• Nenhum resultado encontrado

- Priorizar a alfabetização e a melhoria de aprendizagem formal, integrando as diversas áreas do conhecimento, tornando cada vez mais significativo o processo ensino- aprendizagem, utilizando-se de projetos capazes de atender às estas necessidades;

- Formação permanente do professor, procurando atender o maior número possível de docentes, enfocando novas formas de abordagens dos conteúdos;

- Promover a participação efetiva dos alunos e dos professores na reflexão sobre a preservação do meio ambiente;

- Dar continuidade ao trabalho coletivo respeitando o trabalho individual integrando a unidade escolar.

- Plano Anual de Ciências da Escola A para 2006

Metas para o ciclo II

1. Diminuir o consumo de doces ( balas, chicletes, pirulitos,etc) de modo geral e aumentar o consumo de alimentos naturais, que são saudáveis e recomendados para a fase de desenvolvimento físico e intelectual, em que os alunos encontram-se (frutas, verduras, leite e seus derivados).

2. Elevar as práticas de higiene pessoal de forma efetiva e consciente

3. Diminuir a incidência de auto-medicação, enfatizando o perigo do uso indiscriminado de remédios.

4. Buscar orientar para preservar o maior número de seres vivos (espécies) conhecidos pelos alunos, bem como os lugares onde moram ( habitat) e seus modos de vida ( nicho ecológico).

5. Elevar o índice de uso consciente dos recursos naturais renováveis e não renováveis, aumentando, assim a reciclagem de vários materiais

6. Aumentar o índice de alunos que têm conhecimento, do seu papel com relação a natureza; do fato de que o ser humano é dependente da natureza e do equilíbrio que nela existe, conscientizando-o de que ele é responsável por seus atos em relação ao Planeta, e que para cada ação há uma reação contrária a ela, que pode causar o desequilíbrio do ecossistema global, com sérias conseqüências.

7. Desenvolver no aluno conhecimentos sobre si, adquirindo confiança em suas capacidades físicas, éticas, cognitivas, estéticas, conhecendo seu próprio corpo e adotando hábitos saudáveis e responsáveis;

8. Reconhecer-se como parte de um universo que sofre constantes modificações, e que estas interferem em sua vida;

9. Aprender a pesquisar, sentindo-se desafiado a tomar iniciativas e resolver problemas; 10. Conhecer a Ciência como uma das formas de construir o conhecimento humano

produzido pelo homem no decorrer de sua história, favorecendo sua atuação enquanto cidadão.

- Conteúdos para os 3o e 4o Ciclos – 5a a 8a séries e EJA

1. Sistema solar – movimentos de rotação e translação 2. Água - estados físicos - preservação

3. Ar - componentes do ar

4. Solo – tipos de solo, componentes 5. Célula - tecidos, órgãos e sistemas

6. Tipos de seres vivos quanto ao número de células em seu corpo e a fabricação de seu alimento;

7. Teorias do surgimento da vida e da evolução dos seres vivos; 8. Classificação dos seres vivos ;

9. Nível de organização interna do organismo humano; 10. O alimento – produção de alimentos

11. Sistemas: digestório, respiratório, circulatório, excretor, locomotor, sensorial, reprodutor, glandular e nervoso:

12. Doenças que afetam os diversos sistemas internos; 13. Conceitos básicos de Química e Física;

14. Propriedades gerais e específicas da matéria; 15. Sistema internacional de medidas;

16. Átomo – elementos químicos - Ligações química; 17. Tabela Periódica; Moléculas;

18. Misturas e Combinações; 19. Movimento;

20. 19. Força

21. Trabalho e Potência

22. Ecologia – Meio ambiente – degradação e preservação

- Metodologia

1. Aulas dinâmicas;

2. Atividades teóricas e práticas quando possíveis; 3. Incentivo à leitura oral;

4. Montagem de painéis;

QUADRO - 4 - caracterização dos sujeitos da Escola A

Nome CURSARAM Tempo

Magistério Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino

Superior

Graduação Polyana Pública Pública Particular Ciências/

Biologia

Especialização - Anatomia

30 anos

Suzi Pública Pública Particular Ciências Matemática

09 anos

Os sujeitos da pesquisa são duas professoras de Ciências do Ensino Fundamental e EJA e encontram-se na faixa etária entre 30 e 50 anos, Uma delas adotou o pseudônimo de Polyana, enquanto a outra preferiu ser chamada de Suzi. Estudaram no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e a graduação em universidade particular. Atuam no magistério público no ensino fundamental de 5a à 8a séries e, no EJA, há vários anos.

