• Nenhum resultado encontrado

Para a criação do RACC utilizou-se do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) Wordpress. Utilizou-se um servidor web com banco de dados MySQL em uma hospedagem Linux e um Cpanel no qual é possível instalar os aplicativos necessários para a utilização do Wordpress.

A hospedagem escolhida foi a Goddady11 por ter um preço acessível e

tecnologia superior a várias outras hospedagens, como um Cpanel no qual o desenvolvedor tem acesso a várias ferramentas de controle, métricas de acesso e certificado de segurança (SSL) já incluso no serviço e de fácil configuração. A hospedagem selecionada oferece níveis de acesso ao servidor que possibilitaram a desenvolvedora testar várias ferramentas e funcionalidades de forma simples e rápida: por este motivo a hospedagem na própria Universidade não foi selecionada.

Com o servidor configurado e o Wordpress instalado, foi possível acessar pelo navegador o diretório da hospedagem no qual está instalado o Wordpress para iniciar as configurações padrões e as adaptações de layout, necessárias para transformar a interface padrão de um blog em uma interface mais direcionada para um repositório digital.

O Wordpress permite atribuir aos usuários diferentes níveis de autorização de acesso. Os usuários do repositório digital serão divididos em: Usuário visitante (sem cadastro), usuário registrado (que será cadastrado com o perfil de Shop Manager) e equipe de apoio (que terão o perfil de Administrador). Os grupos de usuários visitantes têm acesso somente à área do portal de acesso livre (front end). Eles podem ver e acessar os conteúdos. O usuário registrado pode contribuir com projetos, experiências e outros tipos de materiais, além de inserir categorias, criar um fórum e posts no blog. O grupo da equipe de apoio tem acesso à área de administração do portal (back end) e pode inserir e modificar categorias de informações, fazer a moderação dos meios de comunicação do repositório, autorizar a inscrição de novos usuários, realizar as funções mais complexas da administração,

11 http://www.godady.com/

como aplicação de layout, definição das posições dos blocos do projeto e utilizar todas as ferramentas administrativas do repositório.

O protótipo RACC criou os canais de comunicação e recursos básicos de interatividade baseado nos estudos de Haguenauer, Mussi e Filho (2009) que fizeram um levantamento dos principais meios de comunicação e interação com usuarios de ambientes de aprendizagem. Esses canais e recursos tornam o RACC mais atrativo ao usuário e facilitam a interação entre eles.

Os canais e ferramentas de interação estão divididos em dois grupos: Os que resultam em processamento automático pela plataforma e não ocupam a equipe do repositório digital, e os que demandam trabalho da equipe, que necessitam de respostas. No primeiro grupo, de processamento automático pela plataforma, estão incluídas as ferramentas “últimos projetos”, “projetos mais vistos”, “busca do portal”, comentários, fórum e projetos. No segundo grupo, que demandam trabalho pela equipe, está incluída a ferramenta “entre em contato”, “reportar erro” e denunciar.

A diferença entre os usuários visitantes e os usuários registrados é que, após realizar o cadastro (login), o usuário registrado passa a visualizar um novo menu, no qual pode contribuir com projetos, comentários, materiais, incluir categorias, criar fórum e posts no blog. O usuário visitante pode acessar todo conteúdo do repositório, mas para contribuir ou fazer comentários, é necessário fazer o cadastro.

Existe ainda a possibilidade de se criar um terceiro nível de interação, mais elaborado. Um exemplo seria uma seção de cursos, que podem ser em tempo real ou gravados, nos quais professores especialistas podem oferecer formações aos usuários da plataforma.

O protótipo RACC oferece também fóruns de discussão e chats, blog com a possibilidade do usuário postar seus conteúdos e criar as categorias, salas para reunião virtual e uma agenda interativa na qual o usuário pode anunciar seus eventos, além da possibilidade de integrar a plataforma Wordpress com outras plataformas disponíveis na web. A utilização de fóruns e chats depende da instalação de módulos adicionais (plugins), uma vez que não estão disponíveis no módulo básico da plataforma.

O site expõe os projetos na página principal seguindo o modelo do site Scratch. Os projetos são expostos por categorias como: Adicionados recentemente e

projetos em destaque. É possível explorar também por categorias como: Educação Infantil, Educação Fundamental I e Educação Fundamental II.

Todo projeto ou material postado tem descrições que devem ser preenchidas adequadamente e apontar em qual nível de ensino deve ser trabalhado para identificar a série ou perfil de aprendiz que mais se adéqua para utilização do recurso;

Os projetos e materiais apresentam um espaço para classificação e avaliação do material e mostram o total de acessos que o recurso obteve e apresentam a possibilidade de compartilhá-lo nas redes sociais.

O protótipo RACC não terá um mediador e sim as ações “reportar erro” e “denunciar”, que o usuário pode utilizar para que um conteúdo seja avaliado pela equipe de apoio.

O campo para realizar busca está em destaque no site, e se situa na parte superior no centro com fácil localização. O acesso aos recursos educacionais está logo na página principal facilitando sua localização pelo usuário.

O repositório RACC permite a hospedagem de materiais para serem baixados, como artigos, fotos ou vídeos e os materiais estão organizados por categorias de forma clara e de fácil entendimento.

Durante as pesquisas e desenvolvimento do protótipo RACC, a participação em grupos de estudo sobre Aprendizagem Criativa, demonstrou que as áreas de interesses em recursos educacionais são muitas, sendo que seria muito difícil definir um conjunto de categorias para todos os recursos. O usuário poderá criar a categoria na qual se encaixa seu recurso educacional, o que será um diferencial deste protótipo de repositório digital com outros repositórios de conteúdo. No protótipo RACC o usuário tem a possibilidade de criar a categoria e subcategoria para adequar ao seu projeto, criar atributos e escolher assim quais metadados do seu projeto ficarão armazenados no repositório digital. O protótipo RACC permite que o usuário registrado acesse um módulo administrativo do sistema, no qual pode mudar ou acrescentar características e categorias ao seu recurso educacional.

O protótipo RACC está em uso desde julho de 2017, sendo testado pelos integrantes do Núcleo Campinas de Aprendizagem Criativa. Nele, o grupo divulga projetos e referências sobre Construcionismo, Aprendizagem Criativa, Pensamento Computacional e novas abordagens educacionais que estão surgindo.

Documentos relacionados