• Nenhum resultado encontrado

No atual cenário de intensa concorrência entre as organizações e no próprio mercado de trabalho, a busca pela qualificação profissional e pelo conhecimento são uma crescente. As organizações passam a buscar pessoas com as competências necessárias para desenvolver suas atividades e manter suas vantagens competitivas.

Sendo assim, as organizações vêm elaborando estratégias no intuito de promover o desenvolvimento organizacional e individual e vêm implantando a aprendizagem organizacional para desenvolver as pessoas, tornando-as profissionais capazes de criar, mobilizar, adquirir, transferir e transformar conhecimentos, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

Apesar da pequena amostra selecionada para a realização da pesquisa, em relação ao universo total de funcionários da empresa, os objetivos propostos neste estudo foram atingidos.

No primeiro objetivo buscou-se investigar a relação entre as trilhas de aprendizagem e o desenvolvimento de competências. Após revisão da literatura sobre o tema e o estabelecimento de relações conceituais entre os termos aprendizagem e competência, aprofundadas no referencial teórico, pôde-se estabelecer essa relação.

O segundo objetivo proposto foi Investigar se, na percepção dos funcionários, as trilhas de aprendizagem promoviam o desenvolvimento de competências para o aprimoramento do desempenho atual; em domínios temáticos; e em temas estratégicas do Banco. Sendo assim, concluiu-se que as trilhas de aprendizagem promovem o desenvolvimento de competência dos funcionários da agencia do Banco de Economia Mista. O desenvolvimento ocorreu no aprimoramento do desempenho atual do funcionário, na possibilidade de aquisição de novos conhecimentos sobre os temas de interesse do Banco ou, ainda, na oportunidade de estar alinhado às estratégias da empresa e à sua visão de futuro.

Os resultados obtidos permitiram a comprovação dos dois pressupostos definidos no início deste trabalho, os quais afirmavam que: as trilhas de aprendizagem são uma alternativa para o desenvolvimento de competências (P1); as trilhas de aprendizagem, na percepção dos funcionários, promovem o desenvolvimento de competências na agência do Banco de

Economia Mista (P2); pois todos os questionamentos propostos na pesquisa obtiveram percentual de repostas favoráveis superior a 50%, indicando alto grau de concordância.

Sugere-se uma pesquisa mais abrangente entre todos os funcionários do Banco de forma a identificar as causas de pequenos desvios apontados na pesquisa como: dificuldade dos funcionários de perceber as expectativas da empresa em relação à sua formação e desempenho; dificuldade de elaboração de uma trilha à luz da avaliação de desempenho; o porquê da percepção de que as trilhas não proporcionam a melhoria no trabalho e dificuldade de associação entre as trilhas e o direcionamento estratégico da empresa. Com isso, as trilhas de aprendizagem se tornarão um meio cada vez mais eficaz para o desenvolvimento de competências e tornará mais próxima a relação de parceira entre o funcionário e a organização.

A pequena amostra pode ser considerada uma fragilidade, entretanto, o presente estudo não esgota o assunto. Ao contrário, servirá de inspiração e de ponto de partida para uma pesquisa mais abrangente, haja vista a relevância e complexidade do tema e o interesse das organizações de manterem seu corpo funcional cada vez mais qualificado e competente.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BELFORT, Rhecyelle Mota; SANTOS, Ediana; TADEUCCI, Marilsa. Gestão por competências: um novo modelo de gerenciamento. Revista UNI, Imperatriz, v.2, n.2, p.39- 53, jan/jul, 2012.

BLOOM, Benjamim S.; KRATHWOHL, David R.; e MASIA, Bertram B. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio afetivo. Porto Alegre: Globo, 1973.

BLOOM, Benjamim S.; ENGELHART, Max D.; FURST, Edward J.; HILL, Walker H.; e KRATHWOHL, David R. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1973.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.1, p.08-15, jan/mar, 2001.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Competências profissionais relevantes à qualidade no atendimento bancário. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.35, n.6, p.61-81, nov/dez, 2001.

CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz. Gestão do conhecimento e gestão por competências. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.

CALMON, Katuja Maria Niassini. A avaliação de programas e a dinâmica da aprendizagem organizacional. 1998. 210p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) Universidade de Brasília.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia pratico para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

DELORS, Jacques. Educar para o futuro. O Correio da UNESCO, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, ano 24, n° 6, Junho, 1996.

DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

DURAND, Thomas. L’alchimie de la compétence. Revue Française de Gestion, Paris, 127, p.84-102, Janvier-Février, 2000.

EASTERBY-SMITH, Mark; BURGOYNE, John; ARAUJO, Luis. Aprendizagem Organizacional e Organização de Aprendizagem: Desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.

FERNANDES, Bruno. Competências & Desempenho Organizacional: o que há além do Balanced Scorecard. São Paulo: Saraiva, 2006.

FIOL, C. M.; LYLES, M. A. Organizational Learning. The Academy of Management

Review, v. 10, n. 4, Oct. 1985. Disponível em: <

https://www.jstor.org/stable/258048?seq=1#page_scan_tab_contents > Acesso em: 13 de Novembro de 2016.

FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A.C.C. Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 44-69, 2004.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria. Aprendizagem e Inovação Organizacional: As experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 2006, 2ª ed.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.

FLEURY, Maria; OLIVEIRA JR.; Moacir. Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2010.

FREITAS, Isa Aparecida. Trilhas de desenvolvimento profissional: da teoria à prática. In:

FREITAS, Isa; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia para Desenvolvimento de competências. In: Anais do 29º ENANPAD. Brasília: ANPAD, 2005.

GAGNÉ, Robert M.; BRIGGS, Leslie J.; WAGER, Walter W. Principles of Instructional Design. Belmont, CA: Thomson/Wadsworth, 2005.

GARVIN, D. A. The processes of organization and management. Sloan Management Review, v. 39, n. 4, p. 33-50, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Altlas, 1991.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

JUNQUEIRA, Cladis. Trilhas de desenvolvimento profissional. Porto Alegre, mimeo, 2000.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.

LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artemed, 2003.

McCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than for intelligence. American Psychologist, Washington, D.C., nº 28, p. 1-4, 1973.

MURASHIMA, Mary. Universidades Corporativas: as trilhas em meio a novos caminhos. Revista FGV, v. 1, n. 2, 2011.

PRAHALAD, C.K.; e HAMEL, Gary. The core competence of the corporation.Harvard Business Review, Boston, p. 79-91, May-June, 1990.

PRAHALAD, C.K.; e HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle de seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

POZO, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SENGE, Peter. A quinta disciplina. Rio de Janeiro: Best-Seller, 2006.

TAKAHASHI, A. R. W. Competências, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento (livro eletrônico). Curitiba: InterSaberes, 2015.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Altas, 2001.

ZANGISKI, M. A. S.; LIMA, E. P.; COSTA, S. E. G. Aprendizagem Organizacional e desenvolvimento de competências: uma síntese a partir da gestão do conhecimento. Revista Produto & Produção, vol. 10, n. 1, p. 54-74, fev. 2009.

ANEXOS A

Blocos Constitutivos do Desenvolvimento da Teoria de Aprendizagem Organizacional Autor(es)

(Ano) Definição de AO (sujeito da Quem?

AO)

O quê?

(conteúdo da AO) (incentivos para a AO) Quando? resultados? Com que

(eficiência da AO) Como? (processos da AO) Cyert e March (1963) A. O. é o comportamento adaptativo das organizações ao longo do tempo Nível agregado da organização Procedimentos operacionais padrão e regras organizacionais

Recursos abundantes Adaptação a estados ambientais em mudança; adaptação aperfeiçoada como um pré-requisito para a sobrevivência Adaptação de objetivos, atenção e regras de busca; aprendizagem pela experiência Cangelosi e Dill (1965) A. O. consiste em uma série de interações entre a adaptação no nível individual, ou de subgrupo, e adaptação no nível organizacional Indivíduos e sub-grupos em organizações Decisões gerenciais complexas O estresse estimula a aprendizagem tanto do subsistema de aprendizagem como do sistema total de aprendizagem, junto ou separadamente Redução de estresse e melhoria da tomada de decisões Adaptação a padrões de comportamento conflitantes causados por estresse Argyris e Shön (1978) A. O. é o processo pelo qual os membros organizacionais detectam erros ou anomalias e os corrigem ao reestruturar a teoria em uso da organização Aprendizagem individual em organizações

