• Nenhum resultado encontrado

Ao longo deste trabalho buscamos identificar o acervo de objetos de origem da cultura Japonesa presentes nas coleções do setor de etnologia do departamento de antropologia do Museu Nacional. As dificuldades que encontramos em conse-qüência da falta ou deficiência da documentação relacionada a este acervo eviden-ciaram sua importância.

Ao omitir as informações referentes à data de entrada e ao doador no livro de registro do Museu, uma parte significativa desta coleção, de maneira intencional ou, até mesmo, por desconhecimento, conferiu, como consequência, certa “invisibili-dade” ao acervo. Uma parte importante da potência de comunicação destes objetos foi perdida, de tal forma que ocasionou o seu “abandono” nos armários das cole-ções, sem que trabalhos científicos ou exposições fossem realizados com os mes-mos, estando a maioria há mais de cem anos na instituição. Sem dúvida, uma expli-cação para a ausência de objetos de tamanho valor e importância na exposição de longa duração do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, que até possui uma sala dedicada às culturas do pacífico. A falta de informações documentais destas deve ter gerado insegurança aos curadores e museólogos do Museu, que decidiram não expô-las.

Na busca por informações e documentação sobre este acervo, nos depara-mos com os livros de registros de entrada das coleções do Museu. Identificadepara-mos que a instituição passou 14 anos sem realizar o tombamento de acervo, pois, o “livro de tombo” do setor teve seu termo de abertura em 1906 e o livro de registro anterior a este, conhecido na instituição como “livro do Porteiro”, teve seu termo de encerra-mento em 1892.

A partir desta informação, passamos a buscar no “livro do porteiro”, os objetos registrados no livro de Tombo que não tinham data de entrada, ou que possuíssem data de entrada anterior a 1892. Encontramos apenas dois objetos presentes, tanto no livro de Tombo como no “livro do Porteiro”, ambos com data de entrada e nome de doador, e nenhum objeto sem data de entrada e doador constava no livro do Por-teiro.

Este fato, somado à carta do imperador D. Pedro II ao seu procurador, quando destina o acervo etnográfico de seu Museu particular ao IHGB.

Ao artigo do jornal “O País,” de 06 de agosto de 1890, que traz uma descrição do acervo do “Museu do Imperador”, onde aponta a existência de “armas modernas e antigas da Ásia”.

A Portaria de 07 de novembro de 1894, do diretor do Museu Nacional, determinando aos diretores das Seções que procedessem ao inventário dos objetos existentes no museu do ex-imperador, selecionando o que deveria figurar nas coleções da instituição e que fossem registrados nos livros das Seções.

E o documento de 22 de dezembro de 1917, da seção de Antropologia e Etnografia ao Diretor interino do Museu Nacional, onde afirma a existência de

“alguns instrumentos de música de origem asiática que nos vieram do espólio do Imperador do Brasil,” que também foram registrados no livro de Tombo, sem data de entrada e doador, possuindo número de tombo dentro da sequência do acervo japonês do século XIX.

Levaram-nos a formular a hipótese de que, estes 46 objetos sem data de entrada e doador registrados na coleção, foram incorporados ao acervo do Museu entre os anos de 1892 e 1906.

Essa conclusão leva em conta que estes objetos, apesar da ausência da data de entrada, receberam numeração no livro de tombo que, cronologicamente, os posiciona como objetos do século XIX, e que os mesmos compõem um conjunto de objetos com significativo valor e importância, dignos de pertencerem a um colecionador de posses e poder.

Desta forma, supomos terem pertencido ao Imperador D. Pedro II e, possi-velmente, teriam feito parte do acervo do seu Museu particular mantido no Palácio da Quinta da Boa Vista e que, com a transferência do Museu Nacional para o Palá-cio da Quinta da Boa Vista, estes objetos teriam sido incorporados ao acervo do se-tor de etnologia.

Esperamos que este trabalho contribua para que esta coleção venha a cum-prir todas as suas funções, enquanto acervo de uma instituição museal, gerando no-vos trabalhos, e que futuramente seja incorporada às exposições, ativando as suas potencialidades de preservação, pesquisa e comunicação.

