• Nenhum resultado encontrado

O CONTEÚDO DO INCISO II DO ARTIGO 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988:

1. SOBRE A CIDADANIA

1.4. O CONTEÚDO DO INCISO II DO ARTIGO 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988:

Ao sistema internacional de proteção aos direitos humanos, comentado logo acima, faltam, para a concretude do caráter cogente de suas normas, as garantias institucionais que possibilitem às pessoas ofendidas valerem-se de seu resguardo de modo direto, assegurando-se mecanismos eficazes de sujeição dos Estados às decisões tomadas. Seu desenvolvimento, inclusive, colocar-se-ia como um imperativo de desenvolvimento jurídico-institucional global, ainda que, em certa medida, já iniciado no âmbito regional, a

118

FERRAJOLI, Luigi, Más Allá de... cit., pp. 177 e 178.

119 F

exemplo da Corte Interamericana de Direitos Humanos, do Tribunal europeu de Direitos Humanos, etc.

Todavia, deve-se admitir, como faz FERRAJOLI120, que a ausência de tais garantias, como instrumentos a permitir o acionamento dos direitos fundamentais, não os esvazia de seu conteúdo, mas, antes, impõe à sociedade global o dever de criá-las.

No entanto, embora neste trabalho tenda-se à admissão das considerações de FERRAJOLI em sua integralidade, entende-se, também, que a dimensão do Estado, assim como a da cidadania estatal, não pode ser desconsiderada nem sequer relegada a segunda importância no atual estágio de desenvolvimento global. Isso porque, conforme sublinha RANIERI, ainda persiste “o papel primordial do Estado contemporâneo como instância de mediação interna e externa na defesa da pessoa humana”121. Ademais, como mencionado anteriormente, essa é uma realidade bastante intensa em relação aos direitos fundamentais de cunho social, que demandam prestações positivas pelo Estado, muitas vezes ligadas à organização de complexas estruturas institucionais, como é o caso de um sistema de ensino.

Neste estágio de desenvolvimento da comunidade internacional, simplesmente negar função à cidadania estatal seria suspender a resolução de problemas relacionados à efetividade de direitos fundamentais pelo período necessário à organização de garantias institucionais no plano internacional, capazes de retirar o constitucionalismo global de que fala FERRAJOLI122 do estágio embrionário em que se encontra.

Assim, deve-se buscar uma concepção que busque aliar um suporte fático (imperatividade da figura do Estado) a uma postura diante do quadro normativo internacional que o perceba cogente e não como abstração vaga. Este é o propósito da apresentação que iniciou com a origem grega do conceito de cidadania, percorreu algumas das principais concepções sociológicas do tema e terminou imputando-lhe um recente caráter cosmopolita.

120 F

ERRAJOLI, Luigi, Más Allá de... cit., p. 178.

121 R

ANIERI, Nina Beatriz Stocco, Estado e Nação: Novas Relações, in Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, n. 13, 2004, p. 272.

122 F

Diante de tudo isso, atribui-se à cidadania nacional (estatal) o significado de pressuposto não de titularidade, que teria extravasado a esfera nacional, mas de exercício de direitos humanos, porque este permanece na esfera nacional123.

Nessa perspectiva, um esclarecimento é imprescindível. Tomado como pressuposto com o qual conta todo participante da sociedade, cujo conteúdo indica uma exigência de máxima fruição de um rol de direitos fundamentais, o conceito de cidadania abrange o exercício dos direitos políticos, e, portanto, não se restringe a eles124.

Com efeito, conforme salienta MARTINES125, a dimensão dos direitos políticos é de importância extraordinária, uma vez que é a que mais claramente permite ao indivíduo expressar o seu pertencimento a determinada sociedade. Todavia, a redução a esse aspecto importaria um estreitamento indesejado do conceito, sob o risco de se perder a extensão que a própria Constituição Federal de 1988 procurou atribuir-lhe ao elevá-lo, no artigo 1º, inciso II, a fundamento da República. Sobre a cidadania, na lição de MARTINES, “como se cuida de dispositivo constitucional que irradia efeitos em todo o ordenamento jurídico, é necessário emprestar-lhe o maior alcance possível”126.

Vale registrar que essa opção de dar realce à noção de cidadania é novidade do texto constitucional de 1988. Não é da tradição constitucional brasileira enfatizar de forma destacada essa expressão com tal relevância como a de consubstanciar uma das bases sobre as quais a República brasileira encontra suporte.

