• Nenhum resultado encontrado

GPR 7 Os recursos humanos para o projeto

6.3 Considerações finais sobre a avaliação

Este capítulo apresentou os procedimentos realizados na etapa de avaliação do metamodelo proposto nesta pesquisa. Para isto, foi inicialmente desenvolvido um protótipo de ferramenta de edição de modelos baseados no metamodelo SPIM, descrito no capítulo 5 desta tese. A seguir foram explorados alguns cenários onde foram modelados o CMMI, o MR-MPS e a ISO 9001, bem como mapeamentos entre estes padrões de qualidade. Durante a descrição destes cenários as capacidades do SPIM foram sendo introduzidas e testadas gradualmente. Assim, foi possível demonstrar a viabilidade de uso do metamodelo como solução para a situação problemática tratada nesta pesquisa. Foi possível também avaliar as contribuições ao conhecimento oferecidas nesta pesquisa.

Como trabalhos futuros necessários à continuidade deste trabalho de avaliação, destacam-se a necessidade de aprimoramentos de usabilidade do protótipo, de testes adicionais baseados em outros mapeamentos ou padrões de qualidade e de estudos experimentais visando à avaliação do metamodelo em seu contexto real de uso.

Quanto ao aprimoramento da usabilidade do protótipo, seriam necessárias novas funcionalidades visando à visualização e extração de informações que poderiam ser inferidas pelo conteúdo dos modelos. Podemos citar como exemplo a possibilidade de suporte ao trabalho de definição de processos de software com base no conhecimento existente sobre os padrões de qualidade já adotados pelos processos e os mapeamentos com os novos padrões de qualidade a serem adotados. Estas informações podem ser obtidas com o uso do protótipo tal como desenvolvido até o momento, mas a automação através de funcionalidades específicas para estes fins facilitaria o uso da ferramenta. Isto seria importante principalmente em experimentos no futuro, pois permitiria que os participantes de tais experimentos se concentrassem em suas atividades sem dispenderem tempo excessivo com aspectos relacionados à interface. Permitiriam também controlar melhor o ambiente do experimento e evitar que dificuldades relacionadas à usabilidade contaminassem medições relativas ao uso do metamodelo em si.

7. CONCLUSÕES

Através da redação desta tese de doutorado buscou-se relatar o trabalho de pesquisa realizado visando explorar a questão de pesquisa inicialmente proposta e desenvolver uma solução para o problema de integração de padrões de qualidade utilizados na área de MPS. Cabe a este capítulo de conclusões a tarefa de resgatar os objetivos inicialmente propostos e confrontá-los aos resultados obtidos. Para isto, uma breve síntese do trabalho se segue, visando contextualizar os objetivos alcançados. Posteriormente, são destacadas as contribuições desta pesquisa, bem como suas limitações e trabalhos futuros.

A crescente demanda pela melhoria do produto de software motivou o surgimento de diversos padrões de qualidade que são utilizados para guiar projetos de MPS e também para avaliações da maturidade de organizações fornecedoras de software. A variedade de padrões de qualidade sendo utilizados pelas organizações cria novos desafios relacionados à integração dos mesmos. Visando tratar estes novos desafios, diversos trabalhos existem na literatura propondo mapeamentos de conteúdo entre padrões de qualidade. Entretanto, apesar da ampla pesquisa realizada na literatura, foram encontrados poucos trabalhos abordando a conceituação existente nesta área. Além de serem poucos os trabalhos deste tipo, nenhum deles aborda também o formalismo empregado nesta área para representação de padrões de qualidade visando criar as bases necessárias para o desenvolvimento de ferramental para a área. Por este motivo, esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver uma abordagem para representação de padrões de qualidade para MPS de forma que seja possível apoiar a integração dos mesmos. Visando atingir este objetivo, alguns objetivos específicos foram propostos.

