• Nenhum resultado encontrado

1. Caracterização da Entidade – CITEFORMA

A Instituição de formação onde o meu estágio se realizou, é denominada de CITEFORMA5 - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias, um Centro de Formação Profissional de Gestão Participada, criado por Protocolo outorgado pelo SITESE - Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços e pelo I.E.F.P. - Instituto do Emprego e Formação Profissional. Este centro foi criado em 1987, pela Portaria 764/87 de 3 de Setembro. É também uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio. O Citeforma tem a sua sede em Lisboa, na Avenida Marquês de Tomar, nº 91, local onde se desenvolve a maior parte da sua actividade.

Após fazer referência ao SITESE não poderia deixar de o contextualizar no encadeamento da caracterização da instituição. O SITESE é o Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, esta associação sindical foi fundada em 1934 e é a maior estrutura sindical do sector de Escritório, Comércio, Hotelaria e Serviços, sendo também muito importante na indústria onde representa maioritariamente os técnicos e os administrativos, a sua intervenção tem lugar em todo o território nacional.

O CITEFORMA tem como atribuições, em termos genéricos, a promoção da formação profissional para a valorização dos recursos humanos, no sector respectivo ao sindicato SITESE (Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços).

Os destinatários da actividade a desenvolver, porque se está em presença de uma entidade associativa com obrigações específicas para com os seus associados, estão sujeitos a uma ordem de preferência para a frequência das acções desenvolvidas, nomeadamente, em primeiro lugar os associados do SITESE e respectivos empregadores; depois todos os outros indivíduos que queriam frequentar acções no Citeforma.

O público-alvo deste centro de formação – pessoas activas e jovens à procura do primeiro emprego – são enquadrados em cursos que decorrem em diferentes tipologias de formação as quais provêm:

5

Formação Inicial de Jovens (Modalidades de Aprendizagem, Cursos de Educação e Formação de Jovens e Cursos de Especialização Tecnológica).

Formação Inicial de Activos (Modalidades de Cursos de Educação e Formação

de Adultos).

Formação Contínua de Activos (Modalidades de Formação Modular Certificada e Aperfeiçoamento/Reciclagem).

A actividade principal deste centro é a formação e desenvolve-se em conformidade com os seguintes princípios orientadores:

1. As políticas nacionais;

2. Os estudos sectoriais e de perfis profissionais que vão sendo publicados; 3. Os diagnósticos de necessidades de formação que regularmente executa; 4. Os indicadores de procura formativa;

5. Os resultados de avaliação da formação;

6. O contacto estreito que estabelece com o mercado de emprego, por via de diversas actividades desenvolvidas em parcerias.

O Centro, ao longo destes anos, tem-se afirmado como um local de reconhecida competência em diversas áreas de formação, como por exemplo: Desenvolvimento Pessoal; Formação de Professores e Formadores; Audiovisuais e Produção dos Média; Línguas e Literaturas Estrangeiras; Marketing e Publicidade; Finanças, Banca e Seguros; Contabilidade e Fiscalidade; Gestão e Administração; Direito; Secretariado e Trabalho Administrativo; Ciências Informáticas; Informática na Óptica do Utilizador.

Até 1999 a actividade formativa desenvolvida centrou-se essencialmente na área de Lisboa. A partir desse ano e respondendo a necessidades localmente diagnosticadas, o centro alargou a sua área de formação ao Norte (Porto) e já em 2000, ao Alentejo (Portalegre). A actividade formativa do Porto foi mais tarde, em 2001, suspensa por razões de ordem logística. Em 2009, e também respondendo a algumas preocupações anteriores e oportunidades de rentabilização do know-how, o Citeforma alarga o seu território de intervenção a mais um distrito da região do Alentejo, nomeadamente, Beja.

Estrutura Orgânica

A estrutura orgânica do CITEFORMA integra vários órgãos com diferentes competências.

 O Conselho de Administração a quem cabe a definição de políticas e a gestão global do Centro;

 O Director a quem compete a gestão de pessoal e a execução das deliberações do Conselho de Administração, tendo, ainda, a seu cargo a gestão corrente e a presidência do Conselho Técnico-Pedagógico.

 O Conselho Técnico-Pedagógico que é um órgão consultivo, ao qual compete pronunciar-se sobre os planos e programas dos cursos a ministrar, bem como proceder à elaboração de estudos, pareceres e relatórios sobre as actividades do Centro

 A Comissão de Fiscalização que verifica e dá parecer sobre o orçamento e contas, examina a contabilidade, fazendo a apreciação do mérito da gestão financeira praticada.

Em termos operacionais o Citeforma estrutura-se em dois departamentos: O Departamento de Formação e o Departamento Administrativo-Financeiro. Para o desenvolvimento regular da sua actividade conta com diversas estruturas de apoio: o Gabinete de Psicologia, o Gabinete de Comunicação e Marketing e o Gabinete de Informática, para além de um conjunto de outras assessorias técnicas. Desde 2006, respondendo ao desafio nacional de elevação das qualificações da população portuguesa conta ainda com um Centro de Novas Oportunidades.

O Departamento de Formação

O Departamento onde tem lugar o meu estágio é o Departamento de Formação, este tem uma grande variedade de responsabilidades nomeadamente, tudo o que diz respeito à formação e ao processo técnico-pedagógico das acções de formação realizadas no Citeforma.

Para apoio às acções na área técnico-pedagógica o Departamento de Formação conta com dois núcleos de apoio:

 Núcleo de Formação Inicial – tendo como principal apoio uma Técnica de Formação, e é enquadrador de toda a actividade formativa dirigida a jovens.

 Núcleo de Formação Contínua – tendo como principal apoio um Técnico de Formação auxiliando no enquadramento de toda a actividade formativa dirigida a Activos em formação contínua; e uma Técnica de Formação auxiliando no enquadramento de toda a actividade formativa dirigida a activos envolvidos em acções de Educação e Formação de Adultos (E.F.A.).

O Departamento de Formação conta ainda com colaboradores administrativos, que prestam apoio de secretariado em todas as áreas.

Processo de Acreditação

O CITEFORMA é uma entidade acreditada pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), nos seguintes domínios:

 Diagnóstico de necessidades de formação;

 Planeamento de intervenções ou actividades formativas;

 Concepção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos;  Organização e promoção de intervenções ou actividades formativas;

 Desenvolvimento/execução de intervenções ou actividades formativas;  Acompanhamento e avaliação de intervenções ou actividades formativas.