• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA EAD"

Copied!
83
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE

PROJETO PEDAGÓGICO

DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA EAD

(2)

1. Nossa História, Missão, Visão e Valores

O Começo

Mário Veiga de Almeida

Fundador da Universidade

Em 1933, através do sonho de Mário Veiga de Almeida, tem início a história da UVA. Junto com sua irmã, Maria Anunciação de Almeida, o fundador da universidade realizava uma atividade voluntária na Igreja de Santo Cristo. Eles começaram a alfabetizar crianças que, com dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese junto à Igreja. Por terem perdido seus pais ainda crianças, foram adotados por seus padrinhos e usavam como sala de aula a mesa de jantar da modesta residência onde viviam.

Em 1937, a sala de aula improvisada muda de endereço para uma casa com poucas salas, surgindo a primeira escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus. O Ensino Superior tem início em 1972, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Em 1992, a criação de novos cursos leva ao reconhecimento e oficialização por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Universidade Veiga de Almeida, que conta hoje com 5 campi e um centro de excelência em saúde.

Nova Fase

Desde 2011, a Universidade Veiga de Almeida integra a Rede Ilumno, uma rede internacional de instituições de ensino que tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação superior de qualidade nas Américas.

O ingresso à Rede Ilumno foi o primeiro passo concreto da UVA em seu processo de internacionalização. A instituição, em um momento em que é reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil, enxerga na Rede a possibilidade de troca de experiências, bem como de desenvolvimento de soluções inovadoras e novas tecnologias de ensino.

(3)

Estas são estratégias fundamentais para que a UVA possa preparar seus egressos para atuar em uma economia globalizada, de forma consciente e a partir de um forte senso de responsabilidade social.

Missão

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade em todas as modalidades (presencial e a distância), estimular e desenvolver pesquisa e promover atividades de extensão relevantes à comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena do cidadão, alicerçada em uma cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos. Visão

A UVA tem como visão ser reconhecida como uma universidade atual e inovadora pelas competências profissionais e empreendedoras dos seus egressos, pela contribuição de suas pesquisas aplicadas às demandas da sociedade e ao setor produtivo, e pelo impacto de suas ações de extensão desenvolvidas, especialmente, nas regiões em que atua.

Valores

Colaboração: Somos uma equipe, uma Rede trabalhando juntos para o mundo. A colaboração entre nossas instituições permite desenvolver uma qualidade educativa que excede as expectativas de nossos estudantes. Temos um ambiente de trabalho dinâmico que é enriquecido ao compartilhar suas melhores práticas.

Integridade: Trabalhamos todos os dias com absoluto compromisso com a ética, honestidade e credibilidade.

Paixão: Somos apaixonados pela educação e formamos estudantes apaixonados pelo exercício de suas profissões.

Qualidade: Estamos comprometidos com a contínua melhoria da acessibilidade e relevância de nossa oferta acadêmica e a experiência total de nossos estudantes.

2. Dados Gerais - Nome do Curso

Curso Superior De Tecnologia Em Logística - graduação a distância - Titulação

Este curso deve conferir o grau de Tecnólogo em Logística. - Aspectos Legais

(4)

Os instrumentos orientadores do Curso, e norteadores deste Projeto Pedagógico, vão desde as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para organização e funcionamento dos Cursos Superiores em Tecnologia, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, até as definições administrativas e pedagógicas da Universidade Veiga de Almeida.

- Autorização de funcionamento

O Curso Superior de Tecnologia em Logística tem definidas suas bases legais de funcionamento na Resolução n.o 26/2013, de 13 de dezembro de 2013, que autoriza o funcionamento do curso Superior de Tecnologia em Logística, na modalidade a distância, em sua sede e em seus polos de apoio constantes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

“O Presidente do Conselho Universitário da Universidade Veiga de Almeida – UVA, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a decisão aprovada em plenário deste Conselho, resolve:

Art. 1º - Autorizar o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Logística, na modalidade à distância no Campus Tijuca e polos de apoio presenciais credenciados, da Universidade Veiga de Almeida, com 300 (trezentas) vagas totais anuais.

Art. 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação..”

3. Objetivos do Curso

Em sintonia com as diretrizes curriculares nacionais, os objetivos do curso de graduação tecnológica em logística modalidade EAD da UVA, são:

3.1. Geral

O Curso de Graduação Tecnológica em Logística tem por objetivo formar profissionais capazes de planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão, identificando oportunidades de redução de custos, redução na geração de impactos ambientais e consumo de recursos naturais e aumento da qualidade dos serviços em geral. O profissional sairá preparado para otimizar os processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais dentro do conceito de cadeia de suprimento verde, bem como para analisar aspectos de dimensão e localização de

(5)

Centros de Distribuição, visando à minimização de custos ambientais, operacionais e tributários, sem perda na qualidade dos serviços, possibilitando vantagens competitivas para a empresa.