8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIVROS, TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS:

ALMEIDA, Cícero Antonio Fonseca de. O Colecionismo Ilustrado na Gênese dos Museus Contemporâneos. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v.3, p. 232 - 254, 2001.

AZEVEDO, Sergio Alex Kugland (Coord.). O Museu Nacional. São Paulo: Banco Safra, 2007.

BARBUY, Heloisa. Manual para preenchimento da ficha de objetos. São Paulo:

Museu Paulista da Universidade de São Paulo, 1994.

CAMARGO-MORO, Fernanda de. Museu: aquisição/documentação. Rio de Janeiro:

Ed. Eça, 1986.

CLIFFORD, James. The predicament of culture: twentieth-century ethnography, literature and art. 1988.

CONSELHO INTERNACIONAL DOS MUSEUS-ICOM. Código de ética para Mu-seus. 2007. Disponível em <http://www.icom.org.br>. Acesso em: 04 de nov. 2014.

CORSINO, Célia Maria. Revitalizar os museus: como e por quê? Ciências e letras, Porto Alegre, n.27, p. 121-131, jan./jun. 2000.

CUNHA, Antonio Geraldo. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 3. ed.

Rio de Janeiro, Ed. Lexikon, 2007.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Cidadania Republicana e Educação: governo provi-sório Mal. Deodoro e Congresso Constituinte de 1890-1891. Rio de Janeiro: DP & A, 2001

DANTAS, Regina. A Casa do Imperador- Do Paço de São Cristóvão ao museu Na-cional. Dissertação (Mestrado em Memória Social), Programa de Pós-graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

DENNIS, Ferdinand. Brasil. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia, 1980 (1838)

FARIA, Luiz Castro. As exposições de Antropologia e Arqueologia do Museu Nacional. Publicações Avulsas do Museu Nacional. Nº 4. 1949.

FEIO, José Lacerda de Araújo. O Museu Nacional e o Dr. Emilio Joaquim da Silva Maia. Publicações Avulsas do Museu Nacional, Rio de Janeiro, n. 35. 1965.

FRENKEL, Eliane Ezagui. Famílias no Museu Nacional. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio), Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimô-nio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico. Versão 5.11.

Curitiba: Positivo, 2004. 1 CD-ROM.

FERREZ, Helena Dodd. Documentação Museológica. teoria para uma boa prática.

Cadernos de Ensaio: estudos de Museologia, Rio de Janeiro, n.2, p.65-74, 1994 ____________________. Os museus e seus acervos: sistemas de documentação em desenvolvimento. In: INTEGRAR: 1º Congresso Internacional de Arquivos, Biblio-tecas, Centros de Documentação e Museus. Anais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, p. 67-78. 2002.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Coleções, Museus e Teorias Antropológicas:

reflexões sobre conhecimento etnográfico e visualidade. 1998,

HARTMANN, T apud RIBEIRO; VELTHEM. Coleções Etnográficas: documentos ma-teriais para a história indígena e a etnologia. In: CUNHA,M.C. da (Org.).História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultu-ra: FAPESP, 1992.

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico da língua portuguesa. Versão 1.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1 CD-ROM.

LACERDA, João Baptista de. Fastos do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1905.

LE GOFF, Jacques. A História nova. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1990.

_______________. História e memória. 2. ed. Campinas: Ed, da UNICAMP, 1992.

LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Ed. Hucitec, 1997.

LOPÉZ , José Yepes. La documentación como disciplina. Teoria e historia. 2.

Ed. Pamplona: Eunsa, 1995.

LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Museu, informação e arte: a obra de arte como objeto museológico e fonte de informação. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janei-ro, 1998.

MOLES, Abraham. Teoria dos objetos. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro. 1981.

NASCIMENTO, Fatima Regina. A Formação da Coleção de Industria Humana no Museu Nacional, Século XIX. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

NETTO, Ladislau. Investigações históricas e scientíficas sobre o Museu Imperi-al e NacionImperi-al do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Philomático, 1870.

