• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE IV – A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA IMPACTANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DE CARGA

UNIDADE 4 CONTROLES DE INVENTÁRIOS Objetivo(s)

 Demonstrar Planejamentos do Layout dos armazéns, Apresentar os tipos de Layouts e Comparar as vantagens e desvantagens de cada Layout.

Conteúdo

2.1 Áreas de atenção. Layout de um armazém

2.2 Sistemas de layout. Método para projeto de um layout 2.3 O bom layout logístico. Avaliação do fluxo de materiais

UNIDADE 3 - CONHECENDO A SEPARAÇÃO DE PEDIDOS E A EXPEDIÇÃO DE MATERIAIS.

Objetivo(s)

 Apresentar a Separação de Pedidos, os Tipos de Separação (Picking) e a Expedição de Materiais.

Conteúdo

3.1 Rotina de separação de mercadorias

3.2 Picking por Zona, Picking por Onda, Picking Discreto, Picking por Lote e Picking do “Bucket Brigades”

3.3 Sistema de expedição. Sistema de faturamento. Carregamento no transporte

UNIDADE 4 - CONTROLES DE INVENTÁRIOS Objetivo(s)

 Inventário de Materiais, Tipos de inventários e casos de controles com sucessos e casos de insucesso.

Conteúdo

4.1 Procedimento de contagem física. Documentação

4.2 Inventario periódico (anual) e Inventário Rotativo, a importância de se realizar os inventários

4.3 Ação para correção dos desvios, avarias e com defeitos

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador

e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter (2011). Gestão da Cadeia de Suprimentos – estratégia, planejamento e operação. 4a edição, São Paulo: Pearson-Prentice Hall.

CAMPOS, Luiz F. R; BRASIL, Caroline V. de M (2013). Logística – Teia de Relações. 1ª edição, Curitiba: Intersaberes;

LUMARE JUNIOR, Giuseppe (2007). Valor Econômico do Cliente no Transporte – Uma Teoria das Encomendas. São Paulo: Pearson – Pratice Hall

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GATTORNA, John (2009). Living Supplay Chains – Alinhamento Dinâmico de Cadeias de Valor. : Pearson – Pratice Hall.

TAYLOR, David (2010). Logística na Cadeia de Suprimentos – Uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Pearson – Pratice Hall.

RIBEIRO, Luís Otavio de M; Boente, Alfredo N. A INTERMODALIDADE E O TRANSPORTE DE CARGA NO BRASIL: UMA VISÃO DE APLICABILIDADE NA LÓGICA FUZZY. SIMPOI 2014 – São Paulo: 26/08/2014.

RIBEIRO, Luís Otavio de M; Bouzada, Marco A. C. A Intermodalidade compensa? Um estudo sobre o escoamento de arroz no corredor Vale do Jacuí (RS) - Região dos Lagos (RJ). SIMPOI 2010 – São Paulo: 27/08/2010.

7. Estágio Supervisionado Não se Aplica

8. TCC

O Curso Superior de Tecnologia em Logística não exige TCC do aluno. No entanto, incentiva o aluno a elaborar ao longo do curso quatro projetos por módulo/período, onde as outras disciplinas possuem ao mesmo tempo, autonomia e um papel tributário a ele, fornecendo instrumental para que, ao final de cada módulo, o estudante conclua um “projeto integralizado”, ou seja, a cada módulo o aluno recebe uma certificação específica: Projeto Operação e Gestão de Materiais; Projeto em Transporte e Distribuição (Módulo 2); Projeto em Logística Sustentável (Módulo 4). A apresentação dos quatro projetos durante o curso representa os trabalhos intermediários, não havendo Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Nos projetos, o estudante deve seguir a orientação dada pelo professor, acompanhando todas as etapas do desenvolvimento do trabalho.

Os alunos devem se comprometer a cumprir todos os prazos de entrega deferidos pelo calendário.

9. Atividades Complementares

As Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Logística propiciam um enriquecimento dos conhecimentos do estudante, bem como da sua prática por meio da exploração de espaços culturais, artísticos, literários, científicos e históricos. Privilegia o processo de ensino-aprendizagem através das seguintes atividades: de cunho comunitário e de interesse coletivo; de assistência acadêmica e de iniciação científica e tecnológica; culturais e intercâmbio com instituições congêneres.

As Atividades Complementares são obrigatórias e devem ser cursadas do início até o final do curso de graduação, enfatizando o conhecimento transdisciplinar, interdisciplinar e de extensão, contribuindo para a formação integral do estudante. Tem como objetivo conciliar os conceitos que permeiam a sociedade contemporânea com uma perspectiva humanística, priorizando os valores sociais e culturais. Possibilitam uma constante atualização curricular enfocando questões emergentes no cenário científico ou no cenário socioeconômico geral. Constituem-se de atividades de cunho cultural, técnico-científicas, dentre outras, podendo ter a forma de cursos de curta duração, oficinas de trabalho, conferências, palestras, seminários e outras atividades correlatas.

A cada ano são planejadas atividades diversificadas, tais como: palestras, seminários, excursões, pesquisas, projetos interdisciplinares, tornando o currículo mais dinâmico e propiciando maior integração entre alunos e professores e, ao mesmo tempo, o contato direto com a realidade política, social, cultural e econômica do país.

Os coordenadores e professores de todos os cursos participam do planejamento das atividades numa perspectiva interdisciplinar do currículo, quando vários saberes e olhares se entrecruzam, enriquecendo, dessa forma, o conhecimento dos alunos e professores sobre determinado assunto.

O cumprimento da carga horária em Atividades Complementares é indispensável à conclusão do curso. O aluno do curso superior de tecnologia em Logística deverá cumprir ao longo do curso uma carga horária total mínima de 160 horas que deverão ser comprovadas mediante a apresentação de certificados.

Documentos relacionados