3.2. Específicos

a. Os objetivos específicos estão expressos a seguir:

b. Formar profissional capaz de apresentar ferramentas e metodologias de apoio à tarefa de dirigir um sistema logístico, cuja missão é criar valor para o cliente.

c. Formar profissional para atuar na área de suprimentos e logística, com competências para desempenhar funções técnicas e gerenciais, com qualidade, responsabilidade socioambiental, produtividade e ética, utilizando as mais modernas técnicas e instrumentos de gestão de logística. d. Formar profissional capacitado a compreender a lógica da estrutura e do

funcionamento das empresas, possibilitando a busca constante da modernização e adequação dos processos administrativos e gerenciais, tornando-as competitivas;

e. Formar novas gerações de profissionais cidadãos e sujeitos autônomos, não apenas aptos a contribuir com o mundo do trabalho, mas também, capazes de empreender transformações no social e internalizar novas soluções de base tecnológica.

4. Perfil do Egresso

A definição do perfil do egresso do curso de Graduação Tecnológica em Logística da UVA está construído a partir das competências e habilidades humanísticas, gerenciais, tecnológicas e sociais. A definição do egresso está em consonância com a organização curricular e os conteúdos curriculares, articulam-se com as funções e intervenções que se espera que os egressos desempenhem no mercado de trabalho de acordo com as diretrizes curriculares.

- Competências e habilidades essenciais do profissional

a. Atuar na área logística de uma empresa, planejando e coordenando a movimentação física e de informações das operações, visando proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos, buscando sempre a redução dos impactos ambientais destas atividades.

(6)

b. Ser conhecedor da tecnologia adequada e entender como aplicá-la na solução logística necessária.

c. Ter visão sistêmica e ter habilidade no que tange as relações interpessoais, para poder atuar com as diversas áreas da empresa.

d. Ser criativo na busca por soluções ambientalmente corretas para as empresas.

- Funções do egresso dentro do mercado de trabalho

Sendo assim, listamos os possíveis campos de atuação para o Tecnólogo em Logística no mercado de trabalho:

a. Na área de logística de uma empresa ou organização, planejando e coordenando a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias primas e produtos.

b. Nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado nos diversos segmentos da logística de instituições públicas e privadas.

5. Matriz Curricular MÓDULO I –

CÓDIGOS DISCIPLINAS C - H

Fundamentos de Marketing 80

Gestão Estratégica de Pessoas 80

Empreendedorismo 80

Fundamentos de Gestão Empresarial 80

Responsabilidade Social e Governança Corporativa 80

(7)

MÓDULO II – Certificação em Operação e Gestão de Materiais CÓDIGOS DISCIPLINAS C - H Logística Empresarial 80 Logística Internacional 80 Administração da Produção 80 Gerenciamento de Projetos 80 Logística de Materiais 80

Atividade Certificadora - Operação e Gestão de Materiais 80

Total 480

MÓDULO III – Certificação em Transporte e Distribuição

CÓDIGOS DISCIPLINAS C - H

Gestão de Serviços 80

Planejamento de Sistemas de Transportes 80

Economia Internacional e Comércio Exterior 80

Sistemas de Informações Gerenciais 80

Planejamento e Gestão Estratégica 80

Atividade Certificadora -Transporte e Distribuição 80

(8)

MÓDULO IV – Certificação em Logística Sustentável

CÓDIGOS DISCIPLINAS C - H

Economia Verde 80

Legislação Aplicada a Logística 80

Gestão da Cadeia de Suprimentos 80

Estruturas e Processos Organizacionais 80

Operações Terminais e Armazéns 80

Atividade Certificadora – Planejamento em Logística 80

Total 480

Observação: A disciplina de LIBRAS é oferecida como optativa, sem integralizar a carga horária do curso, mas constando do Histórico Escolar, quando cursada, bem como as Relações Étnico Raciais e Políticas de Educação Ambiental que são oferecidas sob a forma de palestras e cursos de extensão.

Carga horária do curso 1840h

Atividades Complementares 120h

(9)

6. Ementário

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Fundamentos de Marketing CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 1º EMENTA

Marketing Essencial: visão geral de marketing, seus fundamentos e principais conceitos. Análise do ambiente de marketing. Estrutura mercadológica e suas variáveis. Marketing Mix: desenvolvimento do marketing mix (Produto, Preço, Distribuição e Promoção). Estudos de demanda. Criação da satisfação do Consumidor, através da Qualidade, Serviços, Valor e CRM. Planejamento Estratégico de Marketing: a importância do planejamento estratégico orientado para o mercado. Endomarketing e Estratégias de Gestão da Sustentabilidade. Criação de vantagem competitiva. Precificação e Lucratividade: Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida dos produtos. Determinação do preço dos produtos: entendimento e captura de valor para o cliente. Determinação do preço dos produtos: estratégias.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Adequar produtos e serviços nos diversos segmentos, de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores e do mercado organizacional.

UNIDADE 1 - MARKETING ESSENCIAL Objetivos(s)

 Identificar as variáveis dos macro e micro ambientes de marketing;  Descriminar os conceitos básicos de marketing;

Conteúdo

1.1 Visão geral da disciplina de Marketing, seus fundamentos e principais conceitos 1.2 Análise do ambiente de marketing

1.3 Estrutura mercadológica e suas variáveis. UNIDADE 2 - MARKETING MIX

Objetivos(s)

 Definir o marketing mix a partir da compreensão da demanda e da percepção da satisfação do consumidor.

