• Nenhum resultado encontrado

2. Aline – aprendizagem direcionada por metas de desempenho Propostas de mudança em relação à formação continuada no Pacto

4.3 O fazer pedagógico e a práxis, seus sentidos e significados

4.3.1 Contextos de sala de aula durante as entrevistas

4.3.1.1 Observações de Carina e imagens da sala de aula

Figura 1- Sala de aula da Professora Carina durante as duas primeiras observações. Descrição geral:

Linha 1 – da esquerda para direita:

1.1– Lousa (atrás) e cesto de lixo (à frente). Na segunda observação – circulado em vermelho- o cantinho da leitura, que estava na parede da frente, à esquerda onde ficava a entrada da sala foi deslocado para o fundo, permanecendo à esquerda.

Linha 2 - da esquerda para direita:

1.1 – Estante com livros e materiais- na segunda observação muda do canto esquerdo para o canto direito da sala e foi ornamentado com flores e animais.

1.2. - Ao lado: mesinha com cadernos de atividades e agendas dos alunos - na segunda observação mantém o local e muda a disposição.

1.3- À direita: mesa da professora- na segunda observação mantém o local e muda a disposição.

1.4 – Apenas na segunda observação, circulado em vermelho: mesinha com produções dos alunos em massa de modelar e cartaz com colagem dos alunos na parede.

Linha 3 - da esquerda para direita:

1.1-. À esquerda (na parede) cartaz de boas maneiras, intitulado “Palavras mágicas”. 1.2- Carteiras do aluno, dispostas em formato semicircular, na segunda observação

Linha 1 Linha 2

Linha 3

permaneceu, mas em menor quantidade e apareceu também cartaz com o calendário anual. 1.3 – À direita (na parede), letras do alfabeto.

Linha 4- da esquerda para direita:

1.1- À esquerda: cantinho da leitura disposto em sapateira, na segunda observação o cantinho muda para o lado da lousa.

1.2- Ao centro: janela.

1.3 – À direita: porta de acesso à sala de aula.

O ambiente em que Carina atua apresenta um mobiliário inadequado para os alunos pertencentes a essa fase de escolarização, que não favorece uma correta postura corporal. As crianças se sentam em carteiras de braço. A sala não possui mesa ampla para manuseio de material, o que poderia se configurar como recurso facilitador do processo de alfabetização.

Na primeira observação realizada na sala em que Carina leciona estavam presentes

quatorze crianças (em um total de dezesseis).

O ambiente: Embora a distribuição espacial circular das carteiras colabore para mobilizar a atenção e integração dos alunos, não propicia o manuseio correto do material, especialmente se considerarmos que as crianças pertenciam ao primeiro ano do ensino fundamental. Nessa fase, elas precisam manusear muitos objetos para que a partir da sua compreensão corpórea possam abstrair e internalizar os elementos do concreto/imagético para a formulação do pensamento, a partir das hipóteses iniciais que serão confrontadas pelo professor até adquirir mais proximidade com os conceitos apresentados.

Na segunda observação, embora a sala estivesse ligeiramente modificada em relação à observação anterior, não houve mudanças significativas. Foram percebidas apenas evidências de trabalhos que estavam acontecendo naquele período, como a construção do calendário, o uso das massinhas e as colagens, além das flores e animais: certamente conteúdos de matemática, artes e ciências trabalhados por Carina com seus alunos. O que realmente chamou atenção foi a disposição do cantinho da leitura, mais acessível à visualização e manuseio dos alunos, e das mesas da professora e livros dos alunos, cuja organização espacial ficou menos funcional do que a anterior.

Durante a terceira observação da prática pedagógica de Carina, havia quatorze crianças presentes e a auxiliar. Todos estavam no pátio da escola participando da contação de histórias promovida pela professora. Após esse momento, ao se dirigirem a sala de aula, foi observada a mesma disposição de móveis, exceto pelo fato de não ter presente a produção de massinhas dos alunos.

4.3.1.2 Observações de Aline e imagens da sala de aula

Figura 2- Sala de aula da Professora Aline durante as três observações.

Descrição geral:

Linha 1 – da esquerda para direita: 1.1– Porta de acesso ao sanitário.

1.2– Cartazes do Pacto diversos (Língua Portuguesa e Matemática).

Linha 2 - da esquerda para direita: 1.1 – Início da lousa.

1.2. Mesas e cadeiras – uma de frente para a outra, nas duas primeiras observações e voltadas para o quadro, na última.

1.3- Mobiliário/armário.

Linha 3 - da esquerda para direita:

1.1- Meados da lousa e cartaz que estava sendo trabalhado durante a aula.

1.2- Carteiras de alunos de frente para o quadro negro e isoladas, nas duas primeiras observações, essa fileira some na terceira observação.

1.3 – Estante com livros e cadernos de atividades dos alunos.

Linha 4- da esquerda para direita: 1.1- Cartaz de advinhas.

1.2- Mesas e cadeiras – uma de frente para a outra, - nas duas primeiras observações e voltadas para o quadro, na última.

1.3 – Cantinho da leitura,organizado na parede, estando os livros dispostos em sapateira.

Linha 5 – da esquerda para direita: 1.1 – Porta principal.

1.2 – Mesinha com os cadernos e agendas.

1.3 – Cartaz com o nome dos alunos; cartaz com números; cartaz de atividade. 1.4 – Calendário e porta de acesso à área externa.

Na sala de aula de Aline observou-se uma multiplicidade de cartazes e estímulos visuais concorrendo simultaneamente. Isso provoca uma poluição visual e dificuldade maior de interpretação dos conteúdos. A disposição do mobiliário, especialmente a das carteiras, também estava confusa. Nas duas primeiras observações, as cadeiras estavam dispostas em duplas e uma fileira central dispersa no meio da sala. As carteiras não estavam direcionadas para a professora e as do centro estavam voltadas para a lousa/quadro. Na terceira observação, todas as carteiras estavam voltadas para a lousa como demonstrado pelas imagens.

Na primeira observação feita na sala de aula da professora Aline, dos 32 alunos matriculados estavam presentes apenas 24. Fui apresentada à turma e muitos interagiram

Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 4 Linha 5

comigo querendo saber quem eu era e o que eu fazia. Além da professora e dos alunos, a aula contou com a presença da auxiliar de sala.

A forma como a sala de Aline foi organizada deixou-me intrigada, sobretudo, por haver cadeiras individuais dispostas no meio de um ambiente educacional (voltadas para a lousa), enquanto as outras se mostravam organizadas para agrupamentos em dupla, nos quais os alunos deveriam estar voltados um para o outro. O excesso de informação visual também foi percebido, pois não era possível trabalhar tantos elementos dispostos nos cartazes simultaneamente. A professora Aline lecionava naquela sala nos dois turnos. É possível que aqueles materiais tenham sido utilizados por ela nas duas turmas.

Durante a segunda observação realizada na turma de Aline estavam presentes 24

alunos, do total de 32. Foi observada uma única mudança significativa na organização do ambiente: duas das carteiras que se encontravam no centro passaram para a primeira fileira. Na terceira observação, a disposição da sala estava completamente diferente. A principal mudança observada, nessa visita, na sala de Aline, foi a posição das carteiras – todas viradas para frente – e um inteiro desaparecimento da fileira central.