Teorias em uso ou teorias de ação organizacional

Compatibilidade ou incompatibilidade dos resultados esperados que confirmam ou desacreditam as teorias em uso da organização Elo entre aprendizagem e ação aperfeiçoada Compartilhament o de suposições; pesquisa individual e coletiva constrói e modifica teorias em uso; processo exato permanece obscuro Duncan e Weiss (1979) A. O. é definida como o processo na

organização pelo qual as relações entre ação e resultados e o efeito do O indivíduo é a única entidade que pode aprender. Entretanto Base de conhecimento organizacional

Recursos abundantes Depende do conhecimento organizacional disponível sobre tomada de decisões: Desenvolvimento s de relações ação-resultado via: a) Compartilha -

ambiente nessas relações é desenvolvido ele/ela devem ser vistos como uma parte de um sistema de aprendizagem, onde há trocas entre os indivíduos sobre o que é aprendido adaptação a estados ambientais em mudança mento b) Avaliação c) Integração Fiol e Lyles (1985) A. O. significa o processo de aperfeiçoar ações por meio de melhor compreensão e conhecimento Aprendizagem Organizacional não é apenas a soma de aprendizagens individuais Padrões de associações cognitivas e/ou novas respostas ou ações (mudança cognitiva versus comportamental)

Tensão entre estabilidade e mudança; crise (especialmente para aprendizagem de nível mais alto) Alinhamento ambiental; melhoria do desempenho futuro Aprendizagem de nível mais baixo como repetição do comportamento passado,

aprendizagem de nível mais alto como o desenvolvimento de associações complexas Levitt e March (1988) As organizações são vistas como aprendendo pela codificação de inferências de sua história em comportamentos de rotina Aprendizagem Organizacional é mais do que aprendizagem individual, ou seja, há um componente “emergente”

Rotinas (que incluem: regras, procedimentos, quadros de referência, culturas, crenças, estruturas, paradigmas etc.)

Resultados como resposta no nível de aspiração Adaptação e estados ambientais em mudança; equilíbrio entre “exploração” e “aproveitamento” Aprendizagem, pela experiência direta; aprendizagem, pela experiência dos outros; aprendizagem de paradigmas para a interpretação Huber (1991) Uma entidade aprende

se, por meio do processamento de informações, o âmbito Conceito de entidade, que inclui indivíduos,

Informação/conhecimento Provavelmente, não pretendidos, uma vez que o autor busca descrever um amplo conjunto de sub

Âmbito de mudança de comportamento potencial, não necessariamente Processamento de informação: aquisição, distribuição,

de seus

comportamentos potenciais se

modificam... (V)amos assumir que uma organização aprende se qualquer de suas unidades adquire conhecimento que ela reconhece como útil para a organização grupos, organizações, indústrias, sociedade categorias de

aprendizagem resultando em mudanças observáveis interpretação e armazenagem de informação; os processos relacionados de aprendizagem organizacional permanecem não especificados Weick e Roberts (1993) A aprendizagem organizacional consiste de ações inter- relacionadas de indivíduos, ou seja, uma “inter-relação ponderada”, que resulta numa mente coletiva

Conexões entre

comportament os, em lugar de pessoas

Comportamento/Ações Necessidades para operações quase sem erros, por exemplo, porta- aviões Decréscimos de erros organizacionais Inter-relação ponderada, via (1) contribuição (2) representação (3) subordinação

ANEXO B

Universidade Federal do Ceará

Faculdade de Economia, Administração, Atuarias e Contabilidade Departamento de Administração

Curso: Administração de Empresas Aluna: Wannie Nobre Gomes Mesquita

Prezado Participante,

Este questionário tem por finalidade coletar dados sobre a relação das trilhas de aprendizagem com o desenvolvimento de competências. Serão avaliados aspectos relacionados aos princípios e objetivos sobre as quais as trilhas de aprendizagem foram criadas e sua efetividade no desenvolvimento de competências. As informações coletadas serão tratadas de forma agrupada, o que garantirá a confidencialidade das respostas de cada indivíduo.

Instruções

1. Você encontrará 20 sentenças sobre trilhas de aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento de competências.

2. Você deverá avaliar se concorda ou não com cada uma das sentenças assinalando com um “X” a única opção que reflete sua opinião acerca de cada sentença.