PANIKKAR, K.M. A dominação ocidental na Asia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

1977.

POMIAN, K. Collecionneurs, amateurs et curieux / Paris, Venice: XVIe-XVIIIe Siècle. 1987.

__________. Coleção. In: GIL, Fernando (Org.). Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Ca-sa da Moeda, 1984.

__________. Coleção. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Memória-História. Tradução Suzana Ferreira Borges. Imprensa Nacional, Casa da moeda: Lisboa, 2004.

RIBEIRO, Berta G. Museu e Memória. Reflexões sobre o Colecionamento. 1989.

SANTOS, Francisco Marques. O leilão do Paço Imperial. Anuário do Museu Imperial, Petrópolis, v. 1, 1940.

SANTOS, Luís Gonçalves dos. Memórias para servir à História do Brasil. São Paulo: EDUSP/ Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

_____________________. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e ques-tão racial no Brasil: 1870-1930. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

_____________________. A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis: Do Terremo-to de Lisboa à Independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

TORRES, María Teresa Marín. Historia de la documentación museológica: la gestión de la memória artística. Gijón: Ed, Trea, 2002.

YAMAMURA, Roberto Jimmy Hideki. O estabelecimento das Relações Brasil-Japão no século XIX. In: Textos de história. V.4, Nº 1, p. 125-148. 1996,

YAMASHIRO, Jose. Pequena História do Japão. São Paulo: Ed. Herder. 1964.

YASSUDA, Silvia Nathaly. Documentação Museológica: uma reflexão sobre o tra-tamento descritivo do objeto no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Universi-dade Estadual Paulista, São Paulo, 2009.

FONTES PRIMÁRIAS:

Arquivo Histórico - Museu Imperial MI. Arquivo Grão-Pará 218-AD-27 1-V-A.

Inventário dos objetos do Paço de São Cristóvão.

MI.CI. SC – I. DAS, 8.06.1891-PII-B.c.

Resposta de d. Pedro II, no exílio, sobre como gostaria que fosse dividida a sua bi-blioteca e doando o seu museu ao Museu Nacional.

MI.CI. SC. AM I - 5 e 6 Diário do príncipe de Joinvelle.

Caderno de diário do príncipe de Joinvelle.

Seção de Memória e Arquivo – Museu Nacional BR MN. AO, pasta 1, doc. 2, 6.06.1818.

Decreto de criação do Museu Real - atual Museu Nacional.

BR MN MN. DR CO, AO. 5314.

Portaria do diretor do Museu Nacional, Domingos Freire, determinando aos diretores das Seções que procedessem ao inventário dos objetos existentes no museu do ex-imperador, selecionando o que deveria figurar nas coleções da instituição e que fos-sem registrados nos livros das Seções.

BR MN MN. DR, CO. A0. 9.

Portaria do diretor do Museu Nacional dando início às visitas públicas, em 1821.

BR MN MN. DR. CO, RA. 9/f. 151 – 151v.

Ofício de Ladislau Netto para Ministro e Secretário de Estado dos Negócios de Ins-trução Pública, Correios e Telégrafos solicitando a transferência do Museu Nacional do Campo de Santana para Quinta da Boa Vista, em 28.02.1890.

BR MN MN. DR. CO, RA. 9/f. 156 – 157.

Ofício de Ladislau Netto solicitando urgência para a transferência do Museu Nacio-nal do Campo de Santana para a Quinta da Boa Vista.

BR MN MN. DR. CO, RA. 9/f. 169 – 169v.

Ofício de Ladislau Netto ao Ministro e Secretário de Estado Interino dos Negócios da Instrução Pública Correios e Telégrafos interessado em adquirir, para o Museu Na-cional, uma coleção de artefatos quetchuas do Museu do ex-imperador que seria leiloada junto com os móveis.

BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 42v – 43.

