• Nenhum resultado encontrado

1.4.6 CONTEÚDOS APRESENTADOS PELOS TEMAS TRANSVERSAIS PARA OS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ÉTICA - O trabalho com a Ética tem como objetivo o reconhecimento de que as

atitudes das pessoas precisam ser pautadas por princípios de respeito, justiça, solidariedade e diálogo, que devem estar expressos na ação cotidiana da escola.

(...) “ Os conteúdos se expressam, na verdade, nos contextos. O que se precisa ensinar e aprender, no que diz respeito à Ética, há características distintas de outras áreas e temas e está, ao mesmo tempo, presentes em todas elas”. ( 1998, p. 95 ). Os blocos de conteúdos

intimamente relacionados entre si, são: Respeito mútuo, Justiça, Solidariedade e Diálogo.

PLURALIDADE CULTURAL – Nesta temática, abrangente e complexa, a

definição dos conteúdos foi feita de maneira ampla e detalhada. Portanto, trata da diversidade sócio cultural brasileira, do ponto de vista educacional, a partir dos elementos presentes nos diferentes grupos culturais: vida sócio - familiar, temporalidade, espacialidade, organização pública, educação. Uma característica marcante deste bloco será a abordagem dos conteúdos, tomando como núcleo a vida do adolescente. A transversalização com as Ciências Naturais, se faz :

(...) “ Ao tratar de diferentes visões de mundo, é possível articular a concepção de tempo com mitos de gênese do universo, numa comparação que permite também a compreensão da estruturação e especificidade do pensamento científico”. ( ibid, p. 151 )

MEIO AMBIENTE - De acordo com o documento, dois fatores tornaram difícil a

seleção dos conteúdos: a complexidade da temática ambiental e a diversidade da realidade brasileira. Assim, o tema Meio Ambiente ( ibid, p.202 ) propõe que:

(...) “ se garanta aos alunos aprendizagem que lhes possibilite posicionar-se em relação às questões ambientais nas suas diferentes realidades particulares e atuar na melhoria de sua qualidade”. Os conteúdos foram reunidos em três blocos: A Natureza “ Cíclica” da Natureza, Sociedade e Meio Ambiente e Manejo e Conservação Ambiental.

SAÚDE - Neste bloco o documento propõe que:

(...) “ o desenvolvimento dos conteúdos precisa considerar as peculiaridades da faixa de crescimento e desenvolvimento da classe, que pode ser bastante heterogênea, para que o professor possa trabalhar os procedimentos, as atitudes e os conceitos de interesse para a maioria do grupo. A correspondência com a fase do crescimento e desenvolvimento dos alunos deve ser avaliada para que os conteúdos e o tratamento dado aos temas tenha a maior relação possível com as questões presentes na vida dos alunos” ( ibid. p. 273 – 274 ).

Os conteúdos selecionados foram organizados em eixos temáticos, com a função de indicar as dimensões pessoal e coletiva da saúde: Autoconhecimento para o autocuidado e Vida coletiva.

ORIENTAÇÃO SEXUAL - O documento, ( ibid, p.307 e 308 ) coloca:

(...) “ o posicionamento proposto pelo tema Orientação Sexual, assim como acontece com todos os Temas Transversais, estará impregnando toda a prática educativa. Cada uma das áreas tratará da temática da sexualidade por meio de sua própria proposta de trabalho. O trabalho de Orientação Sexual se dará, portanto, dentro da programação, por meio dos conteúdos já transversalizados nas áreas do currículo, e extraprogramação, sempre que surgirem questões relacionadas ao tema”

Os conteúdos, ( ibid, p. 316 ), foram organizados em três blocos: Corpo: matriz da sexualidade, Relações de gênero e Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids. Esses conteúdos devem possibilitar a abordagem dos diferentes assuntos, que variam de acordo com a faixa etária, cultura regional e fatos contemporâneos veiculados pela mídia ou vividos por uma determinada comunidade.

Ainda, conforme o documento, ( ibid, p.318 ),(...) “ em Ciências Naturais, ao ser abordado o corpo, e sua anatomia interna e externa, é importante incluir o fato de que os sentimentos, as emoções e o pensamento se produzem a partir do corpo e se expressam nele, marcando-o e constituindo o que é cada pessoa”.

TRABALHO E CONSUMO - O tema ( ibid, p.347 ), propõe tematizar a quantidade

e a diversidade de trabalho presente em cada produto ou serviço, e as relações entre trabalho e consumo, que são muitas e bastante complexas. “Em Ciências Naturais, a perspectiva será a da apropriação e transformação dos componentes da natureza em produtos necessários à vida humana. Nos conteúdos que tratam de saúde, transversalizam-se questões ligadas à alimentação e à medicação, à segurança a aos cuidados no consumo de alimentos e remédios”( ibid, p. 369 ).

Para Trabalho e Consumo, foram eleitos os blocos de conteúdos: Relações de Trabalho: consumo, saúde e meio ambiente; Consumo, meios de comunicação de massas, publicidade e vendas; Direitos Humanos, cidadania, trabalho e consumo. ( ibid, p. 378 ). Este tema contempla duas dimensões: a histórica, dada pela verificação de transformações e permanências no tempo e a geográfica, que busca explicitar as relações entre a realidade local, regional, nacional e mundial.

um avanço por não estarem vinculados a conteúdos específicos e por apresentarem uma concepção interdisciplinar .

Para SOUZA ALDAY, ( 2004, p.53),

“ A implantação dos Temas Transversais pode ser interpretada como uma tentativa de articular as atividades do espaço escolar e as questões sociais. Essa busca se deve a pouca relação entre o conhecimento e das áreas específicas e a sociedade, e essa desarticulação dos conhecimentos é propiciada pela visão positivista da ciência e, conseqüentemente, da educação e sociedade. Os temas transversais propostos pelos parâmetros curriculares vislumbram não apenas a interação dos conhecimentos, mas principalmente solucionar o atual estado de deterioração das relações humanas-ambientais por meio da educação”.

Ainda para a autora (ibid, p.54), a implementação dos temas transversais aponta para uma possível modificação da estrutura disciplinar para algo mais flexível e rico de experiências sociais, possibilitando aos alunos interpretar as subjetividades dos diferentes contextos em que vivem.

CAPITULO II