• Nenhum resultado encontrado

Construção de Objectos no Second Life (Building)

2.7 Construção de objectos e mobiliário:

2.7.1 Construção de Objectos no Second Life (Building)

Para construir objectos, no Second Life®, recorre-se a uma ferramenta que o aplicativo possui. É uma ferramenta simples e intuitiva que possibilita a construção de tudo o que pretendemos, a partir de 8 figuras geométricas base: Box , Cilinder, Prism, Sphere, Torus, Tube, Ring e Sculpted.

Essas figuras geométricas são trabalhadas com a própria aplicação, residente no viewer de SL.

No final são adicionadas texturas, que são o segredo de tudo.

Cada figura geométrica é um prim. Cada prim ligado a outros prims dá forma aos objectos que vemos à nossa volta.

Figura 19 – Conimbriga55 é um objecto com 250 prims

A ferramenta de construção (building), podem ser encontradas a partir da opção build (construir), a que se acede a partir do menu Ver.

A caixa que contém as ferramentas de construção (caixa build), possui botões, menus e tabelas de configuração.

Figura 20 – Botões de Construção

Os botões de construção são representados pelos ícones: - Lupa - serve para aumentar;

- Mão - serve para mover os objectos; - Seta - serve para editar os objectos;

- Vara de condão - serve para criar os objectos.

Os separadores geral, objecto, características, textura e conteúdo, dão acesso às restantes janelas que contribuem para a fase final de construção.

- Separador geral – faz a identificação do objecto56: (nome, autor, dono). Informa se o objecto é um original, cópia, se está á venda e o valor.

- Separador objecto - é utilizado para estabelecer o tamanho, rotação, posição, material, corte, torcer, fatiar e afinar o objecto.

- Separador Características - permite gerir a flexibilidade, suavidade, gravidade, arrastamento, e a tensão que se quer imprimir ao objecto. - Separador textura – serve para inserir a textura que se pretende,

atribuindo-lhe determinadas características, de que são exemplo: repetição da textura, rotação, transparência, brilho.

- Separador conteúdo – é onde se inserem todos os conteúdos que o autor pretenda que o objecto tenha ou transmita. Podem ser, desde outros objectos, a scripts, para imprimir comportamentos activos ao objecto ou outro tipo de script, que poderá servir para responder a quem toque nele, a quem dele se aproxime, ou simplesmente para dar uma indicação. Tudo depende do que o construtor tenha em mente.

Figura 21 – Exemplo de alguns momentos de construção, texturização e simulação de espaços

2.7.1.1 Texturização

São as texturas quem dá o aspecto final ao objecto, daí a enorme importância que elas têm no SL.

Figura 22 – menu de texturização

Tudo começa com a textura da madeira, que posteriormente é substituída pela textura que se pretende que o objecto tenha.

A textura é formada por uma imagem que o próprio construiu, se domina aplicativos de imagem. De contrário pode ser adquirida dentro do Second Life. Há milhares de texturas à venda, algumas delas gratuitas.

Convém ter algum cuidado com as texturas a utilizar. Texturas muito pesadas, prolongam o tempo de formação da imagem (rezz).

2.7.1.1.1 Animação

Para dar aos objectos comportamentos activos recorre-se a scripts, construídos com uma linguagem de programação própria do Second Life: a LSL (Linden Script Language).

São esses scripts que inseridos no próprio objecto, permitem que ele tenha um movimento ou reaja a um evento.

.

Figura 23 – Os scripts de um objecto

Na imagem podemos observar os scripts que a porta do vestiário possui: um que dá as boas vindas a quem entra, e outro para abrir e fechar a porta.

Um script, pode ser aplicado a qualquer objecto que se pretenda tenha o mesmo movimento. Por exemplo, o script de abrir e fechar a porta, pode ser utilizado para fazer abrir e fechar um postal, para o movimento de vaivém de um baloiço, para abrir e fechar um chapéu-de-chuva, um livro, etc.

Há inúmeros scripts disponíveis no SL, para serem aplicados, alguns podem ser alterados, outros não.

Aprender esta linguagem, é algo que não é muito difícil, basta dedicar-lhe algumas horas.