Ofício de Ladislau Netto ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios dInstrução Pública, Correios e Telégrafos solicitando outros espaços pois estava consciente de que não se faria mais a mudança do Museu Nacional para a Quinta da Boa Vista.

BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 42 – 42v.

Ofício de Ladislau Netto solicita transferência do Museu do Imperador para o Museu Nacional, para isso solicita ligação férrea da Quinta da Boa vista para o Campo de Santana.

BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 54.

Ofício de Ladislau Netto ao Ministro e Secretário de Estado Interino dos Negócios da Instrução Pública Correios e Telégrafos denunciando o engenheiro de obras do Mi-nistério do Interior, Bettencourt da Silva, de ter depredado o mobiliário que restou no palácio, oriundo do Congresso

BR.MN.DA, cx. 10, procedência 25 maio 2005, pasta 367

Oficio da seção de Antropologia e Etnografia do Museu ao Diretor interino do Museu com a informação de que instrumentos de musica de origem asiática eram do espo-lio do Imperador do Brasil em 22.12.1917

Biblioteca Nacional: Jornal:

O Paiz, Coluna Salada de Frutas, Rio de Janeiro, 11.08.1890.

ANEXO I

Lista do Acervo de objetos Japoneses do setor de Etnologia do Museu Nacional

1. 4898 – Colete acolchoado para esgrima – Pedro II ou Japão (?) 2. 5167 – Manto de papel – Japão (?)

3. 5176 – Kimono – Japão ou China (?)

4. 5179 – Alamares de seda - Japão ou China (?) 5. 5556 – Cinta de palha pintada de roxo - Japão (?) 6. 6829 – Espada ornamentada - Japão (?)

7. 6830 – Espada ornamentada com bainha de madeira L,C,8357 bs. - Japão (?) 8. 6831 – Espada ornamentada com bainha de madeira L,C,8357 bs. - Japão (?) 9. 6832 – Espada ornamentada com bainha de madeira L,C,8357 bs. - Japão (?) 10. 6833–Espada ornamentada com bainha de madeira L,C,8357 bs.- Japão 11. 6842 – Bainha ornamentada do Japão (?)

12. 6845 – Caixa de charão do Japão (?) 13. 6846 – Jogo Japonês (?)

14. 6847 – Idolo off pelo capitão de fragata Luiz Fellipe Saldanha da Gama em 21- 4 - 1882 – Japão

15. 6848 - Idolo off pelo capitão de fragata Luiz Fellipe Saldanha da Gama em 21- 4 - 1882 – Japão

16. 6849 – Bolsa de senhora de seda – Japão 17. 6850 – Bussola Japão

18. 6854 – Mapa da cidade do Japão e do Yedo

19. 6855 – Pano de mesa de cor avermelhado com bordados a ouro – Japão 20. 6856 – Pano de mesa de cor branca com bordados a ouro – Japão 21. 6857 – Pano de mesa de cor branca com bordados a ouro – Japão 22. 6858 – Pano de mesa de cor branca com bordados a ouro – Japão

23. 6859 – Pano de mesa de cor branca com bordados a ouro – Japão 24. 6860 – Papeis brancos fabricados com fios de seda – Japão 25. 6862 – Fragmentos de jornais – Japão

26. 6863 – Dinheiro em papel e jornais que circularam durante a guerra Russo-Japonesa – Japão 1904 - 1905

27. 6864 – Enfeite de cabelo – Japão (?)

28. 6865 – Enfeite de cabelo – Japão (?) 29. 6866 – Enfeite de cabelo – Japão (?)

30. 6870 – Facas de madeira ornamentada – Japão (?) 31. 6871 - Facas de madeira ornamentada – Japão (?)

