• Nenhum resultado encontrado

A presente pesquisa revelou que há uma tendência na literatura científica em ampliar os horizontes das prestações de contas a uma perspectiva pluridimensional. Entretanto, as propostas avaliativas elaboradas com um viés sistêmico ainda se mostram escassas, sobretudo quando o enfoque apreciativo se direciona ao Terceiro Setor.

Visando compreender o estado da arte da questão, os termos discorridos nesta dissertação buscaram elucidar o alcance dos estudos realizados até a presente data, e quais as constatações obtidas através das pesquisas realizadas no campo do Terceiro Setor, mormente no que tange aos processos de avaliação de desempenho voltados às Fundações de Direito Privado.

A compreensão dos limites e possibilidades teóricas permitiu traçar um panorama de quais as diretrizes mínimas a serem seguidas nas avaliações de desempenho que se propõem a compreender as múltiplas dimensões do Terceiro Setor; viabilizando, por esse modo, um estudo comparativo entre o “tipo-ideal” e o modelo atualmente aplicado pelo Ministério Público do Estado do Paraná nas prestações de contas das Fundações de Direito Privado.

As prestações de contas recebidas pelo Ministério Público no âmbito do Paraná, segundo dados da pesquisa, são elaboradas a partir da metodologia SICAP (Sistema de Cadastro e Prestações de Contas). A aferição acerca da amplitude deste instrumento revelou claros limites avaliativos, haja vista que apenas 72% das questões quantitativas aqui apreciadas puderam ser parcialmente respondidas através do SICAP, ao passo que nenhuma das questões qualitativas subsequentes puderam ser respondidas através de uma consulta direta ao Sistema de Cadastro e Prestações de Contas.

Os trabalhos de campo, e as evidências do material bibliográfico consultado, apontaram que a postura analítica ministerial tem sido tradicionalmente focada nos aspectos patrimoniais e normativos do Terceiro Setor, razão que certamente repercutiu no reduzido número de indicadores de performance produzidos pelo instrumento de prestação de contas em voga.

Diante disso, nota-se que o SICAP ainda se mostra incipiente na evidenciação de dados em uma perspectiva pluridimensional, mas que algumas limitações do sistema já buscam ser superadas pelo Ministério Público na realização de auditorias in loco e na interpretação de dados brutos contidos nos livros contábeis.

Entretanto, os trabalhos do Parquet poderiam ser otimizados a partir do aprimoramento do SICAP, haja vista que o referido sistema conta com múltiplas interfaces

capazes de abarcar os indicadores e questionários propostos nesta dissertação. Com efeito, uma vez que os referidos dados estejam contidos nas prestações de contas anuais, entende-se que o Ministério Público teria um arcabouço de informações (com validade jurídica) capaz de nortear o aprofundamento dos trabalhos em múltiplas dimensões.

Nesse sentido, a interpretação analítica dos indicadores inseridos no contexto do Mapa Estratégico, permite traçar um diagnóstico multifacetado das Fundações de Direito Privado investigadas pelo Ministério Público, além de viabilizar um aprofundamento objetivo de eventuais fragilidades e inconsistências previamente constatadas.

Os elementos-chave do Terceiro Setor, assim como os imperativos legais contidos na Resolução 2.434/2002 da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Paraná, são desdobrados e contemplados na presente metodologia através de indicadores estratégicos, enquadrados conforme a pertinência das questões.

Tais observâncias teóricas e normativas reforçam a aplicabilidade da metodologia em questão ao contexto do Ministério Público do Estado do Paraná, sobretudo ao explicitar que há aderência dos pressupostos avaliativos em relação aos preceitos normativos específicos na esfera do Paraná.

Portanto, entende-se que há viabilidade teórico-normativa e operacional na proposta metodológica desenvolvida nessa dissertação, uma vez que as diretrizes pluridimensionais aqui esboçadas encontram respaldo legal, e tiveram sua aplicabilidade comprovada no estudo empírico presente nos tópicos finais desta pesquisa.

A utilização do survey se mostrou crucial no processo de validação da ferramenta sugerida, de tal modo que expôs na prática as etapas de coleta, tabulação e análise dos indicadores construídos nas etapas preliminares da pesquisa. Esta aplicação revelou a existência de similaridades e idiossincrasias entre duas Fundações de Direito Privado situadas na Comarca de Pato Branco, as quais evidenciaram performance bastante distinta nas múltiplas dimensões de análise.

Por esse modo, a etapa empírica permitiu inferir que os 81 indicadores presentes nesta ferramenta podem ser – de fato – obtidos e analisados pelo Ministério Público, destacando-se a importância do Mapa Estratégico na interpretação global das potencialidades e fragilidades estratégicas de cada Fundação. Com efeito, a clareza e o alcance desta metodologia se mostram potencialmente úteis na promoção de um desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, observa-se que a construção de uma metodologia pluridimensional específica para o contexto do Terceiro Setor contribui sobremaneira na promoção do

desenvolvimento regional, mormente a partir do exercício de controles regulares desempenhados através de rotinas de auditoria e prestação de contas multifacetadas, as quais auxiliam na otimização dos trabalhos realizados pelas entidades de interesse social, tanto em termos ostensivos quanto pedagógicos.

Para alcançar um controle efetivo sobre tais organizações, recomenda-se ainda que o Ministério Público utilize o trabalho de profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, os quais – em conjunto – se mostram capazes de efetuar uma leitura multidisciplinar acerca dos demonstrativos pluridimensionais aqui esboçados.

Como proposta de estudos futuros, sugere-se que os pressupostos científicos aqui defendidos sejam testados junto a Fundações de Direito Privado de outros estados brasileiros, de modo a subsidiar a aplicação da metodologia aqui sugerida pelo Ministério Público de diferentes entes da federação, haja vista que o survey se limitou a dois casos específicos no município de Pato Branco.

Quanto às contribuições deste estudo, nota-se que as reflexões contidas nesta pesquisa trouxeram avanços no âmbito acadêmico, organizacional e profissional, de tal sorte que ampliaram a compreensão científica de um assunto ainda pouco explorado no meio acadêmico, culminando na construção de uma ferramenta avaliativa que poderá ser utilizada diretamente pelas Fundações interessadas em se aprimorar, bem como, pelas diversas Promotorias de Justiça responsáveis pelo velamento fundacional.

Destarte, emerge a convicção de que o viés pluridimensional abordado nessa dissertação traz a amplitude necessária para subsidiar análises contundentes e efetivas no Terceiro Setor, auxiliando o Ministério Público no velamento das Fundações de Direito Privado, de modo que os objetivos gerais e específicos desta dissertação se mostram plenamente alcançados.