• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA DE PESQUISA

3.3 Desenho e etapas da pesquisa

Esta pesquisa é caracterizada por três etapas. A Figura 3.1 apresenta o desenho de pesquisa adotado. Segue-se a ela o detalhamento de cada etapa.

3.3.1 Etapa 1 - Fundamentação

De acordo com Sampieri et al. [SAM98], para o aprofundamento em um tema é necessário conhecer os estudos, pesquisas e trabalhos anteriormente realizados sobre o tema. A tarefa de pesquisa da literatura sobre o tema e tópicos correlacionados é uma etapa fundamental de qualquer pesquisa científica, fornecendo a fundamentação teórica necessária para a sua realização. A Etapa 1 do desenho de pesquisa consiste de uma pesquisa da literatura visando à fundamentação da pesquisa como um todo. Esta etapa é composta de três atividades: revisão da base teórica, revisão de padrões de qualidade para MPS e revisão sistemática da literatura.

Figura 3.1 – Desenho de Pesquisa.

A primeira atividade, a revisão da base teórica, visa permitir um estudo em amplitude do conhecimento existente na área. Consiste em um estudo da base teórica relacionada às principais áreas abordadas neste estudo: a engenharia do processo de software, a qualidade do processo de software e a melhoria do processo de software. Apesar de esta pesquisa estar concentrada principalmente na área de MPS, faz-se necessário o estudo de outros conceitos, visando complementar o referencial teórico e buscar conceitos interrelacionados para o melhor desenvolvimento das atividades subsequentes. A formação de uma base teórica consistente é fundamental para o planejamento das atividades subsequentes, servindo como uma fonte para a fundamentação das principais questões abordadas nas demais atividades desta etapa.

A segunda atividade, a revisão dos padrões de qualidade para MPS, visa consolidar o conhecimento sobre os principais objetos de estudo desta pesquisa através da análise dos conceitos e da terminologia adotada nos mesmos. Esta análise tem como principais objetivos identificar inconsistências, entender os conceitos envolvidos nos

padrões de qualidade para MPS e buscar a melhor terminologia possível para descrevê- los.

A terceira atividade, a revisão sistemática da literatura, visa sistematizar o estudo da base teórica, aprofundando os conhecimentos adquiridos com a realização do estudo inicial. A realização de uma revisão sistemática da literatura nesta pesquisa busca identificar estudos relacionados às abordagens para integração de padrões de qualidade já apresentados na literatura. A prática de revisão sistemática foi introduzida na área de Engenharia de Software em 2004 por Kitchenham [KIT04] e se mostrou bastante eficiente, justificando o seu uso em pesquisas deste tipo. Neste trabalho a revisão sistemática da literatura segue o guia de Kitchenham para adoção de revisões sistemáticas em pesquisas de doutorado. Maiores detalhes sobre a condução da revisão sistemática da literatura nesta pesquisa podem ser obtidos no Apêndice A.

Cabe ressaltar que esta etapa também tem o propósito de alcançar um dos objetivos específicos apresentados na Seção 1.3.1, que diz respeito à necessidade de identificar as abordagens para integração de padrões de qualidade existentes na área, bem como as características das mesmas. Os resultados destas atividades foram utilizados para elaboração do Capítulo 2 desta tese de doutorado.

3.3.2 Etapa 2 - Desenvolvimento

A Etapa 2 consiste do desenvolvimento de uma ontologia de padrões de qualidade para MPS e de um metamodelo para representação e integração de padrões de qualidade para MPS. É composta de três atividades: a especificação de uma ontologia de padrões de qualidade para MPS, a especificação de um metamodelo para MPS e a implementação do metamodelo para MPS.

A primeira atividade consiste na especificação de uma ontologia de padrões de qualidade para MPS (OMPS). Esta atividade visa alcançar o objetivo específico, apresentado na Seção 1.3.1, que trata da necessidade de definição de uma ontologia para consolidação dos conceitos e da terminologia empregada nos padrões de qualidade utilizados na área de MPS. Ontologias são comumente utilizadas em Engenharia de Software para identificar conceitos e termos, definir precisamente seus significados e esclarecer os relacionamentos entre os mesmos ([GRU95], [FAL98], [TAU98] e [BER07]). A ontologia proposta nesta tese de doutorado foi desenvolvida como uma especificação de uma conceituação sobre de padrões de qualidade para MPS, buscando a integração

semântica dos padrões de qualidade utilizados na área. Busca também contribuir para o aumento do formalismo utilizado na área de MPS. O resultado desta atividade é apresentado no Capítulo 4 desta tese de doutorado.

