• Nenhum resultado encontrado

5. ESTUDO DE CASO 1

5.2 Contexto e técnicas de análise da coleta

5.1 Representações Sociais da Radiação

Este primeiro estudo de caso buscou verificar as possíveis representações sociais dos estudantes do Ensino Médios sobre o tema Radiação. Para isso, utilizamos diversas formas de coleta de dados, conforme será explicitado no decorrer deste capítulo. Importante lembrar que a análise dos dados e resultados das Representações Sociais da Radiação foi realizada sob o prisma da Teoria das Representações Sociais e seus colaboradores.

Para a primeira etapa da pesquisa os instrumentos e técnicas utilizadas para coleta e análise dos dados foram fundamentadas a partir de autores da Teoria das Representações Sociais e seus estudiosos. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de associação ou evocação livre. Para o tratamento dos dados utilizamos o software EVOC (Ensemble de programmes pemettant l´analyse des evoctions) versão 2005, que possibilita efetuar a organização dos termos produzidos em função da hierarquia subjacente à frequência e à ordem de evocação e favorece a construção do quadro de quatro casas – técnica elaborada por Vergés (1999). Para complementar a análise dos dados coletados utilizamos o programa IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), que permite a análise da similitude dos elementos representativos e das justificativas dos sujeitos para as suas respostas.

5.2 Contexto e técnicas de análise da coleta

Muitos são os instrumentos utilizados para coletar informações nas investigações das representações sociais. Entre eles, as técnicas verbais são os mais comuns para o estudo das representações sociais, como também o uso de entrevistas, questionários, associação livre e pesquisa documental, entre outros.

Arruda (2002) afirma que podem ser utilizados diversos instrumentos para pesquisa em representações sociais. A coleta de material para este tipo de enfoque geralmente é feita com metodologias múltiplas, que podem ser entrevistas, questionários, observações, pesquisa documental e tratamento de textos escritos ou imagéticos. Sua abrangência tenta capturar os diversos momentos e movimentos da elaboração da representação, embora dificilmente se possa abarcar todos eles em uma única pesquisa.

Para o estudo das representações dos sujeitos desta pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário subdividido em dois momentos. O primeiro, constituído de uma questão aberta, buscou, a partir do tema indutor Radiação, identificar as ideias mais expressivas dos estudantes sobre o tema. No segundo, aplicamos a técnica de associação livre de palavras – TALP e a técnica de hierarquização das palavras, proposta por Abric. Abric (1994) considera a TALP uma técnica maior para coletar os elementos constitutivos do conteúdo de uma representação. Consiste em se pedir aos sujeitos que, a partir de um termo indutor apresentado pelo pesquisador (no caso Radiação), digam as palavras ou expressões que lhes vêm à lembrança. Já a técnica de hierarquização das palavras consiste em pedir aos sujeitos para escolher, em uma lista preestabelecida (no caso as evocações emergidas da TALP), os itens mais importantes ou mais característicos, a seu ver, do objeto de representação.

A questão aberta utilizada no primeiro momento da coleta de dados foi “O que você entende por Radiação?”. Ela foi entregue aos alunos para que a respondessem. Esta atividade durou, aproximadamente, 20 minutos. Após todos os alunos responderem, passamos para o segundo momento da coleta, ou seja, a aplicação da TALP. Explicamos como ela seria feita, exemplificando e orientando os alunos. Eles, então, escreveram todas as palavras ou expressões que surgiam em suas mentes a partir do termo indutor Radiação (apêndice D).

Na sequência passamos para a técnica de hierarquização das palavras, quando solicitamos aos alunos que classificassem as palavras ou expressões anteriormente escritas de acordo com a importância que, segundo os alunos, elas teriam, acompanhadas de uma explicação para cada termo, de forma a definir e relacionar a palavra evocada com Radiação (apêndice E).

Esta parte da coleta foi realizada em dois períodos distintos, no segundo semestre de 2014 e no primeiro trimestre de 2015, com 201 estudantes, distribuídos nas três séries do ensino médio, conforme quadro 6. Importante ressaltar que todas as atividades da pesquisa foram feitas em condições normais de sala de aula, onde a pesquisadora é a professora regente das turmas. Como já referido na seção 3.2, o estudo de caso 1 ancorou-se na Teoria das Representações Sociais e na Teoria do Núcleo Central. Para a análise dos dados coletados utilizamos a abordagem estrutural, a partir da análise prototípica desenvolvida por Vergès (1999), que tem por objetivo caracterizar a estrutura de uma representação social a partir de evocações de palavras. Esta técnica é dividida em duas etapas; a primeira é denominada análise prototípica (também chamada de análise das evocações ou das quatro casas), e baseia-se no cálculo da frequência e da ordem de evocações das palavras; a segunda etapa centra-se na

elaboração de categorias. É uma técnica para estudos com finalidades exploratórias e proporciona prováveis indicadores de elementos de centralidade.

Este tipo de técnica tornou-se uma das estratégias mais utilizadas para estudar representações sociais em pesquisas (MORIN & VERGÈS, 1992; WACHELKE, 2009; WOLTER, GURRIERI & SORRIBAS, 2009; WACHELKE & WOLTER, 2011; HILGER, BONA, 2014), pois permite um amplo leque de evocações a serem observadas, além de possuir uma simplicidade que facilita as respostas dos sujeitos.

Contudo, esse instrumento apresenta algumas desvantagens, como por exemplo, não permite uma varredura completa do campo representacional, pois sua análise é feita a partir de representações linguísticas que não exploram o conhecimento mais detalhado dos sujeitos. Dessa forma, foi ampliado o instrumento com as justificativas das palavras evocadas e por que elas representam o termo Radiação, aplicada simultaneamente com a técnica do núcleo central que permitem conhecer a organização de suas evocações.

Esta análise permitiu um primeiro levantamento da estrutura representacional dos sujeitos da pesquisa, visto que para o estudo das representações sociais há necessidade da utilização de diferentes métodos de exploração. Uma vez finalizada a coleta dos dados através da TALP e da técnica de hierarquização, passamos a utilizar dois programas para explorar o quadro de quatro casas e os possíveis elementos de centralidade das representações e finalizamos com a análise do conteúdo das categorias ancoradas nos referenciais explorados.