• Nenhum resultado encontrado

Contextualização Organizacional

No documento Relatório de trabalho de projeto a Grazina (páginas 115-121)

117

Breve Contextualização Organizacional

Criado por Decreto-Lei, o Centro Hospitalar X (CHX) – Entidade Pública Empresarial (EPE), pertencente a uma Administração Regional de Saúde da zona Sul, é constituído por dois hospitais: o Hospital Y e o Hospital Z. O Hospital Y, onde decorre o atual estágio, abranje, relativamente à sua área de influência, vários concelhos. Este

“(...) tem como missão a promoção da saúde a todos os cidadãos no âmbito das responsabilidades e capacidades dos hospitais que o compõem, prestando cuidados de saúde especializados, com respeito pela dignidade dos doentes, e estimulando o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, num quadro de qualidade, eficiência e eficácia organizativa.” (Centro Hospitalar X, EPE, 2011).

Entre os vários serviços e unidades que constituem o Hospital Y, encontra-se o serviço de cirurgia geral (SCG), onde se realizaram os estágios e no qual foi desenvolvido o projeto de intervenção em serviço (PIS). A sua missão consiste na resolução, no melhor tempo útil, de todas as patologias na esfera da cirurgia geral, eletivas ou de urgência, com qualidade e humanização, e com uma orgânica de funcionamento capaz de fazer a melhor gestão dos recursos humanos e materiais. O serviço organiza-se em diferentes grupos de trabalho: Cirurgia do Supra - Mesocólico, Infra - Mesocólico, Senologia, Endocrinologia, Laparoscopia Avançada e Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Centro Hospitalar X, 2011).

O SCG situa-se no quarto piso do Hospital Y, sendo o acesso feito por escadas e elevador. Encontra-se separado fisicamente por duas alas, respetivamente Cirurgia I (que admite preferencialmente homens) e II (preferencialmente mulheres), e estruturalmente é constituído pela área de internamento e pela área técnica, esta última composta pela secção administrativa, gabinete de direção clínica do serviço, gabinetes médicos e sala de reuniões.

O SCG tem uma lotação total de cinquenta e seis camas de internamento (metade em cada ala), distribuídas por enfermarias individuais, duplas e de quatro camas. Destas, oito camas pertencem à Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos (UCIC) - quatro em cada ala, havendo 2 UCIC’s.

Ambas as alas têm uma organização semelhante, estrutural e funcionalmente. As enfermarias são todas localizadas do mesmo lado do corredor (lado que se encontra virado para o exterior do edifício) e as salas de trabalho - salas de registos, de

118 preparação de terapêutica, de tratamentos, de terminais informáticos, dos limpos, e dos sujos, gabinete da enfermeira chefe, rouparia, copa e casa de banho - do outro lado do mesmo (viradas para a parte interna do edifício).

Todas as unidades, nas enfermarias, são providas de cama, mesa de cabeceira, cadeira ou cadeirão, cortinas de correr para assegurar a individualidade e privacidade da pessoa, rampa de gases e de vácuo, bem como luz individual. Os quartos estão ainda providos de casas de banho (duas casas de banho nos quartos de quatro pessoas, embora uma com as estruturas para duche e outra para eliminação). No interior dos quartos encontra-se também, exteriormente às casas de banho, um lavatório para lavagem das mãos, permitindo a todos assegurar as práticas recomendadas pela comissão do controlo de infecção relativamente à lavagem das mãos.

A admissão de utentes no serviço é efetuada essencialmente através da consulta externa, nomeadamente para cirurgias eletivas, pelo Serviço de Urgência Geral (SUG) e pelo Bloco operatório.

As UCIC’s, além de receberem os utentes do SCG, recebem também utentes provenientes dos serviços de urologia, oftalmologia, ginecologia, ortopedia, cuja situação seja crítica, exija maior vigilância, monitorização cardio-respiratória e/ou cuidados mais diferenciados. São dotadas de monitores cardio-respiratórios, aparelhos de perfusão de medicamentos (bombas e seringas), e camas elétricas (o que não acontece sempre, umas vez que cada ala é dotada apenas de 4 camas elétricas, usadas preferencialmente na UCIC, mas que são mobilizadas aquando da transferência de utentes para as enfermarias), além da habitual rampa de gases. Têm ainda 1 ventilador, de carácter transitório e que é essencialmente utilizado na estabilização da pessoa antes de ser transferida, enquanto aguarda transferência, e para transporte intra-hospitalar e inter-hospitalar. O mesmo serve as duas UCIC’s e encontra-se localizado na UCIC da Cirurgia I. Existe ainda em cada UCIC um carro de emergência com monitor desfibrilhador monofásico.

Para a realização de transportes de doentes encontram-se no serviço duas malas de transporte intra-hospitalar e uma mala de transporte inter-hospitalar.

O teste do monitor desfibrilhador é realizado diariamente, o carro de urgência, a mala de transporte são verificados mensalmente e o ventilador é testado mensalmente. Relativamente aos recursos humanos, o SCG é constituído por um Diretor clínico, por uma Enfermeira chefe, por uma equipa de cirurgiões, que se agrupam em seis grupos de trabalho (Cirurgia do Supra - Mesocólico, Infra - Mesocólico, Senologia,

119 Endocrinologia, Laparoscopia Avançada e Cirurgia Bariátrica e Metabólica), uma equipa de assistentes técnicos; uma equipa de enfermagem (composta por quarenta e seis elementos) e uma equipa de assistentes operacionais (AO’s). De referir que a equipa de enfermagem e a equipa de AO’s, apesar de se encontrarem divididas e alocados a uma das alas respetivamente, são alvo de rotatividade esporádica entre as duas alas.

Os elementos da equipa de enfermagem encontram-se divididos em dez equipas em horário rotativo por turnos, e duas equipas de gestão, em horário fixo (manhã). Os mínimos estabelecidos são três enfermeiros e um AO por turno, sendo que se encontra sempre um enfermeiro responsável pela prestação de cuidados na UCIC. Os três turnos feitos pela equipa de enfermagem e equipa de AO’s são manhã (das 08h às 16h30), tarde (das 16h às 23h30) e noite (das 23h às 08h30). Durante as manhãs estão habitualmente distribuídos 5 enfermeiros, durante as tardes e noites, 3 enfermeiros.

O método de distribuição de trabalho pela equipa de enfermagem é o método individual, no entanto é feito um esforço no sentido de promover um acompanhamento contínuo pelos enfermeiros em relação à situação de cada utente.

A preparação de terapêutica é feita pelo método de utilização de unidose, através de prescrição electrónica.

Existe um único período de visitas, das 14h às 20h, sendo permitidas 2 visitas para cada utente, à excepção da UCIC em que o horário das visitas é das 14h às 15h e das 17h às 20h, sendo apenas permitida uma visita de cada vez junto à pessoa.

121

Apêndice II: Ficha de Diagnóstico

No documento Relatório de trabalho de projeto a Grazina (páginas 115-121)