• Nenhum resultado encontrado

Os estudos de caso possuem o objetivo de identificar as medidas operacionais exatas para os conceitos estudados (Yin, 2015). Para isso, utiliza-se múltiplas fontes de evidência, determina o encadeamento de evidências e possui pessoa chave para a revisão do protótipo do estudo de caso (Yin, 2015). No contexto das ciências sociais, os estudos de caso contribuem na validação de novos constructos sobre temas não tão explorados (Eisenhardt, 1989). Dessa

forma, o pesquisador possui a responsabilidade de visualizar o fenômeno de forma indutiva pela aplicação de processos bem estruturado de análise (Eisenhardt, 1989).

Para compreender esse complexo fenômeno, foram determinados, para esta pesquisa, três construtos metodológicos de estudo investigativo (Yin, 2015). Demonstrados na Figura 10, com o objetivo de facilitar o desenrolamento do processo investigativo, procedendo como incentivador do fenômeno da pesquisa por questões abertas (Teixeira & Stobäus, 2016).

Figura 10: Constructos da pesquisa.

Fonte: elaborada pelo autor.

A pós-graduação stricto sensu possui o objetivo de evoluir o conhecimento do brasileiro por meio dos diversos cursos existentes pelo país (CAPES, 2019f; Maccari, Martins, & Almeida, 2015). Essa evolução requer cada vez mais uma gestão eficiente dos projetos de APCN’s criados pelas instituições, pois ainda há um número grande de APCNs reprovadas pela CAPES. As metodologias adaptativas de gerenciamento de projetos, possuem características estratégicas e táticas que podem contribuir com essa evolução (PMI, 2017; Kezner, 2017). Essas características podem orientar os coordenadores de programas de pós- graduação a alcançarem das metas propostas pela CAPES.

3.2 Delineamento da Pesquisa

Para alcançar o objetivo deste trabalho, esta pesquisa teve um caráter exploratório, com uma investigação do fenômeno estudado. Seguiu-se uma abordagem qualitativa, com coleta de dados primários, por meio de entrevistas e dados secundários mediante arquivos que contém informações do processo de criação do programa de pós-graduação nível doutorado (Creswell, 2010). Dessa forma, a pesquisa seguiu de forma holística, com análise única (Yin, 2015), uma estratégia de investigação por intermédio do processo indutivo de interpretação, defendida por Creswell (2010).

3.3 Fluxo da Pesquisa

O protocolo de pesquisa descreve os procedimentos e regras a serem trilhadas no uso do protocolo (Yin, 2015). A utilização de um protocolo de pesquisa de estudo de caso aumenta a confiabilidade da pesquisa e orienta o pesquisador na realização da coleta de um caso único (Yin, 2015). Condigno da necessidade do protocolo na pesquisa, um estudo de caso necessita conter quatro seções: 1) visão geral do estudo de caso; 2) procedimentos de coleta de dados; 3) questões de coleta de dados e; 4) guia para o relatório do estudo de caso (Yin, 2015).

Uma pesquisa qualitativa busca, por meio do fenômeno, compreender os indivíduos ou grupos que se relacionam a um problema social ou humano (Creswell, 2010), investigando experiências, interações e documentos de um modo geral e evidenciando grande diversidade (Gibbs, 2009). O direcionamento dado à pesquisa seguiu um fluxo de etapas para o estudo de caso único escolhido, fortalecido por ser peculiar, o que justifica este estudo, pois o método captou circunstâncias e condições do cotidiano acadêmico (Yin, 2015). A Figura 11 demonstra o fluxo determinado para esta pesquisa, dividido em nove passos.

Figura 11: Fluxo da pesquisa.

Fonte: elaborada pelo autor.

O fluxo da pesquisa apresentado na Figura 11 seguiu esta ordem: 1. definição do problema de pesquisa – com o objetivo de entender, investigar e analisar o assunto principal (Creswell, 2010; Ferreira, 2015); 2. revisão sistemática de literatura – descrever a importância do tema a ser utilizado (Briner & Denyer, 2012); 3. definição do protocolo de pesquisa – contribuir com procedimentos e regras para o aumento da confiabilidade da pesquisa (Yin, 2015); 4. elaboração dos questionários para entrevista – esta seção tem o objetivo de construir questões claras e objetivas, para uma investigação profunda do fenômeno estudado (Ferreira, 2015); 5. levantamento de dados secundários – analisar dados que fizeram parte de todo o ciclo de vida do projeto, considerando o tema da pesquisa realizada (Ferreira, 2015); 6. realização das entrevistas – possui objetivo de investigar o artefato estudado (Yin, 2015); 7. análise dos dados primários e secundários – realizar a análise dos dados coletados em entrevistas, documentos e comentários que possam contribuir para pesquisa (Yin, 2015); 8. descrição dos resultados – descrever os resultados das análises e testes realizados (Ferreira, 2015); 9. conclusão do projeto de dissertação – esta seção do trabalho trará as práticas para compreensão do fenômeno (Ferreira, 2015).

