• Nenhum resultado encontrado

4.1 Questões disciplinares de Física – vestibular tradicional

Como já mencionado, antes da utilização do ENEM como exame para ingresso em universidades públicas utilizava-se os vestibulares tradicionais de cada instituição.

Sendo assim, os vestibulares tinham questões bem diferentes das que são aplicadas hoje em dia. Eram questões limitadas contextualmente e altamente disciplinares.Nesta parte deste trabalho vamos comentar como eram essas questões e depois fazer uma comparação com as questões transdisciplinares do ENEM.

As questões do vestibular tradicional eram questões que avaliavam apenas se o candidato dominava o conteúdo para a prova que estava no manual do candidato sem nenhum compromisso com a contextualização do assunto.

Em seguida, na Figura 12, temos um exemplo de questão que faz este tipo de abordagem. O candidato, ao ler a questão, iria responder baseado no que estudo sem refletir na importância do assunto, aplicabilidade e contextualização.

Figura 12 – Questão de Eletricidade – vestibular tradicional.

Fonte: MÁXIMO, Antônio; ALVARENGA, Beatriz. Um Curso de Física. 5º Edição. São Paulo. Editora Scipione, 2000. Vol. 3, p. 139

Devido as questões deste tipo serem fruto de uma pedagogia disciplinar, era necessário que o aluno absorvesse o máximo de conhecimento do assunto sem associá-lo a outro assunto de outra disciplina. As matérias eram bem definidas e não havia qualquer tipo de conexão com o cotidiano ou aplicabilidade prática. Com isso criou-se o termo “conteudismo” ou “conteudista” que era justamente a prática pedagógica de ensinar sem contextualizar em quase nada.

As implicações negativas deste tipo de abordagem se dão no aspecto profissional em que o aluno, ao iniciar sua vida profissional, não tinha o hábito de resolver problemas do dia a dia, ficando com isso, dependente e preso a um conhecimento que não era necessariamente aquele que as exigências da vida profissional esperavam. A seguir faremos uma segunda análise do exposto acima. Em seguida, na Figura 13,temos mais um exemplo de uma questão no estilo disciplinar.

Figura 13 – Questão de Hidrostática – vestibular tradicional.

Fonte: MÁXIMO, Antônio; ALVARENGA, Beatriz. Um Curso de Física. 5º Edição. São Paulo. Editora Scipione, 2000. Vol. 1, p. 263

Como a questão da Figura 13se trata de uma questão disciplinar, a abordagem não é contextualizada ficando para o aluno apenas seguir etapas cartesianaspara a solução: Primeiro colhe-se os dados da questão observando se é necessário fazer alguma transformação nas unidades, em seguida observa qual variável é pedida na questão e em qual unidade é pedida a resposta;logo após aplica-se a fórmula e após achar a variável pedida, verifica-se se a resposta deve ser escrita em notação científica.

Portanto fez-se necessário buscar uma outra maneira de abordar o conhecimento e esta nova abordagem chama-se transdisciplinaridade. A abordagem transdisciplinar leva em consideração a unificação do conhecimento e sua aplicabilidade em situações reais, como poderemos verificar no tópico que vem a seguir.

4.2 Questões transdisciplinares de Física – ENEM

Neste tópico trataremos sobre como as questões transdisciplinares são feitas utilizando as provas do ENEM como modelo. Neste tipo de abordagem é notório que a aplicação de fórmulas predefinidas se torna obsoleto uma vez que as questões são referenciadas no dia-a- dia. Desta forma o aluno ao resolver questões transdisciplinares encontra um sentido real da assunto abordado na questão como podemos verificar que é algo esperado no PCN+ (2007) do Ensino Médio:

Ler e interpretar corretamente tabelas, gráficos, esquemas e diagramas, apresentados em textos. Por exemplo, interpretar um gráfico de crescimento, ou da variação de temperaturas ambientes; compreender o esquema de uma montagem elétrica; ler um medidor de água ou de energia elétrica; interpretar um mapa meteorológico ou uma fotografia de radiação infravermelha, a partir da leitura de suas legendas. PCN + (2007, pág. 8)

Sendo assim, na Figura 14 temos uma questão do ENEM do ano de 2013 onde podemos verificar que é semelhante à questão disciplinar da Figura 13 mas com uma diferença significativa na abordagem e contextualização da questão.

A questão da Figura 14 fala que um estudante precisa instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto e verifica que precisa instalar duas tomadas e um interruptor na rede elétrica e decidiu esboçar o esquema elétrico. A questão pergunta qual circuito atende as exigências.

Figura 14 – Questão de Eletricidade –ENEM.

Fonte:http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM%202015_ DIA%201_01_AZUL.pdf

Desta forma, através do enunciado da questão da Figura 16, o aluno percebe que o assunto de eletrodinâmica que ele estuda possui um sentido prático e real, fazendo com que ao resolver ele vivencie a realidade sugerida na questão. A proposta transdisciplinar, de acordo com Nicolescu (2012), é integralizar e universalizar o conhecimento de modo que as barreiras de cada disciplina deixem de existir e o aluno perceba que ele é um ser social de importância singular mas esta singularidade coletivamente é capaz de mudar a realidade.

Na Figura 15 temos mais uma avaliação do ENEM, ano de 2013, que utiliza-se do lúdico para abordar uma questão de Física. O assunto é gravitação e o movimento de satélites que descrevem o movimento circular uniforme – M.C.U. que é visto no 1º ano do Ensino Médio. A relevância deste tipo de abordagem reside no fato de unir o disciplinar com algo divertido, fazendo com que o aluno associe fatos prazerosos da infância com o estudo da física.

Figura 15 – Questão de Gravitação –ENEM.

Fonte:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2014/CAD_ENEM_2014_DIA_1_01_AZUL.pdf

Utilizando-se da pedagogia do conhecimento unificado, vemos que as barreiras da disciplinaridade rígida se rompem e o conhecimento se torna amplo, dinâmico, associativo e plural, como podemos observar nas palavras de BRASIL. PROEMI (2009)

O objetivo do EMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, [...]. Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras. BRASIL. PROEMI (2009)

A pluralidade do conhecimento permite, então, extrair de uma revista em quadrinhos, meios para montar uma questão de Física. Com a transdisciplinaridade, o estudante aprenderá a fazer associações do que aprende e irá desenvolver-se intelecto e socialmente de maneira mais ampla que a tão solitária abordagem disciplinar.

CAPÍTULO 5

Documentos relacionados