3. Conceito de Trilhas de Aprendizagem: caminhos alternativos e flexíveis para o desenvolvimento pessoal e profissional. Em outras palavras, as trilhas são caminhos ou opções de percursos para que o funcionário possa, diante das escolhas possíveis, mapear seu desenvolvimento profissional rumo aos lugares que pretende ocupar na empresa. 4. Trilhas de aprendizagem para aperfeiçoar o desempenho atual: opções de

aprendizagem como Estágios, vídeos, bibliografia, sites na Internet para aprimorar o desempenho dos funcionários de acordo com os fatores da GDP.

5. Trilhas de aprendizagem por domínio temático: opções de aprendizagem como Estágios, vídeos, bibliografia, sites na Internet com foco nas áreas de conhecimento nas quais o Banco, em razão de sua estratégia e dos mercados em que atua, possui interesse especial. Neste caso, treinamentos na área de Negócios e Apoio aos Negócios.

6. Trilhas de aprendizagem por direcionamento estratégico: opções de aprendizagem como Estágios, vídeos, bibliografia, sites na Internet que visam dar ênfase aos relacionamentos que o Banco deseja potencializar: clientes, acionistas, sociedade e funcionários.

1º Parte – Dados demográficos

1. Qual sua idade?

( ) até 30 anos ( ) entre 30 e 50 anos ( ) acima de 50 anos 2. Gênero

( ) Masculino ( ) Feminino ( ) Outros 3. Tempo de trabalho no Banco

( ) até 5 anos ( ) entre 5 e 10 anos ( ) mais de 10 anos

4. Qual sua escolaridade?

( ) Ensino Médio ( ) Superior incompleto ( )Superior Completo ( ) Pós-Graduação

2ª Parte- Percepção sobre as trilhas de aprendizagem de acordo com os objetivos definidas concepção teórica do Sistema Trilhas

5. O portal da Universidade Corporativa é um meio eficiente que contribui para meu desenvolvimento profissional e pessoal.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

6. Considero as trilhas de aprendizagem disponibilizadas pela Universidade Corporativa uma fonte importante de aprendizado e autodesenvolvimento.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente

7. Consigo ter uma visão sistêmica da formação profissional que a empresa espera do funcionário.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente

8. Consigo identificar as expectativas da empresa em relação ao meu desempenho profissional.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente

9. Consigo perceber as expectativas da empresa em relação à qualificação necessária para atuar nos diversos segmentos funcionais.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente

10. Considero as trilhas de aprendizagem um meio alternativo de aprimoramento profissional e pessoal, favorecendo assim o desenvolvimento integral do indivíduo.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente

3ª Parte – Trilhas de aprendizagem para aperfeiçoar o desempenho atual

11.As trilhas de aprendizagem disponibilizadas na Universidade Corporativa são importantes para a realização do meu trabalho com mais eficiência e assertividade.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

12.Considero as Trilhas de aprendizagem úteis para aprimoramento do meu desempenho como funcionário.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

13.Consigo elaborar uma trilha de aprendizagem à luz da minha avaliação de desempenho, visando melhorar o meu desempenho profissional.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

4ª Parte - Trilhas de aprendizagem por domínio temático

14.As trilhas de aprendizagem por domínio temático me proporcionam um aprendizado relevante.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

15.Percebo melhorias em meu trabalho em função de novos conhecimentos adquiridos nos cursos que realizo.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

16.Considero que há melhoria nos processos internos após realização dos cursos das trilhas de aprendizagem.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

17.Sinto-me apto a compartilhar com os demais colegas os conhecimentos adquiridos nas trilhas de aprendizagem por domínio temático.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

5 ª Parte - Trilhas de aprendizagem por direcionamento estratégico

18.Considero que há maior alinhamento às estratégias e diretrizes da empresa após a realização de cursos contidos nas trilhas de aprendizagem.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

19.Consigo perceber uma relação entre as trilhas de aprendizagem por direcionamento estratégico e a missão da empresa.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

20.Acredito que as trilhas de aprendizagem por direcionamento estratégico estão alinhadas a visão de futuro da empresa.

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( )Nem Concordo Nem Discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente.

Documentos relacionados