A segunda atividade consiste na especificação de um metamodelo para o domínio de MPS. O metamodelo foi desenvolvido como uma linguagem para a representação dos padrões de qualidade, sendo fundamentado na conceituação especificada pela OMPS, e formaliza os constructos necessários para a representação de padrões de qualidade utilizados na área de MPS. A criação de um metamodelo como linguagem baseada na ontologia é um passo fundamental para a criação de ferramentas capazes de suportar a representação dos padrões de qualidade utilizados na área de MPS.

A terceira atividade desta etapa consiste da implementação do metamodelo. A especificação da linguagem representada pelo metamodelo proveniente da atividade anterior é utilizada aqui para a implementação da linguagem em si através da extensão do metamodelo SPEM 2.0.

Estas duas últimas atividades visam alcançar o objetivo específico que trata da necessidade de definição de um metamodelo visando dar suporte à integração de padrões de qualidade para MPS. Os resultados destas duas últimas atividades são apresentados no Capítulo 5 desta tese de doutorado.

3.3.3 Etapa 3 - Avaliação

No método de projeto e criação, de acordo com [OAT06], uma vez desenvolvido um artefato, este artefato precisa ser avaliado. A Etapa 3 do desenho de pesquisa visa à avaliação do metamodelo criado na Etapa 2. Consiste de três atividades. A primeira é a especificação e o desenvolvimento do protótipo da ferramenta de apoio à avaliação dos resultados obtidos nas etapas anteriores. A segunda é a realização da avaliação do metamodelo para MPS. E a terceira é o registro dos resultados através da redação da tese de doutorado. Estas atividades estão diretamente relacionadas aos dois últimos objetivos específicos apresentados na Seção 1.3.1.

A primeira atividade desta etapa é a implementação do protótipo da ferramenta de edição de modelos com o uso do metamodelo desenvolvido. O desenvolvimento do protótipo faz parte do processo de avaliação, além de servir como base para a realização da avaliação do metamodelo nesta etapa. O protótipo foi

desenvolvido tendo como base a plataforma Eclipse. Esta escolha é baseada no fato de que a implementação de referência do SPEM 2.0 também foi desenvolvida na plataforma Eclipse, além da possibilidade de extensão garantida pela publicação do código fonte da plataforma em regime de software livre.

A segunda atividade consiste da avaliação do metamodelo. Esta avaliação foi feita de forma analítica, através do desenvolvimento de cenários simulados. Os procedimentos de avaliação tiveram como base a estratégia de pesquisa Projeto e Criação, tal como abordada por [OAT06]. Para isto, com o uso do metamodelo para MPS foram modelados o MR-MPS, o CMMI-Dev, a norma ISO 9001, o mapeamento entre MR- MPS e CMMI de [MEL11] e o mapeamento entre CMMI e ISO 9001 de [MUT08].

Na terceira atividade, os resultados obtidos foram relatados tanto através da redação de artigos científicos ([ESP09], [ESP09b], [ESP10] e [ESP10b]) quanto através da redação desta tese de doutorado. Através da publicação desta pesquisa espera-se submeter os resultados à apreciação da comunidade e obter feedback sobre os mesmos, contribuindo assim para a avaliação dos resultados da pesquisa. Além disto, a pesquisa também foi apresentada para pesquisadores da área em várias oportunidades, incluindo congressos, workshops e bancas de avaliações específicas ao longo do doutorado. O autor desta pesquisa participou dos eventos onde os artigos foram publicados e recebeu comentários e sugestões diretamente de pesquisadores interessados no tema. Em especial podem ser destacadas duas ocasiões. Uma foi a participação no VIII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software em 2010, onde esta pesquisa foi apresentada à comunidade de pesquisa e debatida com diversos pesquisadores especialistas no tema. A outra ocasião importante foi uma missão de estudos de curta duração em que o autor visitou o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, onde esta pesquisa foi apresentada para o principal grupo de pesquisa atuando nesta área no país.

Por fim, o método de pesquisa adotado nesta tese de doutorado teve a finalidade de ampliar a validade dos resultados obtidos. A validade desta pesquisa foi perseguida através do rigor metodológico seguido ao longo do processo de pesquisa como um todo. A cada etapa da pesquisa os métodos mais apropriados foram escolhidos e aplicados rigorosamente, tendo-se sempre em mente os aspectos metodológicos aqui relatados e os objetivos inicialmente propostos.

3.4 Considerações finais sobre a metodologia de