• Nenhum resultado encontrado

O Universo Histórico-Social da Pesquisa e a Caracterização do Perfil dos Sujeitos

4. SISTEMATIZAÇÃO METODOLÓGICA DA PESQUISA

4.3 O Universo Histórico-Social da Pesquisa e a Caracterização do Perfil dos Sujeitos

O universo em que foi desenvolvida esta pesquisa corresponde a uma escola pública estadual localizada em uma comunidade na zona oeste da cidade de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, onde a pesquisadora é professora regente. A escola atende aproximadamente 1280 alunos. Oferece diferentes modalidades de ensino, como o ensino fundamental anos iniciais e finais, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos-EJA, com aulas nos três turnos.

4.3.1 Um olhar sobre a escola

A comunidade escolar em que foi desenvolvida esta pesquisa é composta por estudantes dos bairros Juscelino Kubitschek e Nova Santa Marta, além de vários outros estudantes de toda a região oeste da cidade de Santa Maria. É a segunda maior escola em número de estudantes do município e existe como instituição de ensino desde 1980, quando funcionava como anexo da Escola Estadual Padre Caetano.

A escola nasceu na esteira da criação do Núcleo Habitacional Cohab Santa Marta, para cumprir à exigência legal de que nenhum núcleo habitacional poderia surgir sem a existência de uma escola para atender a nova comunidade.

A partir do ano de 1982 as aulas deixaram de ser realizadas nas instalações da Escola Estadual Padre Caetano, tendo sido transferidas para um salão comunitário construído na região, onde atualmente funciona o Posto de Saúde Santa Marta. Entretanto, a administração continuava a cargo da Escola Estadual Padre Caetano.

O ano de 1983 foi marcado pelo funcionamento da Escola em dois pavilhões pequenos. Um pavilhão onde estavam as salas de aula e um pavilhão onde se situava a secretaria, direção, supervisão e cozinha. Atendia da Pré-escola até à 8ª série.

Foi no ano de 1986 que a atual estrutura logística foi construída. Os prédios onde até hoje se desenvolvem os trabalhos pedagógicos da escola foram entregues no dia 05 de maio daquele ano.

Passou a se chamar Escola Estadual de 1º e 2º graus Augusto Ruschi em 1990, quando obteve a autorização para a implementação do Ensino Médio. Foi a primeira escola a oferecer este nível de ensino na zona oeste da cidade.

Atualmente a escola ocupa uma área de aproximadamente 8.500 m², por onde estão distribuídos dez conjuntos de salas de aulas e administração. Possui uma ótima estrutura física com prédios para sala de aulas, laboratório de informática, de ciências, sala de leitura, biblioteca, sala de vídeo, salão de eventos, além de área para a prática de educação física, ajardinamento, horta, recreação e estacionamento.

Foi neste contexto que esta pesquisa foi realizada, ou seja, em uma comunidade como diversas outras, que tem a esperança de que as melhorias estruturais, sociais e educacionais a alcance e a auxilie a superar as inúmeras dificuldades que sempre enfrentou, acreditando que uma educação pública de qualidade poderá minimizar as diferenças sociais cada vez mais acentuadas.

4.3.2 Os sujeitos da pesquisa

O primeiro instrumento utilizado para investigação do grupo social foi um questionário denominado perfil socioeducacional (apêndice C), com questões abertas e fechadas, cujo objetivo foi verificar a realidade dos sujeitos da pesquisa. As questões se referiam à caracterização dos estudantes e seus familiares tais como: idade, sexo, profissão e escolaridade dos responsáveis, acesso à internet, hábitos de leitura, programas de televisão e tipos de metodologias em sala de aula de interesse do estudante, entre outros aspectos pesquisados.