O primeiro objetivo específico proposto foi identificar as abordagens para integração de padrões de qualidade existentes na área, bem como as características das mesmas. Primeiramente, foi realizada de uma revisão da base teórica de forma ad-hoc. Esta revisão permitiu um estudo em amplitude sobre os temas envolvidos no desenvolvimento desta tese de doutorado, bem como o aprimoramento da compreensão deste pesquisador quanto ao problema em si e as possibilidades existentes para sua solução. Permitiu também capturar os conhecimentos necessários para realização de uma pesquisa em profundidade, alvo do primeiro objetivo específico proposto. Este objetivo

específico foi alcançado através da realização de uma revisão sistemática da literatura visando identificar abordagens para integração de modelos de referência já propostas na literatura. Os resultados das atividades de revisão da literatura, tanto em amplitude quanto em profundidade, foram apresentados no capítulo 2 desta tese de doutorado. O resultado desta revisão sistemática da literatura também foi fundamental para alcançar o segundo objetivo específico proposto.

O segundo objetivo específico proposto foi definir uma ontologia para consolidação dos conceitos e da terminologia empregada nos padrões de qualidade utilizados na área de MPS. Este objetivo específico foi alcançado com o desenvolvimento da OMPS, apresentada no capítulo 3. Esta ontologia tem o papel, nesta tese de doutorado, de especificar uma conceituação da área de MPS, buscando apoiar a integração semântica dos padrões de qualidade utilizados na mesma. Para isto foram analisados alguns dos padrões de qualidade mais relevantes para a área e as características necessárias para apoiar a representação de padrões de qualidade para MPS foram então identificadas. Desta forma, foi possível lidar com dificuldades recorrentemente relatadas na literatura sobre mapeamento e integração dos padrões de qualidade, tais como as diferenças conceituais entre os padrões de qualidade, as diferenças de níveis de abstração presentes nos padrões de qualidade, as diferenças de abordagem para estruturação e as diferenças na granularidade com que são apresentadas as práticas e exigências dos mesmos. Uma vez estabelecida uma conceituação sobre os padrões de qualidade utilizados na área de MPS, foi possível trabalhar na criação de uma linguagem para representação dos mesmos. Este foi o propósito do terceiro objetivo específico proposto.

O terceiro objetivo específico proposto foi definir um metamodelo visando dar suporte à integração de padrões de qualidade para MPS. Este objetivo foi alcançado com a criação de uma linguagem para representação dos padrões de qualidade para MPS. Para isto foi desenvolvido o Software Process Improvement Metamodel (SPIM), apresentado no capítulo 5. O SPIM foi desenvolvido como uma extensão do SPEM 2.0 e acrescenta àquele metamodelo os constructos relacionados aos padrões de qualidade para MPS com base na conceituação especificada na OMPS.

O quarto objetivo específico proposto foi especificar e desenvolver um protótipo de ferramenta para dar suporte à definição e integração de padrões de qualidade para MPS. Este objetivo foi alcançado com o desenvolvimento de um protótipo de

ferramenta de edição de modelos que implementa o SPIM e permite a representação de padrões de qualidade para MPS, tal como demonstrado no capítulo 6. Este protótipo foi desenvolvido como um plug-in para a Plataforma Eclipse, a mesma plataforma utilizada no desenvolvimento da implementação de referência do SPEM 2.0. Além disto, este protótipo teve o propósito também de dar suporte aos procedimentos necessários à satisfação do quinto objetivo específico proposto.

O quinto objetivo específico proposto foi avaliar a solução proposta utilizando o protótipo desenvolvido. Este objetivo foi alcançado através da realização da etapa de avaliação desta pesquisa, realizada de forma analítica, através da modelagem dos padrões de qualidade MR-MPS, CMMI-DEV e ISO 9001, bem como de mapeamentos entre os mesmos. Durante esta avaliação foram discutidas as vantagens do uso deste metamodelo e demonstrado como o mesmo atinge seu propósito. Esta etapa foi relatada no capítulo 6 desta tese de doutorado.