5.2 - ESCOLA B

A escola B, da Rede Pública Estadual de Ensino, localiza-se na Zona Leste da Grande São Paulo.

Para atendimento da clientela, a escola mantém em três períodos de funcionamento, dois níveis escolares, um de Ensino Fundamental de 5a à 8a séries e Ensino Médio, com aproximadamente 2000 alunos, distribuídos conforme o quadro abaixo:

QUADRO – 5 – Horário e cursos mantidos pela Escola B.

Período Horário Curso No_ de Classes No_ de alunos

Manhã 7h00 às 12h00 Ensino Médio 18 746

Tarde 1h00 às 18h00 3o e 4o Ciclos Ensino Fundamental 5as à 8as séries Ensino Médio 18 657 160

Noite 19h00 às 23h00 Ensino Médio 394

Total 36 1957

Uma vez adotado o sistema de Ciclos, a Escola B, no documento elaborado, como Proposta Político Pedagógica da Escola, apresenta os seguintes critérios para agrupamentos dos alunos e formação de turmas de 5a à 8a série:

- os professores reunidos pré-analisam os resultados obtidos pelos alunos no ano anterior e formam turmas mais ou menos pelo nível de aprendizagem e idade.

- os alunos poderão a qualquer momento do ano letivo serem remanejados de sala, caso os professores do Conselho de Classe e Série decidirem que haverá um melhor aproveitamento ou adaptação, e mediante provas de conhecimentos gerais para classificá-los ou reclassificá-los se houver defasagem de idade-série.

Por meio de um questionário enviado às famílias, a escola identificou que, para os pais, os filhos adentram à escola numa determinada hora e voltem para casa sempre no mesmo horário. O que acontece na escola, e fora dela, nesse período, quase sempre não interessa aos pais ou responsáveis.

A escola preocupa-se com os jovens que se deixam seduzir pelas drogas por meio de pessoas inescrupulosas. A pesquisa atribui como causas dessas atitudes a imaturidade, desinteresse pelas aulas, desajustes familiares, mudança de residência, desemprego e dificuldades nos estudos.

Além dessas situações conflitantes, a escola recebe e mantém nas salas alunos portadores de vírus do HIV, LAs. (egressos da FEBEM – Liberdade Assistida) e adolescentes grávidas, que diante da especificidade de cada caso, quase sempre geram polêmica na própria comunidade escolar. Nenhuma das entrevistadas mencionou como a escola trabalha com estas situações, no seu dia-a-dia.

Para caracterizar, nesse trabalho de pesquisa, a questão da idade/série dos alunos fez- se um levantamento, junto à secretaria da escola, dos 657 alunos regularmente matriculados e freqüentes, nos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental obtendo-se os resultados apresentados na tabela a seguir :

TABELA - 5 - Idade-/série dos alunos

Séries Número de alunos Idades

5a 133 10 a 16 anos

6a 158 11 a 17 anos

7a 162 12 a 16 anos

8a 204 13 a 18 anos

Em um documento da instituição, o Projeto Político Pedagógico da escola, coloca que “ a educação na escola pública não pode ser vista como responsabilidade somente do Estado, mas de toda sociedade. Torna-se, portanto, necessário equacioná-la através da participação viva e atuante de todos os seus segmentos, o que não significa substituir ou reduzir a responsabilidade do governo, mas reflete a necessidade de uma parceria entre este e a população escolar, como garantia da consecução de objetivos comuns”.