• Nenhum resultado encontrado

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.4 ANÁLISE CONJUNTA ENTRE OS RESULTADOS DAS PESQUISAS

6.4.1 Consumidores e vinícolas

A primeira avaliação conjunta foi feita entre as vinícolas brasileiras e os consumidores com alto grau de envolvimento com o produto no Distrito Federal.

De todos os fatores mercadológicos analisados, tanto pelo lado da demanda - consumidores - quanto pelo lado da oferta - vinícolas - , 6 deles são passíveis de se estabelecer uma comparação direta, são eles: Preço; Indicação geográfica; Marca;

Publicidade (propaganda); Atratividade da garrafa; e Prêmios.

Nas figuras 6.14, 6.15 e 6.16, apresenta-se uma comparação entre o grau de investimentos, atuais e futuros, e o grau de importância atribuídos pelas vinícolas (Tabelas 6.3, 6.4, 6.5 e 6.6, p. 99-101) e a relevância apontada pelos consumidores (Tabela 6.2, p. 88) aos 6 fatores mercadológicos supramencionados.

Na figura 6.14, nota-se, em se tratando da importância atribuída aos fatores mercadológicos pelas vinícolas expressa pelos investimentos atuais e a relevância dada a estes mesmos fatores pelos consumidores respondentes, que há incongruência em três dos seis fatores comparados, Preço, Marca e IG. Quanto aos fatores Preço e

IG, estes são considerados relevantes pelos consumidores e têm recebido pouca

atenção por parte das vinícolas. Já para a Marca, este não é considerado um aspecto tão importante para os consumidores, porém tem recebido maiores investimentos pelas vinícolas.

Importância para as vinícolas (investimentos atuais)

Figura 6.14 – Comparativo: importância para os consumidores - investimentos atuais das vinícolas (com base na Tabela 6.3 – p. 99 e Tabela 6.4 – p. 100).

1º e 3º quadrantes: Congruência entre vinícolas e consumidores. 2º e 4º quadrantes: Incongruência entre vinícolas e consumidores.

Por outro lado, há congruência entre os outros três fatores mercadológicos analisados, são eles: Prêmios, Atratividade da garrafa e Publicidade. Estes aspectos recebem pouca atenção tanto pelos consumidores quanto pelas vinícolas. É importante notar que não há nenhum fator considerado muito relevante pelos consumidores pesquisados que receba maiores investimentos atualmente das vinícolas.

Em outra análise (figura 6.15), percebe-se que há duas diferenças relevantes quando se avalia a pretensão de investimentos futuros das vinícolas e os investimentos atuais, apesar do número de incongruências permanecer o mesmo, a primeira delas diz respeito à Marca que passa a ser um fator congruente entre os consumidores e vinícolas pesquisados, e a segunda diferença é em relação à Publicidade que passa a ser um fator incongruente.

Prêmios Atratividade Garrafa Preço Publicidade IG Marca 1º 2º 3º 4º Importância para os consumidores A L T A B A I X A ALTA BAIXA

Importância para as vinícolas (investimentos futuros)

Figura 6.15 – Comparativo: importância para os consumidores - investimentos futuros das vinícolas (com base na Tabela 6.3 – p. 99 e Tabela 6.2 – p. 88).

1º e 3º quadrantes: Congruência entre vinícolas e consumidores. 2º e 4º quadrantes: Incongruência entre vinícolas e consumidores.

Numa terceira análise (figura 6.16) em que se considera o ranking relativo ao grau de importância dos fatores mercadológicos atribuído pelas vinícolas (tabela 6.3, p. 99) e o ranking dos fatores relevantes na escolha do vinho por parte dos consumidores pesquisados (tabela 6.2, p. 88), percebe-se que há evidentes incongruências com relação a dois dos seis fatores analisados: IG e Atratividade da garrafa. Enquanto a IG está entre os fatores mais importantes para os consumidores pesquisados se apresenta menos importante para as vinícolas. O inverso acontece para o fator Atratividade da

garrafa. Prêmios Preço Publicidade IG Marca 1º 2º 3º 4º Atratividade da garrafa Importância para os consumidores A L T A B A I X A ALTA BAIXA

Importância para as vinícolas

Figura 6.16 – Comparativo: importância para os consumidores e para as vinícolas (com base na Tabela 6.3 – p. 99 e Tabela 6.4 – p. 100).

