• Nenhum resultado encontrado

Após a última etapa do Ensino por Investigação, correspondente à comunicação dos resultados da pesquisa a toda comunidade escolar, ministrou-se uma aula expositiva e dialógica, tendo como tema “A sustentabilidade da floresta” seu intuito foi retomar os

conteúdos introduzidos durante a trilha interpretativa e durante a realização das etapas do Ensino por Investigação. Na aula, buscou-se dar nome aos fenômenos observados em campo e, através de discussões levantadas, chegou-se a um consenso a respeito das definições dos conceitos envolvidos em todas as atividades desenvolvidas na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Assim promove-se a consolidação dos conteúdos (MOREIRA, 2011).

A aula iniciou-se com uma situação vivenciada pelos sujeitos da pesquisa na trilha interpretativa. Por exemplo: “Suponha que durante as suas observações você encontrou 10 Paus brasil, 7 Guabirabas de pau, 2 Paus de óleo, 1 coruja e 5 saguis. A partir dessa situação, foram lançadas as seguintes questões: Quantos organismo você anotou? Quantas espécies estão presentes? Qual é o conceito de espécie? Quantas populações você observou? Qual o conceito de população?

Para exemplificar, foram selecionadas algumas respostas, dentre elas as elaboradas pelos estudantes: S(17); S (13); S (09); S (26). Ressalte-se que, embora tenham sido transcritos poucos exemplos de respostas, no momento em que era lançada uma questão, havia um alvoroço entre os estudantes, todos querendo falar ao mesmo tempo, o que dificultou o registro por parte do professor-pesquisador.

Para a questão: Quantos organismos você anotou? O estudante S (17) respondeu corretamente, citando 25 organismos.

Quando questionados sobre: Quantas espécies estão presentes? O sujeito identificado como S (13) respondeu corretamente, citando “5 espécies”.

Já para a pergunta: Qual é o conceito de espécie? O estudante S (09) falou que “são da mesma espécie, indivíduos com características semelhantes e podem se reproduzir”.

Para a questão: Qual o conceito de população? O sujeito S (26) respondeu: “Conjunto de seres vivos, da mesma espécie, que vivem em um mesmo lugar”.

Quando questionados sobre: Quais são os fatores bióticos e abióticos observados na trilha interpretativa? Eles ocorrem de forma independente? Eles interagem entre si? Com relação aos fatores bióticos, o estudante S (17) respondeu: “os animais, as árvores, que nascem, crescem e morrem”. Já para os fatores abióticos, o mesmo estudante falou: “luz,

água, o ar, o solo, que não nascem, não crescem e não morrem”. O mesmo aluno explicou: “os fatores bióticos precisam dos fatores abióticos, precisam de água para beber, do ar para respirar, do solo”. A partir das respostas, os estudantes foram estimulados a elaborar uma definição, com o auxílio do professor, para o conceito de ecossistema. Ressalte-se que os mesmos conseguiram estruturar uma resposta compatível com o conceito científico.

Outros questionamentos foram levantados durante a aula expositiva e dialógica, tais como: Como se chama o lugar onde uma espécie vive? Como se chama o papel que uma espécie desempenha no lugar onde vive? A partir dessas questões, o professor-pesquisador buscou negociar com os sujeitos da pesquisa os nomes dos conceitos vivenciados em campo, bem como uma definição de acordo com o conhecimento científico.

Quando questionados sobre a função da serrapilheira, o estudante S (17) respondeu: “serve de abrigo para insetos, grilo, formiga; contém fungos e bactérias; nutrientes”. Na medida em que os estudantes emitiam suas opiniões, o professor-pesquisador buscava um consenso entre eles a respeito do entendimento da importância da serrapilheira para a manutenção da floresta.

Logo após as discussões a respeito das funções da serrapilheira para a manutenção do equilíbrio do Parque das Dunas, foram citados alguns nomes de seres vivos nela encontrados durante o percurso da trilha interpretativa. Foi solicitado que os estudantes montassem uma sequência alimentar. O professor-pesquisador utilizou o quadro para montar uma estrutura de cadeia alimentar contendo os seres vivos indicados por eles. A partir desse esquema, o professor buscou negociar com os sujeitos da pesquisa uma definição, cientificamente aceita, para os conceitos de cadeia alimentar, produtor, consumidor e decompositor.

Durante a aula, também foram retomadas algumas discussões realizadas nos 7 pontos da trilha interpretativa, tais como: A presença do cupim na nossa casa é considerada benéfica ou maléfica?E na floresta?Qual a função do cupim na floresta? Por que os cupins invadem as nossas casas? Porque certas plantas usam outras como suporte para crescer e sobreviver ? A presença de formigas na nossa casa é considerada benéfica ou maléfica?E na floresta?Qual a função das formigas na floresta? Quais fatores contribuem para a manutenção da floresta?

Além de outros questionamentos, realizados no último ponto da trilha interpretativa destacaram-se alguns relacionados à importância da preservação do parque para a população de Natal, tais como: Qual a função das dunas e da floresta para o abastecimento e manutenção do aquífero subterrâneo de Natal? Qual a contribuição de plantas e animais? Qual a função da serrapilheira? Qual a contribuição do homem?

Essas discussões proporcionaram uma maior reflexão a respeito da importância das interações entre as espécies, bem como da preservação dos recursos naturais para a manutenção do equilíbrio ecológico do Parque. Este estudo possibilitou aos estudantes se posicionarem de forma crítica diante da temática da conservação da Unidade de Conservação, como ponto fundamental para a qualidade de vida das pessoas que moram na cidade de Natal.

A partir das falas exemplificadas de alguns estudantes e da participação de todos os demais sujeitos da pesquisa, percebeu-se que as atividades desenvolvidas durante toda a

UEPS, foram exitosas, uma vez que, durante a última aula de consolidação dos conteúdos, os mesmos participaram ativamente, relembrando os momentos vivenciados na trilha interpretativa. Demonstraram compreensão do significado dos conceitos relacionados ao tema ecologia, uma vez que conseguiram elaborar, juntamente com o professor pesquisador, algumas definições cientificamente aceitas.