A Constituição Imperial de 1824 afirmou em seu artigo 1º que o Império do Brazil

é a associação Politica de todos os Cidadãos Brazileiros. Elles formam uma Nação livre, e independente, que não admitte com qualquer outra laço algum de união, ou federação, que se opponha á sua Independencia. Seus artigos 6º e 7º, por sua vez, respectivamente,

estabeleciam as condições para alguém ser considerado cidadão brasileiro ou perder essa condição127.

123 Sobre o tema, ver B

ITTAR, Eduardo Carlos Bianca, Cidadania: condição de exercício dos direitos humanos, in Panóptica, a. 1, v.1, 2006.

124 Para uma visão contrária, entendendo que a universalização dos direitos fundamentais relegou à

concepção de cidadania apenas os direitos políticos, o que tornaria impositivo a caracterização de uma concepção de nacionalidade que abranja os demais direitos, confira-se CORRAL, Benito Aláez, Nacionalidad y Ciudadanía ante las Exigencias del Estado Constitucional Democrático, in Estudios Políticos, n. 127, 2005.

125 M

ARTINES JÚNIOR, Eduardo, Educação, Cidadania e Ministério Público – O art. 205 da Constituição e sua Abrangência, Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006, p. 204.

126

MARTINES JÚNIOR, Eduardo, Educação, Cidadania... cit., p. 205.

A partir desses dispositivos, percebe-se que o texto constitucional imperial concebia cidadania como um conceito muito próximo, senão equivalente, ao de

nacionalidade. De fato, PIMENTA BUENO, ao comentar os artigos 6º e 7º da Constituição Imperial, capitula-os como regras de fixação de nacionalidade, fazendo diferença entre o simples nacional (mero cidadão) e o nacional titular de direitos políticos (cidadão ativo). Afirmava o jurista em seus comentários: “[a] qualidade de nacional ou brasileiro adquire- se pois segundo a lei civil e é distinta da de cidadão ativo; dizemos ativo para diferençar de simples cidadão, que é sinônimo de nacional”128.

A Constituição republicana de 1891 também traz o conceito de cidadania como análogo às noções de nacionalidade e titularidade de direitos de participação política. Na Seção I (Das Qualidades do Cidadão Brasileiro) do Título IV (Dos Cidadãos Brasileiros) aquela Constituição definia aqueles que podia ser considerados cidadãos (nacionais) brasileiros129, identificava dentre estes quais eram titulares de direitos políticos130 e como tais direitos eram suspensos ou perdidos131.

I. Os que no Brazil tiverem nascido, quer sejam ingenuos, ou libertos, ainda que o pai seja estrangeiro, uma vez que este não resida por serviço de sua Nação. II. Os filhos de pai Brazileiro, e Os illegitimos de mãi Brazileira, nascidos em paiz estrangeiro, que vierem estabelecer domicilio no Imperio. III. Os filhos de pai Brazileiro, que estivesse em paiz estrangeiro em sorviço do Imperio, embora elles não venham estabelecer domicilio no Brazil. IV. Todos os nascidos em Portugal, e suas Possessões, que sendo já residentes no Brazil na época, em que se proclamou a Independencia nas Provincias, onde habitavam, adheriram á esta expressa, ou tacitamente pela continuação da sua residencia. V. Os estrangeiros naturalisados, qualquer que seja a sua Religião. A Lei determinará as qualidades precisas, para se obter Carta de naturalisação.

Art. 7. Perde os Direitos de Cidadão Brazileiro

I. O que se nataralisar em paiz estrangeiro. II. O que sem licença do Imperador aceitar Emprego, Pensão, ou Condecoração de qualquer Governo Estrangeiro. III. O que for banido por Sentença.

128

PIMENTA BUENO, José Antônio, Direito Público Brasileiro e Análise da Constituição do Império, Brasília, Universidade de Brasília, 1978, p. 440. Em outro trecho o autor afirmou que a norma do artigo 6º da Constituição Imperial de 1824 não teria nem mesmo caráter constitucional: “(...) entendemos que a disposição do artigo 6º da Constituição não tem caráter constitucional, e sim de lei ordinária (...) As leis constitucionais ou políticas só têm por objeto e fim definir e estabelecer as atribuições e relações dos poderes políticos, assim como dos direitos dos cidadãos ativos nessa ordem; nada têm com as relações de mera nacionalidade, que necessariamente pressupõem a cargo da lei civil (...)” in PIMENTA BUENO, José Antônio, idem, p. 441.