Conteúdo

2.1 Desenvolvimento do marketing mix: produto, preço, praça e promoção 2.2 Estudos de demanda

2.3 Criação da satisfação do consumidor por meio de qualidade, serviços, valor e CRM. UNIDADE 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

(10)

 Aplicar o conceito de planejamento estratégico de marketing a partir das variáveis encontradas no ambiente, produzindo, desta forma, vantagem competitiva para a organização

Conteúdo

3.1 A importância do planejamento estratégico orientado para o mercado 3.2 Endomarketing e gestão da sustentabilidade

3.3 Criação de vantagem competitiva

UNIDADE 4 - PRECIFICAÇÃO E LUCRATIVIDADE Objetivo(s)

 Reconhecer o ciclo de vida do produto e seus impactos na gestão de marketing;  Prever implicações do ciclo de vida do produto nas estratégias de precificação e

oferta de valor. Conteúdo

4.1 Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida

4.2 Determinação do preço dos produtos: entendimento e captura de valor para o cliente

4.3 Determinação do preço dos produtos: estratégias.

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

(11)

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GIANNINI, Roberta. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: UVA, 2014.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHURCHILL, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FERRELL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

AVELAR, Ediana; BITTENCOURT, Luís (Org.). Gestão do marketing: casos e estratégias. Rio de Janeiro: i Ventura, 2009.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009.

(12)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Gestão Estratégica de Pessoas CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 1º EMENTA

A moderna Gestão de Pessoas: Estudos dos conceitos de Gestão de Pessoas; As pessoas como parceiras da organização; Aspectos essenciais da moderna Gestão de Pessoas; Objetivos da Gestão de Pessoas na Organização.Gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo: Mudanças e transformações no cenário mundial, desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas e novos papéis da Gestão de Pessoas e a parceria com o Comportamento Organizacional. Análise estratégica da Gestão de Pessoas: estratégia em Gestão de Pessoas, diagnóstico e análise de melhorias, objetivos organizacionais, fatores de risco no planejamento.Planejamento das ações em Gestão de Pessoas: Modelos de planejamento, Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional: um novo desafio da Gestão de Pessoas.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Analisar como funciona a Gestão de Pessoas no campo da Administração moderna.  Identificar o papel da Gestão de Pessoas nas organizações atuais.

 Diagnosticar o ambiente empresarial.

 Relacionar as bases do planejamento para a implementação da Gestão de Pessoas. UNIDADE 1 - A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Objetivo(s)

 Analisar o funcionamento da Gestão de Pessoas no campo da Administração Moderna.

Conteúdo

1.1 Conceitos de Gestão de Pessoas.

1.2 As pessoas como parceiras; o foco em valores integradores e de desenvolvimento da organização.

1.3 Quais os atuais focos da gestão de pessoas.

UNIDADE 2 – A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO Objetivo(s)

 Descrever as características do cenário de negócios da gestão de pessoas.  Analisar como a informação e inovação interfere nas organizações.  Discriminar os focos exigidos do gestor de pessoas

Conteúdo

2.1 Mudanças e transformações no cenário mundial. 2.2 Desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas. 2.3 Novos papéis da Gestão de Pessoas.

(13)

Objetivo(s)

 Analisar estrategicamente a gestão de pessoas no ambiente organizacional Conteúdo

3.1 Estratégia em Gestão de Pessoas 3.2 Diagnóstico e análise de melhorias 3.3 Fatores de risco no planejamento

UNIDADE 4 - PLANEJAMENTO DAS AÇÕES EM GESTÃO DE PESSOAS Objetivo(s)

 Relacionar as bases do planejamento para a implantação da Gestão de Pessoas. Conteúdo

4.1 Modelos de Planejamento.

4.2 Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas.

4.3 Mudança organizacional: um novo desafio da gestão de pessoas.

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

(14)

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2° ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2011.

SOUZA, Marcio Santos. Gestão Estratética de Pessoas. 1 ed. Rio de Janeiro: UVA, 2014. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEHNKE, Monica Teresinha (Org.) Gestão de Pessoas: artigos reunidos. Curitiba: InterSaberes, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri – São Paulo, Manole, 2014.

KOPS, Lucia Maria; SILVA, Selma França da Costa; ROMERO, Sonia Mara Thater. Gestão de Pessoas: conceitos e estratégias. Curitiba: InterSaberes, 2013.

VERGARA, Sylvia. Gestão de Pessoas. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CARVALHO, Antônio V, NASCIMENTO, Luiz Paulo, SERAFIM, Oziléa C. G. Administração de recursos humanos. V.1, São Paulo: Cengage Learning, 2012.

(15)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Empreendedorismo

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

Conceituação da atitude empreendedora, origens do conceito de empreendedorismo, perfil empreendedor e intraempreendedorismo. Inovação, condições para o processo de inovação, apoio e fomento a inovação no Brasil. Consultoria: conceitos e demandas. O papel do consultor organizacional e projetos de consultoria.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Reconhecer a importância e as principais características da atitude empreendedora no cenário contemporâneo;

 Relacionar o papel do empreendedor com o florescimento de uma idéia inovadora;  Identificar as Agências de Apoio e Fomento, Políticas Públicas e Estratégias

implementadas pelo ambiente empresarial para incentivar a inovação no Brasil;  Destacar as características das etapas de um roteiro de consultoria empresarial. UNIDADE 1 - CONCEITUAÇÃO DA ATITUDE EMPREENDEDORA E INTRAEMPREENDEDORISMO

Objetivo(s)

 Reconhecer a importância e as principais características da atitude empreendedora no cenário contemporâneo.

