• Nenhum resultado encontrado

3.2 Actividades dos estudantes no Second Life

3.2.3 Preparação do Congresso

Figura 129 – Tópico de preparação do Congresso na Plataforma SLOODLE

Após a adaptação ao Second Life®, passámos à 2.ª parte do Curso no SL: Preparação do Congresso83.

A abertura desta componente do Curso, foi iniciada no fórum “Preparação do Congresso” do sloodle. Posteriormente as dúvidas e esclarecimentos adicionais foram prestados na aula síncrona no Second Life.

A proposta deixada no fórum da actividade foi:

“Chegamos à segunda parte deste curso, que é Preparação do Congresso, com a

duração de 3 semanas).

Iremos abordar os seguintes itens: 1. O Congresso:

a. O que se pretende; b. Como vai decorrer;

83“ A grande aventura começou!” – Foi assim que esta fase foi denominada pela maioria. Fica um exemlo em: http://filomenagrazina.blogspot.com/2009/08/preparacao-do-congresso-walter-ong_7936.html

c. Suporte para a comunicação; d. Meios à disposição.

2. Conhecer e utilizar outras funcionalidades do interface do Second Life® :

a. Utilizar o zoom; b. Utilizar o Som; c. Utilizar o voice chat.

3. Visitar e explorar um espaço educativo. 4. Participar num Congresso.

5. Construção de objectos no Second Life®.

6. Construção das apresentações:

a. Acompanhamento individual aos grupos para a concepção das apresentações a utilizar nas comunicações.

Pela filosofia implícita a este curso, o ideal e o que faz mais sentido é a apresentação

da proposta de trabalho sobre o congresso ser feita, no Second Life® . No entanto,

atendendo a que uma parte do grupo, se encontra ausente e a próxima aula está ainda longe, vou abrir um tópico de discussão neste fórum em que dê a conhecer o que se pretende.

Para explicitar o que se pretende e como vai ser o congresso, passo a apresentar cada um dos seus pontos:

a. O que se pretende;

i. Pretende-se que cada grupo faça uma comunicação em que dê a conhecer o capítulo que trabalhou, relativamente ao livro: "Orality and Literacy" de Walter Ong.

b. Como vai decorrer;

Terá características similares às de qualquer comunicação na vida real, pelo que deverão preparar o suporte para a comunicação e usar para o explicar a comunicação verbal (oral e/ou escrita).

Cada apresentação terá a duração de 20 minutos e será seguida de um debate. c. Suporte para a comunicação;

i. PowerPoint; ii. Vídeo.

d. Meios à disposição. i. Auditório no Second Life ; ii. Presenter;

iii. Espaço Web para publicação das imagens.

Na primeira aula síncrona de preparação foi dito aos alunos:

“ (…) Agora estou à vossa disposição para falar do congresso, que como todos sabem é a actividade subjacente a esta vossa experiência no SL. Vai decorrer nos dias 1,2 e 3 de Junho, com duas comunicações por dia.

1 - O que se pretende?

a. Pretende-se que cada grupo faça uma comunicação em que dê a conhecer o capítulo que trabalhou, relativamente ao livro: "Orality and Literacy" de Walter Ong.

2. Como vai decorrer?

a. Vai decorrer num auditório do Second Life .

Terá características similares às de qualquer comunicação na vida real, pelo que deverão preparar o suporte para a sua comunicação e usar para o explicar a comunicação verbal (oral e/ou escrita).

Cada apresentação terá a duração de 20 minutos e será seguida de um pequeno debate. 3. Suporte para a comunicação:

a. PowerPoint b. Vídeo.

Relativamente à apresentação em PowerPoint foi esclarecido o seguinte:

Atenção que este não será o normal PowerPoint a que estão habituados, pois o aplicativo em si, não corre no SL. Podem fazer um PowerPoint simples, sem som nem movimentos, que será transformado em imagens, captando diapositivo a diapositivo, e será ele, quem estará na base do vosso trabalho. Qualquer PowerPoint, pode ser transformado em vídeo.

