• Nenhum resultado encontrado

A utilização do questionário sobre transdisciplinaridade, aplicado a um grupo de professores do Ensino Médio, demonstrou que muito temos a melhorar no que diz respeito a visão do professor daquilo que é uma prática transdisciplinar.

Os resultados mostraram que dos professores entrevistados, 18 concordam parcialmente que os resultados do ENEM demonstram que a proposta transdisciplinar está dando certo. Temos que 14 professores não tiveram a transdisciplinaridade como assunto integrante de sua formação na Universidade, contribuindo para uma visão nebulosa sobre a transdisciplinaridade. Como por exemplo, na resposta de um professor sobre se em sua formação continha transdisciplinaridade: “Sim. Tive algumas disciplinas ligadas a outras áreas do conhecimento”.

No que diz respeito a experiência transdisciplinar em uma escola 12 dos entrevistados relataram que não tiveram e 17 concordaram que a transdisciplinaridade é um fator decisivo na aprendizagem do aluno. Os resultados mostram que o professor do Ensino Médio deve ter uma postura transdisciplinar em sala de aula, mas, devido a sua formação conteudista; há uma certa dificuldade neste intento e a visão a respeito do assunto tão pertinente nos dias de hoje fica comprometida. Como exemplo, o comentário de dois professor sobre se a transdisciplinaridade fez parte de sua formação: “A abordagem era sempre tecnicista”, ou ainda,” Sempre conteudista e nada do cotidiano e outras disciplinas”.

Infelizmente, 10 dos entrevistados afirmaram que o método transdisciplinar de avaliação do ENEM é ineficiente. Para que possamos reverter este quadro, é necessário que a formação do professor durante seu curso de Licenciatura possa disponibilizar uma disciplina optativa de Filosofia da Ciência. Poder-se-ia introduzir temas sobre a transdisciplinaridade nas disciplinas de Métodos de Ensino de Física, para que durante o seu curso haja um amadurecimento dessa pedagogia, que é utilizada todos os anos no ENEM. Infelizmente, a hipótese a respeito de se adotar uma postura transdisciplinar em sala de aula se confirmam, pois é preciso estudar este tema com o aluno na graduação, para que, no tempo apropriado, o futuro professor possa formar os alunos do Ensino Médio.

As dificuldades encontradas durante a execução deste trabalho foi a pesquisa em si, no que diz respeito a relacionar o senso comum, a disciplinaridade, com o pensamento complexo, a lógica de Aristotélica e, por fim, a transdisciplinaridade. Por trás da palavra transdisciplinar

existe uma construção admirável do conhecimento, e o que era um desafio a ser pesquisado, tornou-se uma satisfação em cada texto encontrado e cada relação estabelecida.

Como toda "pesquisa" é incompleta as visões aqui não possuem a pretensão de ser dogmáticas e deterministas. É preciso deixar a oportunidade para novas abordagens e novas problemáticas, visando a educação de nossos jovens. Fica aqui a minha contribuição neste caminho ininterrupto do conhecimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando

Introdução à Filosofia. 4.º Edição. São Paulo, Editora Moderna, 2009.

BRASIL, AGÊNCIA. Simulado do ENEM: Química e Física são as áreas de maior

dificuldade. Disponível em:http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016- 05/simulado-do-ENEM-quimica-e-fisica-sao-areas-de-maior-dificuldade Acessado em: 21 de Maio de 2017.

BRASIL. PROEMI. 2009,Programa Ensino Médio Inovador. Disponível em:

http://educacaointegral.mec.gov.br/proemi Acessado em: 16 de Maio de 2017.

BRIDON, Janete; NEITZEL, Adair de Aguiar. Competências leitoras no Saeb. Qualidade

da leitura na educação básica. Disponível em:http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362014000200006 Acessado em: 06 de Maio de 2017.

COUTO, Gleiber; PRIMI, Ricardo. Teoria de Resposta ao Item (TRI): Conceitos

elementares dos modelos para itens dicotômicos. Disponível em: http://pepsic. bvsalud.org/pdf/bolpsi/v61n134/v61n134a02.pdf Acessado em: 23 de Maio de 2017.

CUNHA, Deivison de Albuquerque. A teoria de resposta ao item na avaliação em larga

escala: um estudo sobre o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT 2013. Disponível em: https://impa.br/ wp- content/uploads/2016/12/deivison_albuquerque_cunha.pdf Acessado em: 23 de Maio de 2017.

DESCARTES, René, 1596-1650.O Discurso do Método – Para bem conduzir a própria

razão e procurar a verdade nas ciências. [tradução Maria Ermantina Galvão]. – São Paulo: Martins Fontes, 1996, - (Clássicos)

ECO, Humberto, O nome da rosa. Disponível em: http://www.submit.10envolve. com.br/uploads/b2588e47cc6f590e00be7dc546aab5171a31456f/49ab98ef514b7999dce237be 215f0db4.pdf Acessado em: 08 de Maio de 2017.

FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade? Disponível em: https://biblioteca dafilo.files.wordpress.com/2013/11/fazenda-org-o-que-c3a9-interdisciplinaridade.pdf

Acessado em: 07 de Março de 2016.

GLOBO.G1 Só 9,3% dos alunos do ensino médio sabem o esperado em matemática. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/so-93-dos-alunos-do-ensino- medio-sabem-o-esperado-em-matematica.htmlAcessado em: 29 de Março de 2017.

GLOBO.G1 Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e

matemática. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking- mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml Acessado em: 13 de Abril de 2017.

JUNIOR, Francisco Ramalho; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antônio de Toledo. Os Fundamentos da Física.3.º vol. 4.º Edição. São Paulo, Editora Moderna, 2003. KOCHE, José Carlos, Fundamentos de metodologia científica. Disponível em:https://pt.scribd.com/doc/192008010/Fundamentos-de-Metodologia-Cien-Jose-Carlos- Koche-pdf Acesso em: 05 de Abril de 2017.

MÁXIMO, Antônio; ALVARENGA, Beatriz. Um Curso de Física. 5º Edição. São Paulo. Editora Scipione, 2000. Vol. 1, 2 e 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ENEM – Apresentação. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=183&Itemid=310

Acessado em: 16 de Abril de 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN - EM. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf Acessado em: 06 de Março de 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – INEP. Nota técnica: Teoria de Resposta ao item. Disponível em:http://download.inep.gov.br/educacao_basica/ENEM/nota_tecnica/2011/ nota_tecnica_tri_ENEM_18012012.pdf Acessado em: 4 de Maio de 2017.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000. Disponível em:

https://bioetica.catedraunesco.unb.br/wp-content/uploads/2016/04/Edgar-Morin.-Sete- Saberes.pdf Acessado em: 16 de Março de 2016.

––––––.Ciência com consciência. Disponível em: http://www.filosofiatematica .ufpa.br/index_htm_files/ciencia_com_conciencia.pdf Acessado em: 16 de Março de 2016. –––––.Introdução ao pensamento complexo. Disponível em: http://ruipaz. pro.br/textos_pos/introducao_pensamentocomplexo.pdf Acessado em: 16 de Março de 2016. NICOLESCU, Basarab. Manifesto da Transdisciplinaridade. Disponível em:http://ciret- transdisciplinarity.org/transdisciplinarity.php Acessado em: 10 de Julho de 2017.

ORIGEM DAPALAVRA. Site de etimologia. Disponível em: http://origemdapalavra. com.br/site/palavras/complexo/Acessado em: 08 de Julho de 2017

PCN. Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf Acessado em: 09 de Julho de 2017. PCN+. Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros

Curriculares Nacionais. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN _FIS.pdf

Acessado em: 21 de Março de 2017.

PORTAL MEC. Fies – Programa de Financiamento Estudantil. Disponível em:

PROUNI. Prouni – Programa universidade para todos. Disponível em:

http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa Acessado em: 13 de Maio de 2017.

SANTOS, Akiko. O que é transdisciplinaridade? Disponível em: http://www.ufrrj.br /leptrans/arquivos/O_QUE_e_TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf Acessado em: 10 de Julho de 2017.

TEIXEIRA, Hélio. O que é transdisciplinaridade? Disponível em: http://www.helio teixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/o-que-e-transdisciplinaridade/ Acessado em: 10 de Julho de 2017

APÊNDICE

Questionário sobre transdisciplinaridade

QUESTIONÁRIO SOBRE TRANSDISCIPLINARIDADE

Definição de transdisciplinaridade:

[...] é um enfoque pluralista do conhecimento que tem como objetivo, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber. Assim, unem-se as mais variadas disciplinas para que se torne possível um exercício mais amplo da cognição humana.

Fonte: http://www.infoescola.com/educacao/transdisciplinaridade/

Sua Área de Atuação: ______________________________________________

1. Na sua opinião, os resultados do ENEM demonstram que a proposta transdisciplinar está

dando certo? ( ) concordo plenamente ( ) concordo parcialmente ( ) não sei ( ) discordo parcialmente ( ) discordo plenamente Comentário:_________________________________________________________________

2.A transdisciplinaridade fez parte de sua formação como professor?

( ) Sim ( ) Não

3.Você já teve ou tem experiência docente com o método transdisciplinar numa Escola?

( ) Sim ( ) Não

Comentário:_________________________________________________________________

4. Na sua opinião, a transdisciplinaridade é um fator decisivo na aprendizagem do aluno?

( ) concordo plenamente ( ) concordo parcialmente ( ) não sei ( ) discordo parcialmente ( ) discordo plenamente Comentário:_________________________________________________________________

5. Na sua opinião, o método transdisciplinar de avaliação do ENEM é eficiente?

( ) concordo plenamente ( ) concordo parcialmente ( ) não sei ( ) discordo parcialmente ( ) discordo plenamente Comentário:_________________________________________________________________ Obrigado!

Documentos relacionados