3.4 Unidade de Análise

Para fins de compreensão e entendimento do fenômeno, houve a escolha de um estudo de caso único peculiar (Yin, 2015) e a unidade de análise está restrita à análise da criação do programa de pós-graduação no nível Doutorado Profissional em Administração da Universidade Azul. A delimitação desse programa está amparada pela recente aprovação do Doutorado Profissional pelo Ministério de Estado da Educação, por meio da Portaria 389. E amparada pela aprovação com nota 5 pela CAPES.

3.5 Definição do Caso

Compõe o universo da pesquisa o caso do programa de stricto sensu Doutorado Profissional em Administração da Universidade Azul, que foi um dos pioneiros da área dentro do país. Esse programa foi aprovado em 2018 e, devido à força do programa de Mestrado Profissional em Administração, da Universidade Azul, o programa se desenvolveu desde a sua aprovação. Aprovado em 2009 e com as atividades iniciadas em 2010, em sua primeira trienal (2010-2012), o programa recebeu conceito 4 e, na quadrienal de 2017 (2013-2016), obteve o conceito 5, fato que fortaleceu ainda mais o programa.

O programa de Doutorado Profissional da Universidade Azul busca desenvolver soluções inovadoras em gestão de projetos e atuação no suprimento de uma lacuna na formação de doutores no tema. Além da lacuna do tema, até 2018, existia apenas um programa de doutorado profissional, o programa Propriedade Intelectual e Inovação na área Interdisciplinar, que se localiza no Rio de Janeiro (CAPES, 2019c). Devido a esses fatores, o programa de Doutorado Profissional busca mais eficiência na qualidade das atividades de ensino de conhecimento e maior flexibilidade curricular frente à diversidade de conhecimento do tema principal.

3.5.1 Apresentação

A Universidade Azul é uma instituição que contém cinco campi na cidade de São Paulo. A universidade tem forte tradição em pesquisa e oferece mais de 170 cursos de Graduação e Pós-Graduação. Além disso, a Universidade Azul também participa como instituição promotora dos programas DINTER (Doutorado Interinstitucional) e MINTER (Mestrado Interinstitucional) (Informações retiradas do site da Universidade Azul).

O programa de Doutorado Profissional em Administração da Universidade Azul é um dos primeiros programas de doutorado profissional aprovados no Brasil. Possui o objetivo de desenvolver soluções inovadoras na área de gestão de projetos, buscando preencher a falta de doutores que sejam especialistas no tema. Na última avaliação quadrienal, ocorrida no ano de 2017, o programa de stricto sensu da Universidade Azul no modelo profissional foi avaliado com nota 5. As menções de avaliação atribuídas pela CAPES aos cinco quesitos foram todas “Muito Bom” (CAPES, 2019e).

Além de ser um programa de stricto sensu profissional com nota 5, o programa de Doutorado Profissional em Administração da Universidade Azul vem se destacando no meio

acadêmico, principalmente pelo número de publicações científicas e publicações técnicas. No último Encontro da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), principal congresso de pós-graduação e pesquisa na área de Administração do Brasil, a Universidade Azul ficou entre as três primeiras universidades com maior número de submissões aprovadas de artigos científicos e técnicos, tornando-se, cada vez mais, relevante no meio acadêmico no Brasil (Informações retiradas do site da Universidade Azul).

3.5.2 Entrevistados

A definição dos entrevistados foi determinada com base no envolvimento, função e responsabilidade no desenvolvimento de programas de stricto sensu no Brasil. Todos os entrevistados são ou já foram coordenadores de programas de stricto sensu por, no mínimo, dois anos. Além do tempo e das funções exercidas nos programas de stricto sensu, todos tiveram a responsabilidade de preparar e organizar toda documentação para o processo avaliativo das quadrienais da CAPES. Os entrevistados escolhidos também possuem experiências na criação e na manutenção dos programas de stricto sensu em suas universidades, o que fortalece e dá robustez à pesquisa.

Com isso, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com coordenadores de programas de stricto sensu. A Tabela 11 traz um breve resumo da qualificação dos entrevistados, que tiveram seus nomes codificados para preservação do anonimato.

Tabela 11: Apresentação dos Entrevistados.

Entrevistado Área de Doutoramento Tempo de Doutoramento (em anos) Tempo de Coordenação de Programa (em anos) Informações Adicionais Entrevistado 1 Administração 10 8

Atual diretora do programa de stricto

sensu da Universidade Azul. Participou

da preparação do programa de doutorado profissional em

Administração aprovado pela CAPES.