Conteúdo

1.1 Origens do Conceito de Empreendedorismo. 1.2 Perfil do Empreendedor na Era do Conhecimento. 1.3 O Empreendedor Corporativo.

UNIDADE 2 – INOVAÇÃO, PRINCIPAIS CONCEITUAÇÕES E O EMPREENDEDOR INOVADOR

Objetivo(s)

 Relacionar o papel do empreendedor com o florescimento de uma ideia inovadora. Conteúdo

2.1 Inovação: Produtos, Processos e Modelos de Negócios 2.2 A Inovação no ambiente organizacional

2.3 O Ambiente organizacional favorável à Inovação UNIDADE 3 - INOVAÇÃO: AGENTES DE APOIO E FOMENTO Objetivo(s)

 Identificar as agências de apoio e fomento, as políticas públicas e as estratégias implementadas pelo ambiente empresarial para incentivar a inovação no Brasil. Conteúdo

(16)

3.2 Políticas públicas voltadas para o processo de inovação: Lei da Inovação (2004) 3.3 A importância da tríplice hélice para Inovação: Governo, Universidades e Empresas UNIDADE 4 - PROJETO DE CONSULTORIA

Objetivo(s)

 Analisar as principais características de um roteiro (projeto) de consultoria empresarial.

Conteúdo

4.1 Projeto de consultoria: o que é e quando utilizar? 4.2 Operacionalizando o projeto de consultoria 4.3 Intervenções a partir da consultoria

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

(17)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2009.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Prentice, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANTES, Elaine Cristina. (Org) Empreendedorismo e Responsabilidade Social. 2a Ed. rev. Curitiba: InterSaberes, 2014

BRANDÃO, Euler Alves; VASCONCELOS, Geraldo Magela Rodrigues; MUNIZ, Reynaldo Maia. Empreendedorismo e racionalidade. Revista PRETEXTO, 2011, Vol.12(3).

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

PREDEBON, José. Criatividade: Abrindo o lado inovador da mente. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SALIM, Cesar Simões; SILVA, Nelson Caldas. Introdução ao empreendedorismo: construindo uma atitude empreendedora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (coleção empreendedorismo).

(18)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Fundamentos de Gestão Empresarial CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 1º EMENTA

O conhecimento administrativo. Funções administrativas. Funções do Administrador. A administração nas organizações brasileiras. Áreas da Organização. Estrutura Organizacional. Processos organizacionais. Modelos de Organização. Grupos de Gestão. Ambiente organizacional. Mudança Organizacional. Globalização.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Identificar os principais conceitos que norteiam a administração e os estilos de gestão;

 Demonstrar as principais funções das áreas administrativas e as habilidades necessárias ao administrador;

 Analisar a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz, além de identificar as áreas de atuação de uma organização e suas principais características;

 Aplicar como deve ser estruturada a organização e quais os principais processos organizacionais que perpassam as empresas;

 Justificar a importância da mudança e seus impactos na gestão empresarial;

 Entender o processo de globalização, os tipos, vantagens e desvantagens geradas pelo seu surgimento nas empresas.

UNIDADE 1 - ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO BRASILEIRO Objetivo(s)

 Entender os principais elementos que fazem parte de uma organização;

 Compreender o conceito de administração e como é formado o conceito administrativo.

 Conhecer a atuação do administrador nas organizações, bem como as habilidades necessárias para o exercício da gestão;

 Refletir sobre a administração nas organizações brasileiras. Conteúdo

1.1 As Organizações, a Administração e as funções do administrador 1.2 Funções do administrador

1.3 A administração nas organizações brasileiras

UNIDADE 2 – CONHECENDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO Objetivo(s)

 Compreender a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz, além de identificar as áreas de atuação de uma organização e suas principais características.

Conteúdo

2.1 Administração de uma Organização

(19)

2.3 Funções Organizacionais: de pesquisa e desenvolvimento, da área de finanças e de recursos humanos

UNIDADE 3 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Objetivo(s)

 Compreender a montagem da estrutura organizacional;  Entender a diferenciação entre estrutura e departamento;

 Conhecer os fatos que influenciam a definição da estrutura organizacional;

 Compreender os processos organizacionais que perpassam pelas empresas tradicionais e contemporâneas.

Conteúdo

3.1 Pessoas, Organização Funcional e Territorial

3.2 Organizações por Produtos, Cliente, Divisionais e Projetos 3.3 Processos Organizacionais

UNIDADE 4 – MUDANÇA ORGANIZACIONAL E GLOBALIZAÇÃO Objetivo(s)

 Compreender o que caracteriza uma mudança organizacional;  Entender os impactos da evolução tecnológica nas empresas;

 Identificar os principais elementos que proporcionam a mudança nas organizações;  Entender o que é globalização e quais os impactos gerados nas empresas;

 Entender o processo de globalização: os tipos, as vantagens e desvantagens geradas pelo surgimento da globalização nas empresas, de maneira geral e para o seu público consumidor.

