• Nenhum resultado encontrado

7.3 ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

7.3.2 Normas Regulamentadoras NR

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. São de observância obrigatória pelas empresas regidas pela CLT. (NR-1, 2009).

Conforme previsto na NR 1, a ARESUL irá se comprometer em atender os requisitos legais portado de um sistema de gestão e segurança no trabalho eficiente garantindo desta forma estar sempre em conformidade com a legislação vigente.

Inicialmente conforme previsto na NR 2 que dispõe sobre Inspeção Prévia, a ARESUL solicitará o requerimento de Inspeção Prévia ao órgão regional do MTb afim de

85 obter a aprovação de suas instalações antes de iniciar suas atividades tendo-se como propósito a emissão do Certificado de Aprovação de Instalações - CAI assegurando a ausência de riscos de acidentes e/ou de doenças do trabalho.

De acordo com NR 4 que dispõe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, a ARESUL tem sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE enquadrada no código CNAE 2.0, Grupo 23.3, Fabricação de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes, Classe 23.30- 3, Fabricação de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes, Subclasse 2330-3/05, Preparação de massa de concreto e argamassa para construção, 2330- 3/99, Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes, Grau de Risco conforme explícito no Quadro I da referente Norma regulamentadora (Anexo D).

A ARESUL será composta por 05 sócios e 03 funcionários contratados sendo que, os sócios estarão envolvidos no setor operacional da empresa. Conforme o Quadro II, Dimensionamento do SESMT disposto na NR 4 (Anexo E), será dispensado o funcionamento do SESMT devido ao fato de que a empresa será composta por 8 funcionários, enfatizando que os sócios estão inclusos no quadro funcional da empresa.

A NR 5 dispõe de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA que de acordo com o item 5.1, a mesma tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. De acordo com o Quadro I, Dimensionamento de CIPA (Anexo F), exposto na NR em questão, a ARESUL não se enquadra no número de empregados no estabelecimento necessários para que seja implantado a CIPA. Devido a isso, a empresa ARESUL designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, adotando o mecanismo de participação dos empregados, através de negociação coletiva e promoverá anualmente treinamento para o designado estando desta forma em conformidade com a NR referida.

Conforme previsto na NR 6, Equipamento de Proteção Individual - EPI, para os fins de aplicação desta, considera-se Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou

86 produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Devido a empresa estar desobrigada a constituir SESMT, caberá ao designado selecionar o EPI adequado elaborando um estudo dos riscos ocupacionais. Este tipo de trabalho facilitará a identificação dos perigos dentro da planta industrial e ajudará a empresa a reduzi-los ou neutraliza-los, garantindo a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em caso de acidente de trabalho.

A ARESUL fornecerá gratuitamente os equipamentos de proteção individual aos seus funcionários. Inicialmente serão fornecidos:

 Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio;  Óculos para a proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes;  Protetor auditivo circum-auricular;

 Protetor auditivo de inserção;

 Peça semifacial filtrante (PFF1) para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas;

 Luvas para proteção das mãos contra abrasivos e escoriantes;  Luvas para a proteção das mãos contra agentes químicos;

 Calçados para a proteção de quedas de objetos sobre os artelhos.

Será de obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam uso adequado dos EPIs seguindo todas as determinações da organização fazendo com que compreendam a importância do uso de equipamentos de proteção no dia a dia da empresa.

Os equipamentos serão mantidos em boas condições de uso e terão o Certificado de Aprovação – CA do órgão competente para garantir que estarão em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho.

A NR 7 dispõe do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional no qual estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

87 A ARESUL garantirá a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelará pela sua eficácia. A Empresa custeará sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO no qual realizará obrigatoriamente os exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função, demissionais, compreendendo avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental. Para cada exame médico realizado, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, em 2 (duas) vias, sendo que a primeira via ficará arquivada no local de trabalho à disposição da fiscalização do trabalho e, a segunda via será obrigatoriamente entregue ao trabalhador. A empresa terá em seu estabelecimento material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida e manterá o material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinadas para esse fim.

