• Nenhum resultado encontrado

2. O CENÁRIO

2.1. Contexto legal e institucional

O EP traduz-se na última etapa formativa a percorrer para quem, como eu, anseia ingressar na carreira docente. O EP está inserido no segundo ano do 2º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP e regulamentado pelos Decreto-lei nº 74/2006 de março e o Decreto-lei nº 43/2007 de 22 de fevereiro.

Esta etapa formativa não deve ser entendida apenas como mais uma unidade curricular, mas sim como um projeto de formação, que tem como objetivo primordial a formação do professor profissional, promotor de um ensino de qualidade. Conforme explicitado nas normas orientadoras do EP2, este profissional é caraterizado como sendo um professor reflexivo que analisa, reflete e sabe justificar o que faz, em consonância com os critérios do profissionalismo docente e o conjunto das funções docentes, de entre as quais sobressaem as funções letivas, de organização e gestão, investigativas e de cooperação (p. 3). Reforçando este entendimento, Rolim (2013, p. 58) afirma que “O estágio profissional deve ser por todos entendido como um processo consciente e reconstruído, prolongado e profundo diariamente construído, desconstruído e construído novamente, com muitos avanços e recuos".

Realizando uma incursão mais detalhada acerca do que é o EP da FADEUP e tendo como referência o seu regulamento3, depreende-se que com esta fase da formação se pretende “proporcionar aos estudantes estagiários o desenvolvimento de competências pedagógicas, didáticas e científicas, através do cumprimento das funções de um professor de Educação Física, em contexto real durante o período de um ano letivo” (p. 2). De forma a responder cabalmente a este desígnio, a FADEUP possui parcerias com diversas escolas, para as quais encaminha grupos de dois a quatro estudantes estagiários, constituindo os designados núcleos de estágio.

2, 3 Normas Orientadoras do Estágio Profissional do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP 2014-2015. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em vigor no ano letivo 2014/15, Matos, Z.

18

Inseridos em contexto real e em grupo, os estudantes passam a trabalhar em equipa, auxiliando-se mutuamente nas várias funções a desempenhar. Funções essas que são supervisionadas e avaliadas por um professor orientador da faculdade e por um professor cooperante, da escola. De acordo com o regulamento do EP4, o estudante estagiário (EE) tem de dar resposta às tarefas inerentes a três áreas de desempenho, designadamente:

Área 1 – Organização e Gestão do Ensino-Aprendizagem - Para dar resposta a esta área o EE assume o papel de Professor de EF de uma turma residente de 3º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário e de uma turma partilhada do 2º ciclo do ensino básico. Desempenhando este papel, o EE conduz todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, através da conceção, planeamento, realização e avaliação do mesmo, tendo como orientação os objetivos pedagógicos dos programas da disciplina e da escola. Para isso, deve elaborar documentos para os diferentes níveis de planeamento, observar as aulas dos colegas e da PC e participar nas diferentes reuniões inerentes ao processo (grupo de educação física (GEF) e conselho de turma).

Área 2 – Participação na Escola e Relações com a Comunidade - Esta área abrange todas as atividades não letivas que o EE realiza junto da comunidade escolar, bem como a relação que estabelece com os restantes agentes educativos. Para melhor corresponder a esta área, o EE deve desenvolver uma "intervenção contextualizada, cooperativa, responsável e inovadora", tendo em vista a valorização do papel do professor de Educação Física na escola (p. 6). No sentido de cumprir este pressuposto, o EE deve realizar pelo menos uma atividade de foro desportivo, que promova a interação entre os elementos da comunidade; inteirar-se do cargo de Diretor de turma, colaborando nas suas diversas funções; e participar ativamente no Desporto Escolar (treinos e torneios) que a instituição oferece, dinamizando-o junto dos alunos.

Área 3 – Desenvolvimento Profissional - esta última área reporta-se ao desenvolvimento da competência profissional do estudante, que deve acontecer de forma gradual, num processo constante de melhoria de conhecimentos e

4 Normas Orientadoras do Estágio Profissional do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP 2014-2015. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em vigor no ano letivo 2014/15, Matos, Z.

19

competências. Esta área apela à capacidade de "investigar a sua atividade em toda a sua abrangência (criar hábitos de investigação/reflexão/ação" (p. 7). Neste contexto, o EE é convidado a participar nas ações de formação e sessões organizadas pela faculdade, a partir das quais terá oportunidade de estar em permanente atualização, levando uma bagagem de conhecimento e argumentação, relativa à profissão. Também inerente a esta área, o EE compromete-se à realização do relatório de estágio - um instrumento onde cada estudante transpõe para o papel, as suas vivências sentidas e experimentadas ao longo deste ano.

É inegável que o leque de tarefas propostas é complexo e desafiante, para quem está a dar os primeiros passos na profissão. Ainda assim, o EP possibilita uma formação integral e completa, preparando os estudantes para o mundo de trabalho. Como referem Cunha et al. (2014, p. 144) “Os estudos realçam que o estágio oferece um espaço de mobilização de saberes e habilidades, adquiridos no decurso formativo anterior, para a prática do dia-a-dia, bem como a incorporação de um roteiro sociocultural – normas, valores, hábitos, costumes e práticas – na realização de papéis profissionais, sob orientação de professores experientes”. Por sua vez, Leandro et al. (2014, p. 116) reforçam o entendimeto mencionando que “A realidade da escola e a complexidade das múltiplas tarefas que a profissão encerra são elementos com que o estudante estagiário (EE) se debate

Documentos relacionados