Conteúdo

4.1 Caracterização da mudança organizacional 4.2 Panorama geral da globalização

4.3 Tipos de globalização

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

(20)

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOBRAL, Felipi; PECI, Alketa. Fundamentos de Administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. (livro da disciplina)

BATEMAN, Thomas S. Administração. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

LLATAS, Maria Virginia (Org.). OSM: organização, sistemas e métodos: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 8. ed. São Paulo: Campus, 2011.

ORLICKAS, Elizenda. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. 2 ed.rev.,atual. e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SCATENA, Maria Inês Caserta. Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática. Curitiba: Ibpex, 2010.

(21)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística

DISCIPLINA: Responsabilidade Social e Governança Corporativa CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 1º EMENTA

Origem e conceitos de Responsabilidade Social Empresarial. Conceitos sobre Governança Corporativa e seu desenvolvimento no Brasil. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e a BOVESPA. Investimento social privado (ISP). Tipos de investimento, características e benefícios fiscais. Princípios que norteiam a Responsabilidade Social Empresarial. A questão ambiental, relação com a governança corporativa.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Reconhecer a importância estratégica da responsabilidade social empresarial;

 Descrever as principais práticas de governança corporativa;

 Identificar e selecionar as possibilidades de investimento social privado;

 Avaliar o funcionamento e aplicação dos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.

UNIDADE 1 – RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS Objetivo(s)

 Reconhecer a importância estratégica da responsabilidade social empresarial.

Conteúdo

1.1 Mundo em transformação

1.2 Empresas, sociedade e responsabilidade 1.3 Responsabilidade e transversalidade UNIDADE 2 - GOVERNANÇA CORPORATIVA Objetivo(s)

 Descrever as principais práticas de governança corporativa.

Conteúdo

2.1 Conceito, origens e princípios 2.2 Governança corporativa no Brasil 2.3 Transparência

UNIDADE 3 - RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO Objetivo(s)

 Identificar e selecionar as possibilidades de investimento social e privado.

Conteúdo 3.1 Tipos de ISP 3.2 Formas de atuação 3.3 Áreas de atuação

(22)

UNIDADE 4 – GOVERNANÇA CORPORATIVA, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Objetivo(s)

 Avaliar o funcionamento, interconexão e aplicação dos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.

Conteúdo

4.1 Responsabilidade Social e governança 4.2 Responsabilidade Social e meio ambiente 4.3 Responsabilidade Social e mercado de trabalho METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

(23)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIN, Hong. Contabilidade e finanças para não especialistas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COSTA, Eduardo Homem da. Fundamentos de responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora IVentura, 2010.

STADLER, Adriano (org). Empreendedorismo e responsabilidade social. Curitiba: Intersaberes, 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTA, Maria Alice Nunes Costa. Fazer o bem compensa? Uma reflexão sobre a responsabilidade social empresarial. Revista Crítica de Ciências Sociais, 73, 2005. Disponível em: http://rccs.revues.org/956 Acesso em: 20 de outubro de 2014.

RODRIGUEZ, Gregório Mancebo; Brandão, Mônica Mansur. Visões da Governança Corporativa. São Paulo: Saraiva, 2010.

SILVA, André Luiz Carvalhal. Governança Corporativa e Sucesso Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010.

SILVA, Édson Cordeiro da. Governança corporativa nas empresas. São Paulo: Atlas, 2010. VASCONCELOS, I. F. G. de. ALVES, M. A.; PESQUEUX, Y. Responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável: olhares habermasianos. RAE-Revista de Administração de

Empresas, v. 52, n. 2, março-abril, 2012. Disponível em: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_s0034-75902012000200002_0.pdf Acesso em: 20 de outubro de 2014.

(24)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Logística Empresarial

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 2º

EMENTA

Introdução ao estudo da logística das operações empresariais, como função integrante das modernas técnicas de gestão; O estudo da administração de suprimento de materiais e serviços, abrangendo as técnicas de compras, desenvolvimento de fornecedores, gestão de estoque e armazenagens.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Identificar o processo de evolução histórica da logística empresarial até a sua configuração atual;

 Reconhecer os indicadores de eficiência e eficácia da logística;  Aplicar estratégias logísticas;

 Realizar uma interface entre os conceitos da logística tradicional e os conceitos da supply chain.

UNIDADE 1 - OPERAÇÕES LOGÍSTICAS Objetivo(s)

 Identificar o processo de evolução histórica da logística empresarial até a sua configuração atual.

Conteúdo

1.1 Conceitos fundamentais da logística 1.2 Evolução da logística através dos tempos

1.3 A configuração da logística empresarial na atualidade

UNIDADE 2 – A LOGÍSTICA COMO VANTAGEM COMPETITIVA Objetivo(s)

 Reconhecer o papel da logística na criação de vantagem competitiva. Conteúdo

2.1 Marketing focado no cliente. Definição de serviço ao cliente. Capacidade de prestação de serviço básico.

2.2 Crescentes expectativas dos clientes. Atendimento de pedido perfeito. 2.3 Serviços com valor agregado.

(25)

UNIDADE 3 – ESTRATÉGIA LOGÍSTICA: CONCEITOS, IMPLICAÇÕES E ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA

Objetivo(s)

 Aplicar estratégias logísticas Conteúdo

3.1 Fundamentos estratégicos da logística empresarial 3.2 Nível de serviço ao cliente

3.3 Parcerias e terceirizações

UNIDADE 4 – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: DEFINIÇÕES, PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES E IMPLANTAÇÃO POR EMPRESAS BRASILEIRAS

Objetivo(s)

 Identificar e analisar as melhores estratégias que poderão ser desenvolvidas com a implantação da SCM.