1º e 3º quadrantes: Congruência entre vinícolas e consumidores. 2º e 4º quadrantes: Incongruência entre vinícolas e consumidores.

Por outro lado, há congruência entre três fatores mercadológicos analisados, são eles: Marca - importante tanto para consumidores quanto para vinícolas - Prêmios e

Publicidade, ambos recebem pouca atenção tanto pelos consumidores quanto pelas

vinícolas pesquisadas. Para o fator Preço, a análise não é conclusiva. Este é o fator mais importante para os consumidores pesquisados, entretanto, fica exatamente no limite entre os fatores considerados mais importantes e menos importantes para as vinícolas.

Em síntese, nas três análises ora realizadas a IG é um fator de incongruência entre a maioria das vinícolas e consumidores pesquisados, ou seja, as vinícolas deveriam dar maior atenção às IGs caso queiram melhor satisfazer o nicho de mercado dos consumidores altamente envolvidos com o produto. No entanto, faltaria fazer esta

Prêmios Preço Publicidade IG Marca 1º 2º 3º 4º Importância para os consumidores Atratividade da garrafa A L T A B A I X A ALTA BAIXA

mesma avaliação com os demais consumidores para se obter um dimensionamento mais acurado sobre as vantagens das vinícolas investirem em IGs no mercado brasileiro. Entende-se, no acúmulo da discussão, que a IG é apenas mais um atributo do vinho dentre tantos outros que podem influenciar os consumidores em sua escolha e, portanto, cabe a cada vinícola estabelecer qual o segmento-alvo que pretende atingir e qual o posicionamento deseja assumir frente aos consumidores.

Os resultados desta pesquisa mostram que apesar da IG não ser o fator mais importante também não é um fator desconsiderado na avaliação dos vinhos pelos consumidores pesquisados, tanto é que a maioria estaria disposta a pagar a mais por vinhos com esta característica. Como visto anteriormente, apesar das vinícolas não darem maior importância às IGs, relativamente a outros fatores observados, as mesmas, em sua maioria, não deixam de empreender iniciativas neste sentido, pois 83,33% já atuaram ou atuam nesta perspectiva.

Com relação ao que representa o signo distintivo de IG, foi feita uma comparação entre vinícolas e consumidores, de acordo com a figura 6.17.

45% 38% 64% 20% 6% 75% 66,67% 50% 0% 20,83% Garantia de origem Garantia de qualidade Garantia do local e método de produção Tradição Outro entendimento Consumidores Vinícolas

Para a maioria dos consumidores as IGs representam principalmente garantia do

local e método de produção e garantia de origem, já para as vinícolas a maioria

percebe as IGs como garantia de origem e garantia de qualidade. No geral, observa-se que há claras diferenças nas percepções entre ambos universos pesquisados.

Fazendo uma síntese dos resultados obtidos entre as vinícolas e consumidores pesquisados, em termos gerais, as vinícolas brasileiras pesquisadas, em sua maioria, não têm atribuído relevância às IGs tanto quanto os consumidores consultados têm feito, apesar de empreenderem esforços neste sentido e mostrarem, numa perspectiva futura, uma preocupação crescente em relação ao tema.

As vinícolas pesquisadas, de forma geral, em termos mercadológicos, não entendem serem os mesmos os aspectos valorizados pelos consumidores ora avaliados.

Percebe-se que há entendimentos um tanto quanto dispares em relação ao significado dado às IGs pelos consumidores com alto grau de envolvimento e vinícolas pesquisados. As diferenças são percebidas principalmente no que concerne garantia do local e método de produção e garantia de qualidade. Isto mostra que há a necessidade de se ter uma melhor sintonia no que se refere ao significado da IG como instituto da propriedade intelectual entre vinícolas e consumidores e o quanto estas questões precisam evoluir no Brasil.

Portanto, as vinícolas brasileiras, no alcance desta pesquisa, mostram que o esforço empreendido em termos mercadológicos com relação à IG, no que tange a diferenciação de produtos e o posicionamento de mercado não tem encontrado, de todo, paralelo com as expectativas dos consumidores admiradores do vinho no Distrito Federal.

Documentos relacionados