Os sujeitos da pesquisa são alunos do ensino médio das três séries, todos alunos da pesquisadora. O total de estudantes que responderam ao questionário foi de 201 alunos. Destes, 108 alunos responderam no final do ano de 2014, e 39 participaram apenas da primeira etapa da pesquisa, pois estavam no terceiro ano. Nos anos de 2015 e 2016 o questionário e demais instrumentos foram aplicados para os demais estudantes, completando a totalidade dos sujeitos

pesquisados. No quadro 3 temos a amostra distribuída por séries e por período de aplicação dos instrumentos. Séries Semestre/Ano Implementado Instrumentos respondidos Etapas da pesquisa realizadas Sujeitos participantes Todas 2°/2014

- Questionário Perfil Social - TALP - Teste de Hierarquização Estudo de Caso 1 108 1°/2015

- Questionário Perfil Social - TALP - Teste de Hierarquização Estudo de Caso 1 93 Total de sujeitos 201

2ª série 2016 - Questionário Perfil Social - TALP

- Teste de Hierarquização

Estudo de Caso 1 35

3ª série 2016 - Situações - UEPS Estudo de Caso 1 Estudo de Caso 2

43

Total de sujeitos 78

Quadro 3: Identificação do número de sujeitos por etapas e instrumentos da pesquisa

Previamente à aplicação do instrumento 1 foi explicada para cada turma a pesquisa que seria realizada, seus objetivos e a forma como seria implementada. Após, foi entregue aos alunos o termo de consentimento livre e esclarecido (apêndice B). Cabe ressaltar que, antes de iniciarmos este trabalho, foi ancaminhada ao diretor da escola a carta de apresentação para concessão da pesquisa (apêndice A).

Como já dito, a primeira parte do questionário socioeducacional (apêndice C) continha questões com o objetivo de verificar a realidade dos alunos sujeitos da pesquisa. Analisamos algumas das questões referente ao perfil dos estudantes; outras questões foram utilizadas para algumas informações a respeito do tema da pesquisa.

Da amostra dos 201 sujeitos da pesquisa que responderam ao questionário, a divisão por série ficou representada conforme gráfico 1. Pode-se observar que os sujeitos estão distribuídos em 82 alunos da terceira série, o que corresponde a 41% do total – destes, 39 alunos participaram apenas da primeira etapa da pesquisa no final do segundo semestre de 2014 –, 41 alunos (20%) da segunda série, e 78 alunos (39%) na primeira série do ensino médio.

Gráfico 1: Distribuição de estudantes por série.

Em relação ao gênero dos estudantes (Gráfico 2) que responderam ao questionário 45% do sexo masculino e 55% do sexo feminino, o que demonstrou uma divisão praticamente igualitária.

Gráfico 2: Percentual dos estudantes por gênero

0 20 40 60 80 100

1ªsérie 2ªsérie 3ªsérie

39% 20% 41%

Total de estudantes:201

0 20 40 60 80 100 120 f m Feminino 55% Masculino 45%

Total de estudantes: 201

Já o gráfico 3, abaixo, apresenta a faixa etária dos estudantes pesquisados. Podemos observar que a maioria dos alunos está na faixa etária esperada para as respectivas séries, sendo apenas 8% dos alunos maiores de idade – 16 alunos – distribuídos nas diferentes séries. São alunos que reprovaram na educação básica conforme verificamos nas respostas dadas ao questionário socioeducacional.

Gráfico 3: Faixa etária dos estudantes.

Outras questões foram levantadas e analisadas para fins didáticos, como as questões referentes ao tipo e hábitos de leitura, acesso à internet, tempo dedicado aos estudos, escolaridade dos seus responsáveis, quais disciplinas apresentam maior dificuldade de aprendizagem, quais estratégias didáticas facilitam sua aprendizagem e mais lhe interessam. As respostas a estas questões serviram de base para determinar o perfil dos sujeitos da pesquisa e também para elaboração de algumas situações no transcorrer dos trabalhos.

A seguir, nos capítulos 5 e 6, descreveremos a metodologia e análise dos resultados dos dois estudos de caso.

0 20 40 60 80

15 anos 16 anos 17 anos 18 anos 19 anos

51 71 63 14 2

Total de estudantes:201