• Nenhum resultado encontrado

3 COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE GERAÇÃO DE IDEIAS

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.2 CONTEXTO DO ESTUDO

A pesquisa desenvolveu-se em uma empresa que fabrica lanchas de luxo no sul do País. É o maior estaleiro de luxo cem por cento nacional e vem desenvolvendo e transformando o mercado náutico brasileiro há vinte anos (ACOBAR, 2012). A empresa trabalha um público exigente e um mercado de alto padrão; como seus produtos não são baratos, se ela errar em seu processo de inovação, pode perder muito dinheiro, podendo trazer inclusive problemas de sustentação financeira. Desde sua criação, já construiu mais de 2,6 mil barcos e estabeleceu um novo padrão de qualidade e inovação no setor. Com barcos desenhados sob medida para o perfil do público brasileiro, a empresa tem o mais completo mix do mercado nacional, com lanchas de 26 a 80 pés. Foi responsável pelo barco de maior sucesso comercial do setor náutico nacional (ACOBAR, 2012). Líder no mercado de lanchas até 50 pés, sua última inovação marca a empresa catarinense no segmento das superembarcações. A empresa recebeu o prêmio Top of Mind em 2011 e 2012 (ADVB/SC).

Essa empresa possui parceria com a Pininfarina, maior estúdio de design do mundo, e foi responsável pelo barco de maior sucesso comercial do setor náutico nacional, a phantom 300. A estratégia adotada pela empresa foi limitar ainda mais o público-alvo em um mercado já restrito para poucos. Percebe-se que suas inovações não param e estão em constante evolução, por isso a escolha dessa empresa. 4.3 COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

a) Análise da literatura

Na primeira etapa, considerando-se a especificidade da temática, foram analisados artigos encontrados na busca sistemática (Apêndice A) para conhecer os modelos de geração de ideias relacionados ao processo de inovação. Essas informações foram analisadas, fornecendo as informações necessárias para caracterizar o processo sob investigação. Esses dados são tratados no capítulo 4 (comparação dos modelos de geração de ideias).

b) Entrevistas semiestruturadas

Na segunda etapa, o processo de abordagem para a realização das entrevistas constou do contato prévio com a gerente de recursos humanos, breve apresentação da pesquisadora e dos objetivos da pesquisa, bem como o agendamento para a coleta de dados.

Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com os gerentes e a presidência, norteadas por instrumento próprio composto de quarenta e oito questões (Apêndice B) referentes ao processo de inovação, mais especificamente a geração de ideias.

A primeira parte das questões abordava problemas gerais sobre o respondente, sobre o processo de inovação, sobre inovação em produto e em processo e especificamente o processo de geração de ideias. Dessa etapa participaram cinco gerentes. As entrevistas foram realizadas pela pesquisadora com o sujeito do estudo, juntamente com um membro integrante do núcleo de pesquisa IGTI. Essas entrevistas tiveram a duração de uma hora e quinze minutos a três horas e foram realizadas durante os meses de julho a dezembro de 2012 nas duas sedes da empresa.

As duas fases, a coleta e análise de dados, aconteceram quase simultaneamente em determinada fase da pesquisa, pois a pesquisadora estava analisando constantemente os dados coletados por meio da transcrição das entrevistas. Triviños (2002, p. 142) discorre que:

[...] a coleta e a análise de dados são etapas no processo de pesquisa quantitativa, ou duas fases que se retroalimentam constantemente, só didaticamente podemos falar em forma separada. Qualquer ideia do sujeito, documento etc., é imediatamente descrita, explicada e compreendida, à medida que isso seja possível na perspectiva da técnica da triangulação.

Os gerentes participantes das entrevistas semiestruturadas são responsáveis pelas áreas de marcenaria, produção, estofaria, manutenção e comercial. As entrevistas foram registradas por meio de gravação em áudio e transcritas na íntegra.

Alguns pesquisadores apontam que esse intermédio com o gravador não afeta o posicionamento do entrevistado, seu pensamento e sua fala também propiciam um registro fidedigno das informações, permitindo que o pesquisador

preste atenção na fala do entrevistado. (TRIVIÑOS, 1987, p. 148; TURATO, 2003, p. 340).

A entrevista é basilar em uma pesquisa qualitativa, pois promove as bases para a compreensão das relações entre os atores sociais em que o trabalho está sendo desenvolvido. Segundo Gaskell (2008, p. 65-66):

[...] objetivo da pesquisa é fazer uma compreensão detalhada das crenças, atitudes, valores e motivações, em relação aos comportamentos das pessoas em contextos sociais específicos [...] podendo desempenhar um papel vital na combinação com outros métodos, podem, por exemplo, melhorar a qualidade do delineamento, de um levantamento e de sua interpretação [...] pode fornecer informação contextual e valiosa para ajudar a explicar achados específicos. A entrevista é a estratégia mais usada no processo e trabalho de campo e consiste em uma conversa a dois, ou entre vários interlocutores, realizada por iniciativa do entrevistador e destinada a construir informações pertinentes para o objeto de pesquisa (MINAYO, 2007). A entrevista semiestruturada possibilita ao entrevistado falar sobre o tema, pois são utilizadas perguntas abertas e fechadas.

Após a permissão de cada participante, suas falas foram gravadas, possibilitando a análise dos depoimentos. Para garantir o sigilo dos participantes, as entrevistas foram identificadas apenas por letras e números, segundo Bardin (2011), conforme Quadro 6.

Quadro 6 - Entrevistados e área de atuação na empresa N ° Entrevistado Área de atuação

1 Gerente Marcenaria

2 Gerente Produção

3 Gerente Estofaria

4 Gerente Manutenção

5 Gerente Comercial

Gerentes das áreas Total: 5

6 Diretor Diretoria

7 Presidente Presidência

Gestores Total: 2

Na terceira etapa, foram entrevistados apenas os gestores da empresa, um diretor e o presidente. Primeiro foram realizadas perguntas sobre o processo de inovação. Posteriormente foi aplicado um instrumento de verificação, que consistiu em um teste com os gestores, em que foram apresentados múltiplos resultados obtidos após a análise das entrevistas realizadas com os gerentes de acordo com cada unidade de análise. Dessa forma, os gestores puderam promover uma análise sob seu ponto de vista.

Documentos relacionados