A NR 9 dispõe do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA. Conforme o subitem 9.1.3 da norma referida. O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7. Conforme consta na norma, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

O PPRA será efetuado na ARESUL sempre que necessário e será realizado anualmente uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimentos de novas metas e prioridades. O programa visará à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, a segurança e proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

A NR 11, Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, estabelece os mínimos requisitos de segurança para a operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

Para estar em conformidade com a NR 11, a empresa ARESUL manterá no estabelecimento nota fiscal dos equipamentos adquiridos e, no caso de fabricação própria, os

88 projetos, laudos, cálculos e as especificações técnicas. Oferecerá treinamento específico da NR-11 para o operador de empilhadeira de 16 horas de acordo como estabelece a norma.

A NR 14 estabelece que os fornos, para qualquer utilização, devem ser construídos solidamente, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora – NR 15.

Para estar em conformidade com a NR 14, a ARESUL instalará o forno que será destinado para a secagem da areia utilizada no processo em local adequado oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores, e será dotado de filtro manga para reter o material particulado possibilitando a dissipação no ambiente apenas a parcela gasosa dos resíduos atendendo a legislação vigente.

A NR 15 dispõe sobre as Atividades ou Operações Insalubres que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos, podendo vir a causar danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. Essas atividades são classificadas em grau mínimo, grau médio ou grau máximo, e asseguram ao trabalhador a percepção de adicional de equivalente a 10, 20 ou 40% incidente sobre o salário mínimo.

Na ARESUL as atividades e operações que irão expor os trabalhadores a atividades insalubres estão relacionadas a exposição a níveis de ruído contínuo causado pelo funcionamento do secador rotativo, motores dos transportadores helicoidais e do motor do misturador de fitas, e operações diversas tais como transporte de cal e cimento, no qual em momentos de abastecimento dos silos de armazenamento irá expor os trabalhadores a poeira.

De acordo com a NR15, o grau de insalubridade após perícia e comprovação das exposições supracitadas, assegurará ao trabalhador o adicional equivalente a 20% incidente sobre o salário mínimo.

A NR 17 tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente” a todos os trabalhadores.

89 Esta Norma Regulamentadora será de suma importância para a ARESUL, uma vez que, as maiores doenças de laborativas são desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico que muitos trabalhadores se submetem. Instaurar a ergonomia no ambiente de trabalho da ARESUL aumentar-se-á a possibilidade de estabelecer um convívio com pessoas mais saudáveis e dispostas, evitando a diminuição de funcionários com problemas de saúde como lesões, disfunções por movimentos repetitivos e complicações de postura. Com os problemas médicos reduzidos, o afastamento de funcionários será minimizado.

A NR 23 dispõe sobre a Proteção Contra Incêndios, sendo assim, a ARESUL adotará medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis e será providenciado para todos os trabalhadores treinamento de Brigada de Emergência a fim de mitigar quaisquer eventualidades em caso de incêndio.

A ARESUL estará em conformidade com a NR 24 que dispõe das Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho. Essa é uma norma essencial, não apenas para garantir o conforto dos trabalhadores, mas também para oferecer menos riscos à sua saúde, pois, oferecer condições de higiene adequadas será fundamental para evitar contaminações e proliferação de doenças de modo a aumentar a segurança e proporcionar condições ideais para que as atividades sejam desempenhadas com o mínimo de riscos ao colaborador causados por doenças no local de trabalho.

Em atendimento a NR 25 – Resíduos Sólidos, a ARESUL contará com o Plano de Gerenciamento de Resíduos a fim de atender todos os requisitos legais, sócios e ambientais disposto no capítulo 8 que dispõe do Gerenciamento Ambiental.

As áreas internas e externas da empresa conterão placas de avisos, com advertências quanto aos materiais e substâncias utilizadas em todo o processo. A sinalização destinar-se-á à prevenção de acidentes, mostrando os equipamentos de segurança, delimitando áreas e advertindo contra riscos estando assim, em conformidade com a NR 26.

Para estar em conformidade com a NR 08, 10 e 12, a ARESUL contratará serviços terceirizados que disponham de profissionais qualificados para a execução dos serviços a fim de que atendam as diretrizes das NR’s supracitadas.

90 As demais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a princípio, não são aplicáveis no empreendimento da ARESUL.

Documentos relacionados