129

Art 69 - São cidadãos brasileiros: 1º) os nascidos no Brasil, ainda que de pai estrangeiro, não, residindo este a serviço de sua nação; 2º) os filhos de pai brasileiro e os ilegítimos de mãe brasileira, nascidos em país estrangeiro, se estabelecerem domicílio na República; 3º) os filhos de pai brasileiro, que estiver em outro país ao serviço da República, embora nela não venham domiciliar-se; 4º) os estrangeiros, que achando-se no Brasil aos 15 de novembro de 1889, não declararem, dentro em seis meses depois de entrar em vigor a Constituição, o ânimo de conservar a nacionalidade de origem; 5º) os estrangeiros que possuírem bens imóveis no Brasil e forem casados com brasileiros ou tiverem filhos brasileiros contanto que residam no Brasil, salvo se manifestarem a intenção de não mudar de nacionalidade; 6º) os estrangeiros por outro modo naturalizados.

130 Art 70 - São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei.

§ 1º - Não podem alistar-se eleitores para as eleições federais ou para as dos Estados: 1º) os mendigos; 2º) os analfabetos; 3º) as praças de pré, excetuados os alunos das escolas militares de ensino superior; 4º) os religiosos de ordens monásticas, companhias, congregações ou comunidades de qualquer denominação, sujeitas a voto de obediência, regra ou estatuto que importe a renúncia da liberdade Individual.

Nas Constituição Federal de 1934, por sua vez, as referências à expressão cidadão são secundárias, ou seja, buscam identificar critérios para titularidade de cargos públicos132 (nesse sentido como sinônimo de nacional ou de mero indivíduo) ou para o exercício do direito de petição133 e da declaração de nulidade ou anulação dos atos lesivos do patrimônio da União, dos Estados ou dos Municípios134.

A Carta outorgada de 1937, na epígrafe Da Nacionalidade e Da Cidadania, entre os artigos 115 e 121135, regula a aquisição e a perda da nacionalidade brasileira e, em seguida, a titularidade, a suspensão e a perda dos direitos políticos. Isso leva a crer que tenha identificado o direito à participação política com a noção de cidadania. A mesma estrutura esteve presente no Capítulo I (Da Nacionalidade e Da Cidadania) do Título IV (Da Declaração de Direitos) da Constituição Federal de 1946136. Em ambos os textos, § 2º - São inelegíveis os cidadãos não alistáveis.

131 Art 71 - Os direitos de cidadão brasileiro só se suspendem ou perdem nos casos aqui particularizados.

§ 1º - Suspendem-se: a) por incapacidade física ou moral; b) por condenação criminal, enquanto durarem os seus efeitos.

§ 2º - Perdem-se: a) por naturalização em pais estrangeiro; b) por aceitação de emprego ou pensão de Governo estrangeiro, sem licença do Poder Executivo federal.

§ 3º - Uma lei federal determinará as condições de reaquisição dos direitos de cidadão brasileiro.

132

Artigo 3º, § 2º; artigo 80, parágrafo único; artigo 82, § 2º, c; artigo 95, § 1º.

133 Artigo 113, nº 35. 134 Artigo 113, nº 38.

135

DA NACIONALIDADE E DA CIDADANIA Art 115 - São brasileiros: a) os nascidos no Brasil, ainda que de pai estrangeiro, não residindo este a serviço do governo do seu país; b) os filhos de brasileiro ou brasileira, nascidos em país estrangeiro, estando os pais a serviço do Brasil e, fora deste caso, se, atingida a maioridade, optarem pela nacionalidade brasileira; c) os que adquiriram a nacionalidade brasileira nos termos do art. 69, nº s 4 e 5, da Constituição de 24 de fevereiro de 1891; d) os estrangeiros por outro modo naturalizados.

Art 116 - Perde a nacionalidade o brasileiro: a) que, por naturalização voluntária, adquirir outra nacionalidade; b) que, sem licença do Presidente da República, aceitar de governo estrangeiro comissão ou emprego remunerado; c) que, mediante processo adequado tiver revogada a sua naturalização por exercer atividade política ou social nociva ao interesse nacional.

Art 117 - São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de dezoito anos, que se alistarem na forma da lei.

Parágrafo único - Não podem alistar-se eleitores: a) os analfabetos; b) os militares em serviço ativo; c) os mendigos; d) os que estiverem privados, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos.

Art 118 - Suspendem-se os direitos políticos: a) por incapacidade civil; b) por condenação criminal, enquanto durarem os seus efeitos.