3 SLOODLE

A combinação entre um ambiente virtual 3D como o SL com um ambiente virtual de aprendizagem como o Moodle, tem-se mostrado uma opção flexível e valorizada dentre os ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis, (…) A riqueza da simulação e imersão possíveis em um mundo virtual 3D online, combinada com a capacidade de administração do aprendizado de um ambiente virtual de aprendizagem, apontam para a educação do futuro.

Mattar

“SLOODLE is an Open Source project which integrates the multi-user virtual

environment of Second Life with the Moodle

learning-management system.”

Figura 24 – Imagem de divulgação do SLOODLE

O SLOODLE (Simulation Linked Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um projecto de Open Source, fundado e suportado pela EDUSERV, que integra o Second Life com o moodle.

Fornece um conjunto de ferramentas integradas no moodle e no Second Life, para apoio ao ensino e à aprendizagem neste MUVE, permitindo a sua utilização como

gestor de aprendizagens (LMS), em cursos que ocorrem no Second Life®, seja em ensino presencial ou a distância.

Poderá ser utilizado ainda como um repositório de conteúdos armazenados na Web, para o Second Life®, como laboratório virtual ou como auxiliar de conferências a custo reduzido, constituindo-se por isso, uma ferramenta que contribui para a equidade digital.

É possível aceder ao SLOODLE pela Web e pelo Second Life, através dos objectos disponibilizados na Web e no Second Life® .

Possibilita a interacção moodle/ Second Life®, através da utilização dos vários objectos, passíveis de serem utilizados, quer no moodle, quer no Second Life®, permitindo a interconexão entre os dois ambientes (mundos).

Para instalar o sloodle, é necessário ter acesso ao servidor Web, onde o moodle está instalado, visto que é necessário instalar e configurar o plugin para o SL (SLOODLE). No SL é preciso ser-se dono do terreno em que se colocam os objectos. Só assim o dono do terreno, simultaneamente administrador da LMS moodle, pode configurar os objectos.

A partir do momento em que se encontrem configurados estão prontos a ser utilizados.

Os objectos SLOODLE são:

- Webintercom - é uma ferramenta que une o chat do moodle com o chat do Second Life®. Desde que o login esteja feito à Webintercom, pode-se comunicar através de chat, entre o moodle e o SL.

- No final a gravação da actividade fica gravada com segurança, no histórico de conversas de chat do moodle.

- Registration Booth – Verifica o registo do utilizador no moodle.

Figura 26 – Estudantes a utilizar os objectos Registration Booth e

- Enrolment Booth – É uma ferramenta que faz o registo dos avatares no moodle, associando o nome e registo do utilizador moodle ao nome do avatar.

- Access Checker – Verifica a presença dos avatares na sala de aula. - Access Check Door57

É uma porta que abre para dar passagem ao avatar, depois de o seu nome de avatar, ter sido associado, ao nome de utilizador moodle. Serve para fazer o controle de acesso à sala de aula.

57 Porta azul na figura 24.

Figura 27 – Alguns objectos SLOODLE

- Choice Tool – Permite responder e visualizar os resultados, no SL, a uma sondagem feita no moodle.

- Meta Gloss – Faz a interacção com os glossários disponibilizados no moodle.

- Prim Drop – É um depósito de conteúdos elaborados no SL, para avaliação no moodle.

- Quiz Chair - Possibilita de forma fácil e rápida a criação e resposta a questionários, que podem ser respondidos quer no moodle, quer no Second Life. Este objecto tem a particularidade de se elevar no ar (subir) quando as respostas são acertadas, e de descer quando as respostas são erradas. - Quize Pile – On – É uma variação da quize chair, para grupos.

- 3D Drop Box - Faculta a entrega de trabalhos no Second Life, facilitando a avaliação no Second Life e a atribuição da nota no Moodle.

Figura 28 - Multi-function SLOODLE Toolbar

- Multi-function SLOODLE Toolbar - Aprimora a interface do usuário do Second Life. Faculta a utilização de um conjunto de gestos para sala de aula, bem como a escrita de notas e comentários no chat do Second Life, para serem publicadas de imediato no chat do moodle. Detecta os avatares próximos.

Figura 29 – O Presenter a mostrar uma apresentação

- Presenter – faculta a criação e apresentação rápida de diapositivos no Second Life e/ou páginas Web no Moodle. É o único sistema que permite a apresentação de imagens no Second Life, sem haver a necessidade de efectuar os dispendiosos uploads58.

58 L$10 por cada diapositivo