Conteúdo

4.1 Criando estratégias através da avaliação do comportamento do mercado 4.2 A importância da implantação da ECR

4.3 Criando estratégias através dos transportes

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

(26)

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

VITORINO, C.M. Logística. São Paulo: Pearson 2012. (Bibliografia Universitária)

CHOPRA, S. & MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RAZZOLLINI FILHO, Edelvino. Logistica empresarial no Brasil: tópicos especiais. Curitiba: InterSaberes, 2012.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage Learning, c2012.

CAXITO, F. Logística: um enfoque prático. São Paulo: Saraiva, 2011. DIAS, M.A. Logística, transporte e infra-estrutura. São Paulo: Atlas, 2012.

(27)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Logística Internacional

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 2º

EMENTA

O ambiente internacional de negócios (Globalização da economia, Classificação dos países, blocos econômicos e acordos comerciais, Protecionismo e incentivos ficais); Logística como instrumento da vantagem competitiva (A diversidade dos povos: barreiras e desafios, Impactos da globalização sobre a logística, Estratégias competitivas internacionais); INCOTERMS (contratos de compra e venda internacional); Planejamento logístico nas cadeias de valor internacionais (Suprimento Internacional, Distribuição Internacional); Operações logísticas internacionais (Custos e Riscos das cargas, Avaliação logística de portos e aeroportos, Operações multimodais internacionais); Logística Aduaneira (Armazenagem alfandegada, Regimes aduaneiros especiais).

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Apresentar o ambiente internacional de negócios;

 Mostrar a Logística como instrumento da vantagem competitiva no ambiente internacional de negócios;

 Apresentar o funcionamento dos contratos de venda e de compras no mercado internacional;

 Demonstrar a importância do planejamento logístico nas cadeias de valor internacionais; Entender as operações logísticas internacionais;

 Explicar a Logística Aduaneira.

UNIDADE 1 - CONCEITOS BÁSICOS DO AMBIENTE INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS, Objetivo(s)

 Conceituar globalização da economia e apresentar a classificação dos países;  Definir o que são blocos econômicos e acordos comerciais;

 Explicar o protecionismo e incentivos ficais. Conteúdo

1.1 Globalização da economia, Classificação dos países 1.2 Blocos econômicos e acordos comerciais

1.3 Protecionismo e incentivos ficais

UNIDADE 2 - LOGÍSTICA COMO INSTRUMENTO DA VANTAGEM COMPETITIVA NO AMBIENTE INTERNACIONAL DE NEGÓCIO

Objetivo(s)

 Apresentar a diversidade dos povos: barreiras e desafios;  Demonstrar os impactos da globalização sobre a logística;  Explicar as estratégias competitivas internacionais.

(28)

2.1 – A diversidade dos povos: barreiras e desafios; 2.2 – Impactos da globalização sobre a logística; 2.3 – Estratégias competitivas internacionais.

UNIDADE 3 - INCOTERMS E O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO NAS CADEIAS DE VALOR INTERNACIONAIS

Objetivo(s)

 Definir as regras dos contratos de compra e venda internacional;  Conceitual as nuanças do suprimento Internacional;

 Demonstrar o funcionamento da distribuição Internacional. Conteúdo

3.1 – Contratos de compra e venda internacional; 3.2 – Suprimento Internacional;

3.3 – Distribuição Internacional.

UNIDADE 4 – OPERAÇÕES LOGÍSTICAS INTERNACIONAIS E A LOGÍSTICA ADUANEIRA Objetivo(s)

 Mostrar os custos e riscos das cargas e a avaliação logística de portos e aeroportos;  Apresentar as operações multimodais internacionais;

 Explicar a armazenagem alfandegada e os regimes aduaneiros especiais. Conteúdo

4.1 – Custos e Riscos das cargas, Avaliação logística de portos e aeroportos 4.2 – Operações multimodais internacionais

4.3 – Armazenagem alfandegada, Regimes aduaneiros especiais METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

(29)

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter (2011). Gestão da Cadeia de Suprimentos – estratégia, planejamento e operação. 4a edição, São Paulo: Pearson-Prentice Hall.

CAMPOS, Luiz F. R; BRASIL, Caroline V. de M (2013). Logística – Teia de Relações. 1ª edição, Curitiba: Intersaberes;

LUMARE JUNIOR, Giuseppe (2007). Valor Econômico do Cliente no Transporte – Uma Teoria das Encomendas. São Paulo: Pearson – Pratice Hall

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GATTORNA, John (2009). Living Supplay Chains – Alinhamento Dinâmico de Cadeias de Valor. : Pearson – Pratice Hall.