Entrevistado 2 Engenharia 14 4

Especialista em criar e manter programas de stricto sensu e

Conselheira na Comissão Organizadora do Simpósio de Gestão de Projetos,

Entrevistado Área de Doutoramento Tempo de Doutoramento (em anos) Tempo de Coordenação de Programa (em anos) Informações Adicionais Inovação e Sustentabilidade. Entrevistado 3 Administração 6 2 Especialista em criar e manter

programas de stricto sensu.

Entrevistado 4 Administração 29 25

Pesquisador com Foco em Estratégia em Gestão de Projetos e Inovação. E um dos maiores especialistas de programas de pós-graduação brasileira.

Entrevistado 5 Administração 11 10 Ex-diretor de programa e professor livre docente desde 2015.

Entrevistado 6 Administração 10 9 Especialista em programas de stricto

sensu em universidades federais.

Fonte: CNPq (2020).

3.5.2.1 Entrevistado 1

O Entrevistado 1 é Doutor em Administração há 10 anos, na área de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão. Possui Mestrado em Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão. Atua como docente nos programas de mestrado e doutorado na Universidade Azul. É editor chefe de uma conceituada revista brasileira de inovação e tecnologia. É diretor do programa de stricto sensu da Universidade Azul desde 2012. Em 2018, foi responsável pela APCN (Aplicativo para Proposta de Novos Cursos), entregue à CAPES para criação do programa de doutorado profissional em Administração, que foi aprovado em dezembro de 2018 (CNPq, 2020).

3.5.2.2 Entrevistado 2

O Entrevistado 2 é Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais há 14 anos. Possui Mestrado em Engenharia Química. É graduado em Química e Administração. Possui experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos de pesquisas, financiados por agências de fomento e com parceria universidade/empresa. Especialista em elaborar propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES, nas áreas de Administração e Planejamento Urbano e Regional. Atua nas áreas de Gestão de

Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia, Operações e Processos, Valorização de Resíduos Industriais, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Cidades Inteligentes e Sustentáveis, interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares. Coordenou dois programas de stricto sensu durante quatro anos, de 2014 a 2018 (CNPq, 2020).

3.5.2.3 Entrevistado 3

O Entrevistado 3 é Doutorem Administração há seis anos. Possui Mestrado em Administração e é especialista em Qualidade nos programas lato sensu. É graduado desde 2002 em Administração e desde 1997 em Secretariado Executivo. Atualmente, é coordenador do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico. Atuou durante dois anos como coordenador do curso de graduação em Administração e como coordenador nacional do curso de Secretariado Executivo. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado – ABPSEC durante dois anos. É especialista em criar, manter e evoluir programas de pós-graduação stricto sensu (CNPq, 2020).

3.5.2.4 Entrevistado 4

O Entrevistado 4 é Livre-docente em Administração desde 2015, Doutor em Administração há 12 anos e Mestre em Administração desde 2002. É graduado em Administração e Ciências da Computação e especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios. Foi Diretor de Programa de Mestrado Profissional em Administração por dois anos e do Programa de Pós-Graduação em Administração por sete anos. É especialista em Sistema de Avaliação da Pós-Graduação, Sistema de Avaliação da CAPES, Estratégia em Projetos Educacionais e Administração da Tecnologia da Informação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, acompanha programas de Pós- Graduação na avaliação da CAPES. Participou do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System) (CNPq, 2020).

3.5.2.5 Entrevistado 5

O Entrevistado 5 é PhD em Administração há 29 anos, com concentração em Gestão de Sistemas de Ciência e Tecnologia. Possui Mestrado em Administração da Tecnologia, Especializações em Gestão da Tecnologia e Cooperação Técnica Internacional. É graduado em Direito e possui Pós-Doutorado em Administração, cofundador e diretor de um instituto de tecnologia brasileiro e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Criador de Programas de Pós-Graduação em Administração Stricto Sensu em uma universidade brasileira. Com mais de 25 anos de experiência em criação e manutenção de programas de stricto sensu. Foi um dos pioneiros no Brasil a escrever APCNs de programas de mestrado profissional à CAPES. É coautor de quatro livros, vários capítulos e artigos científicos publicados em âmbitos nacional e internacional. É um pesquisador com foco estratégico em gestão de projetos e inovação (CNPq, 2020).

3.5.2.6 Entrevistado 6

O Entrevistado 6 é Doutor em Administração há 10 anos. Mestre em Administração Pública e Governo. É graduado em Administração de Empresas desde 1998. Atualmente, é professor adjunto e chefe do Departamento de Administração. Foi presidente de conselho, curador de uma universidade, coordenador da câmara de Pós-graduação, coordenador do programa de pós-graduação stricto sensu e coordenador de graduação em Administração Pública. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: Modelos em administração, Gestão em Saúde, Administração Pública, Saúde Pública e Reforma do Estado (CNPq, 2020).

Documentos relacionados