Art 119 - Perdem-se os direitos políticos: a) nos casos do art. 116; b) pela recusa, motivada por convicção religiosa, filosófica ou política, de encargo, serviço ou obrigação imposta por lei aos brasileiros; c) pela aceitação de título nobiliárquico ou condecoração estrangeira, quando esta importe restrição de direitos assegurados nesta Constituição ou incompatibilidade com deveres impostos por lei.

Art 120 - A lei estabelecerá as condições de reaquisição dos direitos políticos.

Art 121 - São inelegíveis os inalistáveis, salvo os oficiais em serviço ativo das forças armadas, os quais, embora inalistáveis, são elegíveis.

136 TíTULO IV Da Declaração de Direitos CAPíTULO I

Da Nacionalidade e da Cidadania - Art 129 - São brasileiros: I - os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, não residindo estes a serviço do seu país; II - os filhos de brasileiro ou brasileira, nascidos no estrangeiro, se os pais estiverem a serviço do Brasil, ou, não o estando, se vierem residir no País. Neste caso, atingida a maioridade, deverão, para conservar a nacionalidade brasileira, optar por ela, dentro em quatro anos; III - os que adquiriram a nacionalidade brasileira nos termos do art. 69, n os IV e V, da Constituição de

portanto, ainda que tenha sido feita a distinção entre nacionalidade e cidadania, esta 24 de fevereiro de 1891; IV - os naturalizados pela forma que a lei estabelecer, exigidas aos portugueses apenas residência no País por um ano ininterrupto, idoneidade moral e sanidade física.

Art 130 - Perde a nacionalidade o brasileiro: I - que, por naturalização voluntária, adquirir outra nacionalidade; II - que, sem licença do Presidente da República, aceitar de governo estrangeiro comissão, emprego ou pensão; III - que, por sentença judiciária, em processo que a lei estabelecer, tiver cancelada a sua naturalização, por exercer atividade nociva ao interesse nacional.

Art 131 - São eleitores os brasileiros maiores de dezoito anos que se alistarem na forma da lei.

Art 132 - Não podem alistar-se eleitores: I - os analfabetos; II - os que não saibam exprimir-se na língua nacional; III - os que estejam privados, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos.

Parágrafo único - Também não podem alistar-se eleitores as praças de pré, salvo os aspirantes a oficial, os suboficiais, os subtenentes, os sargentos e os alunos das escolas militares de ensino superior.

Art 133 - O alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de ambos os sexos, salvo as exceções previstas em lei.

Art 134 - O sufrágio é universal e, direto; o voto é secreto; e fica assegurada a representação proporcional dos Partidos Políticos nacionais, na forma que a lei estabelecer.

Art 135 - Só se suspendem ou perdem es direitos políticos nos casos deste artigo.

§ 1º - Suspendem-se: I - por incapacidade civil absoluta; II - por condenação criminal, enquanto durarem os seus efeitos.

§ 2º - Perdem-se: I - nos casos estabelecidos no art. 130; II - pela recusa prevista no art. 141, § 8º; III - pela aceitação de título nobiliário ou condecoração estrangeira que importe restrição de direito ou dever perante o Estado.

Art 136 - A perda dos direitos políticos acarreta simultaneamente a do cargo ou função pública. Art 137 - A lei estabelecerá as condições de requisição dos direitos políticos e da nacionalidade. Art 138 - São inelegíveis os inalistáveis e os mencionados no parágrafo único do art. 132.