32. 6873 – Modelo de embarcação japonesa off. Pelo 1º Sargento da marinha Camillo Dercanchy 25 – 8 – 1890

33. 6888 – Espada japonesa

34. 6889 – Espada japonesa com bainha de ouro off. Pelo Sr. Major Antonio Fer-reira de Assis 1888

35. 6890 – Espada ornamentada Japão

36. 6891 – Polvarinho de couro e palha – Japão 37. 6908 – Vestimenta de chefe guerreiro japonês 38. 6909 – Faixa japonesa

39. 6910 – Faixa japonesa 40. 6911 – Vestimenta japonesa

41. 6912 – Avental vestimenta japonesa 42. 6913 – Avental vestimenta japonesa 43. 6914 – Vestimenta japonesa

44. 6915 – Vestimenta japonesa 45. 6916 – Colcha japonesa

46. 6917 – Vestimenta japonesa 47. 6918 – Vestimenta japonesa 48. 6919 – Vestimenta japonesa

49. 6920 – Pano de mesa bordados a seda japonês 50. 6921 – Pano de mesa bordados a seda japonês 51. 6940 – Punhal japonês marfim

52. 18790 – Pinturas japonesas obscenas oferecidas ao museu nacional em 1 de outubro de 1913 por um anônimo

53. 19114 –Arco - dos habitantes da ilha formosa (asia). Oferta do Dr. Olympio da Fonseca Filho do Instituto Oswaldo Cruz, de volta da sua viagem ao Japão 31 de março de 1927

54. 19115 - Lança - dos habitantes da ilha formosa (asia). Oferta do Dr. Olympio da Fonseca Filho do Instituto Oswaldo Cruz, de volta da sua viagem ao Japão 31 de março de 1927

55. 19116 - Flecha - dos habitantes da ilha formosa (asia). Oferta do Dr. Olympio da Fonseca Filho do Instituto Oswaldo Cruz, de volta da sua viagem ao Japão 31 de março de 1927

56. 19117 -Flecha - dos habitantes da ilha formosa (asia). Oferta do Dr. Olympio da Fonseca Filho do Instituto Oswaldo Cruz, de volta da sua viagem ao Japão 31 de março de 1927

57. 19118 -Flecha - dos habitantes da ilha formosa (asia). Oferta do Dr. Olympio da Fonseca Filho do Instituto Oswaldo Cruz, de volta da sua viagem ao Japão 31 de março de 1927

58. 19119 - Pente - dos habitantes da ilha formosa (asia). Oferta do Dr. Olympio da Fonseca Filho do Instituto Oswaldo Cruz, de volta da sua viagem ao Japão 31 de março de 1927

59. 19120 - Fotografia - dos habitantes da ilha formosa (asia). Oferta do Dr.

Olympio da Fonseca Filho do Instituto Oswaldo Cruz, de volta da sua viagem ao Japão 31 de março de 1927

60. 20298 - fotografias e postais de costumes da ilha formosa of pelo Dr S. Naka-rai em outubro de 1928

61. 20299 -ornato para o peito - Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

62. 20300 - ornato para o peito - Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

63. 20301 - Colar -Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

64. 20302 -Colar -Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

65. 20303 -ornato para orelha - Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

66. 20304 - sapatos para pés deformados. Colar -Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

67. 20305 -cesto para carregar - bambu - Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em ou-tubro de 1928

68. 20306 -colher de vinho. Grupo Aino-Yezo. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

69. 20307 -Boneca - da ilha koto-shie, perto deIlha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

70. 20308 -cachimbo de bambu - Ramo Saichett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

71. 20309 -cachimbo de bambu - Ramo Saichett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

72. 20310 -colher para comer. Grupo Aipe. Japão. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

73. 20311 -Tecido-Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

74. 20312 -Bolsa de couro para polvora. Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S.

Nakarai em outubro de 1928

75. 20313 -ponta de flecha - grupo Aino-Yezo. Japão. Of. Dr S. Nakarai em outu-bro de 1928

76. 20314 -Reservatório para sal.Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

77. 20315 -Bolsa para tabaco. Bambú. Grupo Arewaishi. Ilha Formosa. Of. Dr S.

Nakarai em outubro de 1928

78. 20316 -Cintura com bolso. Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928.

