• Nenhum resultado encontrado

3 APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A PESQUISA EM CIÊNCIAS

3.3 O CONTEXTO DE GERAÇÃO DOS DADOS

No Brasil, os ambientes escolares são os mais explorados pela pesquisa qualitativa. Para tanto, dentre outros meios, os pesquisadores lançam mão de observações nos diversos espaços que compõem esses ambientes (sala de aula, pátio, biblioteca), lançam mão da coleta de documentos que por eles circulam, entrevistam os sujeitos envolvidos com o contexto escolar (CARVALHO, 2011). Como exposto na seção anterior, esse é também o caso desta pesquisa.

Na visão de André (2000), estudar o cotidiano escolar é fundamental para que se possa compreender como a escola tem desempenhado a sua função socializadora, “seja na transmissão dos conteúdos acadêmicos, seja na veiculação das crenças e valores que aparecem nas ações, interações, nas rotinas e nas relações sociais que caracterizam o cotidiano da experiência escolar” (ANDRÉ, 2000, p. 39). Com isso, fica evidente que, se a intenção é entender como a escola tem efetivado sua função, é fundamental adentrar nela para acompanhar de perto o processo.

Assim sendo, adentrei em um espaço escolar específico da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, visando compreender como nele tem sido desempenhada uma dentre as suas atribuições, que é ensinar a escrever. Para tanto, não posso deixar de considerar que:

O enfoque no cotidiano escolar significa, pois, estudar a escola em sua singularidade, sem desvinculá-la das suas determinações sociais mais amplas. O propósito é compreender o cotidiano como momento singular do movimento social, e isso vai exigir, do ponto de vista teórico, o manejo de grandes categorias sociais como classe, cultura, hegemonia etc. Do ponto de vista metodológico isto implica complementar as observações de campo com dados advindos de outras ordens sociais, como por exemplo a política educacional do país, as diversas organizações sociais que exercem alguma influência na escola etc. (ANDRÉ, 2000, p. 42).

Ou seja, embora seja um espaço com características próprias, não pode ser analisado isoladamente. Destaco que, para obter maiores informações sobre as particularidades da unidade selecionada, recorri ao seu PPP (CURITIBA, 2006), que, conforme já informado, é o documento que identifica a instituição escolar. Cabe

relembrar, também, que a consulta foi feita num documento disponibilizado em formato digital, elaborado, segundo informações, no ano de 2006.

Trata-se de uma escola de grande porte e, nos últimos anos, na região onde ela se situa, houve um aumento significativo do número de habitantes. Isso é explicado pelo fato de terem sido construídos vários conjuntos habitacionais em terrenos existentes ao seu redor, antes ociosos, propensos a serem ocupados irregularmente. Em função do aumento do número de moradores, a região tem recebido algumas melhorias em relação à pavimentação, rede de água e esgoto, transporte público (aumento no número das linhas de ônibus) e maior quantidade e variedade de comércios (lojas de materiais de construção, de roupas, de utensílios domésticos, mercados, farmácias e panificadoras). Destaca-se que com a vinda dessas novas famílias, a demanda por vagas na escola aumentou e o perfil socioeconômico da comunidade melhorou, mas, diante disso, existe a preocupação de que aconteça um afastamento dos alunos mais carentes, criando o movimento social conhecido como afastamento da periferia.

Sobre o que pensam da região em que vivem28, 94 famílias pontuaram que é uma região tranquila para se viver. Porém, muitas são as famílias que a consideram agitada, com tráfico de drogas, violenta (acidentes de trânsito, brigas entre moradores e entre gangues rivais, roubos, mortes, consumo de drogas ilícitas e de bebidas alcóolicas, assaltos, tiros, rachas, assassinatos). No documento, se registra que muitas famílias não deram resposta à questão e um número significativo respondeu que não presencia nenhum tipo de violência.

Quanto às profissões dos pais, as mais citadas foram: motorista (taxista, caminhoneiro), frentista, auxiliar de produção, operador de máquinas, metalúrgico, vendedor, eletricista, porteiro, gráfico, pedreiro, supervisor de produção, profissões relacionadas à área de segurança (vigia, guarda, militar e segurança), dentre outras. Com relação às mães, a maioria afirma ser do lar. Dentre as profissões que são exercidas pelas que as têm, se destacam as de diarista, auxiliar de cozinha, vendedora, professora/educadora, costureira, auxiliar de produção, enfermeira,

28 O levantamento dessas informações sobre o perfil da comunidade, segundo consta no PPP, foi feito a partir de 310 questionários, elaborados por uma equipe da escola.

auxiliar de serviços gerais, operária, cabeleireira, salgadeira/confeiteira, dentre outras.

Quanto à renda familiar, varia de um a mais de quatro salários mínimos, mas a maioria das famílias tem renda de até três salários mínimos, o que permite considerar os atendidos pela escola como sendo de baixa renda. Em relação às atividades que as famílias costumam fazer nos finais de semana, as mais citadas foram: visitar parentes e amigos, ir à igreja, frequentar parques, jogar bola, passear pela cidade e um número significativo citou que costuma ficar em casa descansando e assistindo televisão.

Segundo apontam os PCN (BRASIL, 1998), a responsabilidade da escola é “tanto maior quanto menor for o grau de letramento das comunidades em que vivem os alunos” (BRASIL, 1998, p. 19). Assim, conforme se verifica, essa escola tem uma enorme responsabilidade, dadas as condições de vida de seus alunos.

Cabe registrar que é uma unidade que enfrenta problemas relacionados à rotatividade de professores, em ambos os turnos. No PPP se encontra o registro de que isso é motivo de preocupação, uma vez que, dentre outras coisas, a rotatividade prejudica a continuidade das ações; em todo início de ano letivo, há profissionais novos que precisam se adaptar, se inserir da dinâmica da escola. Há também o fato de que muitos deles não estão ali por livre escolha, mas por não terem conseguido vagas em unidades de sua preferência quando participaram do concurso de remoção promovido pelo Núcleo de Recursos Humanos da mantenedora.

E é nesse contexto, brevemente descrito, que estão nossos sujeitos participantes da pesquisa, sobre os quais passo a tecer alguns comentários na sequência.