Art 139 - São também inelegíveis: I - para Presidente e Vice-Presidente da República: a) o Presidente que tenha exercido o cargo, por qualquer tempo, no período imediatamente anterior, e bem assim o Vice- Presidente que lhe tenha sucedido ou quem, dentro dos seis meses anteriores ao pleito, o haja substituído; b) até seis meses depois de afastados definitivamente das funções, os Governadores, os interventores federais, nomeados de acordo com o art. 12, os Ministros de Estado e o Prefeito do Distrito Federal; c) até três meses depois de cessadas definitivamente as funções, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República, os Chefes de Estado-Maior, os Juízes, o Procurador-Geral e os Procuradores Regionais da Justiça Eleitoral, os Secretários de Estado e os Chefes de Polícia; II - para Governador: a) em cada Estado, o Governador que haja exercido o cargo por qualquer tempo no período imediatamente anterior ou quem lhe haja sucedido, ou, dentro dos seis meses anteriores ao pleito, o tenha substituído; e o interventor federal, nomeado na forma do art. 12, que tenha exercido as funções, por qualquer tempo, no período governamental imediatamente anterior; b) até um ano depois de afastados definitivamente das funções, o Presidente, o Vice-Presidente da República e os substitutos que hajam assumido a Presidência; c) em cada Estado, até três meses depois de cessadas definitivamente as funções, os Secretários de Estado, os Comandantes das Regiões Militares, os Chefes e os Comandantes de Polícia, os Magistrados federais e estaduais e o Chefe do Ministério Público; d) até três meses depois de cessadas definitivamente as funções, os que forem inelegíveis para Presidente da República, salvo os mencionados nas letras a e b deste número; III - para Prefeito, o que houver exercido o cargo por qualquer tempo, no período imediatamente anterior, e bem assim o que lhe tenha sucedido, ou, dentro dos seis meses anteriores ao pleito, o haja substituído; e, igualmente, pelo mesmo prazo, as autoridades policiais com jurisdição no Município; IV - para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, as autoridades mencionadas em os nº s I e II, nas mesmas condições em ambos estabelecidas, se em exercício nos três meses anteriores ao pleito; V - para as Assembléias Legislativas, os Governadores, Secretários de Estado e Chefes de Polícia, até dois meses depois de cessadas definitivamente as funções.

Parágrafo único - Os preceitos deste artigo aplicam-se, aos titulares, assim efetivos como interinos, dos cargos mencionados.

Art 140 - São ainda inelegíveis, nas mesmas condições do artigo anterior, o cônjuge e os parentes, consangüíneos ou afins, até o segundo grau: I - do Presidente e do Vice-Presidente da República ou do substituto que assumir a presidência: a) para Presidente e Vice-Presidente; b) para Governador; c) para Deputado ou Senador, salvo se já tiverem exercido o mandato ou forem eleitos simultaneamente com o Presidente e o Vice-Presidente da República; II - do Governador ou interventor federal, nomeado de acordo com o art. 12, em cada Estado: a) para Governador; b) para Deputado ou Senador, salvo se já tiverem exercido o mandato ou forem eleitos simultaneamente com o Governador; III - do Prefeito, para o mesmo cargo.

assumiu significa restrito, correspondendo ao rol de direitos políticos. Para CAVALCANTI137, comentando o artigo 129 da Constituição Federal de 1946, a concepção restritiva de cidadania era evidente, tanto no título como no desenvolvimento do capítulo, que detalhava os direitos e deveres dos cidadãos (de caráter político, conforme se depreende da leitura dos dispositivos). Para o autor, cidadania era função da nacionalidade, da qual participava apenas o nacional que preenchesse os requisitos mínimos previstos.

Também na Constituição de 1967 e na Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969, a noção de cidadania parece apresentar-se com caráter restritivo. Em ambas, o artigo 8º, inciso VII, alínea o, afirma ser competência da União legislar sobre

nacionalidade, cidadania e naturalização. Na alínea c do inciso II do artigo 144 da

Constituição de 1967 (equivalente ao artigo 149 da Emenda n° 1/1969), ao regular os direitos políticos, determina-se que eles serão perdidos pela aceitação de condecoração ou

título nobiliário estrangeiros que importem restrição de direito de cidadania ou dever para com o Estado brasileiro. Novamente o tema aparece essencialmente vinculado aos

direitos políticos. PONTES DE MIRANDA alertou, todavia, ao comentar a Constituição de 1967 emendada, que era costume na terminologia tradicional fazer sinônimos os significados de cidadão e nacional138.

Naturalmente, a tradição constitucional e doutrinária influenciou autores pátrios que, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, conceberam a noção de cidadania, ínsita no inciso II do artigo 1º da Constituição Federal de 1988 como fundamento da República, ainda estritamente vinculada à titularidade de direitos de participação política.

Nesse sentido afirma BASTOS: “[a] cidadania, também fundamento de nosso Estado, é um conceito que deflui do próprio princípio do Estado Democrático de Direito, podendo-se, desta forma, dizer que o legislador constituinte foi pleonástico ao instituí-lo. No entanto, ressaltar a importância da cidadania nunca é demais, pois o exercício desta prerrogativa é fundamental. Sem ela, sem a participação política do indivíduo nos negócios

137 Afirmou o autor: “cidadania é função da nacionalidade. Sòmente o nacional, e que haja completado o

quadro das exigências legais pode exercer esses direitos” in CAVALCANTI, Themístocles Brandão, A Constituição Federal Comentada, v. III, Rio de Janeiro, José Konfino, 1949, p. 6.