TAYLOR, David (2010). Logística na Cadeia de Suprimentos – Uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Pearson – Pratice Hall

RIBEIRO, Luís Otavio de M; BOENTE, Alfredo N. A INTERMODALIDADE E O

TRANSPORTE DE CARGA NO BRASIL: UMA VISÃO DE APLICABILIDADE NA LÓGICA FUZZY. SIMPOI 2014 – São Paulo: 26/08/2014.

RIBEIRO, Luís Otavio de M; Bouzada, Marco A. C. A Intermodalidade compensa? Um estudo sobre o escoamento de arroz no corredor Vale do Jacuí (RS) - Região dos Lagos (RJ). SIMPOI 2010 – São Paulo: 27/08/2010.

RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional, 4 ed, parte II, cap. 4, p. 193-204; cap. 5, p. 205-213; cap. 6, p. 215-217; cap.7, p. 219-235. 2007.

(30)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Administração da Produção CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 2º EMENTA

Administração da Produção e Operações como arma competitiva, agregando valor por meio de uma visão de processo e como um conjunto de decisões; desenvolvimento de estratégia de operações orientada para o cliente; projetos de sistemas de produção; localização e arranjo físico de instalações; planejamento agregado de produção; MRP; programação e controle de produção; conceitos e ferramentas de otimização sistêmica em produção; administração de restrições; sistemas de produção enxuta; administração de estoques e técnicas de previsão de demanda.

OBJETIVO(S) DA DISCIPLINA

 Descrever a Administração da Produção como uma arma competitiva para as organizações;

 Gerenciar projetos e produtos na área de produção;  Analisar a eficiência de filas de espera e gargalos;

 Calcular estoques para itens de demanda dependente e independente;  Utilizar as ferramentas de planejamento agregado e de MRP;

 Analisar a capacidade produtiva;

 Utilizar métodos de localização de plantas produtivas;  Efetuar previsões de demanda;

 Avaliar a possibilidade de implantação de produção enxuta.

UNIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO OU OPERAÇÕES COMO ARMA COMPETITIVA

Objetivo(s)

 Definir o conceito de processo;  Definir o conceito de cadeia de valor;

 Identificar as possíveis prioridades competitivas utilizadas pelas organizações;  Identificar as relações existentes entre estratégias corporativas e estratégias de

operações;

 Criticar os processos empregados por uma organização;

 Examinar a efetividade das cadeias de valor presentes em uma organização;  Propor o uso de prioridades competitivas em situações específicas;

 Avaliar a adequação entre as estratégias corporativas, estratégias de marketing e as estratégias de operações.

Conteúdo

1.1 O papel da administração da produção nas organizações dentro de um enfoque de processos

(31)

1.2 As prioridades competitivas de custo, qualidade, tempo e flexibilidade e suas subdivisões conceituais

1.3 Conexão entre estratégias corporativas e decisões importantes da área de operações

UNIDADE 2 - PROJETO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO Objetivo(s)

 Analisar projetos do produto e do processo de produção;

 Analisar métodos de localização de plantas produtivas e arranjo físico de instalações. Conteúdo

2.1 As principais decisões de processo por toda a organização

2.2 Decisões de localização por toda a organização: fatores pertinentes e técnicas 2.3 Estratégias de layouts: por processo, por projeto e híbridos

UNIDADE 3 - PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO Objetivo(s)

 Analisar a capacidade produtiva;

 Planejar o fluxo produtivo de médio e curto prazo;  Gerenciar demandas por agendamento ou reservas. Conteúdo

3.1 Planejamento de vendas e operações por toda a organização 3.2 Sistemas integrados de gestão

3.3 Programação de processos de serviços e fabricação

UNIDADE 4 - CONCEITOS E FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO SISTÊMICA EM PRODUÇÃO Objetivo(s)

 Identificar gargalos de produção ou operação;  Efetuar uma gestão enxuta de estoques;

 Prever a demanda de itens de demanda independente. Conteúdo

4.1 A teoria das restrições (TOC) 4.2 Sistema de produção Toyota 4.3 Projetos de sistemas de previsão. METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades

(32)

avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRÊA, Henrique L; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. LÉLIS, Eliacy Cavalcanti. Administração da Produção. São Paulo: Pearson, 2013.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão da produção: uma abordagem introdutória. 3 ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2014.

KRAJEWSKI, Lee J; RITZMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

CATTORNA, Jonh; Living Supply Chains: alinhamento dinâmico de cadeia de valor: São Paulo: Prentice Hall, 2009.

MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. 2. ed. rev, ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2005.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção – teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

(33)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Gerenciamento de Projetos CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 2º EMENTA

Histórico e conceitos em gerência de projetos; gerenciamento de programa, portfólio e projetos: importância e benefícios do gerenciamento de projetos; caracterização do ciclo de vida e dos grupos de processos de gerenciamento de projetos; estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos; o papel do gerente de projeto e suas principais competências; gerenciamento de integração, escopo, tempo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas; ferramentas de gerenciamento de projetos.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Descrever o histórico e os conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos;  Identificar as estruturas organizacionais, o ciclo de vida de um projeto e os grupos

de processos de gerenciamento de projetos;

 Elaborar um termo de abertura, um plano do escopo, tempo, custos e qualidade de gerenciamento de projeto;

 Elaborar um plano dos recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas de gerenciamento de projetos.

