freitas Soares

3 Maria das Dores de Freitas Soares possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação. É pedagoga no

IFNMG campus Montes Claros.

4 Terezinha Azerêdo Rios possui graduação em Filosofia e doutorado em Educação. É autora do livro “Ética e

competência, que fundamenta a oficina realizada e o Guia produzido.

Embora elaborado com a finalidade de abordar um tema específico (e importantíssimo – a presença da ética no espaço da educação), o guia se mostra útil para o trabalho com inúmeros outros temas. Está redigido numa linguagem clara e precisa, recorre a referências teóricas importantes e propõe etapas articuladas no sentido de se manterem os elementos básicos de um trabalho dessa natureza – a colaboração, o diálogo, a ação voltada para o contexto social. Leve-se em conta a utilização do guia como um recurso de caráter pedagógico. Ele aponta a necessidade de se trabalhar não para os estudantes, mas com eles, estimulando sua criatividade, seu espírito de criticidade. Vale destacar o recurso à obra de Paulo Freire, com o objetivo de explorar as ideias que nos trouxe esse pensador brilhante, estimulando a conscientização, o debate, a construção coletiva da autonomia. Na certa, a proposta apresentada traz um estímulo à reflexão, à superação de uma atitude individualista, ao esforço para uma aprendizagem rica.

Parecer da avaliadora III3

Maria das Dores de Freitas Soares

Tendo em vista a avaliação feita pelos estudantes durante a sua participação na oficina pedagógica, em conjunto com a pesquisadora, e a avaliação realizada pelos profissionais das áreas da Pedagogia, Psicologia e Engenharia Química, convidados a contribuir com esse Guia, compreende-se que a oficina pedagógica é um instrumento profícuo para que seja trabalhada a reflexão sobre a responsabilidade ética dos estudantes na escola, ponderando-se seus limites e possibilidades.

Para além da apresentação de estratégias, organização de etapas e sugestão de materiais, este Guia propõe um olhar sobre a importância de se trabalhar a dimensão ética da

formação dos estudantes, a partir da abertura de espaços de diálogo sobre os problemas sociais emergentes, que se configura em um importante papel da escola e também uma necessidade, conforme apontado pelos participantes durante a oficina, estimulando a formação de uma consciência crítica.

Para tanto, faz-se necessário um trabalho intensivo e contínuo, que certamente não se encerra nesta oficina pedagógica, mas esperamos que a partir desta proposta surjam novos espaços de diálogo e novas propostas de intervenção, que sejam motivadoras para a superação dos desafios da formação humana integral.

APÊNDICE A

Documentos relacionados