79. 20317 -bolsa. Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

80. 20318 -Estojo de taquara. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

81. 20319 -cesto para carregar - bambu - Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em ou-tubro de 1928

82. 20320 -leque de bananeira. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

83. 20321 -leque de bananeira. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

84. 20322 -cabaça - Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

85. 20323 - Facão - Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

86. 20324 -Arco - Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S. Nakarai em outubro de 1928

87. 20325 -flecha com ponta de ferro. Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S.

Nakarai em outubro de 1928

88. 20326 - flecha com ponta de ferro. Ramo Saishett. Ilha Formosa. Of. Dr S.

Nakarai em outubro de 1928

89. 22020 -vaso de madeira dos aino (Japão), usado para sopa, chá para levan-tar os bigodes usam a espatula anexa of. Dr. Juliano Moreira em se-tembro de 1929

90. 22021 - Flecha dos aino of. Dr. Juliano moreira em setembro de 1929

91. 26528 –material etnografico (passaporte da japoneses e cabelos dos mes-mos) Of. Do sr. Ruy de Gouvea Nobre.

92. 26530 - Ponta de flecha usada noJapão antigo. Of.Srs. Simitikamiyá, Fumihi-dé Okubo e SigueoSekizu, de Aliança, Nordeste de São Paulo, em se-tembro de 1935

93. 26531 –Ponta de flecha usada noJapão antigo. Of.Srs. Simitikamiyá, Fumihi-dé Okubo e SigueoSekizu, de Aliança, Nordeste de São Paulo, em se-tembro de 1935

94. 26532 - Ponta de flecha usada noJapão antigo. Of.Srs. Simitikamiyá, Fumihi-dé Okubo e SigueoSekizu, de Aliança, Nordeste de São Paulo, em se-tembro de 1935

95. 26533 -Caixinha feita com restos da madeira sagrada com que se construiu o santuario do templo shintoista de Ise-Daí jin-gú, consagrado aos ante-passados do Japão. Of.Srs. Simitikamiyá, Fumihidé Okubo e Si-gueoSekizu, de Aliança, Nordeste de São Paulo, em setembro de 1935 96. 27937 - mascara usada nas danças sagradas japonesas. Adquirida em Nara

Japão. Material permutado em outubro de 1937. Exc. Ruy de Lima e Silva

97. 27940 - Sapatos Típicos japoneses. Adquiridos em Moji. Japão. Material permutado em outubro de 1937. Exc. Ruy de Lima e Silva

98. 27941 - Sapatos Típicos japoneses. Adquiridos em Moji. Japão. Material permutado em outubro de 1937. Exc. Ruy de Lima e Silva

99. 39541 – miniatura de capacete Coleção Yolanda Barbosa Costa e Silva, En-trada em 29 de abril 1975

100. 39546 – Sabre (?) punho de madeira, lamina de metal com decoração em relevo num dos lados e no outro, dois sulcos que vão até o meio da lamina,

bainha de madeira com caracteres japoneses

101. 39547 - Espada de guerreiro, lamina fina temperada; bainha em laca preta com discreta decoração em ouro; cordões de seda no punho no estojo de seda (brocado) com estamparia em fios dourados representando pássaros em voo. Estas três peças 39545, 39546 e 39547, estavam colocadas sobre almofada de veludo azul. (ver detalhes no Registro manuscrito).

ANEXO II

Oficio da seção de Antropologia e Etnografia do Museu ao Diretor interino do Museu com a informação de que instrumentos de musica de origem asiática eram do espo-lio do Imperador do Brasil em 22.12.1917

ANEXO III

6908 – Vestimenta de chefe guerreiro japonês (SAMURAI)

Foto armadura de Samurai – registro de Roosevelt Mota.

ANEXO IV

39547 - Espada de guerreiro, lamina fina temperada; bainha em laca preta com discreta decoração em ouro; cordões de seda no punho no estojo de seda (bro-cado) com estamparia em fios dourados representando pássaros em voo. Estas três peças 39545, 39546 e 39547. Doadas em 1975, pela Sr.ª Yolanda Barbosa Costa e Silva, viúva do ex-presidente Artur da Costa

Foto espada de Japonesa – registro de Roosevelt Mota.

Documentos relacionados