UNIDADE 1 – HISTÓRICO E CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Objetivo(s)

 Descrever o histórico e os conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos. Conteúdo

1.1 Histórico de gerenciamento de projetos

1.2 Conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos 1.3 Importância e benefícios do gerenciamento de projetos

UNIDADE 2 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, CICLO DE VIDA E GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Objetivo(s)

 Identificar as estruturas organizacionais, o ciclo de vida de um projeto e os grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Conteúdo

2.1 Estruturas organizacionais e suas influências no gerenciamento de projetos. 2.2 Ciclo de vida de um projeto.

2.3 Grupos de processos de gerenciamento de projetos. UNIDADE 3 - GESTÃO DE PROJETOS

(34)

 Elaborar um termo de abertura, um plano do escopo, tempo, custos e qualidade de gerenciamento de projeto.

Conteúdo

3.1 Gerenciamento de integração do projeto 3.2 Gerenciamento do escopo e tempo do projeto

3.3 Gerenciamento das comunicações e partes interessadas do projeto UNIDADE 4 - GESTÃO DE PROJETOS E FERRAMENTAS DE APOIO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Objetivo(s)

 Elaborar um plano dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos, das aquisições e partes interessadas de gerenciamento de projeto.

Conteúdo

4.1 Gerenciamento da qualidade e aquisições do projeto 4.2 Gerenciamento dos custos e riscos do projeto

4.3 Gerenciamento dos recursos humanos do projeto e as ferramentas de apoio para o gerenciamento de projetos

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

(35)

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - PMI. Um guia do conjunto de conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 5ª edição. Pennsylvania: PMI, 2013. CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de. Gestão de projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JUNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos . 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BONFIM, David Ferreira; NUNES, Paula C. de Ávila; HASTENREITER, Flávio. Gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK: Desafios para os Gestores. Revista de gestão de projetos. 2013, Vol.3(3), p.58.

LARUCCIA, M. M.; IGNEZ, P. C.; DEGHI, G. J.; GARCIA, M. G. Gerenciamento de projetos em pesquisa e desenvolvimento. Revista de gestão de projetos. 2013, Vol.3(3), p.109. CARVALHO JUNIOR, Moacir Ribeiro. Gestão de Projetos da academia à sociedade. Paraná: Editora intersaberes, 2012.

NEWTON, Richard. O gestor de projetos. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as ações futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

(36)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Logística DISCIPLINA: Logística de Materiais

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 2º

EMENTA

Conceito de logística de materiais: análise e gestão de estoques. Conceito, importância e técnicas de previsão de demanda de itens de suprimento. Custos de estoques, lote econômico de compra, comprar versus fabricar, estoques de segurança.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Definir os conceitos da Logística de Materiais numa organização de acordo com sua importância na cadeia logística;

 Identificar técnicas de previsão de demanda quantitativas e qualitativas e suas aplicações para itens de suprimento e serviços;

 Analisar a importância dos estoques através do cálculo dos parâmetros de controle pelo método das médias móveis;

 Estabelecer modelos de estoques e a adequação de estoques de segurança para itens de suprimento, através de conceitos de compras.

UNIDADE I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA LOGÍSTICA DE MATERIAIS Objetivo(s)

 Definir os conceitos da Logística de Materiais numa organização de acordo com sua importância na cadeia logística.

Conteúdo

1.1 Evolução da logística através dos tempos e conceitos sobre a cadeia de suprimentos

1.2 Fatores-chave da cadeia de suprimentos

1.3 Conceitos sobre os trade-offs na cadeia de suprimentos

UNIDADE II – TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA Objetivo(s)

 Identificar técnicas demanda quantitativas e qualitativas de previsão de e suas aplicações para itens de suprimento e serviços.

Conteúdo

2.1 A importância do estudo da demanda para a cadeia de suprimentos

2.2 Os tipos de demanda, suas características e comportamentos

2.3 Métodos qualitativos e quantitativos de definição da demanda

Referências

Documentos relacionados

Caso a informação nas Redes Sociais, Blogs e Sites Pessoais seja CASADA e/ou UNIÃO ESTÁVEL, discordante do que foi informado pela Candidata Municipal em sua

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

mori foi realizada a análise da infecção causada por um isolado geográfico do BmNPV no Estado do Paraná, Brasil, sendo a espécie viral identificada como Bombyx mori

O espólio conhecido é rico e variado e dele constam, além dos habituais fragmentos de ce- râmica comum da época romana, castreja e me- dieval, muitos outros elementos dos

Já as importações também foram concentradas, principalmente em produtos relacionados à área da saúde, que representaram mais da metade da pauta: as vacinas para medicina

Este trabalho apresenta um modelo matemático para representação de um tecido em função da aplicação de forças e sua interação com elementos sólidos não deformáveis visando

Trabalho de Conclusão de Curso *(GMP) Gestão Ambiental - Ecodesign*(GP) Propriedade Industrial*(GP) 50 vagas 50 vagas Teórica Teórica 7º SEMESTRE 7º SEMESTRE 7º SEMESTRE

Conforme mencionado anteriormente, os basidiomicetos de podridão branca são mais utilizados em processos de micorremediação mediado pela biodegradação enzimática, mas a