• Nenhum resultado encontrado

Considerações Finais

No documento Relatório de Estágio (páginas 143-149)

O presente Relatório apresenta um resumo das principais atividades desenvolvidas na Porto Vivo, SRU, no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Reabilitação Urbana, que se realizou no período entre 9 de Outubro de 2013 e 6 de Junho de 2014, complementado por um estágio do Programa PEJENE, com a duração de três meses, de 1 de Julho a 30 de Setembro de 2014.

O acompanhamento das três obras a decorrer no Morro da Sé, no âmbito do "Programa de Realojamento Definitivo", permitiu acompanhar a execução de algumas das técnicas de reabilitação de edifícios antigos, em contexto de obra, uma mais valia para complementar a formação teórica. Permitiu, também, perceber as dificuldades inerentes à realização de obras em malhas urbanas antigas, com arruamentos estreitos, nomeadamente no que diz respeito à colocação de estaleiro e movimentação de maquinaria e veículos. Uma outra condicionante das intervenções de reabilitação em edifícios antigos é o estado de conservação dos elementos estruturais que, por vezes, só é possível ser aferido em obra, podendo implicar a necessidade de alteração dos projetos de Arquitetura e de Estruturas. A colaboração no projeto "1ª Avenida - Dinamização económica e social da Baixa do Porto" permitiu conhecer, nas vertentes urbana, social e económica, um dos eixos fundamentais do CHPPM e perceber a importância da criação de dinâmicas voltadas não apenas para o turismo, mas também para a população residente.

O trabalho realizado em Miragaia e em Santa Clara foi importante para tomar consciência de que, apesar das dinâmicas em curso no CHPPM no que diz respeito à reabilitação urbana, existe, ainda, uma percentagem considerável de edificado em mau estado de conservação e devoluto, que é visto como perturbador da boa imagem da cidade, bem como causador de insegurança. Por outro lado, é fundamental criar condições (acessibilidades, equipamentos, infraestruturas, etc.) para facilitar a vida da população residente, bem como para atrair novos habitantes para o centro das cidades.

A monitorização é fundamental para uma intervenção sustentada e sustentável sobre os Sítios classificados. Os Relatórios de Monitorização anuais elaborados pela Porto Vivo, são um instrumento muito importante para manter atualizada a informação sobre o

128

CHPPM, quer a nível do edificado, como das dinâmicas socioeconómicas e, assim, ser possível delinear estratégias de intervenção adequadas.

O estágio na Porto Vivo, uma empresa de referência na área da reabilitação urbana, e numa cidade como o Porto, com um centro histórico em pleno processo de regeneração urbana, foi, sem dúvida, uma mais-valia para a minha valorização pessoal e profissional. Permitiu- me aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o Mestrado em Reabilitação Urbana, complementando a minha formação enquanto arquiteta, e adquirir uma visão mais abrangente sobre os enormes desafios que a reabilitação urbana coloca, não apenas aos profissionais mais diretamente ligados a esta área, mas a toda a sociedade.

129

Referências Bibliográficas

Capítulo 2. Caracterização da Porto Vivo

[01] Deliberação da Câmara Municipal do Porto, de 21 de Setembro de 2004 e Deliberação da Assembleia Municipal do Porto, de 25 de Outubro de 2004.

[02] Decreto-Lei nº 307/2009, de 23 de Outubro. [03] http//www.portovivosru.pt [Online].

[04] Revitalização Urbana e Social da Baixa do Porto - Masterplan. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, 2005.

[05] Programa de Reabilitação da Sé - Proposta. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, Junho 2006.

Capítulo 3. O Morro da Sé

[01] Programa de Reabilitação da Sé - Proposta. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, Junho 2006.

[02] http//www.portovivosru.pt [Online]. Capítulo 4. Acompanhamento de obra

[01] http//www.portovivosru.pt [Online].

[02] Projeto de Arquitetura - Projeto 1 - Operação A. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, Abril 2012.

[03] Projeto de Execução Fundações e Estruturas - Projeto 1 - Operação A. Struconcept - Consultores de Engenharia, Lda. Porto, Maio 2012.

[04] Projeto de Execução Fundações e Estruturas - Memória Descritiva - Projeto 1 - Operação A. Struconcept - Consultores de Engenharia, Lda. Porto, Maio 2012.

[05] Especificações Técnicas Fundações e Estruturas - Projeto 1 - Operação A.

Struconcept - Consultores de Engenharia, Lda. Porto, Maio 2012. [06] Caderno de Encargos - Projeto 1 - Operação A.

130

[07] http//www.presdouro.pt [Online].

[08] Exigências de Qualidade nas Intervenções. Conservação e Reabilitação de Edifícios I - Apontamentos. Instituto Politécnico de Tomar, 2013/2014.

[09] Projeto de Estruturas - Projeto 11 - Operação F. Strain - Consultores de Engenharia, Lda.

[10] Projeto de Arquitetura - Projeto 11 - Operação F. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana.

[11] Viroc - Dossier Técnico. Porto Vivo - Investwood.

[12] Reabilitação de Edifícios do Cento Histórico do Porto - Guia de Termos de Referência para o Desempenho Energético-Ambiental - Sociedade de Reabilitação Urbana; Agência de Energia do Porto, 2010.

[13] Documento Estratégico - Unidade de Intervenção do Quarteirão 14031 - Viela do Anjo - Morro da Sé. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana.

[14] Projeto de Estruturas - Projeto 12 - Operação G. JCT - Consultores de Engenharia, Lda.

[15] Projeto de Arquitetura - Projeto 12 - Operação G. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana.

Capítulo 5. Projeto "1ª AVENIDA - Dinamização económica e social da Baixa do Porto"

[01] http//www.portovivosru.pt [Online].

[02] 1ª Avenida -Relatório do Inquérito às Atividades Económicas - 2013. UGAU, Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, 2014.

Capítulo 6. ARU de Miragaia_Levantamento de Edificado e Espaço Público

[01] Proposta Preliminar de Conversão da Zona de Intervenção Prioritária em Áreas de Reabilitação Urbana. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, Outubro 2010.

131

[02] Manual de Monitorização. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, 2010.

Capítulo 7. Operação Santa Clara_Levantamento do Edificado e Estudo de Proposta de Requalificação_Verdades

[01] Plano de Gestão para o Centro Histórico do Porto Património Mundial. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana; Câmara Municipal do Porto. Porto, Dezembro 2010. [02] Plano de Monitorização 2012. Plano de Gestão para o Centro Histórico do Porto Património Mundial. Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana. Porto, 2013.

133

No documento Relatório de Estágio (páginas 143-149)

Documentos relacionados