• Nenhum resultado encontrado

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 145 REFERÊNCIAS

1.3 CONTEXTUALIZAÇÕES DA PESQUISA

Esta pesquisa se insere num ambiente público de educação do sul do país; de uma parceria entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Federal de Santa Catarina. A Universidade Aberta do Brasil é

um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e

comunicação. Além disso, incentiva a

colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos pólos de apoio presencial em localidades estratégicas. (CAPES, 2010).

A UFSC é uma universidade que oferece cursos na modalidade a distância. Dentre eles, oferece o curso de Letras Inglês para várias cidades12 do estado de Santa Catarina. O curso de licenciatura em Letras Inglês/EaD, entorno13 sobre o qual nos debruçamos durante esta pesquisa,

tem como objetivo a formação de professores de Inglês, visando ao pleno exercício de suas

atividades docentes, mediante o

desenvolvimento de atitudes pedagógicas reflexivas e investigativas, tendo por base o princípio de que a formação do educador é um processo contínuo.O Curso é semi presencial, portanto tem significativa carga horária a distância, utilizando o Ambiente Virtual e o estudo individual como recursos do processo de ensino-aprendizagem, além de contar com encontros presenciais nos Pólos de Apoio Presencial de cada cidade que totalizam até 30% da carga horária total do curso.Os encontros presenciais nos Pólos de Apoio Presencial acontecem (grifo e inserção nossa) em qualquer noite dos dias de semana, ou mesmo aos sábados, nos períodos da manhã ou da tarde. [...] O curso

tem14 duração de 8 semestres a serem

cumpridos em 4 anos, iniciando no segundo semestre de 2009 e finalizando no primeiro

semestre de 2013. (CCE/UFSC/EAD, 2011)15

12

Além de Araranguá, o curso é oferecido a Itajaí, São José, Chapecó e Concórdia.

13

De acordo com Cerutti-Rizzatti (2011), este termo é um sinônimo para “esfera social”.

14

Alteração realizada pelo autor de este trabalho, pois o sitio do curso apresenta um verbo no futuro. Aqui, optamos por um verbo no presente do indicativo pelo fato de estar realizando uma descrição do curso. 15

Cf. < http://ead.ufsc.br/ingles/informacoes-gerais-do-curso/ > Acesso 12/06/2011.

Ao excerto registrado acima, acrescentamos que esse curso de Letras Inglês/EaD, oferecido pela UFSC, recebe suporte de uma coordenação específica para a língua inglesa, uma secretaria, um laboratório de tutoria, um ambiente virtual de aprendizagem, dois estúdios de gravação de vídeo-aulas, designers instrucionais responsáveis pelo ambiente virtual de aprendizagem, pessoal capacitado para dar suporte técnico para o ambiente. Também atuam com a professora da disciplina geralmente quatro tutores-ufsc e dois tutores para cada polo16 (geralmente alunos de Mestrado e/ou Doutorado que têm ingresso na tutoria por meio de processo seletivo publicado em editais da UFSC).

A maior parte dos professores é formada por doutores que também atua no curso presencial. São eles que também elaboram material impresso para acompanhar a disciplina criada no AVEA. No caso da disciplina Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa III (3ª fase), do Curso de Licenciatura em Letras Inglês, na Modalidade a Distância, havia um encontro semanal no qual o grupo discutia o andamento da disciplina, nos quais, por vezes, propunham-se alterações, criavam-se vídeo- aulas. Mas acima de tudo, os encontros fomentavam importantes discussões de cunho pedagógico quanto ao rendimento dos alunos.

O rendimento dos alunos era acompanhado e assessorado através de fóruns de tira dúvidas ou por e-mail. As atividades eram corrigidas quinzenalmente. Atividades de produção textual escritas chamadas de Final Project17 tinham sugestões e orientações registradas nos textos dos alunos. 1.4 PROBLEMA E OBJETIVOS

O ensino-aprendizagem de produção textual escrita em LI na EaD da UFSC é oportunizado pela oferta da disciplina

16

Ao total a UFSC possui 5 polos; 10 tutores presenciais. 17

Projeto Final (de produção textual): designação para atividade de produção textual exigida ao final de cada unidade da disciplina no ambiente. Tinha enunciado em inglês, número de palavras específico e critério de correção claro e objetivo; este critério de correção é totalmente acessível aos alunos.

Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa. Da primeira fase do curso até a sexta fase esta disciplina tem o mesmo nome Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa, mas com números romanos de I a VI; esses números indicam a fase em que essa disciplina é oferecida. Quanto às duas últimas disciplinas, o nome mudo para “Inglês VII: Produção textual acadêmica” para indicar a penúltima fase; e, finalmente, muda para “Inglês VIII: Análise do discurso oral e escrito” para indicar a última fase do curso.

Estabelecemos o recorte do problema de nossa pesquisa a partir da análise da nomenclatura e da ementa da disciplina e de observações feitas por nós quando participamos como tutor-ufsc do processo de ensino-aprendizagem de produção textual escrita em LI. O problema de nossa pesquisa emana de um desconforto quanto ao fato de os alunos dessa graduação terem rendimentos diferentes (quando avaliados a respeito de elementos linguísticos ligados à norma da LI )do rendimento aferido a partir das produções textuais escritas em LI. Ao mesmo tempo em que eram melhores nos exercícios gramaticais continuavam a manter esses erros quando apresentavam sua produção textual escrita em LI.

Isso no conduziu a reflexão e ponderação a respeito do fato de que os alunos desse curso podem assumir a crença de que no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa saber regras é o suficiente e o mais importante para se escrever um bom texto em inglês. Deste contexto e da identificação desse problema nos pusemos a elaborar objetivos e perguntas que nos conduziram à realização desta investigação.

O problema foi delimitado a partir da observação de um espaço de ensino oportunizado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Propusemos discutir, sob um viés sócio-interacionista, da teoria dos gêneros de Bakhtin e da análise crítica do discurso, as crenças sobre produção textual escrita no Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem (AVEA), vinculado ao processo de formação de professores dos polos nos quais o curso de Licenciatura em Letras – Inglês na Modalidade a Distância é oferecido.

Um outro objetivo nosso foi abordar as atividades de produção textual escrita dos alunos dos polos nos quais o curso

de Licenciatura em Letras – Inglês na Modalidade a Distância é oferecido. Nos propusemos, ainda identificar as crenças dos alunos dos polos nos quais o curso de Licenciatura em Letras – Inglês na Modalidade a Distância é oferecido. Após termos realizado esses passos, nos detivemos a elencar e analisar as concepções sobre produção textual escrita em LI que subjazem as crenças dos alunos que compõem o presente corpus.