• Nenhum resultado encontrado

O controle estratégico é um tipo de controle que visa monitorar todo o processo de administração estratégica. Ou seja, é a maneira de verificar e garantir que os objetivos traçados sejam alcançados.

47 Trata-se da análise sistemática de toda a estratégia realizada, obtendo-se resultados das ações tomadas e realizando-se um diagnóstico em certo período de tempo ou sempre que houver necessidade, pois o cenário e os parâmetros aos quais retiram- se os dados para a montagem e definição das estratégias estão em constante mudança, havendo a necessidade de alterações nos planos em que se fala, ou seja, todas as estratégias tomadas em um plano de controle devem ser variáveis e nunca fixas.

Tratando- se da empresa ARESUL- Argamassas e Rejuntes o projeto será focar nas estratégias de liderança de custo e enfoque, com a visão de manter- se no mercado, sendo reconhecida pelos produtos de qualidade com preço acessível e pela responsabilidade com os clientes.

Assim, a ferramenta que a ARESUL- Argamassas e Rejuntes planeja utilizar como indicador é o “Balanced Scorecard”, que é um sistema de gestão usada para mensurar o desempenho das organizações, informando os colaboradores sobre as metas e o que precisa ser melhorado, sendo possível atualizar os planos e propósitos. De acordo com Zenone (2007, p.156), “[...] quando utilizado nas empresas, facilita o processo de gerenciamento, ajudando estas na manutenção da sua sobrevivência ao permitir a gestão de sua estratégia. ”. Essa ferramenta utiliza o conceito de quatro perspectivas estratégicas que devem ser definidas, mensuradas e acompanhadas, que são a perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva de processos internos e perspectiva de aprendizado e crescimento. Tais perspectivas tem entre si uma relação de causa e efeito:

Figura 12 - Relação causa e efeito das perspectivas do “Balanced Scorecard”.

A perspectiva financeira irá mostrar se as estratégias adotadas pela empresa estão sendo realmente alcançadas, de maneira que proporcione seu desenvolvimento e a satisfação dos sócios. Para isso, os indicadores financeiros que planeja- se utilizar será o aumento de vendas e receitas e a margem de lucro que a empresa proporcionará.

Já na perspectiva de cliente é onde será avaliada a capacidade da empresa com relação à gestão dos clientes, nesse item estão inseridos os objetivos da empresa com relação ao domínio de mercado, indicando, por exemplo, a retenção e aquisição de clientes e o nível de satisfação do consumidor. A ARESUL- Argamassas e Rejuntes, planeja ser vista no mercado pelos seus clientes como uma empresa que oferece produtos com qualidade aliada ao bom preço e pela responsabilidade e compromisso com os prazos estabelecidos para entregas. E para verificar se seu objetivo está sendo alcançado, a empresa planeja utilizar indicadores de satisfação dos clientes, que poderá ser analisada através de pesquisas de satisfação para verificar a aceitação e a credibilidade dos produtos Aresul. Planeja-se fazer o uso também de indicadores de fidelização dos clientes, que poderá ser feito por meio do controle de vendas realizadas de acordo com o cliente, além de fazer o monitoramento do aumento do número de clientes.

A perspectiva de processos internos identifica e mapeia os processos essenciais para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa. “Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes.” (ZENONE, 2007, p.154).

Nesse item a ARESUL- Argamassas e Rejuntes planeja trabalhar de maneira que seus processos internos estejam em constante melhoria, como controle para o desperdício mínimo de matérias prima e produto acabado, e para isso será feito o uso de balança e dosadores no processo produtivo, através também do controle de qualidade dos produtos. E para verificar se os produtos estarão realmente com a qualidade esperada pelos clientes, este poderá contar com suporte pós-vendas, através do site e de aplicativo de mensagens. E assim ao longo de tudo que for informado pelos clientes da ARESUL- Argamassas e Rejuntes, todo e qualquer planejamento terá alteração ou não, levando em consideração ao que foi corroborado para que a empresa possa abranger a todos os clientes com a máxima eficiência e assim continue no mercado, atingindo seus objetivos de fidelizar seus principais clientes por meio de preços baixos, atendendo também o cumprimento de prazos de entrega.

49 Na perspectiva de aprendizado e crescimento tem- se a necessidade de melhorias e aperfeiçoamentos constantes para acompanhar o mercado, para que assim a empresa possa se integrar e se adaptar ao meio. Isso será possível através de investimentos em equipamentos, em pessoas, pesquisa e desenvolvimento também. Para atender a essa perspectiva a ARESUL- Argamassas e Rejuntes planeja utilizar indicadores como pesquisas para verificar o grau de satisfação dos seus colaboradores, estar sempre acompanhando se a produtividade de tais colaboradores diminuiu ou não, e caso sim, verificar os motivos. Planeja-se também investir em treinamentos quando necessário, e trabalhar sempre incentivando o espírito de equipe, aceitando a participação de todos com sugestões para redução de custos e melhorias. E mesmo sabendo que a maior parte da mão de obra será dos sócios, não se torna menos importante tal análise.

Com as informações obtidas através dos planejamentos do “Balanced Scorecard”, projeta-se relatar tais dados em planilhas, onde constará a informação, ações tomadas (quando necessário), data, responsável e ao final de cada mês, serão lançados gráficos que mostrarão a eficácia das atitudes tomadas, tendo assim maior e melhor controle sobre as ações tomadas.

Documentos relacionados