4. Meios à disposição:

a. Auditório no Second Life ; b. Presenter;

Para realizar esse trabalho, é solicitado a cada grupo que pense no tipo de apresentação que quer fazer.

O trabalho de cada grupo, vai ser feito em grupo, com a minha colaboração e acompanhamento, sempre que necessário (…).” (Randt, M., cópia do notecard da aula de 18/05/2009)

Esta foi uma fase de muito trabalho, para os estudantes de ambos os mestrados e para mim, que a par do trabalho a realizar, mantive a disponibilidade para reunir ou trabalhar com os grupos, sempre que consideraram necessário.

A par das reuniões a que assisti e dos pedidos de ajuda, ainda houve aulas síncronas em que os estudantes tiveram que apreender conteúdos importantes, para o bom desempenho no seu trabalho. Tais conteúdos estiveram relacionados com trabalho de texturas para o Second Life, movimento da câmara, utilização do zoom, som, vídeo e manipulação do Presenter.

Os grupos reuniam em locais indiferenciados da Academia, onde havia vários grupos a trabalhar em simultâneo. Desde a sala de trabalho ao bar, praia, sandbox, veleiro. O importante era que o local tivesse privacidade.

Quando nas reuniões era necessária a minha presença, a mesma era solicitada anteriormente no Sloodle, onde foi aberto um fio de discussão para marcação de hora para reunião com a Professora. Procurava-se, desta forma, que não houvesse sobreposição de horários e eu tivesse oportunidade de acompanhar quem de mim necessitasse.

Para a concretização das diversas apresentações recorremos ao Presenter do SLOODLE.

As apresentações no Second Life realizam-se com imagens dos diapositivos de um PowerPoint. É o conjunto dessas imagens devidamente organizadas que corre no Second Life, num ecrã de projecção, de forma muito similar à que corre um PowerPoint, num ecrã de projecção de qualquer sala de conferências, da vida real.

Para a montagem das apresentações tem de se fazer o upload de cada uma das imagens para o Second Life, sendo o custo de cada upload $10 Linden.

Foi nosso objectivo desde o início deste projecto, que a utilização do SL saísse a custo zero aos estudantes, pelo que também nesta fase, nos preocupámos em criar condições e encontrar meios que não implicassem em qualquer investimento da sua parte. Assim sendo, recorremos ao Presenter do SLOODLE, uma ferramenta que permite a realização das apresentações com imagens guardadas na World Wide Web. Logo que os estudantes terminaram o trabalho de imagem, as mesmas foram colocadas dentro dos vários Presenters configurados na LMS Sloodle, um por cada grupo de trabalho.

Figura 131 – Grupos do Campus Virtual

No SL foi necessário tomar algumas providências. Criaram-se grupos com o mesmo nome de cada um dos Presenters, que eram coincidentes com o nome das várias equipas (fig. 121).

Figura 132 – Os Presenters das várias Equipas, cada um no seu terreno

Urgiu ainda dividir o terreno e doá-lo ao grupo, para cada grupo ter a sua “Media URL84” configurada (fig. 122) Esta preparação deu oportunidade de treinar em

simultâneo as várias apresentações, por um lado, e por outro permitiu que apenas os elementos do grupo pudessem manipular os diapositivos do respectivo ecrã de projecção.

Não é fácil exprimir colocar palavras o espírito vivido na Academia, durante a ultima semana de preparação do congresso, especialmente os 3 últimos dias. A azáfama de avatares, por todo o espaço da academia, ultimando e revendo pormenores era enorme. Por um lado, observavam o trabalho, ansiedade e expectativa das várias equipas que iriam fazer as apresentações e por outro, os estudantes da segunda turma “espiavam” o que se passava e procurando de alguma maneira, apreender e colaborar com os colegas85.